Início » Comportamento Infantil » Desfralde: mais simples do que você imagina!

Desfralde: mais simples do que você imagina!

Aqui quem vos escreve é uma mãe vivenciando esse momento e, como você, fiquei bem ansiosa no início. Se essa etapa do desenvolvimento de sua cria ainda está por vir, posso te dizer: tenha paciência! O desfralde não vai acontecer como num passe de mágica de um dia pro outro, e nem no momento que você quiser. É sua criança quem vai dizer pra você, através do comportamento dela, quando será hora. E mais: a cada dia você contabiliza pequenas vitórias, bem pequenas mesmo. Mas é uma delícia concluir que, no final das contas, você vê a evolução da sua gostosura, viu?

Veja também:

Dilema de mãe: a hora do desfralde… como fazer?

Como conduzir esse processo? Essa é a pergunta que toda mãe se faz quando decide que é hora de começar. A verdade é que nem há um momento padrão para o início, e nem mesmo uma receita de bolo para a execução. Vamos combinar isso logo de início? No mais, bonita, informação salva! Essa é a razão do post: abastecê-la de informações e dicas valiosas sobre como agir nesta etapa do desenvolvimento infantil. Quem nos ajuda por aqui é a Paolla Alberton, Médica Pediatra de Campinas, e nossa consultora querida por aqui. Vem comigo… vem!

MATERNIDADE-FILHOS-BEBES-DESFRALDE[3]

Imagem: Pinterest

Você já deve ter ouvido falar que 2 anos é uma boa idade para dar início ao processo do desfralde, certo? Essa crença, contudo, é discutível. Na verdade, de acordo com a Paolla, “não há “idade ideal” para o desfralde. O que sabemos é que, tipicamente, o desfralde só ocorre após o desenvolvimento motor e cognitivo adequado para a criança, ou seja, ela deve ser capaz de SENTIR que está com vontade de urinar ou evacuar, e ser capaz de SE LOCOMOVER até o banheiro para fazê-lo. Isso pode acontecer cedo ou tarde, mas a criança deve ser capaz de andar sozinha para que o desfralde seja bem-sucedido. Essa “imposição” para que a criança seja desfraldada aos 2 anos nada mais é do que social.”

Dessa forma, já dá para entender bem: quem saberá quando começar é você, que é quem mais conhece a sua cria. Não dê muito ouvido aos palpiteiros de plantão, certo? E olhe que eles existem aos montes! …tsc tsc tsc… voltando: e neste ponto você me pergunta como identificar quando é hora de começar. Calma! Não criemos pânico! Atenção para os sinais, de acordo com a pediatra:

1) A criança deve saber andar sozinha, sem apoio.

2) A criança deve ser capaz de mostrar o que quer. Não precisa dizer claramente “mamãe, eu quero fazer xixi/cocô”. Pode ser colocando a mão nas partes íntimas, pode ser falando só “XIXI” (muitas vezes elas falam “xixi” pras duas coisas), pode ser simplesmente se dirigindo ao banheiro… claro que daí desencadeia a famosa corrida da mãe pra chegar ao banheiro antes de ter que ir buscar o rodo com o pano.

3) A criança já deve ser capaz de avisar que FEZ xixi ou cocô. Esse é um dos primeiros sinais de que ela está chegando na fase do desfralde.

4) A criança se sente desconfortável com a fralda e pode chegar a tentar tirar sozinha.

5) Ou ela pode virar como fez a minha mais velha: tirar a fralda no meio da sala, falar “não teio mais ixo” e sair correndo pra buscar uma calcinha…

Trololó de Mulher >>> O que atrapalha, ou facilita, o processo de desfralde?

O que atrapalha mais é a ansiedade dos pais e a pressão familiar. Tem criança que não está pronta e, se for tentado o desfralde, pode ficar traumatizada, levando até a problemas de retenção da urina e das fezes. O que facilita é respeitar o tempo da criança, principalmente sem dar bronca, sem brigar porque escapou no chão.

TM >>> Existe uma época do ano melhor para o início dos trabalhos?

Popularmente se diz que é melhor no verão por causa do calor, mas nada impede que seja feito no inverno. Tudo depende da disposição da família.

MATERNIDADE-FILHOS-BEBES-DESFRALDE[4]

Imagem: Popsugar

MATERNIDADE-FILHOS-BEBES-DESFRALDE

A maioria das crianças estará desfraldada (do xixi) aos 36 meses, o cocô demora mais, pois algumas crianças têm medo do vaso sanitário (lembra do filme Olha Quem Está Falando Também, quando o Mikey pensa que a privada irá comer o bumbum dele? É mais ou menos por aí…). Mas se não ocorrer o desfralde diurno até os 4 anos, é interessante procurar um médico.

Trololó de Mulher >>> Há algum problema ou prejuízo no desenvolvimento da criança se o processo for interrompido, para ser retomado depois?

Não, se for feito em consenso entre os pais. O que não pode é um continuar e o outro parar o processo.

TM >>> Há alguma recomendação específica para o desfralde de meninos e meninas?

Não, ambos são desfraldados da mesma forma. Tem famílias que ensinam os meninos a fazer xixi no ralo, mas depois é complicado ensinar que é feio fazer isso fora de casa…

TM >>> Crianças não desfraldadas em casa têm mais sucesso com o desfralde na escola por causa das outras crianças?

Não, porque na hora que elas são desfraldadas na escola, elas têm que ser desfraldadas em casa. O que pode acontecer é que elas acham legal todo mundo ir ao banheiro e querer ir junto (fica um show na porta do banheiro), então facilita um pouco. Mas se não estiverem prontas, não desfraldam.

MATERNIDADE-FILHOS-BEBES-DESFRALDE[2]

Paciência, muita paciência, roupas extras, calcinhas/cuecas bonitinhas, rodo, balde, pano e desinfetante. 😀

PAOLLA LIMY MATSUURA ALBERTON PEDIATRA CAMPINAS

Mais consultorias da Dra. Paolla:

Chegou o frio… e as doenças infantis: e agora?

Bebê sem assaduras: é possível sim, mamãe!

A Dra. Paolla também é blogueira, e escreve textos informativos na linguagem de mãe, de modo que possamos usufruir de conhecimento, o que é imprescindível na criação de nossas crianças, e ainda trocarmos experiência com ela, que também é mãe. Isso não é bacana? Aposto que você gostou da ideia de dar uma espiada no blog da Dra Paolla, o Mamãe Pediatra, e até acompanhá-la em suas publicações, certo? Eu imaginei… então, oh: se joga no blog e aproveita!

ASSINE!

3 comentários sobre “Desfralde: mais simples do que você imagina!”

  1. ana carla benet comentou:

    Consegui aqui com as duas filhas na idade de dois anos. Sempre aproveito o verao. Paciencia e carinho… eles aprendem !

  2. Michelle comentou:

    Obrigada! Vc leu meus pensamentos! Meu filhote está com 2 anos e 7 meses e até agora não deu nenhum sinal de que está pronto para desfraldar! Não avisa que fez ou que quer fazer, não se incomoda com as fraldas sujas e etc! E claro que já começaram as cobranças, aliás quando será que elas acabam, hein?! Me sinto cobrada e criticada em todas as minhas decisões de mãe desde o dia em que aquela “canetinha” ficou com dois risquinhos! Eita povo chato! Rsrsrs. …desculpa o desabafo! Bjus

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Ai, Michelle!
      O que mais tem é gente querendo dar pitacos na maternagem alheia… aff! :/

      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *