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Como relaxar suas tensões? 4 profissionais dão dicas.

Sabe aquele dia bem difícil, quando você só quer que chegue o final dele para sentir o alívio de que virá a noite e você pode recarregar suas energias para recomeçar no dia seguinte? Pois é… as tensões podem vir por conta de um dia pesado na empresa, com os filhos, trânsito, etc. Não seria legal se tivéssemos uma “carta na manga” para essas situações emergenciais, de modo que com alguma técnica pudéssemos mandar esse mal estar pra bem longe?

Pensando nisso, consultei 4 profissionais de áreas distintas para que dessem suas dicas sobre como lidar com esse tipo de situação a fim de relaxar.  A seguir você verá uma Profª de Educação Física, uma Profª de Ioga, uma Psicanalista e uma Nutricionista sugerirem para você, leitora do Trololó de Mulher, como driblar esses dias mais conturbados. Confira!

BEM-ESTAR-SAUDE-SAUDE DA MULHER-SAUDE FEMININA-RELAXAR-CAMINHADA

Imagem: Pinterest

Toda atividade física oferece benefícios, principalmente quando se trata de stress. Isso acontece porque ao praticar atividades físicas nosso corpo produz naturalmente serotonina e endorfina, hormônios responsáveis por nos dar a sensação de bem estar. Isso alivia a tensão e diminui significativamente o desconforto causados pelo stress e cansaço. Pesquisas científicas apontam que caminhadas ao ar livre, corridas e/ou pedalar são ótimos exercícios. Os parques são os melhores lugares para realizar essas atividades.” Denny Tavares, Profª de Educação Física – Central Fitness

BEM-ESTAR-SAUDE-SAUDE DA MULHER-SAUDE FEMININA-RELAXAR-MEDITACAO

Imagem: Crescent Moon

Tome um banho bem relaxante, coloque uma roupa confortável, coloque uma música tranquila ou deixe o ambiente em silêncio, faça alguns alongamentos nas áreas de maior tensão (pescoço, ombros, coluna) e sente para meditar por alguns minutos observando a respiração. Se estiver muito cansado, deite-se e observe a sua respiraçao (inspirando e enchendo o abdomen, e exalando esvaziando o abdomen). Vá aos poucos aquietando e acalmando a mente e o corpo, até se sentir bem e relaxado. Se quiser, após, coma uma refeição leve, constituída de frutas, verduras, e tome um chá de ervas, tais como camomila ou menta, sem cafeína e sem açúcar.” Paula Elisa, Profª de Ioga – Namastê Yoga Blog

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Imagem: Green Valley Kitchen

Após um dia estressante, o ideal é que o individuo faça uma alimentação leve e de fácil digestão. Alguns alimentos podem auxiliar no processo de relaxamento do corpo e da mente. São eles: alimentos fonte de magnésio, pois esse mineral participa do processo de contração muscular, promovendo o relaxamento da musculatura e evitando tensões musculares. Exemplos de alimentos fonte de magnésio: abacate (colocá-lo na salada ou consumí-lo com 1 colher sopa de farelo de aveia no lanche. Além disso, o abacate auxilia no controle dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse; semente de girassol (salpique sobre a salada); folhas verdes escuras (faça um suco verde com couve ou faça uma salada de folhas); amêndoas (consuma 4 unidades como acompanhamento de uma fruta). O tripitofano é precursor (matéria prima) do hormônio Serotonina, responsável pela sensação de bem estar. Pessoas bem humoradas e ficam mais relaxadas! São esses alimentos aveia, banana, ervilha, amendoim, etc. As vitaminas do complexo B também exercem um papel importante no alívio do estress e tensão, pois participam do processo de geração de energia (evitando fadiga e cansaço excessivos), são importantes para a formação de neurotransmissores (mantêm a saúde mental, evitando a fadiga, evitam oscilações de humor), além de participarem, também, da síntese de serotonina. São eles: cereais integrais, carnes magras, vegetais verde escuro, batata, etc. A Alface contém um princípio ativo chamado de lactucina , encontrado em grande quantidade em seus talos, que atua como calmante natural. Alguns chás também são ótimos para relaxar: chá de folha de maracujá, chá de camomila, chá de erva doce, chá de mulungu e chá de valeriana. Alimentos que devem ser evitados: bebidas alcoólicas, bebidas com cafeína (café, refrigerante a base de cola, chá preto, chá verde, chá mate), alimentos industrializados (biscoitos, margarinas, salgadinhos), pois são ricos em gordura trans. Eles aumentam o estresse e a irritabilidade. Açúcar refinado e farinha branca são estimulantes.” Pamela Miguel, Nutricionista – da equipe da Dra. Fernanda Granja

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Imagem: My Ambiance Life

Existem pessoas que relaxam pescando, outras, porém, não têm temperamento para este tipo de atividade e se irritam profundamente com esta prática.  Algumas pessoas relaxam cozinhando, outras não têm o menor interesse pela cozinha. Estudos mostram que quem possui o tipo sanguíneo O consegue relaxar fazendo exercício físico. O que eu quero dizer com estas citações é que, a meu ver, existem várias técnicas que ajudam o indivíduo a restabelecer a serenidade. A diferença está no fato que você é um ser único no seu universo, portanto, preste atenção em si mesmo e, por observação e experimentação, busque o que te tranqüiliza. Assistir TV, ler um livro, conversar com amigos, meditar… enfim, vários profissionais de diversas áreas dão ótimas dicas e todas são válidas, porém,  veja qual a que melhor se encaixa ao seu perfil. O que não pode fazer é seguir a imposição de alguém, porque o que é bom para uns, com certeza não é para outros. Agora, se depois de tudo isso você ainda tiver dificuldade de relaxar é sinal que está com um alto nível de ansiedade e precisa procurar uma ajuda profissional.” Geisa Machado, Psicanalista – A Força e a Beleza de Ser Mulher 

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3 comentários sobre “Como relaxar suas tensões? 4 profissionais dão dicas.”

  1. Ana Alice comentou:

    Quando estou aqui, nesta página estou relaxada… Vendo só o que eu quero, vendo quem me faz bem com suas mensagens, Lidi
    presenteando com coisas boas e belas de viver e mais um montão de coias interessantes.

    Ana Alice

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Ô, Ana, que comentário gostoso de ler! =)
      Muito obrigada pelo carinho, viu?
      Beijos,
      Lidi

  2. IZABEL comentou:

    Lidiane, adorei as dicas das profissionais! Ando muito tensa nos últimos tempos…

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