Início » Finanças Pessoais » O que toda mulher precisa saber sobre aposentadoria?

O que toda mulher precisa saber sobre aposentadoria?

Não raro muitas de nós olham lá pra frente e imaginam que quando chegar o tempo de se aposentar será o momento de relaxar, ter mais tempo pra fazer o que se gosta, além de aproveitar todos os benefícios oriundos dos ganhos financeiros nessa fase, sem o peso das contas atuais que envolvem gastos com filhos, por exemplo. Pois é… eles vão crescer, cuidar de suas próprias vidas, e seu rico dinheirinho vai sobrar e render mais… será?

Muita gente esquece um detalhe importante, e é para chamar atenção para esse ponto que este post foi editado: o padrão de vida pode sofrer uma queda brutal com a chegada da aposentadoria, mesmo que seus gastos possam parecer menores que os que você tem atualmente. Deixar para aposentar-se apenas pelo INSS é um grande erro! Quem faz o alerta é nossa querida consultora Maiara Xavier, estudiosa sobre o tema finanças pessoais há 8 anos, e idealizadora do site Mulher Rica. Maiara explica que “aposentar-se pelo INSS nem de longe garante o mesmo padrão de vida que construímos enquanto mantemos uma vida profissional ativa. Se não nos planejarmos financeiramente para esse objetivo, nosso padrão de vida será diretamente afetado, fazendo com que muitas vezes as pessoas em idade de se aposentar sigam trabalhando para bancar seus custos que excedem o valor que recebem da aposentadoria. Depender do tradicional INSS é um risco muito grande para quem quer manter uma qualidade de vida e tranquilidade financeira após aposentar-se. O benefício proveniente da previdencia social pode variar entre R$ 788 (salário mínimo vigente em 2015) e R$ 4.662,43 (valor referente a 2015) . Sendo que receber o teto é coisa para poucos.”.

Estamos chegando num acordo de que se queremos uma velhice tranquila em termos financeiros, sem maiores surpresas dessas bem desagradáveis, precisamos organizar melhor nossas finanças, certo? Pois é… ainda que a gente saiba que na fase mais madura de nossas vidas poderemos contar com alguns benefícios próprios dessa faixa etária, como descontos em serviços e até algumas isenções, precisamos nos preparar um tantinho mais. Enfim, já parou para pensar sobre por que é tão importante organizar as finanças no presente para ter uma boa aposentadoria no futuro? Nossa consultora esclarece que “a melhor parte do planejamento financeiro para objetivos a longo prazo, como no caso da aposentadoria, é contar com os juros compostos a nosso favor e nada mais fascinante do que ver os resultados desses juros trabalhando quando se pode contar com o fator tempo. Só poupar não lhe proporcionará a aposentadoria que você deseja, é necessário criar estratégias para investimentos. Quanto mais tempo você tiver para ver o que os juros compostos são capazes de fazer com seu dinheiro, melhor será o retorno. É importante manter as finanças equilibradas sem esquecer de pensar no futuro. O tempo é um grande aliado das finanças.”.

FINANCAS PESSOAIS-APOSENTADORIA-COMPORTAMENTO-COMPORTAMENTO FEMININO-EDUCACAO FINANCEIRA

Imagem: bSmart

Trololó de Mulher >>> Qual a principal orientação para quem deseja começar a poupar já?

Eu indico esses 5 passos para começar a poupar imediatamente. Eles são explicados detalhadamente no meu e-book DINHEIRO é assunto de MULHER.

1º Tome a decisão de começar a poupar;

2º Assuma um compromisso – Faça da poupança um compromisso mensal;

3º Identifique seus objetivos financeiros – IMPORTANTÍSSIMO – Você precisa saber seus motivos para poupança.;

4º Defina um valor e uma data para efetuar o depósito todo mês;

5º Automatize esse pagamento.

Eu gravei um vídeo falando sobre esse assunto, onde compartilho diversas dicas para ajudar quem quer começar a economizar já!”

Vídeo da Maiara dando dicas para quem quer começar a poupar já! Veja… aproveite!

TMulher >>> Qual o mais importante: o valor que se poupa, ou a constância dessa ação?

A combinação desses dois fatores é perfeita. Poupar um bom valor (ir aumentando de acordo com as possibilidades) consistentemente é o melhor a se fazer. Mas sem dúvida alguma, manter a constância é mais importante para se alcançar os objetivos financeiros.”

TMulher >>> O que é melhor: investimentos ou previdência privada?

A previdência privada é uma alternativa que deve ser muito bem estudada. Na maioria dos casos não é uma boa opção, por contar com taxas excessivas. Sem dúvida alguma, estar informada sobre investimentos e criar estratégias para aposentadoria é uma ótima opção para se ter tranquilidade na hora de pendurar as chuteiras. Título do tesouro direto ligado a inflação, mais especificamente Nota do Tesouro Nacional série B, ou NTN-B, que paga ao investidor uma taxa de juro pré-fixada mais a variação da inflação (medida pelo IPCA) durante o período do investimento, é uma boa indicação.”

TMulher >>> Um investimento tradicional, como é a poupança, pode ser encarada como fonte de previdência?

Uma estratégia de investimento criada visando a aposentadoria é uma ótima alternativa e super indicada para complementar a previdência social, mas a poupança não é uma delas. Poupança é uma alternativa para guardar seu dinheiro por um curto período de tempo ou para criar sua reserva de emergência. Não deve ser uma opção de investimento nem mesmo com objetivo de aposentadoria. Como já citei aqui, o tesouro direto é uma ótima pedida!”

MAIARA XAVIER

Mais consultorias da Maiara:

Dinheiro: guardar X gastar X Investir. O que é melhor?

Dicas que seu bolso agradece, e muito!

A Maiara edita o Mulher Rica, voltado para nós, mulheres dispostas a aprender sobre como lidar melhor com o dinheiro. O nome do blog, bem sugestivo, indica bem seu público alvo. Engana-se quem acha que seus posts são para aquelas que querem alcançar a independência financeira com base numa herança, ser sorteada na mega sena ou passar num concurso público… nã nã nim nã não! Quer você mesma correr atrás disso já, no presente? Então se joga no blog da moça porque o trololó por lá é exatamente sobre esse assunto. Ah! Importante saber que o site Mulher Rica também tem página no Facebook, bem aqui. Clique, acompanhe as atualizações da Maiara e fique por dentro de tudo!

 

ASSINE!

 

 

4 comentários sobre “O que toda mulher precisa saber sobre aposentadoria?”

  1. Adriana Lara comentou:

    super interessante esse post
    bjs

  2. Flavia Gomes comentou:

    Lidi, amei o post. Muito bom. Há tempos eu já penso em fazer uma previdência. Eu sou funcionária pública, teoricamente, me aposento com todo o meu salário, mas sei que o padrão de vida cai. Acredita que estou, na primeira matrícula, com 23 anos de casa? Rs… E 41 de idade. Ou seja, preciso trabalhar até os 50, professor tem especial, são 55 de idade. Bjus, querida.

  3. Telma Maciel comentou:

    MUITO BOM! Acho q a gente não pensa mto nessa época em que aposentamos… eu pelo menos não pensava. Mas agora, desempregada, fico pensando no q vai ser de mim se no futuro não tiver uma aposentadoria! Isso tem q partir de mim mesmo! É algo q precisa começar a ser estudado, planejado e colocado em ação!
    Excelente post! Esclarecedor!
    Obrigada 🙂

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Eu fico tão feliz quando recebo o retorno sobre os posts em que bonitas como você me contam que o post foi útil! Obrigada por isso, Telma. Que a sementinha tenha sido mesmo plantada, e que você olhe pro seu futuro sem neuras, mas com carinho. =)
      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *