Da decoração de Natal (fraquinha) na terra do papai noel

Quem diria, hein? Na terra do papai noel, justo lá onde ele nasceu, a decoração de Natal é fraquinha, franquinha… fuén fuén fuén… você também acha isso um paradoxo? Pois é, mas é a mais pura verdade. Sabe a Dri? Isso mesmo! A bonita Adriana Minhoto que está nos contando tu-do que ela tem aprendido sobre a vida na Finlândia? Ela jurava que o Natal por lá seria de arrasar corações ávidos pelo clima natalino. Ficou só jurando…tsc tsc tsc

Quando fiquei sabendo que o próximo post sobre a Finlândia por aqui, no Trololó de Mulher, seria sobre o Natal, confesso que fiquei bem empolgada e ansiosa por tudo o que ela nos contaria… mas tudo acabou se transformando num tantinho de tristeza, igual a que a Dri experimentou. Acompanhe… pois ela conta tudinho desse Natal meio mixuruca em termos de decoração que acontece lá na Finlândia, oh:

Ah, o Natal…

Todo mundo sabe que o Papai Noel mora com a Mamãe Noel, seus ajudantes e suas renas. O que pouca gente sabe é que a Finlândia é a terra do Papai Noel. Ele mora na Lapônia, uma região bem ao norte do país.

Pensando nisso, fiquei bem empolgada para que a época do Natal chegasse aqui em Helsinki. Passei um tempo imaginando como seria a decoração, se iria ver o bom velhinho em algum lugar por ai… enfim, realizar o sonho de criança de ver “o cara”.

No final de Novembro fui a um shopping perto de casa (não moro na capital Helsinki, moro em uma cidade que faz parte da região metropolitana, uns 20 minutos de ônibus do centro) e vi que estavam começando a montar a decoração. Já tinha uma árvore com luzinhas e umas maçãs penduradas (o nome do shopping é Iso Omena, ou Grande Maçã em português). Dois dias depois voltei ao shopping e a decoração era a mesma, nada tinha sido acrescentado. Uma semana depois passei por lá e… nada!

Vou para Helsinki com frequência e comecei a reparar que a decoração também estava bem fraquinha. Nada de grandes árvores, luzes pela cidade… pensei em ver algo como a Avenida Paulista, em São Paulo; Gramado e Curitiba, no Sul… algo bonito e grandioso, afinal, é a terra do Noel!

Fui em um shopping bem conhecido e ele estava bonito, todo iluminado, mas, mas, mas…

FINLANDIA-NATAL

Enfim, sábado dia cinco foi a inauguração da decoração natalina aqui. Opa! Então era por isso que não tinha quase nada. Vai ter a inauguração! Tudo ficou claro em minha cabeça. Então mesmo aos 0 graus e com chuva, fui com o marido ver a decoração da cidade.

Uma rua. Sim, você não leu errado. Uma rua bem enfeitada. E algumas outras com um ou outro enfeite. Que decepção!!!

FINLANDIA-NATAL[2]

FINLANDIA-NATAL[3]

Uma rua no centro de Helsinki bem bonita, com luzes, uma feirinha super fofa vendendo roupas de lã (para o inverno) e algumas bebidas típicas, uma grande loja famosa aqui com uma decoração linda, que todas as crianças (e adultos) paravam para ver. Andei mais um pouco em direção à praça mais conhecida aqui, a Praça do Senado. Mais uma feirinha fofa, com artigos de lã e típicos daqui. A fachada do terminal de ônibus também tem umas luzinhas.

FINLANDIA-NATAL[4]

Confesso que fiquei bem triste. Já sabia que a decoração em outros países não é tão intensa como no Brasil, mas aqui, por ser a terra do Papai Noel, achei que fosse ser mais bonito, colorido e alegre… quem sabe ano que vem!

Em tempo, em Rovaniemi, uma cidade ao norte, na Lapônia, existe a casa do Noel. Você pode ver renas e tirar foto com ele, mas essas atrações são pagas. A única gratuita é visitar a vila onde fica a casa. Também existe um hotel do Papai Noel, que você pode ficar hospedado desembolsando uma boa grana… rs…”

ADRIANA MINHOTO

Entenda como tudo começou:

As voltas que a vida dá nos leva a lugares inimagináveis!

Mais sobre a Finlândia, por Adriana Minhoto:

Educação, ordem e progresso: lá na Finlândia é assim!

Fazer compras é simples, a menos que seja na Finlândia!

Pois é, bonita! Viu que a Adriana tem um negócio destinado a ajudar o seu, que é empreendedora? A Visivae pode fazer diferença para sua pequena empresa, que está só começando… quer saber mais sobre isso? Visite seu site e sua página no Facebook. Informe-se! Além de tudo isso, a moça bonita desgarrada em terras finlandesas dá mais detalhes de seu dia dia no seu blog, Entre Vodka e Cachaça. Pra conhecer é só clicar aqui e se jogar! Vai!

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *