Início » Decoração » Dicas de Decoração » Como receber em um espaço pequeno? Dicas valiosas!

Como receber em um espaço pequeno? Dicas valiosas!

As festas de final de ano estão por vir, e você decidiu que deste ano não passa: haverá uma reuniãozinha de amigos ou familiares em sua casa. O problema é: seu espaço é mínimo! Embora você esteja muito empolgada para receber em seu apartamento pequenino, ou na sua casa mini, pensar nos transtornos e na falta de conforto acabam te desanimando um pouco, não é?

Sabe de uma coisa? Pensei nesse probleminha bem comum a muitas de nós, porque morar em pequenos espaços hoje em dia é o que mais existe por aí… e tratei de tirar todas as dúvidas, e pedir dicas, de quem mais entende do assunto na blogosfera. Não conheço quem seja mais apropriada que a Katia Bonfadini para nos ajudar quanto a isso, viu?

Você verá pelas dicas que a moça nos dá que ela entende, mesmo, de promover encontros em sua casa, mesmo morando num apartamento de medidas bem enxutas. Vamos aprender com ela? Depois desse post, garanto, você vai ficar só no siricotico de vontade de promover sua festa de Natal ou Reveillon… quer apostar? Se joga!

Trololó de Mulher >>> O fato de você morar em um apartamento pequeno nunca foi motivo para você deixar de receber?

Nunca. Antes de me mudar, eu morava numa casa espaçosa com meus pais onde eu e minhas irmãs sempre promovíamos churrascos e baladas na adolescência. Como eram informais, eu não tinha muita preocupação com a organização desses encontros. Foi só quando me instalei num imóvel de 80 metros quadrados que comecei a me interessar por decoração de festas e pensar em diferentes maneiras de receber os amigos. Comecei convidando o pessoal para uma Happy Hour informal e descobri que adorava pensar no que ia servir, nas louças e acessórios que usaria, no caminho de mesa, no perfume do aromatizador de ambiente, etc. E eu arrumava tudo de maneira instintiva, sem pesquisar muito, apesar de adorar folhear catálogos de lojas como Tok & Stok e Crate & Barrel. Meu grupo de amigos mais chegados é bem pequeno e por isso o tamanho da sala não atrapalha nossos encontros. Não sou fã de grupos grandes, prefiro reuniões mais intimistas porque acho que são mais aconchegantes e eu posso conversar e dar atenção a todo mundo. O que eu adoraria fazer, mas o espaço não permite (porque na minha mesa só cabem duas pessoas apertadas), é oferecer um jantar formal para poder escolher a toalha, os pratos, as taças, os talheres e o arranjo de flores para o centro de mesa. Como não é possível, as festas que organizo são informais, meus amigos se servem no buffet e sentam em torno da mesa de centro para comer, beber e conversar. É tudo uma questão de adaptação e por isso nunca pensei na possibilidade de não receber, o que faço é limitar o número de convidados.”

TM >>> Mexer na forma como os móveis estão dispostos no dia a dia é uma boa ideia para compor o cenário da recepção?

Com certeza! Embora eu não tenha muitas opções na sala, já eliminei a mesa de centro a fim de abrir espaço para a circulação e normalmente tiro as cadeiras da mesa de jantar para encostá-la na parede com essa mesma finalidade de ganhar espaço. Também já usei a estante da sala para servir petiscos e as prateleiras que ficam em cima da mesa de jantar para colocar lembrancinhas e objetos decorativos ligados ao tema da festa.” 

ESTILO-RECEBER-FESTAS FIM DE ANO[2]

“…já usei a estante da sala para servir petiscos …”

TM >>> Você tem preferência pelo uso de algum elemento decorativo, em especial, quando compõe o ambiente para receber?

Gosto de mudar a decoração do buffet, da mesa de jantar e da mesa de centro, inserindo um elemento novo a cada festa. Esse elemento pode ser qualquer coisa: um caminho de mesa, uma cortina de fitas, um móbile, um pôster, borboletas de papel coladas na parede, bandeirinhas etc. Mas o que eu acho que garante um charme todo especial e que demonstra carinho e atenção com os convidados são as flores frescas e as velas. Um belo arranjo cria uma atmosfera aconchegante e dá vida à casa. Adoro misturar tipos de flores diferentes e de produzir arranjos bem coloridos. Velas também são sempre muito bem-vindas! Tenho modelos de várias cores, formatos e materiais. Escolho as que vou usar dependendo do tema da festa e das cores predominantes na decoração. É um convite para ficar à vontade e relaxar.”

ESTILO-RECEBER-FESTAS FIM DE ANO[3]

ESTILO-RECEBER-FESTAS FIM DE ANO[4]

ESTILO-RECEBER-FESTAS FIM DE ANO[5]

ESTILO-RECEBER-FESTAS FIM DE ANO[11]

ESTILO-RECEBER-FESTAS FIM DE ANO[6]

“…Gosto de mudar a decoração do buffet, da mesa de jantar e da mesa de centro, inserindo um elemento novo a cada festa. Esse elemento pode ser qualquer coisa: um caminho de mesa, uma cortina de fitas, um móbile, um pôster, borboletas de papel coladas na parede, bandeirinhas etc….”

ESTILO-RECEBER-FESTAS FIM DE ANO[7]

ESTILO-RECEBER-FESTAS FIM DE ANO[8]

ESTILO-RECEBER-FESTAS FIM DE ANO[9]

“…o que eu acho que garante um charme todo especial e que demonstra carinho e atenção com os convidados são as flores frescas e as velas. Um belo arranjo cria uma atmosfera aconchegante e dá vida à casa. Adoro misturar tipos de flores diferentes e de produzir arranjos bem coloridos. …”

TM >>> O que te norteia na hora de decidir o que servir em seus encontros com amigos?

O tema da festa, um petisco novo que pretendo testar e as minhas louças. Vou confessar que muitas vezes começo a decorar o ambiente da festa pelos acessórios. Por exemplo, para uma degustação de queijos que preparei no início do ano, eu queria usar tons de terra e peças rústicas. Então comecei escolhendo um caminho de mesa em tons quentes de vermelho, laranja e marrom e, em seguida, separei uma base em forma de tronco para o bolo de queijos (novidade que eu queria experimentar), além de castiçais de madeira, tábuas feitas do mesmo material e cestas de palha. Além do bolo de queijos, eu não sabia o que iria oferecer aos convidados e foi a posição das peças no buffet que me inspirou a escolher o que eu serviria em cada uma delas.”

ESTILO-RECEBER-FESTAS FIM DE ANO[10]

“…para uma degustação de queijos que preparei no início do ano, eu queria usar tons de terra e peças rústicas. Então comecei escolhendo um caminho de mesa em tons quentes de vermelho, laranja e marrom e, em seguida, separei uma base em forma de tronco para o bolo de queijos …”

 

TM >>> O que mais é importante fazer parte do planejamento?

Acho que é muito importante planejar um evento com antecedência. Gosto de pensar com calma na decoração, nos comes & bebes e na ambientação da festa. Se possível, escolho pratos e petiscos que posso preparar na véspera ou que sejam fáceis de montar a fim de que eu não tenha muito trabalho na hora do evento, quando minha prioridade é relaxar e dar atenção aos amigos.”

TM >>> E quando o planejado não sai de acordo?

Tem sempre alguma coisa que não sai conforme o esperado. Por mais que eu me prepare com antecedência e ache que está tudo pensado nos mínimos detalhes, o fator surpresa está sempre presente nas minhas festas.  Pode ser que a bandeja que separei para os cupcakes seja pequena, que uma louça quebre na hora de servir, que o presunto alemão esteja em falta na delicatessen, que eu tenha esquecido de separar gelo suficiente para as bebidas, que algum fornecedor atrase etc. Eu posso saber que tal coisa não deu certo, mas provavelmente meus convidados nem vão reparar. Quando a gente é perfeccionista, acaba se preocupando com detalhes que ninguém vê e supervaloriza os “defeitos” em vez de se concentrar nos méritos. O importante é não perder o bom humor e improvisar. Essas falhas ou imprevistos normalmente não fazem muita diferença no clima da festa. O importante é se divertir!”

TM >>> Alguma consideração a mais sobre o assunto?

Acho que o mais importante numa festa é prepará-la com entusiasmo e carinho. Quando alguém me pergunta se dá muito trabalho organizar um evento, eu respondo que sim, dá trabalho mesmo, mas eu faço tudo com tanto prazer que isso não me incomoda. Acho que faz parte. Fico tão empolgada na fase da elaboração do tema da festa que não ligo pras horas gastas correndo atrás de fornecedores, de material para decoração, gráfica etc. A sensação de ver as ideias saírem do papel para tomar forma e conteúdo é maravilhosa! Uma dica para quem quer fazer uma festa, mas não tem paciência para organizá-la, é contratar um especialista ou convidar uma amiga que entenda do assunto para ajudar com os preparativos. Complementando a última frase da resposta anterior, o importante é se divertir antes, durante e depois da festa!”

KATIA BONFADINI

Veja mais colaborações inspiradoras da Katia por aqui:

Você está em terras cariocas e curte comer bem? Este post é para você!

Cozinha com estilo e design… quem não quer?

Decoração “faça você mesma”: luminárias de taça de vinho.

Katia Bonfadini é uma blogueira das mais queridas, que edita seu Casos e Coisas da Bonfa com carinho e cuidado inquestionáveis. Essa moça bonita é formada em Designer Industrial e mostra seus trabalhos incríveis e lindos de viver ligados ao desenvolvimento de identidades visuais, o que inclui criação de logomarcas, cartões de visita, convites, folders, ilustrações, etc. Além do mais, quem acompanha o seu blog recebe generosas doses de inspiração sobre viagem, gastronomia e bem viver… quer espiar o blog da moça, certo? Se joga clicando aqui, bonita, e delicie-se!

ASSINE

LOJA TROLOLO DE MULHER[2]

11 comentários sobre “Como receber em um espaço pequeno? Dicas valiosas!”

  1. Thamiris Helena comentou:

    Adooooooro a Bonfa! Acompanho suas ideias faz tempo!!!! =D =D

  2. Carolina Vieira comentou:

    Aqui estão duas pessoas que eu admiro muito, Lidi e Katia!

    Muito ver esse tema e não podia ter outra pessoa para participar. A Katia manda muito bem e tudo que ela faz fica perfeito.

    Beijos,
    Carol

  3. Cely comentou:

    Vou copiar com certeza. Muito original e fofo! AMEI!!!!!

  4. Paula De Conti comentou:

    Oi Lidiane, ótimas dicas!!! Moro num apartamento pequeno também e é tão simples fazer uma festinha, eu sempre fico encanada que não tem espaço, hehehehe!!!

  5. Adriana Lara comentou:

    como sempre, dicas maravilhosas
    passando para te convidar a participar do sorteio de um lindo casaco da OASAP – http://tititidadri.blogspot.com.br/2014/11/novo-sorteio-internacional-oasap-oasap.html
    te espero lá
    bjs

  6. Milena comentou:

    Lidi,posso dizer que dão super certo essas festas!Acho que o segredo é estar disposto a organizar,pensar nos convidados,mas sobretudo receber com a alma.
    A Katia é uma anfitriã de mão cheia,isso se reflete desde os preparativos até os beijinhos de despedida.
    Planejar o espaço com carinho e pensar nos convidados é uma fórmula fadada ao sucesso!!Depois é só se jogar,rs!!
    bjs

  7. Edna Rosa Batista comentou:

    Você, com certeza acertou em cheio na escolha da pessoa para falar sobre o assunto
    A Bonfa é mestra em receber. Adoro as dicas e idéias dela…sigo desde 2010…
    Parabéns as 2

    Bjs

  8. Diva comentou:

    Amei as dicas.
    Qual o número máximo de amigos que Vc recebeu em seu apês

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Diva!
      Tudo bem?
      Repassei sua pergunta pra Kátia Bonfadini, e ela respondeu o seguinte:
      “Foram 12, no máximo, eu acho… mas eu prefiro receber no máximo 8 pessoas ou, no caso, 3 casais além de mim e do Marcelo
      Gosto de fazer essas festinha intimistas por causa do espaço reduzido e também porque consigo dar atenção pra todo mundo.”

      Beijos,
      Lidi

  9. Michelle comentou:

    Que dicas preciosas! Amei! Mas vou fazer o aniversário de 12 anos da minha filha e minha sala não conta com mesa de jantar. Apenas sofás, mesa de centro, estante de TV e mesa de computador. A mesa grande fica ao lado, na cozinha, que é separada da sala. Serão 5 adultos e 12 crianças. Alguma sugestão? Por favorzinho!
    Não gostaria de fazer algo desconfortável e muito menos deixar de fazer por isso. Será a primeira recepção desde que nos mudamos. Abraços, querida!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Michelle!
      Sugiro que você dê uma olhada no post sobre servir à americana, e use a sua mesa da cozinha como ponto para acomodar o que irá servir. =)
      Link do post: http://www.trololodemulher.com.br/2017/03/16/servico-a-americana/

      Abraço,
      Lidiane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *