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Café x saúde: quando é que ele é mocinho ou vilão?

Não há como negar: o café é o nosso queridinho de cada dia, ? Na minha primeira refeição do dia, por exemplo, não sou ninguém sem uma xícara de café. Você é das minhas, bonita? A questão é: está tudo bem se ele fizer parte da nossa dieta? Dá pra ser saudável consumindo essa bebida? Eu tinha essas e várias outras dúvidas, então procurei ajuda para preparar um post bem informativo para todas nós.

A boa notícia é que você verá muitas informações por aqui, além de sugestões de como consumir seu café de maneira saudável, e até esclarecimentos sobre alguns mitos. Nossa consultora em nutrição, a Pamela Miguel, explicou tim tim por tim tim tudo sobre o café, de modo que com o suporte de uma especialista, fica bem melhor fazer nossas escolhas no dia a dia, não é? Essa é a ideia… aproveite!

SAUDE-ALIMENTACAO SAUDAVEL-CAFE

Imagem: Pinterest

Trololó de Mulher >>> Qual o problema de consumir café em excesso?

O café, assim como a grande maioria dos alimentos, não deve ser consumido em excesso. O café deve ser consumido de forma equilibrada na dieta. O excesso do café pode, principalmente próximo das refeições, impedir a absorção de nutrientes importantes como o ferro. Os portadores de doenças cardíacas, hipertensos, crianças e idosos devem consumi-lo com moderação. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis a cafeína, presente no café, e podem apresentar sintomas como agitação, insônia, dores de cabeça (a falta do café para aqueles que estão acostumados com o consumo também pode provocar dores de cabeça), ansiedade, irritação, dor de estômago, entre outros. Evite consumí-lo próximo das refeições, pois o café pode prejudicar a absorção de cálcio e ferro causando a deficiência dos mesmos no organismo.”

TM >>> Se for consumido com equilíbrio, o café oferece algum benefício para a saúde?

Por muito tempo o café foi considerado um alimento de caráter duvidoso para a saúde. Atualmente estudos indicam que o café traz diversos benefícios para a saúde. O café contém minerais importantes para a saúde como: cálcio (importantes para a saúde óssea e muscular), vitaminas do complexo B (importantes para o processo de geração de energia do organismo), em especial a niacina, que devido ao processo de torrefação do café, é melhor absorvida e aproveitada pelo organismo. O café também contém potássio (importante para controle da pressão e processo de contração muscular), zinco (importante para a imunidade), ferro e magnésio (importante para a saúde óssea). O café também é rico em substâncias com ação antioxidante que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, o envelhecimento precoce, auxilia no controle do colesterol. O café também possui efeitos positivos sobre o sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta, melhorando o humor, aumentando a concentração e o foco, melhorando a memória e o aprendizado.”

TM >>> Qual é a medida ideal quanto ao consumo?

Para trazer os benefícios citados, o consumo do café dever ser de aproximadamente 50ml ao dia (3 a 4 xícaras), e longe das principais refeições para evitar má absorção de nutrientes.”

TM >>> O café pode fazer parte da dieta de uma pessoa que pretende levar uma vida saudável?

Pode sim, devido aos benefícios (citados acima) que ele traz a saúde. Ele deve estar na dieta de forma equilibrada, sem excessos.”

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Imagem: Lacase

MITO OU REALIDADE

Trololó de Mulher >>> A gente sabe que há cafeína em alguns analgésicos. Consumir esses remédios associados a essa bebida, pensando em potencializar o efeito dos medicamentos, é uma boa ideia?

Não, pois essa associação pode gerar um excesso de cafeína no organismo, levando ao aumento de agitação, ansiedade, nervosismo e insônia. O efeito dos medicamentos não devem ser potencializados.”

TM >>> É verdade que café faz mal ao estômago?

Sim, o consumo de café promove um aumento da acidez do estômago. Esse efeito é maior quando o café é consumido em jejum ou por indivíduos que já apresentam quadros de gastrite.”

TM >>> O que é melhor, café com açúcar ou adoçante?

A utilização de açúcar ou adoçante depende da restrição alimentar de cada individuo. Pessoas diabéticas devem consumir o adoçante. Pessoas que não apresentem restrição ao açúcar podem fazer um rodízio nas formas de adoçar o café. Faça o rodízio entre açúcar mascavo, açúcar demerara, mel, extrato de agave, adoçante stévia. Dessa forma o organismo não fica exposto de forma exagerada à apenas um tipo de aliemento.”

NUTRICIONISTA-PAMELA MIGUEL-SAO PAULO

Para mais consultorias da Dra. Pâmela Miguel, veja:

Me diz o que comes… e te direi se és saudável, ou não.

Vinho e suco de uva oferecem os mesmos benefícios para a saúde?

A Dra. Pâmela Miguel também está na blogosfera viu, bonita? Para acompanhar todas as novidades e informações superultramega úteis para que possamos nos alimentar melhor, espie o blog onde há suas atualizações. Se joga, informe-se, coma melhor e sinta-se bem.

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2 comentários sobre “Café x saúde: quando é que ele é mocinho ou vilão?”

  1. Maria comentou:

    Gostei da entrevista sobre a deliciosa bebida, o café, que eu adoro, mas só tomo uma bica de manhã, após o pequeno almoço e uma após o almoço. E tenho necessidade de o tomar, caso contrário, fico com dor de cabeça.
    Excecionalmente, tomo 3.

  2. Adriana Lara comentou:

    sou ‘cafetina’ de carteirinha!!!
    Amada, tem mega sorteio de cardigan OASAP lindo de viver!!!! Conto com a tua participação!! Corre pois é sorteio relâmpago!!!
    http://tititidadri.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-inetrnacional-de-cardigan-oasap.html

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