Início » Adriana Minhoto » Fazer compras é simples, a menos que seja na Finlândia!

Fazer compras é simples, a menos que seja na Finlândia!

Viajar é uma delícia. Quem não gosta de conhecer lugares diferentes, vivenciar novas experiências e tirar fotos incríveis? O que não é menos gostoso é poder viver o dia a dia em um outro país, já que isso é pra lá de enriquecedor. Mas, ao mesmo tempo em que uma oportunidade como essa é tão gostosa, também é superultramega desafiadora. Sendo assim, as atividades mais triviais para a nossa realidade aqui no Brasil, podem se tornar uma saga num país como a Finlândia.

Você já se imaginou numa situação assim? Não?! Pois é… estou contigo! Eu até já vivi o dia a dia e rotina em outro país, mas foi nos EUA, bonita. E convenhamos, é bem mais fácil porque o jeito de viver dos americanos tem um pouco a ver com o nosso. Além do mais, inglês não é um bicho de sete cabeças quando você resolve aprendê-lo. Enfim… ir ao supermercado por lá foi bem tranquilio para mim… mas para a nossa Dri Minhoto, que está se aventurando por esse país frio de doer, com língua beeem difícil, não foi bem assim. Repara:

Minha primeira vez no mercado

Sabe quando você vai ao supermercado, pega suas marcas preferidas e faz a compra praticamente de olhos fechados? Então, espero chegar a esse nível aqui! Vou explicar o porquê. Minha primeira compra de mercado levou cerca de três horas e não consegui pegar nem metade dos produtos que eu precisava! Aqui, existem diversos tipos de tudo o que vocês podem imaginar. Para ilustrar, vou dar um exemplo básico: o leite. Aqui temos sem lactose desnatado, sem lactose semi-desnatado, sem lactose integral; baixa lactose desnatado, baixa lactose semi-desnatado, baixa lactose integral, normal desnatado, semi-desnatado, integral, os de soja e por ai vai!

ROTINA DOMESTICA-COMPRAS-SUPERMERCADO-FINLANDIA

Já deu para perceber o drama?! Com outros alimentos, como margarina (na quantidade de sal), o sal (mineral, grosso, refinado), açúcar (com sucralose, grãos finos, em cubos) é o mesmo esquema, a variedade é imensa!

ROTINA DOMESTICA-COMPRAS-SUPERMERCADO-FINLANDIA[2]

Olhando as gôndolas dos mercados, deu para perceber que os finlandeses se preocupam muito com a alimentação e gostam de ter alimentos saudáveis em suas mesas. Os carrinhos sempre têm muitos legumes e vegetais. Aqui na Finlândia se encontram muitos cogumelos selvagens e frutas silvestres – com sabores fortes e marcantes. A mais comum aqui são as blueberries (lembra muito uma mini jabuticaba) que dão em todo lugar! Mas também existem muitos morangos, mirtilos, framboesas, lingonberry (acho que toda a família dos “berries” é daqui!)… Eles podem ser encontrados nos mercados, mas dão em qualquer floresta!

Mas o mercado não é feito só de alimentos, também é feito de produtos de limpeza e de higiene, e o maior problema nesse setor, em minha opinião, foi a língua! Aqui a oficial é o finlandês e o sueco. Logo, imaginem a dificuldade para encontrar algum produto com esses nomes que são tão estranhos para a gente?!

Mas a boa notícia é que alguns produtos, mesmo na língua deles, são fáceis de ser reconhecidos! Aqui temos Omo, Ariel, Confort, Ajax, Colgate, Nesquik, Dove, Elseve, Melita…

ROTINA DOMESTICA-COMPRAS-SUPERMERCADO-FINLANDIA[3]

ROTINA DOMESTICA-COMPRAS-SUPERMERCADO-FINLANDIA[4]

Vocês não imaginam como fiquei feliz em ver nomes conhecidos!

Você já sabe: vamos continuar conhecendo essa terra tão distante, seus costumes e coisas práticas do dia a dia, tudo pelos olhos de outra mulher que tem o mesmo ponto de vista do nosso. Vamos aprender muito com a Dri, tenho certeza. Viajar para outro país é bom demais, mas ter a oportunidade de conviver com nativos como ela tem tido, e que certamente vai fazê-la enxergar muitos aspectos da vida com outros olhos, é outro nível! Sorte nossa que vamos fazer parte desse aprendizado, ? Estou feliz da vida por isso, por esse presente que o blog está ganhando… e que venham os próximos posts!

Entenda o início de tudo:

As voltas que a vida dá nos leva a lugares inimagináveis!

ADRIANA MINHOTO

Pois é, bonita! Viu que a Adriana tem um negócio destinado a ajudar o seu, que é empreendedora? A Visivae pode fazer diferença para sua pequena empresa, que está só começando… quer saber mais sobre isso? Visite seu site e sua página no Facebook. Informe-se! Além de tudo isso, a moça bonita desgarrada em terras finlandesas dá mais detalhes de seu dia dia no seu blog, Entre Vodka e Cachaça. Pra conhecer é só clicar aqui e se jogar! Vai!

ASSINE!

3 comentários sobre “Fazer compras é simples, a menos que seja na Finlândia!”

  1. Adriana Minhoto comentou:

    Lidi, obrigada pelo carinho! 😉
    Mês que vem tem mais texto por ai!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oba!
      Fico esperando. =)

      Beijos,
      Lidi

  2. Adriana Lara comentou:

    passando para desejar um Feliz Dia Das crianças e excelente final de semana
    bjs
    tititi da dri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *