Afinal, quais cosméticos o bebê pode, de fato, usar?
Tweetar |
A hora do banho do bebê é uma delícia, pois quem é mãe sabe, o ato de cuidar dá uma sensação pra lá de gostosa. E o que vem depois? Colocar roupa limpinha, cuidar do bebê com cheirinhos gostosos, deixar aquela gostosura toda fofinha e cheirosa. Bom demais, né? Mas há um porém: bebês não podem usar todo e qualquer tipo de cosmético. Mesmo os que são oferecidos para esses pequenos, nem sempre eles são adequados. Abra o olho!
Para ajudar as mamães leitoras deste blog a fazerem as melhores escolhas, e evitarem que seus amores adquiram alguma alergia, por exemplo, eu tirei várias dúvidas com a Dra. Livia Pino, que é Dermatologista e consultora por aqui. O resultado é um post cheio de informação de qualidade para você cuidar do seu bebê com muito amor, e segurança também. Vem ver!
Sabonete – Por que o sabonete infantil precisa ter pouco cheiro?
A pele do bebe é extremamante sensivel! Por isso devemos tentar ao máximo utilizar o menos de química possivel. É preciso evitar sabonetes muito coloridos, com muito cheiro, uma vez que estes produtos possuem muito mais substâncias químicas. Dê preferência aos que possuam ativos mais naturais e com menos cheiro.”
Shampoo – Quanto aos produtos para tipos diferentes de cabelos – lisos ou cacheados – isso é necessário?
Crianças devem ser tratadas como crianças. O uso precoce de produtos cosméticos expõe a criança precocemente a substâncias químicas que podem produzir alergias. Independente do tipo de fio de cabelo, o mais indicado são os xampus neutros.”
Hidratante – O bebê pode usar qualquer tipo?
Não. A hidratação da pele do bebê é de suma importância! Mas deve ser realizada com produtos mais naturais como óleo de amendoa doce, óleo de semente de uva e outros hidratantes à base de aveia, por exemplo.”
Talco – Esse produto é recomendado?
O talco pode ser utilizado em áreas de dobras em caso de suor, e até de brotoejas, no intuito de acalmar a pele do bebê (a própria maizena gelada pode ser utilizada na pele do bebê, pois possui uma excelente atividade calmante e anti coceira).”
Imagem: FreeImages
Óleo – Qual a indicação desse tipo de cosmético?
Óleos são indicados como parte da hidratação da pele. O óleo impede a perda de água da pele, sendo assim, ajuda na hidratação.”
Perfume – Permitido ou proibido?
Minha opinião é que deve ser postergado ao máximo possível. Perfumes contém substâncias químicas que podem provocar alergias na pele do bebê. A minha dica e colocar um pouquinho na roupa e não na pele do bebê.”
Protetor solar – O que observar quanto ao uso desse item?
A proteção solar com filtro solar deve ser avaliada caso a caso. Nos primeiros 6 meses de vida o ideal é apenas a proteção solar com roupas, bonés, etc.. Após os primeiros 6 meses os filtros solares infantis podem ser usados (em geral contém mais ativo físico, o que cria uma barreira na pele, do que agentes fisicos, que podem gerar mais alergia). Por isto os filtros de criança são mais brancos e espessos, porque eles criam um filme de proteção na pele para que a radiação solar não penetre na pele. O uso diário ou não depende da idade, condição da pele da criança, e da exposição solar. Converse com o dermatologista, sempre!
Não deixe de ler:
Bebê sem assaduras: é possível sim, mamãe!
A Dra. Livia Pino atende na cidade do Rio de Janeiro e também edita o blog Dermatologia em Foco, onde seus posts são recheados de conteúdo com informações e dicas sobre cuidados com a pele, além de novidades em produtos. Você, que é uma leitora interessada em saber tudo para ficar ainda mais linda e luminosa, não vai perder, certo? Então, oh: clica bem aqui e aproveita, bonita!