Início » Corpo » Bem-estar » Se sua casa estiver em ordem, não duvide: você ficará bem.

Se sua casa estiver em ordem, não duvide: você ficará bem.

Uma vez uma leitora me disse que uma casa em ordem até nos ilude quanto a limpeza, porque ela parece estar mais limpa do que realmente está. Sem querer neglienciar a limpeza necessária, eu vou além:  eu penso que manter as coisas no lugar acalma, tranquiliza.

 

Não sei se você sabe, tenho um menino de 1 ano e 8 meses. Eu mesma cuido da casa por aqui, em parceria com o marido, claro! Eu trabalho cuidando deste blog e do Decoração da Casa. Tenho ajuda extra, sim, mas a cada 15 dias. Como você deve imaginar, seria bem fácil o caos se instalar num lar onde há criança e a não há alguém com dedicação ex-clu-si-va para as coisas da casa, certo? #sóquenão!

CASA, ROTINA DOMÉSTICA, ORGANIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DA CASA

Imagem: freeimages

Desde que entendi o poder das “pequenas ações” no dia a dia, manter a casa em ordem passou a ser bem mais simples do que pode parecer. Você já parou para pensar nisso? Acredite: se você adquire o hábito de fazer pequenas intervenções no dia a dia (sem postergar!), daquelas de esforço mínimo, o ganho geral é incrível. A bagunça não acumula. O caos não se instala. A sujeira não se multiplica. Se você põe cada coisa em seu lugar e realiza manutenção de limpeza diária em pequenas doses de trabalho, a situação ficará sob controle e não tomará proporções desastrosas.

 

Leia também:

Casa em ordem, já! Como? Veja 19 dicas.

Siga 10 passos e o canto da bagunça deixará de existir.

18 hábitos da pessoa organizada na arrumação da casa.

Se você der uma olhada na sua casa agora, será que não vai encontrar detalhes que te desagradam e contribuem para uma sensação ruim de caos, de coisas fora de ordem? Sua cama, por exemplo, está arrumada? Fazer a cama todos os dias é um hábito simples, rápido, e que surte um efeito bem bacana. Expeirmente! Com a cama arrumada o quarto já ganha uma atmosfera de paz, e tudo o mais que estiver fora do lugar no ambiente parecerá fora de contexto e, naturalmente, você vai querer organizar. Parece automático!

O que tem na sua sala que não deveria estar lá? Devolva esses objetos aos seus cômodos de origem. Há roupas sujas espalhadas pela casa? Por que não colocá-las no cesto de roupas sujas? O cesto de lixo está transbordando? Esvaziá-lo não exige esforço, certo? Viu? Se você pensar bem, as “pequenas ações” no dia a dia vão contribuir muito para sua casa passar a ser um lugar melhor para viver, e vai te passar uma sensação de aconchego e tranquilidade. Por que você não tenta adquirir esses hábitos?

Vale o clique!

Dicas de organização para toda a casa.

5 dicas de organização, passe bem, e seja feliz!

Sabe de uma coisa? Depois disso você vai se sentir muito melhor, mais tranquila… tente e me conte depois. Não conheço quem se sinta realmente bem vivendo num ambiente caótico e sujo. Quem o vive, certamente é tomado constantemente pelo pensamento de que deve/tem que fazer isso ou aquilo. Por que não faz? Atitude, bonita! Precisamos de atitude e saber priorizar o que importa. Levante, faça, torne isso um hábito. Seus olhos verão o belo, e você ficará muito melhor.

Não deixe de ler:

Como você dá conta das tarefas diárias? Veja 20 dicas e agilize!

Dicas para facilitar a rotina doméstica.

Ações esquecidas no cuidado da casa, porém necessárias.

ASSINE!

2 comentários sobre “Se sua casa estiver em ordem, não duvide: você ficará bem.”

  1. Rosa Trindade Cavalcanti comentou:

    É verdade Lidi…organizar não é um bicho de sete cabeças desde que você não confunda organização com obsessão…ainda mais com crianças que também é o meu caso! Aqui existe a liberdade mais também a responsabilidade até mesmo para o João…brincou até cansar! Agora mesmo cansado é hora de guardar tudo no seu devido lugar 😉 Ele já se acostumou tanto com a ideia que não é preciso pedir,pelo contrário…ele adora o quarto arrumado e seus brinquedos no lugar! Ótimo pra mim né?
    Beijus!

  2. Maria comentou:

    Inteiramente de acordo, Lidiane.
    Minha falecida mãe dizia “se a cama estiver feita” a casa parece mais arrumada.
    Logo de manhã, deixo a cama a arejar, abro a janela do quaro. Depois, por volta da hora do almoço, faço-a.
    E o quaro fica sempre com ar limpo. Quando trabalhava e se tinha aulas todo o dia, fazia a cama antes de sair de casa (7:30h).
    Não costumo ter bagunça, a não ser, por vezes, em cima da mesa da sala, com as contas do supermercado e ou outras pequenas coisas, que são arrumadas mais tarde.
    Fui educada a não ter bagunça, e a única que me faz confusão é a da cozinha ou roupa no cesto para passar a ferro.
    Tudo normal.
    Nem o pelo da gata me chateia e me suja a casa.
    Beijinho, Lidi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *