Início » Corpo » Beleza » Dias frios, hidratantes e tudo mais: tudo a ver!

Dias frios, hidratantes e tudo mais: tudo a ver!

Como está o seu arsenal de cremes hidratantes? Você deve saber, ou o aspecto de sua pele revela: passar pelos dias frios sem fazer uso recorrente deles não é uma boa ideia, viu? Agora, vem cá e me conta: você sabe quais as melhores opções e a maneira mais eficiente de usá-los, e aproveitar todos os seus benefícios? Eu tinha cá minhas dúvidas, agora não tenho mais e você também não terá.

 

A boa notícia é que o Bicha Fêmea tem uma nova consultora: a Dra. Rafaela Salvato, que é Dermatologista. Foi ela quem, gentilmente, esclareceu todas a minhas dúvidas a respeito, e por isso corri aqui para te contar tudinho. Vem comigo e prepare-se: cuidar melhor da pele só depende de você.

Bicha Fêmea > Para a hidratação do corpo, o melhor é usar óleo ou creme?

 

A resposta ideal é que devemos utilizar os dois. As camadas da pele são compostas por células que possuem uma “capa” ou um envoltório composto de água e óleos. A água tem a função primordial de hidratar e auxiliar no transporte de nutrientes para dentro da célula. A parte de gordura ou os lipídeos são importantes para manter a água no seu devido lugar, diminuindo a perda por suor, por exemplo, e também para carregar alguns nutrientes que não se diluem na água, como as vitaminas A, D e E. Com isso, utilizar apenas óleo sobre a pele ajuda a manter a água já presente e também a levar nutrientes, mas não transporta mais água para as células. A água chega às células principalmente através dos líquidos que bebemos e um pouco através dos cremes. Os cremes são emulsões, ou seja, compostos que combinam óleo e água. As diferentes quantidades entre óleo e água é que deixam um creme ser mais oleoso ou não e cada caso é indicado para o tipo de pele que se deseja tratar.

BELEZA-PELE-HIDRATAÇÃO

Imagem: free images

 

Bicha Fêmea > Há algum problema em usar o óleo diariamente?

 

Não, o óleo é um ótimo ativo para manter a água que já está presente nas células. Além disso, o toque de uma pele tratada com óleos é muito mais macia e aveludada, o que ajuda a prevenir linhas de expressão, a evitar doenças causadas pelo ressecamento excessivo da pele, a diminuir a coceira provocada por agentes químicos do ambiente, por exemplo, etc. O uso excessivo de óleos só deve ser evitado para peles oleosas, principalmente na região da face e das costas, para evitar o surgimento de espinhas e cravos. Nesse caso, é melhor procurar cosméticos com a opção oil-free ou específicos para peles mistas ou oleosas.

 

Bicha Fêmea > O hidratante de banho é uma boa alternativa?

 

Os hidratantes de banho são ótimas alternativas para quem tem dificuldade de aplicar cremes em sua rotina diária, principalmente no inverno, quando muitos querem logo se vestir após o banho devido ao frio. Para a pele, o mais importante é que seja feita uma rotina diária de hidratação. Não adianta usar um creme esporadicamente. É preciso utilizar todos os dias e, em alguns casos específicos, mais de uma vez ao dia. Meu alerta, no entanto, é em relação ao uso de hidratantes e óleos corporais no banho de idosos e crianças. Durante a aplicação e enxague do produto, o chão pode ficar escorregadio e aumentar o risco de quedas. Para essas faixas etárias, o mais aconselhável é utilizar cremes após o banho, por medida de segurança.

 

Bicha Fêmea > Sobre o cuidado do rosto, mesmo quem tem pele oleosa, deve hidratá-la diariamente?

 

A oleosidade da pele não indica hidratação. O óleo, mais uma vez, ajuda a manter a água em seu devido lugar dentro da célula, mas se não for oferecido água através dos hidratantes, a pele continuará desprovida de viço e pode inclusive inflamar com mais facilidade. Peles oleosas devem sim manter uma rotina diária de uso de hidratantes específicos para o seu tipo de pele. Hoje em dia, alguns filtros solares específicos para pessoas com pele oleosa já possuem elementos hidratantes em sua fórmula, o que torna os produtos mais versáteis e com diferentes funções, facilitando na correria do dia-a-dia.

A propósito, não deixe de ler:

A saúde da pele agradece o filtro solar, mesmo no inverno.

 

Dra. Rafaela Salvato - DERMATOLOGISTA- FLORIANÓPOLIS

 

A Dra. Rafaela tem presença constante na internet, isso para nossa alegria, viu? É possível acompanhar suas atualizações em seu blog, e você pode acessar clicando aqui. Acompanhe os posts com temas pertinentes a saúde e beleza da pele, fique bem informada, saudável e bonita. Além do mais você pode conhecer mais de seu trabalho acessando seu site aqui, ou curtir sua página no Facebook bem aqui. Se joga!

 

 

Um comentário sobre “Dias frios, hidratantes e tudo mais: tudo a ver!”

  1. Adriana Minhoto comentou:

    Amo hidratante para banho!! Ele salva minha vida no inverno!
    😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *