Início » Finanças Pessoais » Dinheiro: guardar x gastar x investir. O que é melhor?

Dinheiro: guardar x gastar x investir. O que é melhor?

Essa é uma pergunta chave que passa pela cabeça de muitos quando há dinheiro disponível. É que para muitos ou é 8, ou é 80, é tudo ou nada! Será que não há uma forma mais equilibrada de resolver essa questão? Penso que esse é um assunto que deveria ser encarado como natural e de uma forma simples, sabe como é? Economia para o dia a dia. Afinal, disso depende nosso futuro e de nossos filhos.

Pensando nisso eu queria te dar uma dica: você conhece o trabalho da Maiara Xavier, editora do Mulher Rica? Se não, deveria! A moça aborda o assunto finanças assim, da maneira como acredito que tem que ser: simples e direta, para a vida ser melhor no cotidiano. Vem comigo que quero falar mais sobre isso:

Resolvi fazer umas perguntinhas sobre a questão abordada no título do post, para fazer a gente pensar sobre as escolhas que andamos fazendo. Se queremos prosperar de maneira constante (sem neuras, pelamor!), equilibrada e responsável, é preciso avaliar se estamos sendo inteligentes com o que optamos ao lidar com nosso rico dinheirinho. Concorda comigo? Então, vem!

 

Trololó de Mulher: Como se dá uma relação saudável entre guardar, gastar e investir, quando o assunto é dinheiro?

 

O saudável é encontrar o equilíbrio entre essas três ações. O consumo é fundamental, mas precisa ser feito de forma consciente. Criar o hábito de economizar e criar seu colchão de segurança é muito importante para criar uma vida financeira de sucesso. Através de uma análise do seu orçamento, identifica-se um valor ideal para ser guardado, sagradamente, todo mês. Tudo é um processo, você entende qual é a forma de consumo saudável para suas finanças, economiza um valor mensal definido sem que interfira no seu estilo de vida e de acordo com seus objetivos financeiros e por fim, identifica qual é o melhor tipo de investimento para que seu dinheiro guardado seja aplicado. O investimento é como se fosse um atalho para suas conquistas financeiras. Só guardar seu dinheiro, pode ser um tanto quanto desmotivador, demora para se ver um resultado e a se conquistar os objetivos. Investir faz com que você veja seu dinheiro se multiplicar e trabalhar por você, deixando-a cada vez mais perto de seus sonhos.”

Não deixe de ler:

Dicas que seu bolso agradece, e muito!

DINHEIRO-FINANCAS PESSOAIS-EDUCACAO FINANCEIRA-ECONOMIA

Imagem: free images

 

Trololó de Mulher: Aprender a parar e pensar sobre o que fazer com o dinheiro é a chave para a prosperidade financeira?

 

Sim, é uma delas. Temos o péssimo hábito de nos deixar influenciar pelas ofertas, promoções e apelos de consumo. Tudo isso porque para nós é mais fácil agirmos sem pensar. Quando tiramos um tempo para criar nosso planejamento financeiro, estamos tirando um tempo para pensar na nossa situação e tornamos tudo muito mais racional. Conhecemos nossa situação atual, definimos objetivos que nos ajudam a seguir em frente com determinação e com tudo isso acabamos tomando o controle do nosso orçamento e assim caminhando com prosperidade rumo ao sucesso financeiro.”

Para pensar sobre o assunto:

Consumismo: você ficaria 365 dias sem compras?

 

Trololó de Mulher: No seu site você ensina gestão financeira para a mulherada. Como fazer isso sem que pareça algo complicado?

 

Eu tive várias transformações na minha vida financeira e a principal, que foi onde tudo começou a fazer sentido pra mim, eu estipulei pequenos objetivos e fui trabalhando para alcançar cada um deles, a cada conquista era uma alegria e emoção imensa. Para mim se tornou uma diversão e em 1 ano eu liquidei todas minhas dívidas, encontrei diferentes formas de ganhar dinheiro, comecei a economizar e a investir o meu dinheiro. Em um ano eu tinha conseguido juntar R$ 5.000 sendo que na época tinha um salário de R$ 450,00 por mês. Depois que você supera as fases inicias, de liquidar as dívidas e fazer as primeiras economias, a diversão só aumenta porque ver seu dinheiro rendendo e seu patrimônio aumentando é uma emoção inexplicável. Você saber onde quer chegar e o que quer conquistar são as peças fundamentais para fazer desse processo algo muito interessante. Você passa a ser mais dona de si , sente-se poderosa e segura. A vida ganha muito mais propósito. Você tem objetivos, você trabalha por eles e tudo começa a fazer sentido. Nada mais poderoso do que uma mulher que assume o controle de sua vida financeira. Ela começa a escrever sua própria história, reconhece seu valor e sabe do que é capaz. Para essa mulher não existe impossível e ela começa a se amar muito mais! Existe diversão maior que essa?”

Para começar a se organizar:

Suas finanças pessoais estão no azul ou no vermelho?

 

MAIARA XAVIER

 

A Maiara edita o blog Mulher Rica, voltado para nós, bichas fêmeas navegantes. O nome do blog, bem sugestivo, indica bem seu público alvo: a mulher que quer ficar rica. Engana-se quem acha que seus posts são para aquelas que querem alcançar a independência financeira com base numa herança, ser sorteada na mega sena ou passar num concurso público… nã nã nim nã não! Quer você mesma correr atrás disso já, no presente? Então se joga no blog da moça porque o trololó por lá é exatamente sobre esse assunto.

 

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *