Início » Decoração » Dicas de Decoração » Cores na decoração: veja 6 respostas e acabe suas dúvidas.

Cores na decoração: veja 6 respostas e acabe suas dúvidas.

Inserir cores na decoração, seja em paredes, móveis ou objetos, alegra a casa e dá personalidade. Há quem goste delas em quantidade, e quanto mais vivas melhor. Por outro lado, e eu estou nesse grupo, o gosto é por uma base neutra com pinceladas alegres aqui e acolá. O fato é que para todos existe sempre uma dúvida pairando no ar sobre qual cor escolher, ou qual a melhor maneira de usá-la.

A boa notícia é que esse post foi editado para tirar TO-DAS as dúvidas que possam existir. A consultoria da Designer de Ambientes Carol Carneiro, sempre presente por aqui, não deixa margem para inseguranças. Preste atenção nas dicas, eleja seus tons queridos, e saia pincelando cores em sua vida.

 

Trololó de Mulher > Com uma cor em destaque na parede, isso por si só já basta no ambiente ou é possível sua reprodução em móveis e objetos?

 

Se for uma cor viva, primária, não. Vai dar a impressão de que falta alguma coisa com a mesma cor, vai destoar. Será necessário em primeiro lugar analisar bem onde vai pintar com a cor viva. Se for numa parede que pega muito sol pode até queimar um pouco a cor da tinta… com o tempo, claro! Sugiro utilizar móveis neutros (em madeira, ou laca clara) e adornos como almofadas e jarras coloridos, puxando principalmente para a cor da parede. Importante: sempre escolhendo 1 cor (no caso a da parede) para predominar. Agora, se for o caso de pintar 1 ou mais paredes com tom neutro, não precisa necessariamente usar móveis ou objetos exatamente naquele tom, mas em tons parecidos, que também entrem em harmonia com aquele e com as demais cores do ambiente. Normalmente gosto de criar um espaço com móveis, paredes e pisos mais neutros, o que me permite ousar mais em cores vivas em almofadas, quadros, flores, adornos em geral.  Dessa forma, o morador não vai se cansar tão cedo. Lembrar que quando o morador enjoar daquelas cores e estampas é muito mais fácil e barato trocar capa de almofada, cor de flores, do que trocar um móvel, ou pintar uma parede.”

 

TMulher >  Há algum “pulo do gato” para não errar a mão quando há exploração de cores nos móveis e paredes?

 

Não poluir muito a decor da casa com enfeites, deixando-o mais limpo. Outra coisa é ter uma opção de capa em cor neutra para revezar quando enjoar do colorido das cadeiras e do sofá, por exemplo.”

 

TM >  Há alguma cor de tom mais fechado que, na sua opinião, seja “curinga” e fique bem em qualquer tipo de decoração?

 

Gosto do cinza “concreto” ou qualquer outro tom mais escuro de cinza. Com estes tons não tem erro, combina com qualquer cor que queira usar. Outro tom é o “camurça” que, assim como o cinza, também traz aconchego. É uma opção para quem não gosta de cinza.”

 

DECORACAO-CORES-2014

Imagem: stock.xchng

 

TM > Quais são as cores de 2014? Qual delas você diria que é ou será a queridinha?

 

A cinza do mais claro ao mais escuro; o azul turqueza e marinho; vermelho; e amarelo…rsrsss…parecem todas as cores, mas acho que este ano teremos uma décor mais alegre trazendo o colorido pra dentro de casa, como nas cadeiras, ou mesa de jantar, por exemplo. Mas acredito que a cor cinza e a vermelha serão as “queridinhas”.”

 

TM > Para quem quer colorir a decoração de um ambiente, mas tem medo, quais cores garantem suavidade?

 

Azul turqueza ou roxo (famoso tom “beterraba”) são cores suaves. Agora, detalhes nas cores vermelha e amarela também podem ser suaves, apesar de vivas…desde que usadas em dose menor.”

 

TM > O que você não recomenda quando o assunto é cores na decoração?

 

Encher o ambiente com muitas cores vivas…o morador vai se cansar muito rápido. Fica lindo o espaço com cor, traz vida, mas temos que tomar cuidado para não pecar pelo excesso! Tudo em excesso perde seu encanto, sua beleza! É importante ressaltar também que a falta de cor num ambiente deixa-o bastante frio, sem vida. Todo espaço precisa de um certo aconchego e as cores cumprem esse papel muito bem!”

 

 

Carol Carneiro - Designer Interiores - Belo Horizonte - MG

 

 

Carol Carneiro é uma Designer de Ambientes apaixonada pela reutilização de materiais. No blog que ela edita dá para ver muito do que essa superultramega profissional tem produzido, além de suas ideias transformadas em posts. Além disso, tem muito mais na página da Designer no Facebook, cujo talento pode estar na casa de qualquer um através de projetos e serviços de consultoria de decoração.

 

 

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *