Início » Corpo » Saúde » Vinho e suco de uva oferecem os mesmos benefícios para a saúde?

Vinho e suco de uva oferecem os mesmos benefícios para a saúde?

Você já deve ter ouvido falar dos inúmeros benefícios para a saúde quando o vinho é inserido na dieta, certo? Mas… você não toma bebida alcoólica, como eu. E daí? A gente fica com cara de paisagem pensando no quanto estamos perdendo… tsc tsc tsc…

 

A boa notícia é que há um substituto a altura, sem álcool, e muito delicioso: o suco de uva. Você já provou? Eu já, e me apaixonei. E mais: procurei tirar todas as dúvidas com a Dra. Pâmela Miguel, que é Nutricionista, e hoje vai nos brindar com tudo que precisamos saber sobre a bebida… tim tim!

Com a palavra, a especialista:

 

Bicha Fêmea > Muito se houve falar da dieta mediterrânea e a importância de tomar vinho. É possível substituí-lo pelo suco de uva?

 

Sim. Os benefícios atribuídos ao vinho estão relacionados aos flavonoides, ácidos fenólicos e o resveratrol que estão presentes na casca e semente da uva e apresentam atividades funcionais. O suco de uva indicado para substituir o vinho é o suco de uva Integral, que além de conter os compostos com atividade funcional, podem ser consumidos por pessoas que apresentam restrição ao consumo de álcool e por crianças. Alguns estudos também indicam que o suco de uva integral contem uma quantidade maior de um tipo de compostos fenólicos, em relação ao vinho. E esses compostos são mais facilmente absorvidos pelo organismo pelo organismo.”

BF > Quanto seria necessário, diariamente, para obter os benefícios da bebida?

 

A quantidade recomendada é de 1 copo (200ml) de suco de uva concentrado ao dia. Caso o suco seja diluído em água, respeite sempre a quantidade de 200ml ao dia.”

VINHO - SUCO DE UVA

Imagem: stock.xchng

BF > Que tipo de doença pode ser evitada inserindo o suco de uva na dieta?

 

Os compostos ativos presentes no suco de uva integral, possuem atividades antioxidante, além da capacidade de inibir a agregação plaquetária, evitando a formação de trombos e prevenindo a trombose. Outro benefício é a redução dos níveis de gordura no sangue e do colesterol. Os compostos presentes no suco de uva possuem uma ação importante na prevenção da aterosclerose (acúmulo de gordura na parede das artérias), causa de doenças cardiovasculares. O suco de uva integral tem ação preventiva contra doenças cardiovasculares, protegendo o coração e as artérias. O resveratrol, também previne o envelhecimento precoce. O suco também contem arginina, um aminoácido que auxilia a melhorar os níveis de pressão, auxiliando no controle da hipertensão”

 

BF > Na falta da fruta, dá para substituir por uma versão pronta?

 

Sim. Já existem no mercado opções de suco de uva integral. É importante verificar se o suco é integral, sem adição de açúcar e sem conservantes. Leia o rótulo e veja nos ingredientes se consta apenas suco de uva integral, sem água, açúcar ou qualquer outro ingrediente.”

BF > Na hora da compra, qual a diferença entre suco e néctar de uva?

 

O suco de uva integral, contem somente a uva, com casca e semente, sem conservantes, açúcar ou água. O néctar, apesar de dar a impressão de que é um suco da fruta pura, ele contém mais açúcar, contem também água e outros ingredientes. Para obter os benéficos da uva é importante escolher o suco de uva integral.”

NUTRICIONISTA-PAMELA MIGUEL-SAO PAULO

A Dra. Pâmela Miguel também está na blogosfera viu, bonita? Para acompanhar todas as novidades e informações superultramega úteis para que possamos nos alimentar melhor, espie o blog onde há suas atualizações. Se joga, informe-se, coma melhor e sinta-se bem.

Tudo a ver:

Seu coração está protegidos das doenças cardiovasculares?

Tomar líquido durante as refeições faz a barriga crescer: verdade ou mentira?

Azeite: o óleo que é amigo do peito, e é uma delícia!

 

Redes Sociais

 

 

2 comentários sobre “Vinho e suco de uva oferecem os mesmos benefícios para a saúde?”

  1. Thaiza comentou:

    Boa dica gostei!!! Beijos!

  2. Pingback: Alimentação e nutrição: 7 dúvidas respondidas.
  3. Trackback: Alimentação e nutrição: 7 dúvidas respondidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *