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Seu coração está protegido de doenças cardiovasculares?

Só assim é que ele pode bater tranquilo, serelepe e saltitante. Aposto que esse é o seu desejo, certo? E quem não quer isso? Mas, oh: não basta querer. É preciso ficar atenta aos vilões que prejudicam o bom funcionamento do seu coração. Justamente para isso, bonita, é que esse post foi editado. É para que a gente fique bem informada sobre isso.

Quem vai nos deixar muito mais seguras quanto aos cuidados do nosso coração é a Dra. Ingrid Seiler Prior, que é Nutricionista e consultora do Trololó de Mulher quando o assunto é alimentação. Nunca esqueça: os alimentos bem escolhidos salvam! Confere…

 

Com a palavra, a especialista:

 

Trololó de Mulher > É verdade que a má alimentação pode mesmo ser um vilão da saúde do coração e gerar um infarto?

 

A correria dos dias de hoje, faz com que a nossa alimentação seja regada a fast-food, alimentos pré-preparados e salgadinhos, e cada vez menos temos tempo para cozinhar nossas próprias refeições, muito menos realizar as refeições em família. E tudo isso tem seu preço: obesidade (desde a infância, o que é mais preocupante), diabetes, pressão alta e dislipidemia (colesterol e/ou triglicérides alto), que por conseqüência provocam infarto, acidente vascular cerebral, derrame e angina.”

 

Trololó de Mulher > Além do azeite extravirgem, há outra gordura do bem?

 

Sim, podemos encontrar as gorduras insaturadas também nos óleos vegetais (milho, soja, canola), nas oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas, etc), em peixes como o salmão, atum, truta, arenque e sardinha, na linhaça, semente de abóbora e no abacate.”

 

SAUDE-DOENCA-CARDIOVASCULAR-INFARTO-CORACAO
Imagem: stock.xchng

 

Trololó de Mulher > Quanto ás fibras, vitaminas e minerais, em quais alimentos investir para conseguí-las?

 

Invista nos legumes, verduras e frutas, preferindo sempre as frutas com a casca por conter maior quantidade de fibras (lembre-se de higienizá-los bem antes do consumo). Consuma leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja), tubérculos (batata, cará, inhame, mandioca) assados ou cozidos e leite e derivados magros. Prefira os alimentos nas versões integrais, como arroz, pão, macarrão, que possuem mais fibras.”

 

Trololó de Mulher > Frituras e alimentos processados são mesmo a pior escolha?

 

Sim, pois os alimentos processados são riquíssimos em calorias, gorduras (principalmente as saturadas e trans) e sódio, inclusive aproximadamente 25% do sódio ingerido no Brasil vem de comida processada. Além disso, eles contém muitos aditivos em sua composição, como corantes, acidulantes, espessantes, e aromatizantes, para mascarar a aparência, o sabor e o odor do produto final. As frituras também devem ser evitadas ao máximo, pois elas aumentam a chance de surgimento de doenças cardiovasculares, já que a gordura pode entupir as artérias. Elas também podem levar ao aumento da pressão arterial, ao desenvolvimento de câncer e estimulam o acúmulo de gordura abdominal, que pode levar à pré-diabetes. Procure consumir alimentos assados, cozidos, ensopados, grelhados, ou no vapor.”

 

NUTRICIONISTA-INGRID SEILER PRIOR-SANTOS

 

Bonita, a Dra. Ingrid também é blogueira, sabia? Pois é… se você é daquelas que amam estar bem informadas sobre saúde e bem-estar, pode passar a acompanhar suas atualizações em seu blog clicando bem aqui. Além do mais, dá para acompanhar ainda mais dicas da Dra. IngridpeloFacebook, através de sua fanpage. Vai perder?

 

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Um comentário sobre “Seu coração está protegido de doenças cardiovasculares?”

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