Início » Casa » Rotina Doméstica » Organização pessoal: dê conta das tarefas diárias. Veja 20 dicas e agilize!

Organização pessoal: dê conta das tarefas diárias. Veja 20 dicas e agilize!

Por aqui ando superultramega atarefada e preciso mais do que nunca de organização pessoal, sobretudo agora que virei mãe. Nunca trabalhei tanto! Ufa! Imagino que para você o dia a dia também não tenha sido fácil, não é? Pensando nisso, resolvi editar um post recheado de dicas que possam nos ajudar a lidar melhor com o tempo que precisamos administrar a fim de dar conta de tantas coisas.

´Pra começar, vou contar para você minhas dicas, e espero saber das suas, sim? Vou logo avisando que o post é re-ple-to de dicas de outras leitoras também. Se joga e aprenda com essa troca de experiências!

Minhas dicas…

 

1 – Eu participo de grupos no Facebook onde posso tirar dúvidas, pedir indicações, saber das experiências de outras mulheres e dividir dilemas. Isso é uma mão na roda porque a mulherada divide as informações e posso resolver problemas rapidamente.

2 – Ao mesmo tempo que o Facebook me ajuda tanto, ele também é um baita ladrão de tempo. Sendo assim, eu estabeleço qual o momento adequado para navegar por lá e, ainda assim, procuro focar no que realmente importa.

RELÓGIO
Imagem: stock.xchng

3 – Eu procuro comprar em estabelecimentos que façam entregas em casa, o que me poupa bastante tempo.

4 – Eu faço com o meu tempo o que dá para fazer. Precisei aprender isso e trabalhar com expectativas mais modestas. Isso se reflete em atividades como blogar, por exemplo. Antes de Artur eu editava dois blogs, o Trololó de Mulher e o Decoração da Casa. Hoje em dia só consigo dar conta do Trololó de Mulher. Aceitar minhas limitações me faz sentir menos frustração, eu colho os frutos da satisfação e tenho mais tempo para o meu pequeno, que é o que mais importa para mim.

5 – Hoje em dia, qualquer mulher moderna conta com a parceria do marido no dia a dia, certo? Você acha que sou diferente? Sem esse apoio, dificilmente eu conseguiria dar conta de tantos afazeres diários… então, está na hora de escalar o maridão, hein?

 

Dicas da Violeta Nascimento… Violeta Atelier

 

6 – Tenho uma passadeira que vem 1 vez por semana.

7 – Faço parte de um grupo de organização domestica na net como leitora.

8 Me imponho vários limites e faço comigo exatamente o que faria um chefe chato…levanto exatamente no horário estabelecido por mim, 6 horas, e sigo com muita disciplina o que tenho que fazer.

9 – Tenho hora pra tudo…tipo, hora de acordar, de tomar banho, fazer almoço, limpar a casa, lavar roupa, quintal e por ai vai…

 

Dicas de Rita Vieira…Pinto mas não bordo

 

10 – Quando for fazer a comida, faça em dobro e congelo a metade… assim eu cozinho pra 2 dias de uma vez só!

11 Pras carnes da Rafinha (carne moída, frango desfiado e peixe desfiado) eu faço sempre 1kg por vez e congelo em potinhos que dão pra 2 dias… Dura à beça! Quando vou temperar carne pra gente faço o mesmo: já que vou ter que cortar/temperar peito de frango (por ex), eu descongelo logo 2kg e corto um pouco de cada jeito (cubos pra strogonoff e filé) e tempero tudo. Congelo de novo em porções pra 1…2 dias…

12 – O alho eu descasco e processo a quantidade pra 1 semana e deixo num potinho na geladeira… Salsinha aqui também é picadinha e congelada… Ajuda demais!

 

Dicas de Elaine Cunha… Caminhando e Contando

 

13 – Todos os dias, antes de dormir, procuro deixar a cozinha arrumada, já que isto já muda a cara da cozinha.

14 Diariamente, organizo algumas coisas essenciais: tirar lixo da cozinha, separar atividades para outro dia, arrumar mala do bebe (em caso de saída pela manhã), arrumar cadeiras, brinquedos do filho em caixas,  afofar almofadas…deixar arrumado. Pelo menos as coisas no lugar. Pois ao acordar, terei o conforto de que casa tá arrumada. É o famoso Declutter por 15 Minutos. 15 minutos em cada cômodo da casa e terá tudo em ordem.

Dicas de Maria Izabel

 

15 – Na medida do possível, tento no dia-a-dia sempre buscar dicas para uma boa adm. do tempo, acompanho vários blogs com posts sobre organização, etc… Isto ajuda bastante!

COMPUTADOR
Imagem: stock.xchng

16Procuro focar no que realmente eu tenho que fazer. No que realmente é importante ou prioritário, ou seja: o que eu não posso deixar de fazer!

17 – Assim como você, antes eu era super perfeccionista! Isto, antes dos meus dois filhos (uma de 08 e um de 05)! Agora: aprendi a reconhecer os meus limites. Sei que não sou a “mulher maravilha” e que não dou conta de fazer tudo o que gostaria! Aceito os meus limites e estou deixando isto claro para as pessoas que convivem comigo também!

18 – No dia-a-dia, procuro administrar os meus horários: então pela manhã que é mais complicado por causa das crianças que ficam comigo, eu fixo horários para acordar, arrumar as camas, preparar e tomar o café da manhã, acompanhar as crianças nas lições de casa da escola, verificar caixa de e-mail´s da empresa, preparar o almoço, dar banho nas crianças, servir o almoço, preparar o lanche da escola, levar as crianças para a escola…

19 – Defini um dia para as compras, principalmente em Supermercados, que roubam muito o nosso tempo! Todas às 5ª feiras faço Supermercado. Aproveito para ir ao Sacolão e Açougue.

20 – Deixo juntar a roupa e defino um dia para lavar e outro para passar tudo de uma vez! E aí aproveito este dia de passar, também para organizar os armários!

 

ASSINE!

6 comentários sobre “Organização pessoal: dê conta das tarefas diárias. Veja 20 dicas e agilize!”

  1. Telma Maciel comentou:

    Muito boas as dicas! Eu gasto tempo demais na frente do computador… preciso parar é com isso, especificamente, pq assim dou conta do resto.
    Fiz uma planilha para me ajudar com a limpeza da casa, definindo dia de varrer E passar pano, dia da faxina geral na cozinha, no banheiro… essas coisas. Assim a casa tá sempre limpinha e eu naõ fico exausta. O problema tá sendo seguir a planilha… eu a perdi! rs
    Bjks

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Vixe, Telma. Não tem jeito, tu vai ter que cortar o mal pela raiz e reduzir o tempo de internet.
      É tão vital assim para você ficar muito tempo no computador? =(

      Beijos,
      Lidi

  2. Lucia comentou:

    Amei as “super dicas”…. Num primeiro momento estava pensando que eram mulheres que tem baba, empregada etc. (não é a minha situação atual rsrsrs) fiquei surpresa!! são mulheres “dinâmicas, esforçadas, responsáveis, competentes” que não tem ajuda extra; assim como eu!! Obrigada!!
    Bjos
    Lucia

  3. josilene comentou:

    Adorei as dicas, preciso me organizar muito porque aqui está um descontrole só ! Kkkk beijos.

  4. Júlia Albuquerque Vieira comentou:

    Lidi ,boa noite bonita, aqui de Lisboa,

    Destas dicas li todo , como o artigo que postou tem várias chamadas tenho que no fim ir ver se li tudo, mas gostei especialmente da sua dia 1: “Eu participo de grupos no Facebook onde posso tirar dúvidas, pedir indicações, saber das experiências de outras mulheres e dividir dilemas” será que dava para me enviar um ou dois grupos, essa ideia que com a idade sabemos tudo é para lá de falsa, ficamos é com vícios de vida vivida, claro que outros nós tiramos de letra, como sabe estou sempre pronta para aprender e nada melhor que uma bonita para me ajudar … com calma … nada de stress me envia (quando for possível lá para meu mail: julia.vieira@sapo.pt , vou adorar as outras dicas também são excelentes . Como sou notívaga como sabe por mais cansada que esteja não consigo dormir a menos que “apague” por exemplo a ver um filme (coisa que gosto de fazer quando já não há barulho e sou só eu e Deus) ah adorei a da meditação essa vou seguir de certeza, espécie de ioga mental. Beijos para si seu príncipe Artur e todo o mundo lindo que rodeia.
    da Júlia

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Jùlia!
      Esse post foi escrito em 2013. Não sei se em Portugal o Whatsapp anda famoso como no Brasil. Troquei o Face por esse aplicativo de mensagens, onde grupos também podem se formar. Resumi minha participação nesses grupos e comunidades a apenas um, de mães, de meu condomínio… que é enorme!
      Será que não existe um grupo de whats de mulheres em sua cidade? Será que você não poderia montar um? Fica a dica! =)
      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *