Início » Corpo » Saúde » Dentes bonitos e saudáveis: o que fazer e evitar?

Dentes bonitos e saudáveis: o que fazer e evitar?

Quem não quer ter um sorriso perfeito e a saúde bucal em dia? Para isso, a gente sabe bem, há que se tomar alguns cuidados. Você sabe disso, não sabe? O que você talvez não saiba é que esses cuidados vão além da escovação diária associada ao uso do fio dental. Ah! Deixei uma pulga atrás de sua orelha?

 

Pode se desfazer dessa pulga, viu? A Dra. Ana Paula Pasqualin Tokunaga, que é Cirurgiã-Dentista, comenta o que a gente deve fazer, e não fazer, para ter dentes saudáveis e bonitos. Depois disso, aposto que seu sorriso ficará nota 10! Bora ver?

1 – Tabagismo e consumo de álcool;

 

Se tem uma coisa que não combina com dentes bonitos e saudáveis é o cigarro. Além do cigarro ser um agente co-carcinógeno (que predispõe ao câncer de boca), o hábito de fumar diminui a vascularização (porque faz os vasos sanguíneos ficarem mais estreitos), altera a resposta inflamatória e imunológica do nosso organismo e favorece muito a doença periodontal, já que proporciona bolsas periodontais mais profundas e interfere na cicatrização e cura da  gengiva após um tratamento periodontal. O dentista faz as raspagens e a gengiva não melhora nunca. O hábito de beber, por sua vez, agride diretamente as mucosas, além de favorecer a criação de um ambiente ácido na boca, o que é tudo do que as bactérias precisam pra causar cáries. Ah, o álcool também é um agente co-carcinógeno.”

 

2 – Quantidade ideal de escovações diárias;

 

Os dentes devem ser escovados após cada refeição. Se você come 6 vezes por dia, deve escovar os dentes 6 vezes por dia. Claro, às vezes a nossa rotina não permite isso (por causa do trabalho, etc.), mas é importante que, assim que der, recorramos à escova de dente e ao fio dental. 3 vezes por dia é uma frequência boa para a higiene bucal.”

 

SAUDE BUCAL
Imagem: stock.xchng

 

3 – Uso de pasta de dente com flúor;

 

Nossos dentes perdem e ganham substâncias minerais para/da saliva de forma contínua. Porém quando o flúor está presente no meio bucal, ele acaba se incorporando ao esmalte dentário e interferindo diretamente na estrutura dele, tornando-o mais resistente às cáries. Por isso, cremes dentais com flúor são indicados para pessoas acima dos 6 anos de idade. Abaixo dessa idade, depende da indicação de um odontopediatra (porque algumas crianças ainda não têm bem desenvolvido o reflexo de cuspir, e a pasta de dentes com flúor não deve ser engolida).”

 

4 – Consumo de alimentos com corantes;

 

É inevitável ingerirmos corantes durante a alimentação, principalmente considerando a quantidade de comida industrializada a que estamos sujeitos. E, mesmo nos alimentos não-industrializados, existem corantes. Isso pode levar a manchas nos dentes e/ou deixar o esmalte dentário mais escuro / amarelado. Nesse caso, indica-se o clareamento dental. O tipo de clareamento a ser feito depende da avaliação clínica de um dentista.”

 

5 – Importância da limpeza profissional e qual a periodicidade ideal para fazê-la.

 

Quando a placa bacteriana não é removida de forma frequente, na escovação diária, ela vai se acumulando e pode se mineralizar, dando origem ao que chamamos de cálculo dentário, o tártaro. O tártaro não é removível com a escova de dentes. Nesse caso, é essencial a intervenção de um dentista, que removerá o tártaro usando curetas manuais e/ou um aparelho chamado ultrassom, que quebra as “pedrinhas”. Nem todas as pessoas têm tártaro, então a periodicidade da limpeza profissional varia de acordo com o caso. Algumas pessoas precisam comparecer no consultório odontológico de 3 em 3 meses, outras de 6 em 6, outras 1 vez por ano. Isso depende muito dos hábitos de higiene do paciente, e o dentista vai recomendar de acordo com o caso.”

 

DRA ANA PAULA PASQUALIN TOKUNAGA

 

 

A Dra. Ana é a autora do blog Medo de Dentista e, como o nome sugere, esse medo é o que move o blog, no sentido de desconstruí-lo. O blog é repleto de informação útil e necessária, mas tudo feito de forma simples e direta, para leigas como nós que querem vencer o medo através da informação. Quer ver só que interessante o conteúdo desse blog? Se joga e clica aqui, bonita!

 

Muito mais para você…

BEM ESTAR-SAUDE-ESTRESSE-ANSIEDADE200
Mulher, alimentos e ansiedade…há algo familiar nisso?

MAQUIAGEM - SAUDE200
Maquiagem e demaquilantes do dia a dia também são assuntos de saúde.

FUNCIONAMENTO DO INTESTINO200
Seu intestino está funcionando bem?

HIGIENE BUCAL200
Você sabe mesmo cuidar da higiene dos dentes?

Cherry red summer apple isolated on white, macro close up with copy space
É possível emagrecer apenas com mudanças de hábitos?

saúde bucal200
Creme e enxaguantes bucais de ação clareadora: isso funciona?

 

 

 

Redes Sociais

 

 

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@trololodemulher.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *