Início » Corpo » Saúde » Azeite: o óleo que é amigo do peito, e é uma delícia!

Azeite: o óleo que é amigo do peito, e é uma delícia!

Quem usa o azeite no dia a dia, sabe: o bichinho deixa qualquer salada com um sabor todo especial. Além de gostoso, se usado da maneira correta e na quantidade ideal, ainda faz um bem danado para a saúde. A edição desse post, sob consultoria da Dra. Ingrid Seiler Prior, que é nutricionista, esclareceu uma série de dúvidas para a gente.

Depois de ler as dicas e orientações da Nutricionista, você vai descobrir o que eu já aprendi: o azeite é uma gordura do bem e um estímulo dos bons para a nossa saúde, vai aprender dicas para a hora da compra e a forma certa de consumo. Se joga, bonita!

Apresentando o azeite…

 

De acordo com a Dra. Ingrid, “o azeite de oliva é o óleo extraído a partir das azeitonas, fruto das oliveiras. Ele é rico em gorduras monoinsaturadas, como o ácido graxo oléico, e pobre em saturadas, razão pela qual é considerado um alimento “amigo do peito”. Isso porque o ácido graxo oléico diminui o risco de oxidação do LDL (o “mau colesterol”) e aumenta os níveis de HDL (o “bom colesterol”)”.

Essas propriedades, ainda de acordo com nossa consultora, ajuda a prevenir a “aterosclerose, que é o depósito de gordura na parede das artérias e que pode provocar angina, infarto, AVC isquêmico ou hemorrágico e derrame.” Vale ainda acrescentar que “ele possui uma substância chamada oleuropeína, que aumenta a quantidade de osteoblastos, células formadoras ósseas, o que previne a osteoporose”.

Viu? Você ainda duvida de que precisa inserir esse alimento na sua dieta o mais rápido possível? Aposto que não. Mas, antes de ir ás compras, vale a pena entender as diferenças entre os azeites, certo? Quem explica para a gente é a Dra. Ingrid. Olha só:

O que diferencia os tipos de azeite de oliva é o seu grau de acidez. Quanto menor o grau de acidez, maior a quantidade de compostos fenólicos, as substâncias antioxidantes e antiinflamatórias.”

 

AZEITE-SAUDE
Imagem: stock.xchng

 

Agora sim, quando for comprar seu azeite…

 

1 – Escolha uma boa marca, evitando as misturas de óleo de soja com azeite, por exemplo.

2 – Opte pelo azeite extra-virgem que, apesar de ser mais caro, é o mais rico nesses compostos que fazem tanto bem a sua saúde.

3 – Em relação à embalagem, dê preferência às que estejam em vidro escuro ou lata, já que o contato com a luz favorece a perda dos nutrientes benéficos do produto.

 

Modo de usar:

 

Para desfrutar de todos esses benefícios, bastam duas colheres de sopa por dia. De preferência, utilize-o para temperar saladas e finalizar pratos quentes, e evite utilizá-lo nas preparações, pois em contato com o calor ele perde grande parte de suas qualidades nutricionais.”

 

O azeite pode ser consumido sem moderação?

 

Olha aí a armadilha, bonita! É fácil a gente achar que pode usar e abusar no cosumo, mas não é bem assim. Segundo a Dra. Ingrid, “para quem quer perder peso, é importante se atentar à quantidade consumida, pois apesar de saudável, o azeite é bastante calórico: cada grama oferece 9 calorias. Uma colher de chá já é suficiente para tornar seu organismo menos resistente à perda de peso, além de ajudar a diminuir a circunferência abdominal, já que ele evita que a gordura se deposite na linha da cintura. E a preocupação não é somente com a estética, já que uma barriga avantajada dificulta a ação da insulina, podendo levar ao diabetes tipo 2.”.

 

DRA INGRID SEILER PRIOR NUTRICIONISTA SANTOS

 

Bonita, a Dra. Ingrid também é blogueira, sabia? Pois é… se você é daquelas bichas fêmeas navegantes que amam estar bem informadas sobre saúde e bem-estar, pode passar a acompanhar suas atualizações em seu blog clicando bem aqui. Além do mais, dá para acompanhar ainda mais dicas da Dra. Ingrid peloFacebook, através de sua fanpage. Vai perder?

 

Muito mais para você…

 

 

BEM ESTAR-SAUDE-ESTRESSE-ANSIEDADE200 
Mulher, alimentos e ansiedade… há algo familiar nisso?

MAQUIAGEM - SAUDE200 
Maquiagem e demaquilantes do dia a dia também são assuntos de saúde

FUNCIONAMENTO DO INTESTINO200 
Seu intestino está funcionando bem?

HIGIENE BUCAL200
Você sabe mesm cuidar da higiene dos dentes?

Cherry red summer apple isolated on white, macro close up with copy space 
É possível emagrecer apenas com mudanças de hábitos?

saúde bucal200
Creme e enxaguantes bucais de ação clareadora: isso funciona?

 

 

 

Redes Sociais

 

 

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@trololodemulher.com.br

2 comentários sobre “Azeite: o óleo que é amigo do peito, e é uma delícia!”

  1. chica comentou:

    Azeite bem escolhido faz bem mesmo! Gosto muito de um bom azeite! beijos,boas dicas nesse texto! Vou conhecer o blog da Dra.
    chica

  2. Pingback: Decoração com papel: fácil de fazer e bonito de ver.
  3. Trackback: Decoração com papel: fácil de fazer e bonito de ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *