Truques de decoração para sala de estar pequena: aprenda todos!

Quem não tem sala de estar com medidas enxutas hoje em dia? A boa notícia é que se as escolhas forem certas quanto aos móveis, detalhes decorativos, cores, etc., certamente o ambiente não vai deixar de ser bonito e charmoso apenas porque é pequeno.

 

Aqui no Bicha Fêmea você já sabe como é, há sempre um profissional para nos ajudar com dicas bem didáticas sobre os mais variados assuntos. E com relação a decoração não seria diferente! Confira as orientações da Adriana Magre, que é Designer de Inteiores, e acerte na decor de sua sala…

Bicha Fêmea > Seja comprando móveis novos, ou trazendo móveis de outros cômodos para a sala de estar, o que considerar nessas escolhas para que elas sejam adequadas para uma sala de poucas medidas?

 

Qualquer que seja o móvel, ele não deve obstruir ou dificultar a circulação do ambiente, bem como a abertura de portas e janelas. Também, se o móvel tiver gavetas ou portas, a abertura e acesso ao seu interior devem ser total. Esses cuidados garantem conforto no dia-a-dia e evitam acidentes.

 

BF > A sala de estar é um espaço que vai além da função de reunir-se com outras pessoas para sentar, pois lá também é um lugar de armazenamento de itens: vídeos, jogos, revistas, livros, controles, dentre outras coisas. Há como criar espaços funcionais de armazenamento nesses espaços pequenos?

 

“Em um espaço pequeno, a racionalização é fundamental. É preciso reaprender a consumir e evitar o acúmulo de tralhas desnecessárias, um exemplo é trocar a coleção de fotos, livros, revistas, cds e dvds por mídias digitais. Isso ajuda a reduzir a necessidade de espaço para armazenar. Além disso, os móveis multiuso ajudam nessa função, por exemplo: um pufe-baú, mesa de centro com prateleira inferior ou mesmo um charmoso baú de madeira, aparador com gavetas, racks com prateleiras e gavetas. Há vários tipos de prateleiras e nichos que compõem bem nesse espaço. As caixas em couro e fibra são bem-vindas, podem dar charme a decoração e armazenar o que for preciso.”


Imagem: Stock.xchng

 

BF > Não é possível aumentar o espaço efetivamente, mas há truques de decoração que possam dar a impressão de que o espaço é maior?

 

Sim, são eles:

Evitar sancas e tetos de gesso com detalhes rebuscados, curvas, colunas, etc. Se houver um trabalho em gesso, que ele seja clean, com linhas limpas e retas e que não deixe o ambiente com altura inferior a 2,50m.

Na escolha dos estofados, evitar o tradicional jogo de sofá com 3 e 2 lugares. Aposte em apenas um sofá e complemente a quantidade de assentos com poltronas ou cadeiras avulsas.

O sofá sem chaise deve ter até 1,80m de largura e até 85 cm de profundidade. Se o sofá tiver chaise, pode chegar a 2,10 de comprimento e ter a companhia de apenas uma poltrona ou cadeira.

Aposte em cortinas longas em tecidos leves e fluidos (ex.: seda, voil, transparências, linho), em cores claras, sem xales, babados e sanefas. Elas podem começar junto ao teto e tocar levemente o piso, isso dará a impressão de um ambiente mais alto (e maior).

Espelhos ajudam na sensação de amplitude, especialmente se refletirem uma bonita vista. Cuidado para que não reflitam banheiro, cozinha, lavanderia e estantes ou portas escuras. Se for esse o caso, incline a parte superior 30 graus para a frente.

Ambientes bem iluminados também parecem maiores. Para valorizar ou complementar a iluminação geral, os abajures e luminárias de chão são ótimos, pois não ocupam espaço.

Não é preciso usar só cores claras em ambientes pequenos. Uma decoração bonita tem contrastes de cores e texturas. Assim, se o piso é escuro, capriche em sofás e móveis de tonalidades claras. Já ambientes onde predominam pisos e paredes em tons claros podem ter uma das paredes coloridas em uma tonalidade mais escura ou vibrante e receber melhor móveis em tons mais escuros.

As mesas de jantar, centro e lateral podem ter superfícies refletivas como espelho, vidro e laca, reforçando a sensação de amplitude.

Na sala de jantar integrada ao estar, um truque é escolher cadeiras que se encaixem completamente sob o tampo, liberando espaço para a circulação.”

 

 

 

A Adriana edita um blog que eu acredito ser leitura obrigatória para quem curte decoração e todo o universo que envolve a casa. Lá a fonte é de informação da melhor qualidade, pode apostar! Quer tirar a prova? Conheça o Cores da Casa, clicando bem aqui, e confira!

 

Muito mais para você…

3 ideias simples de decoração e aconchego na sua sala de estar: aplique já!

Decoração da sala de estar com detalhes bem baratos… é possível?

Quer uma mesinha? Improvisa!

Pensando em dar uma bossa de modernidade em sua sala de estar?

 
Decoração da sala de estar: como inserir detalhes coloridos?

 
Como decorar uma sala de estar com aconchego e conforto?

 

 

 

Redes Sociais

 

 

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@bichafemea.com

6 comentários sobre “Truques de decoração para sala de estar pequena: aprenda todos!”

  1. Cirlei comentou:

    Oi, Lidi !
    Amei esses truques ! Principalmente a dica sobre cortinas e evitar o tradicional jogo de sofá.
    Um abraço com muito carinho e um feriado com muita PAZ.

  2. Carolina Vieira comentou:

    Oi Lidi. Gostei muito do post. Aqui em casa a decoração é a nossa cara, sem algo muito combinando, etc. Eu adoro cores, fotos, velas, almofadas… Então tento sempre mudar alguma decoração, trocar por uma mais nova sem gastar muito dinheiro. Não gosto muito de casa clean, gosto de casa aconchegante. Beijos :o))

  3. Pingback: Móvel funcional na sua sala de estar pequena é a melhor escolha.
  4. Trackback: Móvel funcional na sua sala de estar pequena é a melhor escolha.
  5. Roberto comentou:

    Ótimas dicas gente, vou decorar a sala do meu novo apartamento seguindo algumas informações que eu vi aqui..

  6. carla comentou:

    Excelentes dicas. Parabéns pelo blog. Penso que a iluminação pode ser também um grande passo para a decoração. Boas luzes nos locais certos podem ser bem marcantes.

  7. Pingback: Solução de decoração boa, bonita e barata: tapete de sisal listrado
  8. Trackback: Solução de decoração boa, bonita e barata: tapete de sisal listrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>