Início » Decoração » Escritório » Meus pitacos de decoração baratinha no escritório da Maria…

Meus pitacos de decoração baratinha no escritório da Maria…

É assim que a Maria se sente: com vontade de mudar os ares na decoração do seu escritório, mas sem disposição para gastar muito. Será que tem jeito? Eu acredito que sim. Mesmo sem ser profissional no assunto, reuni algumas ideias para ajudá-la…

 

Para falar a verdade, ela bem que gostaria dos seus pitacos também, tenho certeza disso. O fato é que a bonita mandou um e-mail para mim, relatando que em Portugal a crise econômica continua forte… mas as pessoas continuam tendo seus desejos, com a diferença da necessidade de adaptá-los a nova realidade financeira.

O e-mail que recebi dela foi assim:

 

Olá, bom dia! Tenho seguido o seu blog com muito carinho. Nem sempre comento, mas estou atenta. Gostaria de lhe fazer um pedido. Estamos numa fase de grande recessão aqui em Portugal e, cortando na maioria das despesas banais que tinha, porém que davam um pouco de ânimo ao nosso ego, ando aqui com intenções de dar um ar mais confortável ao meu escritório, com espaço grande, mas sem saber como dar o meu jeito. Ontem andei por aqui a ver decorações fantásticas e tirei algumas ideias. Sem gastar dinheiro, a não ser em molduras para fotos, gostaria que me desse umas dicas…

 

 

… A estante que está na foto, era de cor preta, poli-a, eu mesma, e pintei-a…

 

 

… A sala é retangular, de um lado tenho a estante e a secretária…

 

 

…Em frente tenho o sofá cama e ao lado mais uma estante pequena…

 

 

…A mesa de vidro que aparece na foto, foi colocada aí porque não tenho onde a pôr e vou dá-la. Tenho muitas fotos de família que pensei colocar na parede onde se encontra a mesa de vidro. Junto à secretária, tenho umas fotos desenhadas a lápis, dos meus avós cujas molduras estão velhas e não sei o que fazer delas, nem tenho onde as guardar. Fico receptiva às suas sugestões, que são sempre econômicas e simples. Obrigada. Um beijinho” Maria Araújo | Cantinho da Casa

 

Como você deve saber, não sou profissional em decoração de ambientes ou qualquer coisa assim, mas amadora. Olhando as fotos da Maria, me coloquei em seu lugar, e pensei: o que eu faria para mudar os ares nesse ambiente se ele fosse na minha casa?

Minhas conclusões:

 

1 – Eu faria uma seleção dos livros que, realmente, ficariam expostos na estante. Os que não ficariam, eu gardaria em outro local para futura rotatividade, ou faria doações. Ao retirar os livros, o visual da estante ficaria mais leve, e eu acrescentaria alguns pequenos objetos decorativos que estivessem em outros locais da casa. Alguns objetos eu colocaria ao lado de alguns livros empilhados em pé, outros eu colocaria sobre pilhas de dois ou três livros deitados. A inspiração para minha dica vem dessa imagem:

 


Fonte: Better Homes and Gardens

 

Trata-se de uma estante que cobre toda uma parede. Note que na estante, na parte de baixo, há caixas organizadoras. Essa é uma dica para que você coloque na sua estante também, a fim de guardar alguns livros que sairão do corpo da estante ou o que você quiser.

Para baratear, se você tiver como conseguir caixas de papelão, nem precisa comprar. Você pode revestí-las com tecido ou papel de presente com estampas que você goste. Isso vai dar toques de cor na sua estante, o que vai combinar com suas almofadas coloridas sobre o sofá-cama.

2 – Eu achei que a parede em frente a mesa do escritório merece um mural. O que eu fiz no meu escritório você pode ver aqui:

 

 

Isso nada mais é que uma montagem de 4 pedaços de madeira formando um retângulo. Marido foi numa loja de tecido e comprou um pedaço daqueles mais grossos, que servem para cobrir sofá. Depois levou num local onde fazem reformas de sofá e o homem grampeou as bordas para a gente, cobrindo a armação de madeira, já que não é qualquer grampeador que faz isso. Foi super barato!

No mural eu uso alfinetinhos de cabeça colorida para prender post-its com recados, fotos, listas, etc. Você pode prender fotos, ou o que mais quiser. É super útil e, dependendo do que você coloque no mural, pode se tornar um cantinho de boas recordações. Olha como o mural da imagem abaixo está colorido:

 


Fonte: Better Homes and Gardens

 

Isso é para você ver que dá para colocar um monte de coisinhas que podem alegrar o visual.

Sabe um outro jeito de fazer um mural legal? Você pode colocar umas três assadeiras de alumínio baratinhas dispostas na parede. Veja esta imagem abaixo:

 


Fonte: Better Homes and Gardens

 

A dica aqui é você forrar o fundo das assadeiras com papel ou tecido de estampas que você gosta usando fita dupla-face, e disponha na parede em frente a mesa do escritório usando a mesma fita. Para prender as fotos, desenhos ou recados, você pode usar ímãs coloridos vendidos em papelarias.

3 – Quanto ás molduras que estão velhas, elas não podem ser pintadas? Olha o resultado da pintura na moldura velha do espelho logo a seguir:

 


Fonte: myhomeideas

 

Isso pode servir de ispiração para você. Depois, quando for montar a composição de quadros com as fotos dos seus familiares na parede onde está a mesinha, você pode seguir as dicas sobre como decorar a parede com quadros.

Então é isso… espero que as dicas tenham sido úteis em alguma medida para você, Maria. Melhor ainda se outras bichas fêmeas navegantes deixarem seus comentários com mais pitacos, não? Quem sabe isso não acontece? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos?

 

Muito mais para você…


Home office: soluções simples de decoração e organização


Do projeto do nosso escritório ou home office


Inspirações para a decoração do home office


Como organizar um home office?


Organização de escritório ou home office: dicas

 

 

Redes Sociais

 

 

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@trololodemulher.com.br

6 comentários sobre “Meus pitacos de decoração baratinha no escritório da Maria…”

  1. Maria Araújo comentou:

    Olá Lidiane.
    Fiquei muito grata e orgulhosa pelo modo com que as dicas foram expostas neste seu post.
    Vou pôr em prática quase todas, conforme o tempo que tiver.
    Já tinha pensado num mural para a parede mais despida do escritório.
    Não pensei nas caixas de cartão forradas.
    Aqui perto de casa, há uma loja de tecidos, com retalhos(sobras de tecidos) que, com certeza poderei comprar e forrar as mesma.
    A ideia das assadeiras é fantástica.
    Adorei tudo e, mais uma vez, agradeço as dicas simples e práticas que me deu.
    Um abraço amiga Lidiane, com coração.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Maria!
      Pôxa! Que legal que as ideias foram uteis. =)
      Me sinto recompensada por isso. =)

      Divirta-se nas mudanças do escritório!

      Beijos,
      Lidi

  2. keilla colombo comentou:

    Ótimas dicas, adorei a da bandeja na parede, quem sabe faço aqui em casa….

    Bjinhosss

  3. lenita comentou:

    Oi Lidi

    Gostei da disposição dos livros na estante, eu tenho um prateleira em triângulo no escritório com bastante livros e muito espaço sobrando então intercalo com porta-retratos, já eliminei bastante adôrnos por estar enjôada deles, não gosto de amontoados deles acho que acabam tirando a beleza do ambiente prefiro poucos que se destaquem, mas ainda não está do jeito que eu gostaria que ficasse e dicas assim nos inspiram a ter novas idéias.
    Obrigada

    Bjs

  4. marlene comentou:

    Muito lindo tudo e excelente bom gosto, mas amei mto mais o gatinho no sofá, até parece o meu rs… beijo amigas.

  5. Jéssica Campos Fonseca comentou:

    Adorei esse escritório, super aconchegantes e bem arrumado. Muito boas as dicas de organização que você deu. Infelizmente ainda não tenho espaço para ter meu escritório, mas não vou esquecer dessas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *