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Seu intestino está funcionando bem?

O bom funcionamento dele acontece se você ingerir fibras, sabia? Aí, sim… ele deve funcionar como um relógio. Quando isso acontece, a gente até sente que o humor agradece, hã? Sabe por que as fibras são tão poderosas assim? Eu não sabia, e corri para perguntar a quem entende e depois te contar por aqui, no Trololó de Mulher.

A Dra. Gabrieli Comachio é Nutricionista e respondeu todas as dúvidas que eu tinha sobre o assunto. Depois de ler as respostas dela e ficar bem informada, pode ter certeza que você estará pronta para deixar o seu intestino tinindo e nos trinques! Confere!

1 – Por que é tão importante ingerir alimentos ricos em fibras?

 

As fibras são resíduos de células vegetais que não são digeridas pela parte superior do nosso tubo digestivo, não nos fornecendo calorias. São compostos de celulose, pectina, gomas, outros. Temos então dois tipos de fibras: as insolúveis e solúveis. As fibras solúveis têm capacidade de retenção de água, e ajudam na eliminação do bolo fecal, absorvem agentes cancerígenos prevenindo o câncer de cólon. As fibras insolúveis permanecem intactas no trato gastrintestinal diminuindo o tempo no intestino, aumentando o bolo fecal, tornando as fezes mais macias, tendo efeitos positivos em hemorróidas, varizes e diverticulite.

 


Imagem: Stock Xchng

 

2 – Em quais alimentos a gente encontra as fibras?

 

Abacate, Abacaxi, Amêndoa, Amendoim, Banana, Caju, Caqui, Castanha-do-Pará, Goiaba, Laranja, Kiwi, Maracujá, Morango, Nozes, Pêra, Pêssego, Suco de laranja, Uva-passa. Abóbora, Abobrinha, Acelga, Agrião, Alho-poró, Alface, Batata, Batata-doce, Berinjela, Beterraba, Brócolis, Cebola, Cenoura, Couve, Couve-de-bruxelas, Couve flor, Espinafre cozido, Inhame, Mandioquinha, Milho verde, Pepino, Pimentão, Quiabo, Repolho, Salsão, Soja cozida, Vagem, Tomate. Arroz integral, Aveia em flocos, Farelo de trigo, Farinha de aveia, Farinha de centeio, Farinha de trigo, Feijão, Farelo de aveia, Pão de aveia, Pão de centeio.”

 

3 –  Quanto consumir por dia para o intestino funcionar bem?

 

25 a 30g de fibras diariamente, com alto consumo de água (2 litros aproximadamente).”

 

Viu? Agora que você entendeu o que são as fibras, como funcionam, como ingerí-las e onde encontrá-las, faça sua lista de alimentos ricos em fibras que mais agradam ao seu paladar e procure consumí-las todos os dias, hein?

Para ficar por dentro das informações sobre nutrição para garantir sua saúde e bem-estar, vale conferir as atualizações do site Dicas de Nutrição, pelo qual a Dra. Gabrieli é responsável. A gente bem sabe que informação nunca é demais, ? Então… aproveita!

 

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3 comentários sobre “Seu intestino está funcionando bem?”

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