Início » Corpo » Saúde » Você sabe mesmo cuidar da higiene dos dentes?

Você sabe mesmo cuidar da higiene dos dentes?

Embora o título do post possa te fazer pensar que há algo novo nesse sentido que talvez você ainda não conheça, já adianto que não. Mesmo assim, muita gente é negligente com o básico, e essa displicência pode custar caro para a saúde, viu?!

 

Sim! A saúde começa pela boca. Este post é para te alertar que a falta de higiene adequada dos dentes pode desencadear problemas sérios. A boa notícia é que para evitar isso o que você deve fazer todo santo dia é simples… muito simples!

As dicas superultramega úteis desse post de hoje são da Dra. Ana Paula Pasqualin Tokunaga, que é Cirurgiã-Dentista e presta consultoria para o Bicha Fêmea quando o assunto é saúde bucal. É ela, inclusive, quem edita o blog Medo de Dentista… conhece? Vale a pena, hein?!

Cheia de dúvidas e vontade de compartilhar as informações contigo, fiz a ela duas perguntas básicas para que saibamos, de uma vez por todas, da importância quanto a higiene bucal… confere!

 


Imagem: stock.xchng

 

Bicha Fêmea > A falta de higiene adequada nos dentes pode causar problemas que vão além da boca?

 

Sim. Se engana quem pensa que os problemas bucais são estritamente bucais. Os agentes causadores da cárie, da gengivite e da doença periodontal são bactérias. Essas bactérias podem, eventualmente, ser levadas da nossa boca, via corrente sanguínea, para outras partes do nosso corpo, como as articulações e algumas válvulas do coração. Isso pode levar ao desenvolvimento de doenças como o reumatismo articular e a endocardite bacteriana, respectivamente. Por isso é tão importante caprichar na higiene bucal… e nunca subestimar uma bactéria.”

BF > O que é imprescindível diariamente na higiene dos dentes?

 

Uma escova macia, de cabeça não muito grande, creme dental com flúor e fio ou fita dental. Precisa de enxaguante bucal? Não, e sem indicação do dentista nem se recomenda seu uso contínuo. Com o básico em mãos, é importante SABER escovar os dentes e não fazê-lo com pressa ou displicência. Uma das tarefas do dentista, a mais nobre delas, é a de orientação em higiene bucal. Escovar os dentes corretamente requer técnica, e ninguém nasceu sabendo. Por isso, na sua próxima consulta, peça ao dentista que ensine você a escovar os dentes e a usar o fio dental, não importa a sua idade, não há por que ter vergonha. Ele, certamente, terá dicas preciosas para compartilhar com você. Lembro ainda que a escovação deve ser feita após cada refeição.”

 

Resta alguma dúvida de que é preciso ficar atenta aos detalhes no cuidado com os dentes de hoje em diante? Não, ? E para continuar muito bem informada sobre isso, o blog editado pela Dra. Ana está repleto de boa informação a respeito como, por exemplo, o post editado sobre o alerta para tomar cuidado com dentes inflamados. Visite, acompanhe e informe-se… sua saúde e de sua família agradece!

 

Muito mais para você!


Creme e enxaguante bucais de ação clareadora: isso funciona?


Saúde no Bicha Fêmea: respirador bucal


Mãe, faça a mamografia por mim, sim?

É possível emagrecer apenas com mudanças de hábitos?

 

A sua escolha na alimentação do dia a dia é saudável?

Saúde da pele: é exagero usar tantos tipos de sabonete?

Maquiagem: quando ela vira assunto de saúde?

 
Cirurgia bariátrica e os cuidados essenciais para o sucesso

 

 

 

Redes Sociais

 

 

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@trololodemulher.com.br

Um comentário sobre “Você sabe mesmo cuidar da higiene dos dentes?”

  1. Letícia comentou:

    Adorei as dicas!
    Acabei de fazer um clareamento e tô toda toda com meus dentes branquinhos!

    Beijos pra você Lidi!

    Lets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *