Início » Corpo » Bem-estar » Organize-se! Faça isso por seu bem-estar…

Organize-se! Faça isso por seu bem-estar…

Você não duvida que a desorganização generalizada tumultua o seu dia a dia, certo? Então, o que falta para você reagir e se livrar das quinquilharias inúteis que você teima em guardar? Pare e pense: você precisa mesmo manter tantas revistas, roupas que não servem, cosméticos nunca usados, cadernos antigos, etc?

 

Você se sente como uma bagunceira crônica? Aposto que você já sente que seu bem-estar, de alguma forma, começa a ser afetado com isso tudo, certo? Calma! Não se desespere pois esse post é para te ajudar a pensar no assunto e encontrar uma luz no meio da bagunça…confere!

 

É óbvio que deixar tudo minimamente organizado é impossível porque, vamos combinar? … uma baguncinha de leve faz parte da rotina de qualquer mortal. Aliás, o máximo de ordem nem é um bom sinal, sabia? De acordo com a Psicanalista Geisa Machado, que edita o blog A Força e a Beleza de Ser Mulher, “o excesso é sempre sinal de nocividade, tem algo que psiquicamente não vai bem. Este lema serve para todo e qualquer excesso nos mais variados âmbitos da vida. Uma pessoa extremamente organizada demonstra que internamente está perturbada. Ela pode ser alguém muito controladora, com medo de que, se perder o controle (relativo ao externo), toda a perturbação interna venha a tona e ela não consiga lidar com o dia a dia”.

Entretanto, não se discute que um mínimo de organização e limpeza numa casa trazem inúmeros benefícios para a vida de qualquer pessoa. Você concorda que manter a casa limpa e organizada como parte da higiene e de ter um local agradável para se viver contribui para uma qualidade de vida muito melhor? Pudera! De acordo com Geisa, “pessoas que mantêm uma vida organizada, dentro dos padrões da normalidade, demonstram que têm um bem estar mental”.

Claro está que viver com algumas coisas queridas e bem guardadas não é nada do outro mundo, e conviver com isso é tranquilo e vamos bem, obrigada. Entretanto, o acúmulo desordenado pode chegar a um patamar que indica um problema, sim. Nesse caso, a luz de alerta acende, e é preciso fazer algo para preservar o bem-estar mental e do ambiente também, antes que o problema se complique.

 

 

E agora? Como saber se a bagunça dentro de casa saiu da normalidade? Como contornar esse tipo de problema? Geisa respondeu essas questões… olha só:

 

Todos nós sempre temos um ou outro objeto que temos dificuldade de nos desfazer. Por quê? Porque este objeto está carregado de afeto: pode ser um presente que ganhei de alguém muito querido (e este alguém pode até já ter morrido), pode ser que este objeto eu usei numa ocasião que foi muito especial pra mim, enfim, este objeto contem lembranças. Até aí está dentro da normalidade. Se existe excesso no acúmulo de tralhas, isto é, se a pessoa não consegue se desfazer de nenhum objeto, ou se o que ela guarda chega a atrapalhar o andamento da casa (e/ou da sua vida), aí existe um problema psicológico. Detalhe: não adianta um outro indivíduo jogar tudo fora, pois a pessoa em questão começa a acumular tralhas de novo. Portanto, juntar alguns objetos é normal (alguns juntam mais, outros menos), porém se há excesso é sinal de distúrbio.  Tratamento: a princípio, uma terapia; alguns casos exigem tratamento psiquiátrico também, mas o terapeuta é quem vai dizer se precisa ou não. Uma questão que me ocorreu agora é que nem todo bagunceiro pode ter um distúrbio  psicológico. Por exemplo: um adolescente que deixa o quarto bagunçado pode só estar demonstrando rebeldia e dizendo que aquele espaço é dele e ele o usa como quiser.”

Se você precisa da ajuda de um profissional como a Geisa, ou convive com alguém que precisa, pode ter a internet a seu favor. Atenta aos novos tempos e com o objetivo de encurtar distâncias, Geisa Machado faz seus atendimentos clínicos, inclusive, via Skype. Quer saber mais detalhes? Visite o blog da profissional, converse com ela e busque um suporte!

Por outro lado, você respirou aliviada e percebeu que seu caso é muito mais brando, mas de qualquer forma sente-se incomodada com tanta coisa acumulada ou fora do lugar, e quer resolver isso. Sabe que precisa reagir, mas não tem tempo e nem sabe por onde começar? Há profissionais que podem te ajudar quanto a isso, hein?

Rafaela Lima é personal organizer, ou seja, uma consultora que oferece o serviço de organização de ambientes domésticos e profissionais através de métodos que possibilitam a criação de soluções individuais e personalizadas. Sabe quem costuma pedir sua ajuda? É ela quem explica:

“ Tanto homens quanto mulheres procuram o serviço de organização. O perfil de ambos é quase o mesmo:

– Pertencem à classe A ou B;

– Trabalham fora e ocupam cargos de alta gerência;

– Não tem tempo para cuidar das tarefas domésticas e, por isso, delegam para profissionais especializados;

– Não tem paciência para lidar com a organização mais criteriosa de sua casa.

A única diferença entre homens e mulheres é que elas normalmente são casadas e eles solteiros/separados.”

 

Bicha Fêmea – Qual a grande reclamação de quem busca esse tipo de serviço?

 

A principal reclamação é da bagunça de uma área problemática que por mais que tentem, não conseguem acabar com ela. As áreas ditas “mais problemáticas” em relação à desorganização são: o closet, home office, ou o famoso quarto/espaço de “bagunça” que toda casa tem.”

 

BF  – Qual o objetivo de seu trabalho?

 

Organizar o espaço e a vida destas pessoas da maneira mais personalizada possível. O diferencial é que após o trabalho há um treinamento para  ensiná-la a manter tudo em ordem. Desta forma, ela consegue maximizar seu tempo para curtir o que realmente lhe dá mais qualidade de vida.”

 

 

A moça é de Betim, Minas Gerais, mas também busca encurtar distâncias em relação a quem precisa de suas dicas, editando o blog Organizar Para Viver Melhor. Portanto, se você precisa de dicas práticas para colocar ordem na casa ou no trabalho, e com isso garantir mais qualidade de vida e bem-estar, não perca a oportunidade de aprender muito com essa moça… a escolha é sua!

 

Imagens: Stock.xchng

 

Muito mais para você…

Siga 10 passos e o canto da bagunça deixará de existir!


5 ideias para organizar pequenos objetos em casa…


+ de 20 dicas de organização da casa by bichas fêmeas navegantes.


4 passos e sua “gaveta da bagunça” ficará impecável!


18 hábitos da pessoa organizada na arrumação da casa…

 
3 dicas simples, básicas e úteis para organizar a casa. Confira!


3 ideias simples para a organização da casa

 

Redes Sociais

 

 

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@trololodemulher.com.br

3 comentários sobre “Organize-se! Faça isso por seu bem-estar…”

  1. Geisa Machado comentou:

    Oi Lidi!
    Mais um post muito bem redigido, editado e esclarecedor.
    Obrigada, mais uma vez, por me incluir nesta parceria.
    Bjussss

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Obrigada a você pela disponibilidade para colaborar, Geisa. =D

      Beijos,
      Lidi

  2. Isabel comentou:

    Adorei este site!!! Muito informativo!!! Vou acessa-lo todos os dias!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *