Início » Comportamento » Sustentabilidade na casa de cada uma de nós: é possível?

Sustentabilidade na casa de cada uma de nós: é possível?

Você, assim como eu, sempre escuta falar em sustentabilidade, não é? Quem não quer, hoje em dia, que o mundo possa continuar se desenvolvendo e que possamos encontrar soluções para o nosso dia a dia, sem que para isso a natureza seja sacrificada?

 

Desejar isso é pensar de forma sustentável, sabia? Mas não basta pensar, não é verdade? É preciso agir.  Para isso, nem precisa ações gigantescas, basta um pouquinho no nosso dia a dia. Sua casa e sua rotina são sustentáveis? Várias bichas fêmeas navegantes disseram que sim, e contaram o porquê…

Elas são conscientes de que é preciso começar já, e de alguma forma, a implementar uma rotina com atitudes simples e práticas que contribuem para preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida. Além do mais, para várias delas outras ações praticadas na vida, a exemplo do consumo, também precisam ser conscientes e conectados com o tema da sustentabilidade. Pois é… as bichas fêmeas não estão de brincadeira!

Sabendo que o consumo e a produção do que quer que seja causam, sim, impacto no meio ambiente, a mulherada aprendeu direitinho a conjugar os verbos reduzir, reutilizar e reciclar. Se você ainda não se deu conta, a sustentabilidade passa por esses três momentos de sua vida no dia a dia, viu? Então, oh: não perca de vista que é super importante:

 

1 – Reduzir significa consumir com consciência tudo o que você precisa na sua vida, a fim de evitar o desperdício, e isso inclui tudo o que você imaginar: alimentos, água, energia elétrica, roupas, cosméticos, produtos de limpeza, etc.

2 – Reutilizar é evitar que vá para o lixo o que pode ser usado novamente, usando essas coisas de outra forma ou não. Sendo assim, dá para a gente doar roupas e objetos que sirvam para outras pessoas usarem, por exemplo.

3 – Reciclar é transformar algo que você tenha para outro fim, e isso evita a produção de mais lixo e o desperdício gerado pelo consumo sem consciência, além de promover a reutilização das coisas.

Já pensou se todo mundo fizesse uma reflexão sobre isso? Que bacana seria? Como o mundo começa a mudar quando a gente muda, repare no que nós, bichas fêmeas nevegantes, podemos fazer para mudar as coisas ao nosso redor a partir do exemplo de tantas outras mulheres que já estão fazendo isso… e inspire-se!


Imagem: stock.xchng

 

É bom para o ar que respiramos…

 

Andar a pé. Já pensou nisso? Eu faço isso sem problema algum. Distâncias de 1Km ou mais são facilmente percorridas por minhas perninhas, graças a Deus, e a natureza agradece! Sabe quem mais faz isso?

 

No meu dia a dia e no dia a dia da minha família, acho que contribuímos bastante com a sustentabilidade. Eu e meu marido, por termos que fazer atividades físicas recomendadas pelo médico, optamos em fazer a pé alguns percursos que antes fazíamos de carro…ou seja, além de cuidar da saúde também contribuímos com a sustentabilidade.” Vânia Pinho | Casa de Boneca

 

Da mesma forma que andar a pé contribui para diminuir a emissão de poluentes, optar por transporte público sempre que possível é uma forma de contribuir nesse sentido. Sabe quem já tem consciência disso? A Carina, do blog Zum Zum Verde, e a Rosana Silva | Simples Decoração. E quanto a você?

 

Para economizar água…

 

A cena é bem comum: a pessoa tem um quintal cimentado ou uma ampla calçada na frente de casa. E como ela limpa o espaço? Usa uma “vassoura de água”, preferindo desperdiçar esse líquido precioso enquanto empurra a sujeira. Se tivesse consciência ecológica, iria usar uma vassoura de verdade para varrer o espaço. Precisa falar mais algo?!

Quero falar como representante da Maternagem na web, sobre um hábito muito bobo, mas que poderia ser adotado por todas, causando certamente algum impacto: reutilizar a água do banho do bebê para dar descarga!” Anne Rammi | Mamatraca

Sabe quem mais reutiliza a água, e de que forma? Carina | Zum Zum Verde, reaproveita a água da máquina de lavar roupa para limpar o chão da cozinha. No caso da Rogéria Thompson | Um espaço pra chamar de meu, o reaproveitamento serve para lavar o quintal. Já a Vânia Pinho | Casa de Boneca, lava a varanda do apartamento usando novamente a água do enxágue da máquina e a Mara, por sua vez, economiza a água nesse sentido na hora de lavar a área de serviço. Fica a dica!

Além do mais, também vale evitar banhos demorados e evitar desperdício de água ao escovar os dentes:

Escovar os dentes embaixo do chuveiro? JAMAIS! Não deixo ninguém escovar os dentes com a torneira aberta sem necessidade e quando abrir, abrir pouco e não ela inteira…por que não há necessidade.” Irani Patriota

 

Para prevenir enchentes…

 

Isso já começa por uma atitude bem simples, bonita: não jogar lixo na rua. E, oh: não posso acreditar que você ainda faça isso… se fizer, nem me conta, pelamor!!!!

 

Para poupar energia elétrica…

 

Na minha reforma da casa optei pelo blindex transparente para maior aproveitamento da luz solar. Mara

 

Além disso, a Vânia Pinho | Casa de Boneca, evita o chuveiro elétrico sempre que possível. Inspire-se!

 

Para diminuir a produção de lixo…

 

 

Recentemente, comecei a compostar o meu lixo orgânico e, apesar de morar em apartamento,  a experiência tem dado muito certo! Já estou enviando menos lixo para os aterros sanitários e em breve terei um adubo orgânico de qualidade para as minhas plantinhas!” Carina | Zum Zum Verde

 

Quem já experimentou aproveitar coisas descobre o quanto é surpreendente e gratificante o resultado imediato que se pode alcançar dando cara nova às coisas velhas, sem contar que está sim colaborando com as causas ambientais. Gosto de guardar as caixas de presente, papel de seda, laços e fitas etc., há anos  que não preciso comprar esses itens de novo” Yvone | Casas Possíveis

 

Além do mais…

 

Em relação as práticas sustentáveis que fazem parte da minha rotina posso dizer que sempre carrego minhas ecobags, deixo as caixas das embalagens no supermercadoGeisa

 

Também é super interessante, nesse sentido, evitar o consumo dos produtos industrializados. Quando não for possível evitá-los, a gente pode fazer como a Adelaide | Eu sei… vou contar! , que dá a dica: “evito o uso de produtos industrializados e procuro comprar de empresas que tenham preocupação com o meio ambiente”.

 

Cada coisa em seu lugar…

 

E não custa lembrar: separar o lixo hoje em dia é superultramega básico, bem como jogar pilhas e baterias em local apropriado para isso.

Mais do que nunca, informe-se, inspire-se, faça a sua parte e colabore… a vida agradece!

 

Mais posts para você…


6 dicas para economizar água nas atividades domésticas


Bichas fêmeas em debate: filho de ecomãe, ecofilho é?

 

 

 

Redes Sociais

 

 

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@trololodemulher.com.br

16 comentários sobre “Sustentabilidade na casa de cada uma de nós: é possível?”

  1. Carina comentou:

    Oi Lidi! Nossa, amei seu post! Ficou muito didático!

    Sobre os 3 Rs, acho super importante tocar em um outro R que venho exercitando, o de REPENSAR. Sim, repensar sobre o consumismo exagerado, será que realmente precisamos de tudo o que temos e queremos? Acho que isso é fundamental para diminuirmos nossa pegada ecológica e ajudar a preservar o nosso planeta.

    Adorei ver minha composteira e ideias por aqui!! 🙂 Coloquei um link desse post lá no blog.

    Um beijo!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Carina!
      Ai que bom que tu gostou! =D

      Então, tua observação é bem pertinente.
      Sabe que tenho exemplos de pessoas bem perto de mim que compram porque o “produto estava na promoção e era bonito”, sem pensar sobre a necessidade dele e se era adequado ao seu estilo de vida e tals? Pois é… isso existe mesmo!

      Aliás, o consumismo foi objeto de discussão por aqui também… não sei se você viu: http://www.bichafemea.com/2011/09/23/consumismo/

      Em tempo, obrigada pela chamada no Zum Zum Verde para o Bicha Fêmea. Muito gentil de tua parte. =)

      Beijos,
      Lidi

  2. Rogéria Thompson comentou:

    Adorei o post!!!Bjs!!!

  3. Carolina Vieira comentou:

    Lidi, que tema mais legal este hein?
    Aqui em casa não tem desperdício de nada. Comida compramos o que vamos comer e sem olho gordo porque se sobrar muito ninguém vai querer comer. Água, produtos de limpeza sem desperdíco nenhum. E também tem a reciclagem aqui em casa sim. Compramos um lixo de reciclagem para facilitar e está sendo ótimo. Tem dia que nem acreditamos a quantidade de lixo reciclagem produzimos.
    Vamos cuidar do nosso planeta gente.
    Beijos :o)

  4. Maria comentou:

    Olá.
    Gostei muito do que aqui li e, se não a incomodar, vou copiar a sua imagem e colocá-la no meu blog, com o seu link.
    Costumo recuperar, recillar, poupar o que posso para evitar gastos de dinheiro e poupar a natureza.
    Está tudo muito mal por cá.
    Mas as pessoas ainda não poupam o que deveriam.
    Obrigado pelo post.
    Bom fim de semana.
    Maria

  5. Vânia Pinho comentou:

    Oi Lidi, o post está ótimo…até passei seu link para meu sobrinha dar uma olhada, pois ele me disse te tem um trabalho sob re sustentabilidade para fazer…ai achei que o post está bem completo e em linguagem fácil para ele que ainda pequeno.
    Eu penso que se cada um fizer a sua parte já estará colaborando e muito com o meio ambiente.

    bjuss e um lindo fim de semana
    Vânia Pinho

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Vânia!
      Estou feliz demais de saber que o post foi tão útil assim, até mais do que eu imaginava. =)

      Beijos,
      Lidi

  6. Sandra comentou:

    BOM FINAL DE SEMANA.
    COMO VOCÊ ESTÁ??
    PASSEI PARA DEIXAR MEU CARINHO.

    “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
    mas na intensidade com que acontecem.
    Por isso existem momentos inesquecíveis,
    coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.
    (Fernando Pessoa)

    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

  7. Carol Carneiro comentou:

    Gata, tá boa? Eu me enquadro nestas pessoas que costumam colaborar com o meio ambiente, reutilizo, economizo água, aproveito uma coisa ao invés de jogar fora logo…lógico que a gente sempre pode melhorar, mas ao poucos vamos descobrindo como podemos colaborar mais! bjs: Carol Carneiro

  8. Veronica Kraemer comentou:

    Lidi querida, eu amei este post, super útil , e com dicas preciosas!!!
    Muito obrigada!
    Bjosssssssssssss e uma semana abençoada pra ti
    Vero

  9. Flávia- Caiê comentou:

    Adorei o post Lidi!
    Super atual e com dicas maravilhosas.
    Aqui em casa eu separo o lixo, economizo energia elétrica e água, tento não trazer mais saquinhos para casa…vou me adaptando. Desperdício não entra aqui em casa!

    Bjos e saudades de passar por aqui!

  10. Pingback: Quer fazer boas compras no supermercado?
  11. Trackback: Quer fazer boas compras no supermercado?
  12. Pingback: Zum Zum Verde na blogosfera… sabe o que é isso?
  13. Trackback: Zum Zum Verde na blogosfera… sabe o que é isso?
  14. Pingback: Você aprecia a culinária de outros países?
  15. Trackback: Você aprecia a culinária de outros países?
  16. Pingback: Só em São Paulo se toma café da manhã na padaria?
  17. Trackback: Só em São Paulo se toma café da manhã na padaria?
  18. Adelaide comentou:

    Adorei é tão bom ver que várias pessoas estão enganjadas nesta proposta de salvar o planeta com pequenas ações. E precisamos cada vez mais “contaminar” familiares, amigos e vizinhos para que o futuro seja bem melhor.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *