Início » Corpo » Beleza » Você costuma promover a renovação da pele com a esfoliação?

Você costuma promover a renovação da pele com a esfoliação?

Se sua resposta for positiva, ponto para você! É através da esfoliação corporal e facial que há a remoção de pele morta, o que deixa a aparência corporal com ar novo e saudável, além de mais bonito. E não é isso o que a gente quer? Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados, porque o resultado pode não ser dos melhores se a gente fizer algo de errado.

 

Para que possamos ficar bem informadas sobre o processo de esfoliação da pele, eu entrevistei a Dra. Livia Pino, que é Dermatologista e sempre está por aqui, no Bicha Fêmea, tirando as dúvidas de beleza que temos. Confira as orientações e dicas da médica…

Bicha Fêmea > Há benefícios reais ao esfoliar a pele?

 

A esfoliação consiste na remoção da camada mais superficial da pele, que em geral já se destaca normalmente, e a parte da pele que descama e não percebemos a olho nu. A nossa pele está em constante renovação. A esfoliação consiste em acelerar este processo removendo a camada de células “mortas”.  Assim a pele fica mais fina e lisa. A esfoliação também permite uma melhor absorção dos cremes, então muitas vezes é usada antes de um tratamento corporal, por exemplo.”

 

BF > Há tipos diferentes de esfoliantes?

 

Sim, existem diversos tipos de esfoliantes. Esfoliantes para diferentes partes do corpo como os faciais, em geral mais delicados e com ativos específicos para esta área; corporais, em geral mais abrasivos”

 

BF > Qual a frequência ideal para esse tipo de cuidado com a pele?

 

A esfoliacao não deve ser feita em demasia, pois pode hiperestimular a produção de sebo (oleosidade) em peles oleosas, e ressecar ainda mais as peles secas. Outra dica que devem ficar atentos é com peles que têm muitos cravos: neste tipo de pele esfoliar demais pode promover a inflamação e gerar espinhas. ATENÇÃO: peles com acne inflamadas não devem usar esfoliantes, a não ser que seja orientado pelo dermatologista!! Esfoliação corporal apenas 1 vez por semana, caso contrário a pele ficará muito ressecada. Já a esfoliação facial, depende de cada tipo de pele, mas em geral é recomendada a cada 15 dias.”

 


Ilustração: stock.xchng

 

 

BF > E quanto aos lábios? Devemos esfoliá-los?

 

Existem excelentes esfoliantes labiais, mas muito cuidado com esta delicada região do corpo. A pele do lábio, na verdade, é uma mucosa, e por isso é muito sensível. Só recomendo em alguns casos.”

 

Dica de Dermatologista

 

A Dra. Livia Pino recomenda que é melhor evitar as receitas caseiras para esfoliação da pele do rosto, pois esse procedimento pode resultar em manchas. Já para o corpo, nas áreas mais grossas, a exemplo dos cotovelos, joelhos e pés, ela sugere uma receita antiga e bem simples: 4 colheres de açúcar mascavo + 1 colher de bepantol líquido + 1 colher de óleo de rosa mosqueta + 2 colheres de óleo de banho. Misture tudo e guarde em um pote bem fechado, que deverá ser armazenado num local fresco. Outra dica é de que após a esfoliação é importante tratar a pele do corpo com hidratação e a do rosto com vitaminas específicas recomendadas pelo dermatologista.

Segundo a Dermatologista, é importante que haja uma avaliação individual de cada paciente para alinhar qual produto é mais adequado para a esfoliação da pele. Entretanto, de maneira geral, há bons produtos no mercado e, de acordo com suas indicações, veja quais seriam boas compras:

 

Para o corpo:

 

Sabonete liquido de mel e cereais da NATURA – bem delicado para o corpo; Brown sugar body polish, da marca FRESH – AMO este esfoliante de açúcar mascavo; Esfoliante corporal da CAUDALIE com propriedades da uva.”

 

Para o rosto:

 

Dermotivin scrub da Galderma – para peles oleosas; Complex up gommage enzimatica da DERMATUS – com extrato de romã, especialíssimo.”

 

 

A Dra. Livia Pino atende na cidade do Rio de Janeiro e também edita o blog Dermatologia em Foco, onde seus posts são recheados de conteúdo com informações e dicas sobre cuidados com a pele, além de novidades em produtos. Você, que é uma bicha fêmea interessada em saber tudo para ficar ainda mais linda e luminosa, não vai perder, certo? Então, oh: clica bem aqui e aproveita, bonita!

 

Mais no Bicha Fêmea

Pescoço, costas e cotovelo: beleza da pele no Verão


Verão á vista: como evitar a acne e garantir a beleza da pele?


Tônico facial: você sabe a importância desse produto para a beleza da pele?

 
Acne nas costas e no colo: dicas de beleza para o Verão

 

 

 

Redes Sociais

 

 

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@trololodemulher.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *