Início » Corpo » Saúde » Filtros solares: além de proteção e saúde…

Filtros solares: além de proteção e saúde…

Antigamente quando a gente pensava em passar filtro solar já sabia como seria o resultado: pele toda melada! A associação de seu uso era somente a saúde e proteção. Não que isso seja algo ruim, muito pelo contrário… mas a gente queria mais!

 

Parece que a indústria de cosméticos ouviu nossos apelos, e com boa informação do que há no mercado hoje em dia, dá para associar o uso do filtro solar ao cuidado da saúde, mas também a experiência de desfrutar de produtos hidratantes, de uso fácil e que resulta numa pele gostosa de ser sentida logo em seguida. Quer saber o que há de novo por aí?

Eu quis, sim, saber quais as novidades nessa área. Afinal, o Verão está mesmo dando o ar da graça, e nunca é demais saber quais produtos podem me ajudar a curtir a estação de forma saudável, mas com texturas e propriedades que deixam a minha pele com toque gostoso tão logo eu use o cosmético. Você também tem essa necessidade, não é?

Para saber tudo sobre isso, consultei a Dra. Dermatologista Livia Pino, do Rio de Janeiro, que há muito marca presença no Bicha Fêmea e nos dá informações exclusivas para que fiquemos com a pele bonita e saudável.

O que tanto eu perguntei a Dra. Livia? Confira tudo, tome nota e fique muito bem informada sobre os filtros solares

Imagem: stock.xchng

 

Sobre o protetor solar em spray, há alguma vantagem sobre esse tipo de aplicador do produto com relação aos outros?

 

O filtro solar em spray é indicado para áreas extensas e pilosas (com pelos, como corpo de homem), facilitando o uso do filtro solar e a boa espalhabilidade. Porém deve-se ter atenção na forma correta de uso, observando se toda área foi coberta, para não ficar com queimaduras solares com aquele aspecto escorrido, sabe?”

 

Sobre o protetor solar que, de acordo com a embalagem, também facilita o bronzeado, o que tem de diferente em sua fórmula?

 

Existe uma enorme diferença entre filtros e bronzeadores. O primeiro protege sua pele e o outro acelera o bronzeamento, o que na minha opinião é contra indicado. As pessoas devem retirar da cabeça a ideia errada de que com filtro solar não se consegue o bronzedao. Consegue, sim! o Filtro solar impede ou tenta impedir a queimadura solar e não o bronzeado. Se você quer se bronzear, deve usar filtro solar, se expor nos horários adequados e de forma lenta e gradual e aumentar a ingesta de substâncias que contenha beta caroteno(como cenoura, abóbora) ou até nutraceuticos como o ineeov solar.”

 

Há protetor solar que dispensa o uso de hidratante?

 

Alguns filtros solares atualmente já possuem hidratantes em sua composição, o que facilita a vida dos pacientes. O ideal é que os pacientes procurem orientação do dermatologista para seu caso específico. Em geral, no rosto podemos utilizar filtro que já possua hidratante, como por exemplo o Anthelios da da La Roche Posay que possui ácido hialurônico em sua formulação. Mas no corpo, não indico dispensar a carga extra de hidratante corporal.”

“… no rosto podemos utilizar filtro que já possua hidratante, como por exemplo o Anthelios da da La Roche Posay que possui ácido hialurônico em sua formulação…”

 

Os protetores com tonalizantes para o rosto que, a princípio, dispensam a base, protegem como os demais?

 

Sim, atualmente possuimos diversos filtros solares com tonalizantes que são excelentes e conferem proteção adequada. Mas não confundir filtro com cor de base com maquiagem que possua filtro solar. As maquiagens com filtro não possuem da mesma forma que os filtros. Costumo dizer para minhas pacientes que são uma proteção a mais, mas não a única.”

 

Como identificar um protetor de textura levíssima?

 

Costumo orientar minhas pacientes que a busca do protetor ideal para sua pele requer um tempo. Cada pele reage de forma diferente aos cosméticos e com o filtro não seria diferente. Mas de regra geral, filtros solares em gel, serum, oil free e com ativos que controlem a oleosidade são mais leves.’

 

Alguma novidade para este Verão quanto aos protetores?

 

“A indústria cosmética está cada vez mais antenada quanto a necessidade de investir em pesquisas e lançar no mercado novos protetores que se adequem a pele da brasileira, que em geral tende a ser oleosa. Afinal, vivemos em um pais tropical onde nossas glândulas que produzem o suor são estimuladas diariamente. A La Roche Posay acabou de lançar um veículo novo de filtro solar em mousse que quando em contato com a pele vira uma espécie de pó que matifica a pele. A Vichy lançou o Capital Soleil, que possui ativos que controlam a oleosidade. Assim como outros lançamentos. O verão está chegando e o cuidado com o sol deve ser redobrado. Como falei no post do dia 24/10 no meu blog, o indice de radiação uv esta altíssimo já na Primavera, imagina no Verão!”

A Vichy lançou o Capital Soleil, que possui ativos que controlam a oleosidade.”

 

Para não esquecer…

1 – Não se expor entre as 10 e 16h;

2 – Usar filtro solar 20 minutos antes da exposição e reaplicá-lo a cada 2 horas;

3 – Em caso de exposição prolongada , utilizar além do filtro solar, roupas e chapeu que protejam mais a pele;

4 – Não esquecer de proteger suas ciranças;

5 – Beber bastante liquido.

Qual fitro vai na bolsa de uma bicha fêmea navegante?

Na dúvida, perguntei para as meninas que fazem parte da comunidade do blog no Orkut (se você não faz parte, por que não entra?), e a Luisa dividiu sua recomendação pessoal com a gente. Sabe o que ela disse? Confere!

“Eu uso o da RóC Minesol (actif unify) fator 60. Eu gosto dele porque não deixa a minha pele tão oleosa, isto é, depende do clima. Moro em Brasília, no período da seca minha pele fica com muito brilho (só neste período) porque ela é mista (minha pele), mas eu noto que ele protege bem a pele do rosto. Gosto muito dele! O preço dele é na faixa de R$ 60,00. Ele é um creme -gel!!”

Depois de ler este post, não há como você não sentir que está bem informada, certo? E a ideia do Bicha Fêmea é essa, compartilhar informação para que, dentre outras coisas, possamos aproveitar a vida e o sol de forma consciente.

Quer se manter ainda mais informada sobre os assuntos de beleza totalmente atrelados a sua sáude, então não deixe de acompanhar as atualizações da Dra. Livia Pino em seu blog, o Dermatologia em Foco. O blog é cheio de dicas sobre beleza, saúde, produtos, lançamentos e tudo o mais que um bicha fêmea precisa para ficar cada vez mais bonita e de pele saudável. Confere!

 

Mais no Bicha Fêmea…


Saúde da pele: é exagero usar tantos tipos de sabonete?


Maquiagem: quando ela vira assunto de saúde?


Pescoço, costas e cotovelos: beleza da pele no Verão.


Verão á vista: como evitar a acne e grantir a beleza da pele?

 

 

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@trololodemulher.com.br

Redes Sociais

Receba, assim como centenas de leitoras, o Bicha Fêmea no e-mail. | Assine. É grátis!

5 comentários sobre “Filtros solares: além de proteção e saúde…”

  1. Grazy comentou:

    Oi Lidi! Tudo bem?
    Adoro as matérias do Bicha Fêmea e essa sobre filtros solares está ótima! Lazer e proteção têm que andar juntos e assim a nossa pele agradece!

    Passa lá no blog! Será uma honra recebê-la!

    Um bjão!
    Grazy*

  2. Leticia comentou:

    Lidi,
    Faz um tempão que não dou as caras por aqui, né? O problema é que não me “aguento” quando vc fala de coisinhas de cosméticos… kkk!
    Eu uso o minesol oil control (fator 30)… faz um tempão. Tenho a pele mto oleosa e foi o único que me acertei. E posso afirmar que testei muitos! (você me conhecendo deve imaginar) Tanto que a minha dermatologista não troca este na minha receita.. consulta vai, consulta vem, continua por lá!
    Beijos!
    lelê

  3. Gladys comentou:

    Lidi, muito bom este post. Precisamos realmente nos preocupar e nos proteger cada vez mais. Ahhhh e não esquecer que mesmo não indo se expor diretamente ao sol precisamos aplicar o protetor.
    Bjs
    Gladys

  4. lenita comentou:

    Oi Lidi

    Os filtros são muito importantes, né. Não fico sem eles.
    A minha irmã sempre usou o Anthelios 50 e recentemente passei a usá-lo também e sabe que ele é bom mesmo, estou adorando.

    Bjão

  5. Valesca Bender comentou:

    Minha dica vai para quem tem pele oleosa e acneica: Eu uso o Helioblock da La Roche-Posay 40FPS específico para pele oleosa e acneica Fluide Extreme. É sem perfume, resistente a água e levíssimo! Recomendo. Beijocas, @valescabender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *