Início » Corpo » Beleza » Tônico facial: você sabe a importância desse produto para a beleza da pele?

Tônico facial: você sabe a importância desse produto para a beleza da pele?

Se você costuma ter pressa no ritual de beleza da pele e, em geral, acaba esquecendo de usar o tônico facial, tenho certeza que seus hábitos serão revistos após o final da leitura desse post. Por que, bonita? Hum… há uma série de benefícios que te deixariam mais linda ainda se você não fosse esquecidinha, sabia?

 

Para tirar todas as dúvidas que nós podemos ter quanto a esse produtinho, eu consultei a Dra. Dermatologista Livia Pino, do Rio de Janeiro, que também é blogueira e edita o Dermatologia em Foco. Quer ver o que ela falou a respeito?

Para te convencer de uma vez por todas da importância do tônico facial e para que você não negligencie mais o seu uso, saiba que os benefícios deles não são poucos. Para começar, é importante saber que o uso de sabonetes, maquiagens, demais produtos cosméticos e a poluição alteram o ph da pele, e é o tônico que proporciona o equilíbrio necessário nesse aspecto. Além do mais, ele trata a pele, dependendo do tipo de produto que você escolhe para atender ás necessidades que sua pele tem: pele oleosa ou sensível, etc. Como se não bastasse, o fato de ele controlar o ph da pele faz com que ela esteja mais preparada para receber os produtos que virão em seguida, a exemplo de hidratantes ou maquiagem, potencializando o efeito deles.


Imagem: ddrccl via stock.xchng

 

De acordo com a Dra. Livia, “podemos citar ainda outros benefícios como: tonificar, desobstruir poros, melhora a textura da pele, etc. A frequência e a indicação do uso de tônicos faciais devem ser avaliadas pelo dermatologista a cada caso. Mas em regra geral podem ser usados 1  a 2 vezes ao dia, logo após a limpeza da pele e antes de usar o hidratante, anti rugas ou filtro solar. Atenção para peles ressecadas e sensíveis que devem evitar o uso diário, pois pode agravar o ressecamento da pele. Em geral, a região dos olhos, boca e canto do nariz devem ser evitados, pois são áreas mais sensíveis e podem ser facilmente irritadas com cosméticos em geral, que não sejam específicos para estas áreas”, explica.

 

O que devemos levar em consideração na escolha do tônico quando o objetivo é:

 

Antes de mais nada, é preciso que se diga que a escolha do tônico facial deve ser orientada por um dermatologista porque isso implica na avaliação do tipo de pele da pessoa, além dos cosméticos que serão usados, da idade, etc. Mas em geral, algumas dicas podem ser adotadas para essa escolha. O que a Dra. Livia explica é o seguinte…

 

Combater/prevenir cravos e espinhas:

 

Nestas peles podem ser usados tônicos que possuam substâncias como ácido salicílico, ácido glicólico, que sejam oil free (livre de óleo). Tônicos com alantoína ou melissa podem ajudar na recuperação da pele e cicatrização de espinhas, já que são calmantes e descongestionantes.”

 

Reduzir a oleosidade:

 

Também podem ser utilizados tônicos com ácido salicílico, hamamelis, ácido glicólico, dentre outros.”

 

Evitar o envelhecimento da pele:

 

“Tônicos que contenham vitamina e, vitamina c, que são antioxidantes. Café verde, algas, pantenol, também são ativos que podem ser usados em tônicos para ajudar no rejuvenescimento.”

 

Pois é, bonita… depois de todas essas informações, o cuidado da pele vai ficar ainda melhor porque será feito com mais consciência do que é importante e nos deixa ainda melhor, não é verdade? Por isso é importante se informar, sempre!

E para isso, você pode passar a acompanhar as novidades e orientações da Dra. Livia Pino, que é  pós graduada em Dermatologia pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro, além de ser Professoa e Preceptora do Ambulatório de Pós Graduação em Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Todas as informações e dicas que essa profissional tem para te dar são acessíveis no blog que ela edita, o Dermatologia em Foco. Aproveita!

 

Mais no Bicha Fêmea…

 

Saúde da pele: é exagero usar tantos tipos de sabonetes?

Maquiagem: dicas, truques e pitacos by bichas fêmeas navegantes.

Maquiagem: quando ela vira assunto de saúde?

Beleza na vida real: dicas, truques e trololó…

Dicas de beleza: maquiagem para peles negras.

 

Navegue no Bicha Fêmea: Início > Corpo > Beleza

E-mail: bichafemea@trololodemulher.com.br

Twitter | Facebook

9 comentários sobre “Tônico facial: você sabe a importância desse produto para a beleza da pele?”

  1. Vânia Pinho comentou:

    Oi amiga….só você mesmo pra dividir estas imformações com a gente. Pra falar a verdade eu não sabia dos benefícios do tônico facial…agora que aprendi um pouco, vou adquirir e começar a usá-lo antes do verão chegar e deixar a pele preparada para o sol.

    bjssss amada

    Vânia Pinho

  2. Blog TeenTação comentou:

    Oi Flor, acabo de conhecer seu blog, gostei muito daqui, gostei tanto que já virei seguidora….passa no meu bloguito e segue tbm Ok!

    Gostei das dicas..sou louca por produtos de pele, principalmente para o rosto!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Olá!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea! 🙂
      Assim que possível, passo no seu blog para fazer uma visita, viu?

      Beijos,
      Lidi

  3. Pingback: Dicas de cosméticos para manter a beleza de uma bicha fêmea e dia!
  4. Trackback: Dicas de cosméticos para manter a beleza de uma bicha fêmea e dia!
  5. Pingback: Verão á vista: como evitar a acne e garantir a beleza da pele?
  6. Trackback: Verão á vista: como evitar a acne e garantir a beleza da pele?
  7. Pingback: Pescoço, costas e cotovelo: beleza da pele no Verão.
  8. Trackback: Pescoço, costas e cotovelo: beleza da pele no Verão.
  9. Pingback: Você costuma promover a renovação da pele com a esfoliação?
  10. Trackback: Você costuma promover a renovação da pele com a esfoliação?
  11. Heidi Lanzellotti comentou:

    Adorei o post, não deixo de usar tônico facial, sempre depois de lavar o rosto pela manhã, antes de usar maquiagem e depois que tiro a maquiagem antes de dormir, atualmente uso o da Yes! Mas já encomendei o da L’Bel para peles oleosas.

  12. Pingback: Tudo Sobre | Tônico facial «
  13. Trackback: Tudo Sobre | Tônico facial «

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *