Início » Corpo » Saúde » Creme e enxaguante bucais de ação clareadora: isso funciona?

Creme e enxaguante bucais de ação clareadora: isso funciona?

É só sentar um instante diante da TV e logo a gente começa a ser exposta ás propagandas milagrosas dos cremes dentais e enxaguantes bucais de ação clareadora, não é verdade? Parece um milagre! A promessa é de que se a gente usa esses produtos, ficará com dentes perfeitamente brancos… tinindo!

 

Você já se perguntou se eles realmente funcionam? Eu já, e busquei consultoria profissional para a edição deste post. Confere!

Para tirar minhas dúvidas e, suspeito, as suas também, procurei a Dra. Ana Paula Pasqualin Tokunaga, que é Cirurgiã-Dentista e blogueira também. Ela edita o blog Medo de Dentista desde Julho de 2010 quando, segundo ela, “ resolveu tomar para si a tarefa de explicar de forma simples e bem humorada tudo o que acontece dentro de um consultório odontológico, visando sempre incentivar o hábito da prevenção em saúde bucal.”

Acompanhe as orientações da Dra. Ana sobre o uso desses produtos:


stock.xchng

Cremes dentais e enxaguantes bucais com ação clareadora realmente cumprem o que prometem?

Não. Não há como se obter um clareamento dental efetivo usando esses produtos. E isso por um motivo simples: cremes dentais e enxaguantes bucais não contêm em sua formulação as substâncias clareadoras ou, quando contêm, é em quantidade irrisória, “só pra constar”. As pastas “clareadoras”, na verdade, costumam ser muito abrasivas, ou seja, removem manchas superficiais desgastando a superfície do esmalte dos dentes. Mas isso, a longo-prazo, pode até levar a problemas de sensibilidade dental. Quanto aos enxaguantes bucais, não vejo relevância alguma em seu uso para esse fim. Há quem diga que eles provocam um “efeito óptico” que faz com que os dentes sejam enxergados como mais brancos por um certo período após o seu uso, mas não sei dizer se isso procede.”

 

Eles podem ser usados diariamente?

 

Os cremes dentais sim, pois mesmo não clareando os dentes eles continuam sendo efetivos contra outros problemas bucais, como a cárie e a gengivite. Mas, pela característica que têm, talvez seja melhor substituí-los por um produto menos abrasivo. Já os enxaguantes bucais, “clareadores” ou não, eu não recomendo, e eu mesma não uso nenhum. Esses produtos não devem ser usados de forma contínua se não houver indicação do dentista. Eles no máximo participam como coadjuvantes na higiene bucal, mas certamente não são essenciais como se prega por aí. O principal é uma escovação dental assídua e realizada dentro da técnica. Consultem seus dentistas a respeito!”

 

Qual a frequência ideal e o que acontece se houver exagero?

 

“Cremes dentais, a cada escovação. Não há muito como exagerar, lembrando que é importante não engoli-lo. Quantos aos enxaguantes, só devem ser usados quando prescritos pelo dentista, pelo tempo e frequência recomendados e do tipo certo para o caso. Eles podem alterar o paladar e assim como matam bactérias “ruins” matam também as bactérias “boas” (sim, nem todas são inimigas). E isso causa desequilíbrio na flora bucal. Ainda, os enxaguantes que contêm alcool, agridem a mucosa e devem ser evitados.”

 

Mais no Bicha Fêmea…

 

Saúde da pele: é exagero usar tantos tipos de sabonetes?

Maquiagem: quando ela vira assunto de saúde?

Quanto você já bebeu de água hoje?

Cirurgia bariátrica e os cuidados esseciais para o sucesso.

Registre e emagreça!

 

Navegue no Bicha FêmeaInício > Corpo> Saúde

Junte-se aos + de 1.000 seguidores do Bicha Fêmea no Twitter. Corre! | @bichafemea

Entre na grande rede de amigos do Bicha Fêmea no Orkut. Atualize-se! | Adicione!

Conheça o Mercado de Artes, a loja virtual do blog Bicha Fêmea. | É por aqui, basta clicar!

5 comentários sobre “Creme e enxaguante bucais de ação clareadora: isso funciona?”

  1. Raissa comentou:

    Interessante Lidi,

    eu sempre me iludi em relação a isso, pois queria muito clarear os dentes sem que pagasse muito caro, mas pelo visto pode fazer é mal utilizar esses produtos.

  2. Deise comentou:

    Não consigo usar esses branqueadores por mais de 3 dias. Eles começam a ferir meus lábios, arde muito e fico ultra-sensível! Se fossem eficazes, eu não poderia usá-los. O melhor é fazer o clareamento no dentista mesmo. Bjks

  3. Pingback: Você sabe mesmo cuidar da higiene dos dentes?
  4. Trackback: Você sabe mesmo cuidar da higiene dos dentes?
  5. Maria comentou:

    Eu já usei uma pasta clareadora e funcionou, mas ouvi dizer que agridem os esmaltes dos dentes, eis o motivo de clareamento…

  6. marcelo borille comentou:

    Os enxaguatórios clareadores na verdade ajudam a manter os dentes brancos e não clareiam os dentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *