Início » Corpo » Saúde » Saúde da pele: é exagero usar tantos tipos de sabonete?

Saúde da pele: é exagero usar tantos tipos de sabonete?

Como eu, aposto que você usa diferentes tipos de sabonete para as várias áreas do corpo, correto? Será que você já ouviu alguém falar que isso é totalmente desnecessário? Se sim, essa é a hora de tirar a dúvida.

Quem responde essa questão com exclusividade para o Bicha Fêmea é a médica dermatologista do Rio de Janeiro, Dra. Livia Pino, que também é blogueira e edita o Dermatologia em Foco.

A Dra. Livia, que edita o blog abastecendo o espaço com posts cheios de informações e dicas de produtos para a beleza e saúde da sua pele, explica que não há exagero algum quando usamos diversos sabonetes com finalidades distintas. E sabe o porquê? É ela quem esclarece: “A pele do rosto é completamente diferente da pele do corpo. Em geral, é uma pele mais sensível e assim requer cuidados mais específicos. Usar o sabonete do corpo no rosto não vale a pena, em geral”.

A dermatologista prossegue esclarecendo e justificando a necessidade desse tipo de cuidado, exemplificando o que pode acontecer numa cidade litorânea, como é a capital carioca: “é muito comum em cidades quentes e úmidas como o Rio de Janeiro, a pele do rosto ser oleosa e a do corpo ressecada. Por isso, devemos escolher sabonetes específicos”, ensina.

A oferta de produtos para as tantas necessidades que temos é enorme, não é? Não me admira que fiquemos atordoadas muitas vezes, sem saber direito o que levar em consideração na nossa compra quando queremos escolher o sabonete para o rosto, o corpo e ainda para a região íntima. Lancei a dúvida para a médica, que esclarece o seguinte para a gente:


Imagem: stock.xchng

O que levar em consideração na hora de escolher um sabonete para:

Rosto – Se a pele é oleosa, usar sabonetes que tenham ativos para controle da oleosidade, como zinco pca. Se a pele é acneica ou oleosa com tendência a acne, usar  sabonete que contenha ácido salicílico e enxofre. Se a pele é sensível, como nos casos de rosácea, usar sabonetes que não causem mais irritação na pele e que possuam ativos calmantes.

Corpo – Em geral nossa pele do corpo precisa de agentes hidratantes. Em geral recomendo uso de sabonetes mais neutros (para evitar alergias) e que contenham ativos hidratantes como óleo de amendoas doce, óleo de semete de uva, manteiga de karite, etc.

Áreas íntimas – Sabonetes para esta área devem ser dermatologicamente e ginecologicamente testados. De preferência estes sabonetes não devem possuir muita cor, nem muita fragrância. Uma vez que isto pode gerar alergias (dermatite) nesta região delicada.

Há algum tipo de sabonete que sirva para tudo?

Você já se perguntou sobre isso, com o intuito de simplificar o dia a dia? Bom, pelo visto ainda não inventaram algo que atenda a essa necessidade. Olha o que explicou a Dra. Livia: “em geral, não. Se voce tem uma pele bem ressecada, tanto do rosto como do corpo, até pode usar o mesmo sabonete hidratante, mas esta não é a regra”.

Agora é não esquecer das dicas na próxima compra de sabonetes na farmácia ou no mercado. Informe-se para ter saúde. Sempre!

Mais no Bicha Fêmea…

Maquiagem: quando ela vira assunto de saúde?

Quanto você já bebeu de água hoje?

Cirurgia bariátrica e os cuidados essenciais para o sucesso.

Registre e emagreça.

Colesterol alto? Invista na reeducação alimentar!

Navegue no Bicha FêmeaInício > Corpo> Saúde

Receba, assim como centenas de leitoras, o Bicha Fêmea no e-mail. | Assine. É grátis!

Junte-se aos + de 1.000 seguidores do Bicha Fêmea no Twitter. Corre! | @bichafemea

Entre na grande rede de amigos do Bicha Fêmea no Orkut. Atualize-se! | Adicione!

Conheça o Mercado de Artes, a loja virtual do blog Bicha Fêmea. | É por aqui, basta clicar!

 

17 comentários sobre “Saúde da pele: é exagero usar tantos tipos de sabonete?”

  1. Ly Mello comentou:

    Eu uso um pro rosto, um pro corpo e um sabonete íntimo, tá certinho, né? rsrs

    Beijocas.

  2. Andrea Cristine comentou:

    Há muitos anos, como tenho pele oleosa, uso um específico e líquido, pois os de barra mesmo para oleosidade, pra mim são horríveis. No banho sempre sabonete líquido e o íntimo também muito importante. Já passei pra minha filha de 10 anos o uso do íntimo, pois é visível que ele mantém a região íntima mais saudável.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Andrea!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea! 🙂

      :*
      Lidi

  3. Deise comentou:

    Eu usei por muito tempo sabonete de glicerina sem perfume no rosto, corpo e área íntima. Quando minha pele começou a ficar mais sensível e perder a oleosidade, passei a usar sabonetes para cada área separadamente. Afinal, com a idade a pele muda, e também temos alterações na área íntima, como a mudança de ph. Muito oportuno esse post! Um abraço

  4. Katia Bonfadini comentou:

    Lidi, que legal ler essa matéria! Aprendi bastante e, na verdade, sou bem diferente de você e bastante relapsa com os cuidados para a pele. Uso o sabonete que tiver em casa, mas tenho uma quedinha pelo de limão da Natura. Como é mais caro, uso de tempos em tempos e no dia a dia, oprto por qualquer um, vou confessar, escolhendo-o pelo preço mais baixo. Valeu pela ótima matéria! Bjs!

  5. Isabela Morais comentou:

    Gostei da matéria. Eu tbm uso 1 para o rosto effa-clair (acho q é assim q se escreve), 1 pro corpo (natura) e 1 sabonete íntimo.

  6. irleyse comentou:

    Oi Lidi, eu como muito tb uso pure zone para rosto, 1 intimo e um pro corpo que é sagrado o phebo, mais um intimo, mais um esfoliante…hehe, agora se quero pra tudo de uma vez só como nas viagens que nào rola levar todos aposto no dove apesar de odiar o cheiro…hehe. Mulher é fogo né?! Bjus

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Eita, Irleyse!
      Sabe que ainda peco em conseguir levar somente um sabonete quando viajo?
      Gostei da tua estratégia, e da sugestão do sabonete Dove. Preciso me lembrar disso na próxima viagem. 😉

      Beijo,
      Lidi

  7. Pingback: Sabonete é tudo igual? | Fashion Spill
  8. Trackback: Sabonete é tudo igual? | Fashion Spill
  9. Amanda comentou:

    Amei esse post, super informativo ,afinal um bom sabonete pode dar aquela diferença na pele, ainda meais neste inverno que a pele tende a ficvar super ressecada!!
    beijuuu
    blog: http://www.sermulhereomaximo.com.br
    loja: http://www.sermulhereomaximo.com

  10. Pingback: Creme e enxaguante bucais de ação clareadora: isso funciona?
  11. Trackback: Creme e enxaguante bucais de ação clareadora: isso funciona?
  12. Pingback: Tônico facial: você sabe a importância desse produto para a beleza da pele?
  13. Trackback: Tônico facial: você sabe a importância desse produto para a beleza da pele?
  14. Pingback: Tônico facial: você sabe a importância desse produto para a beleza da pele?
  15. Trackback: Tônico facial: você sabe a importância desse produto para a beleza da pele?
  16. Juliana comentou:

    Gostaria de saber se o sabonete dove ou sabonete de glicerina para bebe é bom para a pele do rosto e do corpo?? E qual é o creme recomendado pra o corpo e para o rosto??

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Juliana!
      Sugiro que você entre em contato com a Dra. Lívia Pino a fim de tirar suas dúvidas, sim?

      Beijos,
      Lidi

  17. Pingback: Pescoço, costas e cotovelo: beleza da pele no Verão.
  18. Trackback: Pescoço, costas e cotovelo: beleza da pele no Verão.
  19. Pingback: Filtros solares: além de proteção e saúde…
  20. Trackback: Filtros solares: além de proteção e saúde…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *