Início » Decoração » Escritório » Como organizar um home office?

Como organizar um home office?

Hoje em dia está ficando cada vez mais comum as pessoas trabalharem em casa mesmo, não é verdade? O escritório em casa acabou sendo chamado home office e ganhou importância. Talvez pelo fato de ser em casa, de não ter um chefe fiscalizando, muitos convivem com a falta de organização nesse espaço, o que interfere no redimento. Esse é o seu caso?

Saiba que você não está sozinha, bonita. Uma moça chamada Joanna Wilson, que não é brasileira, tinha um escritório em casa bem caótico. Graças ás dicas e ajuda de Peter Walsh, expert em organização, as coisas mudaram de figura na vida dela. Quer ver quais dicas a ajudaram tanto?

Joanna é fotógrafa, eu sou blogueira…e você, o que é? Artesã, jornalista, contadora, médica, professora, dona de casa? Não importa! Se você tem um canto para estudos, pesquisas, trabalho, etc., e está cansada do ambiente de bagunça no qual esse canto se transformou, vai gostar de ver que com soluções e atitudes simples muita coisa pode melhorar…

Está vendo o escritório de Joanna? Você se reconhece nele de alguma forma? Acho que muita gente se reconhece, para falar a verdade. E foi para ajudar muitas de nós que o caso dessa moça foi publicado nesta matéria, no site da Oprah. Vamos aprender as dicas?

Cada um com seu cada um…

Se você não consegue achar as coisas com facilidade no seu escritório, o ponto de partida, segundo Peter, é separar tudo o que há no espaço por funcionalidade. Foi o que Joanna fez e descobriu, por exemplo, o quanto de espaço precisaria para acomodar cada grupo de objetos que tinha, e mais, percebeu que tinha duplicatas de itens, a exemplo de grampeadores. Além disso, a moça também se deu conta de que guardava equipamentos que não usava mais. Você desconfia de que isso tudo também possa estar acontecendo com você? …xiiiii

Quanto tempo você gasta para achar uma conta a pagar?

Se você leva muito tempo para isso, está na hora de pensar numa forma de resolver esse problema, não é verdade? O dia a dia obriga a gente a acessar documentos importantes com frequência, a exemplo da conta que vai vencer ou a receita para comprar aquele remédio importante mês a mês. Além disso, quando você precisa arquivar uma nota fiscal ou algum recibo, como faz? Se a gente insiste em guardar tudo de qualquer jeito, pode parecer inofensivo num primeiro momento, mas ao longo de meses o tempo que se perde para localizar esses documentos faz a gente ficar bem estressada, não é verdade?

Na minha casa, as pastas onde os documentos ficam arquivados têm apenas uma cor, e elas são identificadas por etiquetas que também têm uma cor apenas. Entretanto, o guru de organização aconselha a usar um esquema de cores, porque é mais fácil e rápida a identificação visual. Então, bonita, fica a dica! Você pode lançar mão de pastas coloridas, ou etiquetas coloridas, para identificar cada local onde ficam documentos como: receitas médicas/exames, contas pagas, contas a pagar, notas fiscais, recibos, etc.

Tudo que é demais faz mal…

Você sabe que essa regra se aplica a quase tudo nessa vida, não é? E por que seria diferente com seu escritório? Sendo assim, aceite uma verdade: é impossível você guardar um mundo de coisas no seu escritório. Então, quando o espaço estiver saturado, aprenda a se livrar de algo quando você trouxer uma novidade. Comprou um livro novo? Doe um que você já tenha. Você precisa mesmo de tooooodas as canetas que você tem? Por que você tem tantos CDs em branco se nem sabe quando ou como vai usá-los?…e isso serve para muitas outras coisas. Fica atenta!

Use o espaço que você tem de forma criativa!

Ter pouco espaço nem é mais novidade hoje em dia, não é? Imagino que o ambiente que você dispõe seja mínimo também. A dica de Peter é usar a criatividade para criar locais de armazenamento. Então pense que suas paredes podem ser bons locais para colocar uma pequena prateleira, e até a porta do ambiente pode servir como refúgio de alguns objetos. Olhe em volta e descubra o que pode te ajudar nesse sentido.

Confira mais ideias possíveis para o seu escritório lendo o post com soluções simples de decoração e organização para home offices já publicado no Trololó de Mulher.

É olhando que se aprende…

A imagem da moça feliz da vida com o espaço organizado é bem sugestiva, não é? Quem não gostaria de se sentir assim também? E o que é que tem no escritório dela que a gente bem que poderia adaptar ao nosso? Confere!

1 – Tenha um mural de recados. Se você ainda não tem um, saiba que ele é muito útil para deixar ao alcance dos olhos os lembretes das coisas superultramegaimportantes a serem executadas.

2 – Use acessórios que organizam e enfeitam para acomodar lápis, caneta e cartões de visita.

3 – Providencie um gaveteiro de rodinha, assim ele pode sair de baixo de sua mesa durante o dia, enquanto você estiver trabalhando, e voltar para lá á noite, liberando o espaço de circulação. Para quem tem pouco espaço e usa a sala como home office, por exemplo, é uma dica de solução.

4 – Personalize um nicho para caixas cheias de estilo. Por poucos dinheirinhos, será que seu marceneiro não faz um módulo de madeira com quatro nichos para você? Preencha esses nichos com caixas escolhidas a dedo e, voilá! Você terá um cantinho bonito para guardar papel, suprimentos de escritório ou o que mais você precisar. Copie a ideia!

Imagens: Oprah

Mais no Trololó de Mulher…

Siga 10 passos e o canto da bagunça deixará de existir!

4 passos e sua “gaveta da bagunça” ficará impecável!

Organização de escritório ou home office: dicas.

ASSINE!

19 comentários sobre “Como organizar um home office?”

  1. Jussara Gehrke comentou:

    bem que eu tento me organizar, mas vira e mexe tudo fica bagunçado de novo, ainda divido o escritório de casa com meu marido, as coisas vão surgindo não sei de onde!!…rs

    bjs
    Ju

  2. Glaucia comentou:

    Sabe um sonho que eu tenho? Um escritório bem organizadinho, com espaço para artesanato, cantinho de costura….afff to até suspirando!

  3. Margaret comentou:

    Sabe Lidi, meu canto de trabalho é extremamente organizado, uso pasta com etiquetas para arquivos, so coloco nele o que realmente vou usar mas nunca estou satisfeito com ele. Porque eu nao acho bonito da forma que está.
    E na verdade, embora tenha uma sala inteira só pra mim, essa sala é um misto de coisas. Ela é meu atelier, é o lugar onde vejo minha tv (separado de Bi porque temos gostos diferentes na programação) é onde invento minhas artes e em uma das paredes é meu escritorio.
    Ate tenho fotos dele no blog e o meu objetivo é: sentar no sofa pra ver tv, olhar o cantinho onde trabalho e pensar: sim…agora ta perfeito.
    Então o meu caso é: quero conciliar um escritorio organizado com um escritorio bonito.
    Um dia conseguirei a parte do bonito…rs
    Beijocas
    (tu viu como eu to mocinha, volta e meia comentando?) rs

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Ô, Margaret! Mas tu nunca está satisfeita com nada, né? É da tua natureza ter um “siricotico” para mudar a decoração da casa… quer apostar quanto que quando tu jurar que chegou no ponto ideal da decoração/organização do teu escritório/ateliê/sala de tv tu vai querer mudar tudinho? …rsrsrsrsrsrs…

      Ah! Quanto aos comentários? Tô vendo! Tu tá mocinha mesmo? 😀

      :*
      Lidi

  4. Glaucia comentou:

    Lidi, achei uma foto de geladeira amarela e me lembrei na hora dos papos contigo sobre o meui chinelão amarelo!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      E tu teria coragem de pintar tua geladeira de amarelo? 🙂

      Lidi

  5. roberta comentou:

    nossa estou precisando me organizar melhor… rs… aqui em casa ja virou tudo office, hihi
    um bj doce
    Ro
    http://www.docesabobrinhas.com

  6. Edna Sampaio comentou:

    Oi Lidiane td bem?
    Você como sempre nos mostrando como é bom ter um ambiente organizado,gostei muito e vou até fazer umas mudanças aqui em casa.Passei para te mostrar o endereço do meu blog:
    universofeminino-edna.blogspot.com/

    Espero sua visita…Bjs!

  7. Ale Coelho comentou:

    Lili, adorei esse post.

    Eu trabalho em home office (o trabalho oficial) e é uma loucura… Paparicos e relatórios se confundemum caos!! Rss

    Bom, vamos ver se seu post me inspira um pouquinho!!

    Bjinhos

  8. Rosana comentou:

    Oi, Lidiane!
    Poxa, está lindo o seu blog, menina! Parabéns!
    Adorei estas dicas para o home office!.
    Um grande beijo
    ro
    http://www.simplesdecoracao.com.br

  9. Maria Araújo comentou:

    O meu escriotorio é espaçoso. Tenho alguma “tralha” arrumada a um canto, que foi retirada de um quarto, para fazer o closet.
    Não sei onde guardar isso.
    Tenho várias estantes e mesmo assim, ainda há muito para decoprar e arrumar.
    Nas férias de Verão tenho de me dedicar a estas arrumações e decorações. Até porque tenho quadros para colocar na parede.
    Tanto para organizar!
    Bom post.

    Beijinho

  10. Elaine Cunha comentou:

    Lidi, eu preciso do Peter Wash aqui no home office do marido! Como faz? 😉

    Meu sonho é ter meu lugarzinho também…

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Não dá para dividir o canto do marido contigo, Laine?
      Aqui o escritório é dividido, tem duas posições de trabalho. 🙂

      :*
      Lidi

      1. Elaine Cunha comentou:

        Amiga, pior que sim!
        Por isso, preciso do Peter Wash! Para ele abrir mais espaço! rs

        #sonhodeconsumo.

        1. Lidiane Vasconcelos comentou:

          Eita!
          Então a situação de bagunça ‘tá dramática mesmo! …rsrsrsrsrsrsrs…

          :*

          1. Elaine Cunha comentou:

            Amiga…

            Tá sim. Livros e mais livros, material de faculdade, trabalhos de alunos, equipamento e estúdio de foto…

            Casa de prof jornalista e amante dos livros é assim.

            Mas aqui levo a risca nosso acordo:

            Seu home, seu espaço. Não bagunçe o resto da casa! 😉

            Ah, Peter… pode vir aqui?

            Bjos

  11. Pingback: 3 ideias vintage que organizam seu ateliê com charme. Inspire-se!
  12. Trackback: 3 ideias vintage que organizam seu ateliê com charme. Inspire-se!
  13. Pingback: Escritório em casa: ideias simples e baratas para organização.
  14. Trackback: Escritório em casa: ideias simples e baratas para organização.
  15. Pingback: Os livros em sua casa estão organizados?
  16. Trackback: Os livros em sua casa estão organizados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *