Início » Corpo » Beleza » Mãos: segredos e cuidados das unhas, pele e afins…

Mãos: segredos e cuidados das unhas, pele e afins…

Você que anda navegando pela blogosfera, já deve ter notado que as unhas estão cada vez mais em alta na lista de partes do corpo a serem cuidadas. Mas se você ainda pensa que elas são o centro das atenções, e os esmaltes são os únicos produtinhos usados, vai ver que há outros itens que acabaram entrando na lista das mulheres que querem manter a beleza das mãos como um todo.

Confira e veja o que as leitoras contaram sobre o que fazem e o que usam para deixar todo o conjunto da obra ainda mais bonito…

 

 

Lidi, para hidratar , eu passo azeite nas unhas  e deixo por 10 minutos. Esse azeite comum de salada. Fazendo isso descobri que minhas unhas ficaram mais fortes e pararam de quebrar tanto.” Janice | Essa sou eu

 

A minha dica para unhas lindas é muito creme para as mãos! Não basta hidratar, tem de fazer aquele carinho nas cutículas. Por falar em cutículas, quando elas estão muito secas e o creminho não está dando jeito, uso Bepantol e depois dou uma empurradinha nelas, retiro só o excesso. Agora uma coisa que pra mim não adianta nada e ainda piora um pouco a situação é passar base antes do esmalte, eu tinha duas unhas aqui que não cresciam, eram fracas e lascavam muito, por isso eu vivia testando as bases antes do esmalte. Uma amiga que é manicure me disse para testar umas semanas esmaltar sem a base, e foi o que fiz. Minhas unhas melhoraram e estão mais fortes. Antes de esmaltar só hidrato, não uso mais as bases. No momento ando apaixonada por esmalte craquelado, mas se me conheço logo troco de paixão! Os esmaltes flocados eu odiei!!!!” Glaucia | Super Criativo by Glau

 

Meus cuidados com as unhas é sempre estar com uma base nelas, mesmo que as unhas não estiverem feitas é bom sempre estar protegendo com uma base fortalecedora no dia a dia da dona de casa.” Marília | Coisas da Gigi

 

O que aprendi de importante é que não devemos retirar as cutículas, pois elas protegem a unha, evitando ou diminuindo a chance de sermos infectados por bactérias e afins. Porém, creio que falta informação e ampla divulgação de produtos que cuidem das cutículas para este nicho de mercado, pessoas que não retiram a cutícula. E dizem que nem empurrar é bom… Como disse, nunca gostei da ideia de tirar cutícula, e só fiz isso 2x na minha vida: quando fui madrinha de um casamento e no meu casamento. O que costumo usar é o Mira-Cuticle da Avon. O ideal é usar no mínimo 3x ao dia, todos os dias. Já ouvi indicações também para usar a pomada Bepantol – aquela que é contra assaduras – e soube há pouco tempo de uma cera da Granado. Ainda não usei esses dois, mas ouço maravilhas!

 

Cera nutritiva unhas e cutículas da GRANADO – Produzida com cera vegetal de cereais associada ao leite de aveia e uma combinação de silicones que juntos promovem hidratação, maciez e regeneração das cutículas, dando brilho e um belo aspecto às unhas com toque não oleoso.

 

E uma dica básica e importantíssima: manter as mãos e unhas sempre hidratadas! Recomendaram o Vasenol mãos e unhas e o Q10 da Nivea. Este último eu uso e SUPER aprovo! Com bem pouquinho consigo hidratar bastante minhas mãos e de quebra ainda protege contra sinais do envelhecimento (porque não adianta cuidar do rosto e deixar a mão enrugada, né? rs)” Silvia Azevedo | Uma pitada de cada coisa

 

CREME ANTIIDADE PARA MÃOS Q10 PLUS da NIVEA – Preserva a beleza natural da sua pele e previne os primeiros sinais de envelhecimento.

 

stock.xchng

Agora, vem cá… vamos combinar que este post não está acabado? Tenho por aqui as minhas desconfianças que você tem uma dica das boas para dividir também. Não quer contar seus segredos no cuidado das mãos e unhas, bonita? Vai lá nos comentários e revela…

 

ASSINE!

45 comentários sobre “Mãos: segredos e cuidados das unhas, pele e afins…”

  1. Glaucia comentou:

    Eu já usei a cera da Granado e não gostei. Além de pagar caro ( 18 reais um potinho pequenininho) não obtive um resultado satisfatório. Gosto mais da Luvas de Silicone do Avon.
    Fiquei com vontade de usar o Mira-Cuticle da Avon.
    Beijos
    Glau

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Esse “Luvas de Silicone da Avon” que você fala é um hidratante de mãos né, Glaucia?

      Lidi

  2. Tati comentou:

    que post bom pra começar a semana, hein?
    meu lado “mulherzinha” ficou todo animado….
    adorei todas as dicas, mas o que eu vou voando comprar é esse creme anti-idade. sabe que mão de “arteira” vive sujeita a mil produtos e confesso que sou bem preguiçosa para usar luvas, então vou correndo ver se evito o revelar os a mais que dei para as mãozinhas, expondo a tanta coisa… kkkk
    beijos, beijos

    1. Silvia Azevedo comentou:

      E este creme é bom mesmo! Amacia sem deixar a mão engordurada. Basta usar bem pouquinho, daí rende bastante.

  3. Tati comentou:

    “evito revelar os anos a mais que dei para as mãozinhas”
    desculpa aí…

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Tati, mas ás vezes só a falta de hidratante básico dá a impressão que a mão envelheceu. Quando eu “vacilo” e passo menos do que deveria, sinto que a pele da mão muda mesmo, e quando revejo o meu comportamento e passo a usar mais, a pele fica bemmmmm melhor. Passar um antiidade deve deixar a mão num estado “pipôco do trovão” de maciez, né? …rsrsrsrsrsrs… 😉

      :*
      Lidi

      1. Tati comentou:

        pois é esse estado que to querendo… kkkkkkkkkkk
        com ctza Lidi, não dá pra ficar sem hidratar!
        sou do tipo que carrega hidratante na bolsa, mas não tem adiantado muito to precisando de algo mais power!!!
        vou ver se dá resultado e conto aqui.
        beijos

        1. Silvia Azevedo comentou:

          E nem é tão caro, viu, meninas!

  4. Janice comentou:

    Adorei ler as dicas e regredinhos de cada uma…rs
    Beijo:)
    Janice

  5. Susana Delvan comentou:

    Eu uso a pomadinha da granado e acho uma maravilha, além do cheiro ser uma delicia! O potinho é bem pequeninho mas rende que é uma beleza!! Tenho o meu desde o início do ano e acho que não tá nem na metade, desde então não tirei mais a cutícula, é uma maravilha!!!

  6. Carina comentou:

    Oi Lidi!
    Adoro cuidar das minhas unhas! Sou uma ex-roedora e hoje tento mantê-las em ordem para não voltar com esse vício horrível!
    Nunca tive muito hábito de ir à manicure e por isso raramente tirava as cutículas e cuidava das unhas. Fui roedora por muitos anos e minhas unhas eram muito feias. Mas, através dos blogs aprendi deixá-las bonitas e hoje tenho uma coleção de quase 100 esmaltes (hoje me controlo mais!) e adoro pintá-las toda semana (quando tenho tempo pinto mais vezes)!
    Eu tenho os seguintes cuidados diários: utilizo uma escovinha de unhas durante o banho, assim massageio as cutículas e realizo uma leve esfoliação, o que controla o crescimento delas. Durante o dia uso a cerinha Granado e um creme para mãos da Risque (são ótimos). Além desses cuidados, utilizo o Bepantol, quando as cutículas estão muito ressecadas) e o Mira-cuticle antes de dormir (quando me lembro!).
    Parece bastante coisa, mas o resultado vale a pena. Hoje tenho gosto muito desse momento mulherzinha, que acaba até mesmo sendo relaxante!
    Beijos e ótima semana pra vc!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Eita, Carina!
      Quantas dicas!
      Muito bom! 🙂
      Não sei se já te contei (acho que não), mas também sou ex-roedora de unhas. Na infância, até do pé eu roía… eca! … e minha mãe vivia estressada comigo por causa disso, coitada! Ela dizia que ia passar pimenta nos meus dedos…rsrsrsrsrsrs… como ela nunca passou (ainda bem!) continuei roendo até a adolescência, quando parei. Ainda bem! Hoje sou eu mesma quem cuido das unhas também, e também gosto desse momento para ficar sozinha com meus pensamentos… 🙂

      :*
      Lidi

  7. Flávia Zocoler comentou:

    Oi Lidi!

    Eu adoooro esse assunto mulherzinha, até porque de todos os “rituais de beleza” que a gente não vive sem, este é de longe o mais fácil.

    Eu tirei cutículas por longos anos. Passeando pela blogosfera descobri que muita gente aboliu esse hábito há tempos, e eu resolvi, há dois anos, aderir a ideia – e foi a melhor coisa que fiz na vida!

    Sem contar o lado “medicinamente” correto, ser amiga das minhas cutículas me rendeu alguamas horas na semana, já que fazer as unhas ficou resumido a tirar o esmalte e passar outro, simples assim. Sem contar que as unhas estão sempre bonitas.

    Eu já testei váaarios creminhos. Os que trouxeram melhores resultados no meu caso foram a pomada Bepantol, que uso a noite, duas vezes na semana, e a pomadinha da Mavala, que eu não vivo mais sem.

    Para hidratar o bom e velho creme da Universal…

    Bjsss e boa semaninha!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Flávia, eu ainda não consigo abolir o costume de tirar as cutículas. Mas ao menos, eu só tiro o excesso. Passo um creminho para hidratá-la, empurro um pouquinho e tiro o excesso… ainda preciso chegar nesse estágio de deixá-la livre, leve e solta. 🙁

      :*
      Lidi

      1. Flávia Zocoler comentou:

        Lidi, eu também era assim, não conseguia imaginar uma mão bem cuidada cheia de cutículas. Achava que nem bonito ia ficar. Mas acredite: com o tempo (uns 6 meses, no meu caso), elas vão ficando tãoooo fininhas e transparentes que a gente nem percebe que elas estão lá.
        Minha “mãos inspiradoras” são essas desse link aqui: http://www.lacquerized.com/. Toda vez que pensava em desistir ia correndo dar uma olhadinha nas fotos desse site. Hoje minhas cutículas são como as dela : )

        Bjsss

        1. Lidiane Vasconcelos comentou:

          Tá…
          Então prometo que vou pensar com mais carinho no assunto… rsrsrsrsrsrs…

          :*
          Lidi

  8. Flávia Zocoler comentou:

    Lidi, eu também era fã do alicate.
    Veja as mãos dessa moça: http://www.lacquerized.com/
    Depois de um tempo fica assim. Vale a pena abandonar esse hábito, viu? (Estou quase lançando uma campanha, percebe? rs rs)

    Bjsss

  9. margaret comentou:

    E la vem eu ser do contra quando o assunto é cuticula. Eu leio e leio a respeito e sempre discordo. Eu tiro minha cuticula e gosto. Respeito quem nao tira mas gosto das minhas unhas impecaveis. Concordo sobre o risco de infecções mas como eu não faço unha em salao e tenho cuidado com meus alicates pretendo continuar tirando minha cuticula assim como corto meu cabelo, como corto as unhas.
    Quem tem uma cuticula fininha e acha dispensavel conservar assim tudo bem. Mas e quem tem a cuticula grossa? Cremes hidratam e melhoram a aparencia mas nao vai transformar uma cuticula grossa em cuticula fininha e quase invisivel.
    E sabe Lidi o prazer por exemplo de comer um chocolate? eu tenho prazer em tirar as cuticulas e isso é quase um ritual pra mim.
    Então meninas ai em cima que falam sobre isso, eu respeito a opinião de voces mas não tenho a minima pretensao de deixar de usar o alicate.
    Tenho 51 anos, acho minha mao bem conservada, minhas cuticulas sao tiradas desde que eu tinha 14 anos, nunca tive nenhuma infecção e nem os dramas que vejo falar pela blogosfera
    Quanto a hidratação eu uso (quando lembro) a cera da granado e ela deixa a pele hidratada. Para as maos eu uso creme nivea pois tenho o ritual de passar creme nivea nos labios todos os dias antes de dormir. Entao aproveito e ja dou uma passadinha nas maos.
    Eta…que comentario enorme…

    Beijos

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Amo comentários enormes… 🙂

      Então, Margaret, ainda estou nessa fase de não conseguir ficar sem tirar cutículas, ainda que eu tire pouco. Como sou eu mesma quem faço minhas unhas em casa, não consigo “cavar”. Tenho medo de fazer bife, sabe?

      Flávia, que também comentou por aqui, já está fazendo campanha em prol das cutículas, né? …rsrsrsrsrsrs…

      Eu não sei se consigo aderir a essa campanha…quems sabe? Mas já entendi que contigo esse papo não cola e pronto. E você tem todo direito de discordar, ué?! De quem é a cutícula? 😀

      :*
      Lidi

  10. margaret comentou:

    Ahh….e eu nao tiro o excesso nao…tiro toda a cuticula porque eu gosto, porque acho legal e porque amo um alicate…rs…

    1. Glaucia comentou:

      Eu concordo com a Margaret, se a cuticula é muito grossa não tem creme que a deixe bonita. A minha com 15 dias não tem mais como disfarçar!

  11. Silvia Azevedo comentou:

    Lidi, o post ficou ótimo! E claro que com os comentários cheio de mais dicas ficou melhor ainda!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Não é, Silvia?
      É que o melhor do Bicha Fêmea está nos comentários. 😉

      :*
      Lidi

  12. Roseli Schutel Silva comentou:

    Só tenho a confirmar que o creme Antiidade Q10 da Nívea é porreta. Já faz uns quatro anos que uso ele a noite e é um dos poucos que faz o que promete. Adoro e não durmo sem ele!

  13. Cirlei Figueira comentou:

    Oi, Lidi !
    “Descamação” de unhas …
    Unhas “lascadas” …
    Unhas “quebradiças” e fracas …
    Situações bem conhecidas entre nós.
    Depois de passar anos selecionando produtos de limpeza, usando luvas protetoras, buscando alternativas nos hidratantes, remédios caseiros, etc … consultei um dermatologista e … ele recomendou que mantivesse as unhas bem cortadas, curtas e claro, limpas. Sugeriu também que eu evitasse retirar a cutícula e que parasse de usar esmalte. Resultado ? Minhas unhas são rosadas, naturalmente polidas, saudáveis e bonitas ! No início, relutei um pouco com esse recurso oferecido. Hoje, 2 anos se passaram, uso um bom hidratante e eu mesma cuido das minhas mãos e pés com muita tranquilidade.
    Detalhe positivo : a minha cutícula, que antes era grossa, agora está fininha e praticamente não aparece.
    Tenho amigas que vão à manicure semanalmente, possuem unhas lindas e parecem que não têm problema. Fico feliz por isso.
    Mas… eu resolvi o meu “problema” e estou feliz também.
    Um abração,
    Cirlei

  14. isabel comentou:

    Queria contribuir
    Roedora de unha eu nunca fui, mas quando pequena eu e meus irmãos tínhamos o hábito de chupar o dedo. A minha mãe achou a solução ideal que acho que funciona também pras roedoras: LOSNA! Você pega umas folhinhas e pisa num pilão com 1 colher de água, daí molha as pontas dos dedos que ficam verdinhos, mas o principal é que losna é amarga como o cão, daí, quando você põe o dedo na boca o gosto amargo vai te lembrar que não é phino roer unhas. Uma semana, dez dias e você se livra do vício, sem contar que o seu fígado vai melhorar muito e se esfregar os olhinhos não vai arder. Gostaram da solução da dona Nair?

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Bem vinda, Isabel!
      Boa dica para as roedoras de unhas, hein? 🙂

      Beijos,
      Lidi

  15. isabel comentou:

    Quanto às cutículas, eu sempre corto. Queria que meus cabelos crescessem com a mesma velocidade das cutículas! Fiquei mais de um ano sem cortar e, lamento, o resultado foi péssimo. Voltei pro alicate por puro desespero. Pra hidratar eu uso muito óleo, pra ser sincera, no corpo todo, sou devota! Gosto muito do óleo de abacate que é bem levinho. Misturo uma tampinha no creme pro corpo ou aplico diretamente com a pele ainda molhada, todo dia após o banho. Tenho filho, tenho idade, mas nem sombra de celulite ou estrias. Acreditem! Joguem fora essa tranqueira de óleo de parafina/silicone e adote o óleo vegetal que preferir, seu organismo vai agradecer.
    beijos e desculpem os comentários longos, hoje eu tô com a macaca!

  16. roberta dalsenter comentou:

    querida demorei mais cheguei! vim te agradecer pelas palavras tão doces que deixou la no blog para mim lá no post que falo da minha participação na revista! , que carinho gostoso :))

    * adoro o bichafemea
    quer participar do lifestyle das abobrinhas??
    enviar umas fotinhos do seu lar de alguns cantinhos que vc mais ama?
    um bj
    ro
    http://www.docesabobrinhas.com

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Roberta!
      Imagina, bonita!
      Não precisa agradecer por isso. 🙂

      :*
      Lidi

  17. irleyse comentou:

    Ei Lidi,
    me mata se vc nao acreditar mas eu pingo vela nas pontinhas…huahuihaia, minha mãe me ensinou isso e sempre fiz, cientificamente não sei se tem fundamento mas as minhas unhas e da minha mami são durinhas e não quebram por nada. Bjus

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Nunca e em tempo algum ouvi falar num negócio desse…rsrsrsrsrsrs…

      :*
      Lidi

  18. Raissa comentou:

    Olha Lidi, eu sou viciada em hidratantes, mas além de hidratar uma coisa que devemos fazer sempre é exfoliar. Não precisa ser nada muito específico, por exemplo, eu exfolio o rosto e com o restinho que fica nas mãos eu já esfrego uma na outra, isso já é o bastante para deixá-las macias.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Boa dica, Raissa!
      Vou me lembrar disso quando for exfoliar o rosto. 😀

      Beijos,
      Lidi

  19. Carla Pathy comentou:

    Oi Lidi!

    Ultimamente minhas unhas estão um caos!! Adorei as dicas e quero compartilhar uma também: quando minhas mãos estão muito ressecadas e ásperas, tipo ponta dos dedos que ficam “pegando”, faço uma esfoliação leve colocando na palma de uma das mãos 1 colherinha de açúcar cristal, 1 colherinha de azeite de oliva e algumas gotinhas de limão e massageio nas duas mãos por alguns minutos. Depois é só lavar e aplicar um creminho hidratante. Melhora muito!
    Beijos!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Carla!
      Bem vinda! Ah! Muito obrigada pela dica. Contribuições assim para o conteúdo do post são sempre ótimas! 🙂

      Beijos,
      Lidi

  20. Maria Araújo comentou:

    Olá.
    Também evito cortar as cutículas,empurro-as, mas ao passar o verniz(esmalte), nem sempre fica bem, porque umas vezes consigo pintar bem juntinho a estas, outras vezes, e mesmo limpando com uma cotonete, passa por cima delas e fica feio.
    Em tempos usei o creme hidratante Nivea.
    Vou mudando de marca, conforme me apetece.
    Como faço hidroginástica, depois desta, vou para a hidrimassagem e a seguis para o banho turco. Aqui, esfrego minhas pernas, minhas mãos, meus braços e, em casa, aplico os cremes hidratantes. Minha pele fica macia, minhas mãos também.
    Uma da dicas que aqui li, sobre os óleos, dizem que, durante o banho, hidrata a pele e não precisa de colocar o creme, porque a pele se mantém bonita e hidratada todo o dia.
    O meu problema é: destesto sentir as mãos oleosas.
    Adoro ler este blog e todas as sugestões que são mencionadas.
    Obrigado, Bicha Fêmea e todas as suas fãs pelas dicas.
    Beijinho

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Maria!
      É tão bom saber o quanto o Bicha Fêmea agrada…
      Obrigada pelo retorno positivo. 😀
      Beijos,
      Lidi

  21. isabel comentou:

    Olá, voltei!
    Primeiro para agradecer a dona Maria da Lidiane, que me mandou um recadinho. Obrigada, Bonita!
    Queria dar uma dica para as colegas que, como a Maria Araújo, tem receio de usar o óleo: tranquilas, aplicando o óleo sobre a pele ainda molhada você usa uma quantidade mínima. Pra dar uma idéia, eu besunto 1,70 de Isabel com o equivalente de 1 colher de chá de óleo. Em seguida é só enxugar de leve que a pele fica lisinha e não oleosa. Tentem! é super economico e seguro.

    1. Maria Araújo comentou:

      Olá Isabel. Gostei da sua expressão “1,70 de Isabel”.
      Eu sou mais baixa, 20 cm.
      De facto, onde li que durante o banho aplica o óleo, diz que a pele fica maravilhosamente hidratada.
      A Isabel confirma-o, vou tentar.
      Já agora, que tipo de óleo. Johnson?
      Beijinho para si e Lidiane(cujo blog me aproveitei para comentar aqui).

      1. Lidiane Vasconcelos comentou:

        Oi, Maria! 🙂
        Obrigada pelo beijinho…
        Ah! De minha parte, pode comentar á vontade e sem qualquer receio quanto a isso, ‘viu? 😉

        :*
        Lidi

  22. isabel comentou:

    Tinha escrito uma resposta pra Maria Araújo mas não apareceu. Tento novamente:
    Definitivamente ESQUEÇA os óleos minerais (de silicone que nada mais são que parafina líquida). São cheirosos, dão aquela sensação de ‘deslizamento’ mas não hidratam nada. Compre 100 ml de um óleo VEGETAL leve (ou seja, sem cheiro forte) e adicione 10 ml do seu perfume preferido. Aplique no corpo molhado e enxugue tamponando. Pronto, lisinha, cheirosa e hidratada.
    tchau, fofa,
    isabel

  23. Cinaria Mendes comentou:

    Obrigada pelo post e dicas!!!
    O creme Nivea é ótimo e minhas mãos estão lisinhas.Eu uso Granado nos pés mas vou experimentar das mãos.
    Beijos

  24. Pingback: Mãos e unhas: você trata as suas como elas merecem?
  25. Trackback: Mãos e unhas: você trata as suas como elas merecem?
  26. Pingback: Beleza na vida real: dicas, truques e trololó…
  27. Trackback: Beleza na vida real: dicas, truques e trololó…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *