Evite 6 erros e seu cabelo cacheado ficará lindo no dia a dia!

Como tantas brasileiras por aí afora, você tem cabelo cacheado? Você deve ter notado que na TV eles começaram a aparecer com mais frequência, não é? Será que dá para a gente deixá-los com aparência mais saudável no dia a dia? Sim! Me inclua nesse meio, porque eu também lido com os cachinhos desde sempre, já que alisamentos nunca fizeram minha cabeça…

Essa é minha dúvida, deve ser a sua, e foi a da Beatriz Sobral, leitora do Trololó de Mulher. Foi a sugestão de pauta dela, ávida por dicas para cuidar dos cachos no dia a dia, que me motivou a editar esse post. Agora, é só conferir…


Juan Hurtado viastock.xchng

Cabelos cacheados não são um assunto inédito no Trololó de Mulher. Por aqui houve um post que deu bastante trololó, lembra? Foi no post “Cabelo cacheado tem corte, sim!” que a Bia deixou seu comentário:

Tenho cabelos cacheados e não muito volumosos, são bem bonitos (para ficarem bonitos tenho que amassá-los com a toalha) e quando secos ficam lindos (totalmente secos). Já pensei em fazer tranças largas por todo o cabelo para deixá-los mais cacheados, mas penso que ficarão armados, então não fiz. Queria dicas de como deixo bem modelados e prontos para ir á escola. Bjs… desde já agradeço

Como a Bia, também uso a técnica da toalha para secá-los. Faço isso de baixo para cima, depois de já tê-los desembaraçado com um pente de dentes largos e com a ajuda de um creme de pentear sem enxágue. Como a Bia, também não dispenso dicas e mais dicas para facilitar a minha vida no cuidado diário das madeixas. Se esse também é o teu caso, repara no que a Janne tem a dizer para a gente. Ela é cabeleireira há 11 anos, também é blogueira e cuida do blog Janela do Sonho. Gentilmente a Janne deu uma consultoria para o Trololó de Mulher sobre cabelos cacheados, e o resultado é uma séria de informações preciosas para a Bia, para mim e para você…

Qual desses erros você comete?

1 – manter o cabelo molhado!

Segundo a Janne, o cabelo demora até 72 horas para secar dependendo do volume e clima. O ideal é lavar 3 vezes por semana. O couro cabeludo deve ser lavado com delicadeza, e no resto dos fios passe somente a espuma. O condicionador deve ser totalmente retirado, porque deixá-los nos fios deixa o cabelo opaco.

2 – Encher o cabelo de creme!

O ideal é usar o creme do tipo leave-in, daqueles sem enxágue, mas com moderação, porque o excesso facilita a produção de caspa. Também é interessante fazer uma hidratação semanal, em casa mesmo. Produtos para isso não faltam, não é minha gente? Evite passar creme em cima de creme, sobretudo quando os cabelos estão sujos. Se o cabelo está sujo, melhor amarrar e evitar lavá-los todos os dias.

A propósito:

Hidrate os cabelos em casa, fique bonita, poupe seu tempo e seu dinheiro.

3 – Prender com elásticos ou presilhas de metal!

Prefira acessórios forrados com tecido e palitos de plástico, porque os de madeira abrem fissuras e os fios ficam presos nelas. Dá para usar lenços coloridos também.

Falando nisso:

Acessórios para cabelos: o que passa nas cabeças das leitoras?

4 – Usar secador quente!

Fazer isso tira a umidade do cabelo. Cuidado! Prefira difusores com bocal largo acoplado na boca do secador. Você deve colocar os cabelos nele com o secador ainda desligado, depois segure enquanto secar. Isso ajuda a modelar os cachos.

5 – Pentear com escovas!

Use pentes de dentes largos e, se ele estiver muito embaraçado, comece pelas pontas e vá subindo até a raiz, porque se não for assim ele vai embaraçar mais ainda…

6 – Usar chuveiro com água quente!

O melhor para seus cachos é usar água de morna para fria, assim a oleosidade natural do couro cabeludo é preservada. Como essa oleosidade não chega nas pontas dos fios cacheados, é aí que você passa o creme. Evite passá-lo no couro cabeludo! Nos dias quentes, deixe cair água fria nos cabelos, pois isso favorece o brilho.

Cabelos cacheados… corta aqui corta acolá?

A Janne recomenda que o corte seja de base arredondada e levemente repicado nas pontas. Cortá-los a cada 3 meses já está muito bom, mas se o cabelo estiver bem hidratado, pode até ser menos frequente.

O que usar na cabeleira?

O que tiver alto poder de hidratação, a exemplo da manteiga de carité, amêndoas, castanhas ou silicone. A  queratina em execesso enrijece a cutícula do cabelo e dá um aspecto duro ao fio. Cuidado!

No mais, prefira o produto indicado para cabelos cacheados e/ou crespos, e se for o seu caso, que prometa cuidar de fios que sofreram coloração, alisamentos ou relaxamentos. A dica é um reparador de pontas solúvel em água, mas que deve ser bem esfregado nas mãos antes de ser passado nos cabelos.


Stock.xchng

No mais, sabe o que disse a Janne sobre nosso tipo de cabelo? Olha só:

Lidiane , o que eu acredito de verdade é  que  se um cabelo é bem cuidado, ser ou não volumoso fica em segundo plano. Temos visto belíssimas atrizes e personalidades assumindo o cabelo volumoso. E os crespos naturais, o que eles esbanjam é brilho e personalidade .”

Pense nisso, bonita!

Para saber mais:

Cabelos: saiba 5 verdades sobre saúde e beleza.

Cabelos: dicas e cuidados aos 20, 30, 40, 50 anos e mais…

Cuidados com os cabelos: 3 perguntas para uma cabeleireira.

ASSINE!

Conheça o BelezaCorpo&Cia

91 comentários sobre “Evite 6 erros e seu cabelo cacheado ficará lindo no dia a dia!”

  1. Nicky comentou:

    Olá,
    O meu cabelo é muito armado, desde a raiz até a ponta.
    Eu comecei a fazer um relaxamento na raiz… Mas dura pouco…
    Eu sempre ando com o cabelo ou com coque ou no meio rabo… Mas estou cansada, e quero começar a usar ele solto… Mas nunca consigo.
    No começo (ainda úmido) ele fica super baixinho (chega a ser feio) e quando vai secando ele perde a forma e arma.
    Você tem alguma dica para o que eu posso fazer? Eu tenho o corte reto, e em muitos sites dizem q faz o cabelo armar ainda mais… Mas o meu cabelereiro diz que “o reto deixa ele menos volumoso”.
    Na hora de ir para a escola é um saco! Ele fica super feio, então prendo com meio rabo.
    PRECISO URGENTE DA SUA AJUDA!!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Nicky!
      As dicas para cuidar do cabelo você tem no post que leu.
      O que me parece, agora, é que você deve mudar de cabeleireiro e procurar outro especialista em cabelos cacheados/afro. =)

      Beijos,
      Lidi

  2. sabrina comentou:

    Vou ver se vai dar certo as dicas

    -mt obrigada

  3. sabrina comentou:

    Parece ser mt legais as dicas
    -obrigada lldlane

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Imagina!
      Por nada, Sabrina! =)

      Beijos,
      Lidi

  4. sara padilha comentou:

    No lavar tods dias

  5. VANESSA FERREIRA comentou:

    MEU CABELO E BEM CACHEADO E ARMAVA DE MAIS SO QUE DEPOIS DESSAS DICAS NAO ARMA DE JEITO NEM UM MUITO OBRIGADA PELAS DICA ME AJUDARAM BASTANTE BEIJO MENINAS

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Vanessa!
      Fiquei muito feliz de receber o seu retorno, contando que o post foi muito útil para você.

      Obrigada por compartilhar isso, viu? =)

      Beijos,
      Lidi

  6. Ariane Thaís comentou:

    Oi, meu cabelo é bem cacheado, não diria crespo. Está ressecado, com pontas duplas, está feio mesmo, vou seguir. as dicas e fazer outras hidratações para ver se vai dar algum efeito!

  7. karlla comentou:

    meu cabelo e muito bonito so volumoso beijinhos

  8. Ana Gabriela comentou:

    Eu gostei da dica mas não serve pra mim pq ñ assumi os cachos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>