Início » Casa » Organização » Siga 10 passos e o canto da bagunça deixará de existir!

Siga 10 passos e o canto da bagunça deixará de existir!

É bem comum muitas de nós termos o local da bagunça em casa, não é? Se esse canto precisa de organização, esse post tem algumas dicas que podem te ajudar quanto a isso.

Em algumas casas, é na lavanderia; em outras, um quarto serve só para isso; há quem faça da garagem o lugar onde tudo é guardado, e no meu caso, é sob a escada. Onde é o seu? Seja lá onde for, as dicas que servem para mim podem servir para você também. Quer ver?

Antes de mais nada, é preciso que se diga que esse post foi inspirado pela leitura que fiz do artigo Get Rid of Garage Clutter | go from chaos to contained in just 10 steps, publicado no site iVillage Home & Garden. Sim! Eu sempre leio artigos que eu julgue que irão facilitar o meu dia a dia na manutenção da ordem mínima por aqui, porque acredito que sempre posso aprender mais com isso, e sentir que a casa está mais harmonizada. Eu não gosto de viver na bagunça, e se você é das minhas, certamente vai querer aplicar essas dicas bem fáceis de serem colocadas em prática.

1 – Que tipo de bagunça você tem?

Para responder a essa pergunta, você precisa separar toda a tralha guardada por tipo. Isso mesmo! Vá lá e categorize tudo o que você tem por tipo ou funcionalidade: jardinagem, brinquedos, artesanato, ferramentas, esportes, etc. Use o princípio do “cada um com seu cada um” para começar o processo de organização.

2 – Qual a utilidade de coisas quebradas?

Nenhuma! Concorda? Então, se elas não têm conserto, por que você ainda guarda? Tenha a coragem de se desfazer disso tudo. Desapegue e destine esses brinquedos, equipamentos ou o que quer que seja que estejam quebrados para a reciclagem.

3 – Você precisa manter tudo o que tem?

Depois que você separou os objetos por categoria e já sabe o que não serve mais e que será destinado para o lixo reciclável, deve ter se dado conta de que ainda ficou bastante coisa que tem algum uso, não é? Repare só:

*Tem algo que foi emprestado? Devolva!

 *Tem algo que você não usa? Doe! Aqui, sugiro a leitura do post com uma lista de locais para doação que foi publicado no Bicha Fêmea, e onde a quantidade de comentários – que já passa de 280! – já fez do post um fórum, com pessoas doando e avisando que aceitam doações. Informe-se!

*Quer vender o que tem? Promova um bazar num encontro real, ou você pode promover algo no espaço virtual. A blogueira Dani Garlet, que tem um blog que leva seu nome, sempre promove a venda de roupas no brechó via Orkut que ela criou. Isso serve de exemplo para você, que pode se inspirar e promover a venda de suas coisas que estejam em bom uso. Faça como a Dani e use a criatividade!

4 – Quanto você tem de espaço?

No espaço sob a minha escada eu coloquei uma porta, assim ficou bem delimitada a área que disponho para guardar o que preciso. Tão logo a porta é aberta, é preciso que haja um mínimo de extensão para circulação. Uma vez que ficou definido isso, o que sobrou é o que temos para guardar malas, caixa de ferramenta, caixas da árvore e enfeites de Natal, etc. Seja realista e defina o tanto de espaço que você tem para guardar o que realmente precisa ser guardado.

5 – Planeje onde vai guardar cada coisa.

Já está decidido o que você vai manter guardado e onde isso tudo vai ficar? Ótimo! Agora pense em como você vai fazer isso. Olhe para tudo o que foi mantido e que está separado por categorias. Do que você precisa para manter essas coisas juntas, cada uma em seu lugar? Caixas, organizadores, sacos? Planeje e providencie o que é necessário.

6 – Tudo que precisa ser guardado tinha que estar ali?

Seus álbuns de fotografia não deveriam estar no canto da bagunça, certo? Eles precisam estar num local de fácil acessibilidade tão logo a vontade de matar a saudade chegue. Será que não é na sala? Da mesma forma, seus livros precisam estar em um outro local, como o escritório, concorda?

Procure manter nesse tipo de local “da bagunça” – e que deixará de ter esse nome depois de todo esse processo – as coisas que você precisa guardar mas que acessa com pouca frequência, a exemplo do que escolhi por aqui: malas, árvore e enfeites de Natal, caixa de ferramenta, etc.

7 – Amplie as possibilidades de armazenamento.

Verifique se você precisa ampliar seu espaço de armazenamento colocando prateleiras, por exemplo. As paredes oferecem isso para você, e tudo não precisa ficar só no chão. Até mesmo a porta pode ser útil, porque nela você pode fixar ganchos para pendurar coisas. Use a criatividade a seu favor!

8 – “Cada um com seu cada um”…

Lembra que você usou esse princípio na hora de categorizar os objetos? Siga o mesmo na hora de guardá-los. Não misture as coisas, porque na hora de procurá-las você vai saber onde estão pelo tipo e/ou funcionalidade. Seu tempo e paciência agradecem!

9 – Identifique e simplifique!

Use etiquetas ou o que quer que seja para você identificar o que tem em cada caixa, mala ou saco/sacola. Isso é um reforço para simplificar a localização dos objetos, sobretudo se você estiver com pressa na hora da procura. Já pensou?

10 – Mantenha a ordem.

Agora que está tudo em ordem, aprenda a tirar as coisas do lugar, usá-las e devolvê-las para o lugar certo. Se você voltar a jogar tudo por lá de qualquer jeito, como fazia antes, todo esse trabalho terá sido em vão. Daqui ‘pra frente, a escolha é sua…

Imagens: stock.xchng

Mais no Bicha Fêmea…

5 ideias para organizar pequenos objetos em casa…

+de 20 dicas de organização da casa by bichas fêmeas navegantes.

5 ideias para organizar esmaltes. Você já imaginou algo assim?

Home office: soluções simples de decoração & organização.

4 passos e sua “gaveta da bagunça” ficará impecável!

Navegando no Bicha Fêmea – Início > Casa & Decoração> Organização

Receba, assim como centenas de leitoras, o Bicha Fêmea no e-mail. | Assine. É grátis!

Junte-se aos + de 1.000 seguidores do Bicha Fêmea no Twitter. Corre! | @bichafemea

Entre na grande rede de amigos do Bicha Fêmea no Orkut. Atualize-se! | Adicione!

Conheça o Mercado de Artes, a loja virtual do blog Bicha Fêmea. | É por aqui, basta clicar!

38 comentários sobre “Siga 10 passos e o canto da bagunça deixará de existir!”

  1. Glaucia comentou:

    Mais um post pra mim! Preciso dar um jeito na baguncinha pra ontem viu! Não tem muita coisa quebrada…é mais por em ordem mesmo.
    Beijos

  2. Fernanda Dias comentou:

    Não tenho feito outra coisa a não ser arrumar bagunça últimamente, também postei umas idéias hoje no meu blogue que ver?
    bjs e uma linda sexta feira pra você.
    Fernanda

  3. Fabiana Correia comentou:

    Que post maravilhoso Lidi, estou com uma bagunça que precisa urgentemente ser resolvida. Já coloquei estante nas paredes, já providenciei caixas, mas o que me falta é tempo disponível para resolver isso.
    Valeu pelas dicas.
    Bjs

  4. Andreia Lica comentou:

    Adorei as dicas.

    Bjão

  5. Tati comentou:

    tá escrevendo pra mim???
    caiu como uma luva!!
    já estou no item 7, só falta tempo agora para colocar um milhão de prateleiras no lugar!!
    beijinhos, amada e bom fim de semana.

  6. Luma comentou:

    Este post é um perigo pra mim!! Aqui em casa já tenho fama de doar tudo e basta “sumir” qualquer coisa, já me olham torto! 🙂 Bom fim de semana!! Beijus,

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Luma, sabe que também gosto de doar? Penso que se entrou algo novo, já posso me desfazer de algo similar doando, desde que esteja em bom estado. Tenho alguma coisas aqui que por mim já teriam tomado esse rumo, mas falta convencer o marido… tsc tsc tsc… 😀

      Beijos e beijos,
      Lidi

  7. Lívia Carolina comentou:

    Ótimo post!!!
    Adorei!!!

    Acho que o “Bicha/ Fêmea” está lendo meus pensamentos, viu? rsrsrs
    Essa semana comecei a fazer uma geral em casa!!!!

    Já vou seguir várias dicas daqui!!!

    Bjinhossss

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      É bom saber da utilidade do post, Lívia. 😉

      Obrigada!

      Beijos,
      Lidi

  8. beta comentou:

    Menina difícil isso ein!!!
    Sou uma coisa, ou jogo até o que nao tenho que jogar fora, ou nao jogo nada!rs

    bj

  9. Luciene Rosi comentou:

    Adorei esse post!
    Tem coisas que a gente sabe que precisa fazer e, no meu caso, não sabe como começar…
    Mto boas as dicas vou colocálas em prática loguinho!
    Bjins, Lu

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Luciene!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea!
      Muito bom saber que você gostou do post. 😀

      Se quiser acompanhar cada novidade que aparece no Bicha Fêmea, você pode assinar e receber gratuitamente em seu e-mail clicando aqui: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=blogbichafemea&loc=pt_BR
      Beijos
      Lidi

      1. Luciene Rosi comentou:

        Já recebo e faz um tempinho só não havia comentado aqui ainda…
        Adoro vir aqui! 😉
        Bjns

        1. Lidiane Vasconcelos comentou:

          Ah, é?
          Ai que bom saber! 😀

          Sei que há muuuuuuita gente que acompanha o Bicha Fêmea de perto, mas nunca deu “o ar da graça” por comentário. Normal, eu entendo… mas que é gostoso quando recebo um sinalzinho de fumaça, isso é! 😀

          Obrigada!
          Beijos,
          Lidi

          1. Luciene Rosi comentou:

            Pode deixar, vou dar o ar da graça mais vezes então… rs

            Boa semaninha!

  10. Zergui Pfleger comentou:

    Vim correndo para ver se as suas dicas me auxiliariam. Não foi dessa vez; snif, snif!
    Parece-me que você se esqueceu de mencionar (talvez por delicadeza, o que seria compreensível) o dilema dos colecionadores compulsivos (vou contar só para você; é o meu caso).
    “Guardar porque um dia poderá ser útil”. Esse é o lema. Confesso que aprendi isso com meus pais, que enfrentaram grandes dificuldades, assim como tantos dos “antigos”.
    Às vezes eu até que sinto enorme vontade de jogar um monte de coisas para a reciclagem. Houve um dia em que lotei o carro (e cabe muita coisa) com aparelhos e ferramentas elétricas estragadas e doei para a Liberato (escola onde me formei Eletrotécnico) a fim de os alunos praticarem.
    E sobrevivi ao “trauma”, por incrível que pareça.
    Muito simpático o seu blog, Lidi. Gostei!
    Abraço e ótima semana para vocês.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Ah, Zergui, se você sobreviveu ao “trauma” da doação, é porque você ainda tem jeito, né não?! 😀

      Obrigada pelo elogio ao blog!

      Abraço,
      Lidi

  11. Luciana Kotaka comentou:

    Nossa amiga, que post maravilhoso heim, vou ler mais uma vez, pois achei o máximo. Postei uns interessantes que fazem link com esse no face a semana passada.
    Quanto ao peso ganho, nada como a tranquilidade e disciplina para retormar, e como disse, sem neuras, Bjks Lindinha

  12. Simone Scharamm comentou:

    OI, Lidi,
    Senti saudades!
    Quero saber as novidades, viu?rs!
    Esse post foi pra mim, pelo jeito! Estou adiando algumas arrumações com os meus materiais de festas e artesanatos! A preguiça me pegou desde janeiro e o cantinho, que era meu home office tá dando medo,rsrs! Resultado: não estou encontrando materiais que eu sei que estão guardados!
    Obrigada pelas dicas! Com elas vou por a mão na massa.
    Beijos!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      É sempre tão bom saber que os posts do Bicha Fêmea são úteis… você nem imagina minha satisfação, Simone. De cara, já abro um largo sorriso no rosto. 😀

      Quanto ás novidades, pode deixar que vou te inteirar por e-mail. 😉

      Beijos,
      Lidi

  13. Cláudia Ramalho comentou:

    Lidi,
    Preciso fazer outra faxina daquelas lá em casa. Eu arrumo, mas nem todos colaboram… De tempos em tempos, a bagunça de aloja novamente…
    Ótimas dicas.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Cláudia!
      Sabe de uma coisa? Eu diria que é quase impossível a bagunça não aparecer de novo. Pensa que aqui em casa isso também não acontece? Imagino aí, que tem duas crianças! De vez em quando a gente precisa dar uma geralzinha mesmo, assim a baguncinha que surge fica num patamar digamos, saudável… ehehehehehe…

      Beijos,
      Lidi

  14. Silvia Azevedo comentou:

    Lidi!!!!! Quanto tempo não visito seu espaço, né? Coisas da vida… mas, prometo que aos poucos voltarei a lhe visitar mais regularmente, ok?

    Ó, este post foi escrito para mim! Não que seja bagunceira exatamente, mas junto tanta coisa, que quando percebo já não sei para que servem, por que as guardei etc.

    Vou salvar este link para visitar sempre que precisar dar um jeitinho nas minhas coisas.

    Beijos, querida!!!
    😉

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Silvia!
      Imagina! Não precisa prometer nada. Sem estresse e cobranças. 😉

      Ah! Salva o link, sim.
      Eu mesma recorro aos arquivos do Bicha Fêmea quando quero relembrar detalhes importantes e que eventualmente esqueço. É sempre bom não perder de vista certas coisas, ‘né? 🙂

      :*
      Lidi

  15. Pingback: 5 dicas para organizar seus produtos de beleza… inspire-se!
  16. Trackback: 5 dicas para organizar seus produtos de beleza… inspire-se!
  17. Cirlei Figueira comentou:

    Olá, Lidi !
    Até que sou organizada… mas, também guardo “baguncinhas”… rsrsrs. Gostei das suas dicas, principalmente o item 3 – Você precisa manter tudo o que tem?”
    Vou começar JÁ a eliminar as “tranqueiras”.
    Um beijão,
    Cirlei

  18. Darlana Godoi comentou:

    Adorei as Dicas! este fim de semana eu fiz uma mega limpeza aqui em casa, joguei 4 caixas cheias de pepel for, e agora estou fazendo um bazar na garagem. Tudo por 10 centavos… é um valor simbolico. já ganhei 50 reais, e ainda tem um monte de coisas . Mas nada mais entra aqui em casa sem ser necessário!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Nossa, Darlana!
      Que ideia ótima?
      Você deve saber que nos EUA isso é bem comum, né? Aqui no Brasil é que a gente não vê tanto. Já pensou se a moda pega? É bom para quem vende, porque faz o exercício do desapego e ainda ganha uns trocados, e é bom para quem precisa daqueles objetos, porque adquire bem baratinho. É bom para todo mundo! 🙂

      Parabéns pela iniciativa! 🙂
      Ah! E obrigada por compartilhar. Já que passa tantas bichas fêmeas navegantes por aqui, de repente seu caso pode virar motivo de inspiração, né não? 😉

      Beijos,
      Lidi

  19. Marcia comentou:

    Lidi, aqui em casa nao ‘e cantinho… ‘e porao e sotao..meu Deus nunca vi como eu e principalmente o marido consegue guardar tranqueiras..affeee…
    Mas uma coisa me irrita profundamente aqui em casa.
    Armario de panela…menina, eu arrumo, tiro as que nao uso,… mas nao sei o que acontece, cada vez que abro a porta do armario ‘e panela e tampa caindo pra tudo que ‘e lado….eu sinceramente nao sei onde estou errando. Que tal voce fazer um post com sugestoes para armarios de panelas hem… Meus armarios da cozinha sao todos bem organizadinhos, cada coisa no seu lugar, mas o de panelas ainda nao aprendi a organizar… tem dias que da vontade de jogar tudo no lixo..rsrsrsrs
    Bem, quem sabe voces possam me dar uma luz hem..
    Bjs carinhosos
    Marcia

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Eita, Marcia…
      Já imaginei aquela cena e barulho na cozinha… tuuuudo caindo! 😀

      Já anotei tua sugestão de pauta na minha listinha aqui. Obrigada! 🙂

      Beijos,
      Lidi

  20. Eunice comentou:

    É hoje!!! Acordo com vontade de faxinar…ligo a TV e no progama da Ana Maria Braga estava uma psicologa que falava sobre “terapia da casa”, ou seja, falava sobre a necessidade de se manter tudo em ordem…etc e tal…Agora abro meus e-mails e vcs vem falando sobre oque??? ORGANIZAÇÃO!!!
    Não tem jeito, é HOJE…que começarei a por o quarto em ordem…jogar fora coisas guardadas e sem uso há séculos…enfim…bora lá!!!
    bjs

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      …rsrsrsrsrsrsrs…
      Sabe que também vi isso hoje de manhã, Eunice? 😀

      Quando enviei a Newsletter, lembrei disso e pensei: será que alguém vai fazer alguma associação? Dito e feito! Você fez! Agora é colocar a mão na massa! 😉

      Beijos,
      Lidi

  21. Rita comentou:

    Olá, demorei muito tempo para me disciplinar a guardar o que tiro do lugar, hoje não guardo nada que fique mais de 1 ano sem utilidade (as vezes até menos), doo, jogo fora, não aceito mais coisas desnecessárias a minha vida. Adorei a matéria. |Parabéns
    grande abraço

  22. Ana Alice comentou:

    Olá!
    Quanto tempo! Quantas novidades!
    Bom de ver, ler, fazer…

    Vou aproveitar a idéia e preencher minha parede.
    Sempre valeu fazer passeio pelo por aqui.

  23. Pingback: 2 dicas simples para a arrumação do guarda-roupas…
  24. Trackback: 2 dicas simples para a arrumação do guarda-roupas…
  25. Pingback: 18 hábitos da pessoa organizada na arrumacao da casa…
  26. Trackback: 18 hábitos da pessoa organizada na arrumacao da casa…
  27. Pingback: Organize-se! Faça isso por seu bem-estar…
  28. Trackback: Organize-se! Faça isso por seu bem-estar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *