Início » Decoração » Cozinha » Decoração de cozinha: 4 dúvidas sobre revestimento de piso respondidas!

Decoração de cozinha: 4 dúvidas sobre revestimento de piso respondidas!

Você, que vai construir ou reformar, certamente tem uma série de dúvidas consumindo seu juízo, certo? Se a escolha de revestimento do piso de sua cozinha faz parte desse rol de questões, esse post é para você.

Para nos ajudar a avaliar alguns aspectos na hora de fazer a escolha do piso para essa área da casa que, sem dúvidas, merece muito de nossa atenção, a arquiteta Letícia Lodi, de São Paulo, dá dicas e algumas orientações a respeito. Confira!

Não dá para negar que a cozinha é um dos lugares da casa onde a circulação de pessoas é maior, não é verdade? É um passa-passa sem fim por lá, e por isso mesmo, a tendência é que haja um desgaste maior do piso nessa área. Além do mais, o propósito de uso da cozinha expõe o piso a muita sujeira, o que exige higiene mais frequente, sugerindo que quanto mais prática sua manutenção no dia a dia, melhor. É ou não?

E aí? Será que dá para garantir beleza a um revestimento que será usado e higienizado tão constantemente? A boa notícia é que, sim, dá para aliar praticidade e beleza. Segundo Leticia, “cada vez mais a indústria de cerâmica nos dá opções bonitas, duráveis e adequadas para a cozinha. É importante sempre ter atenção as especificações técnicas do produto, para não comprar gato por lebre”.

Então, você que vai começar sua jornada pelas lojas de material de construção em busca de um piso para essa área da cozinha, fique atenta ao que tentam te vender. Aprenda a fazer as perguntas corretas para ter maiores chances de acertar na sua escolha.

Como, então, melhor escolher o piso pra cozinha? Boa pergunta essa, não? Para quem é leigo, esse é um momento onde pode bater um desespero total. Mas você, que lê esse post, vai aprender o que obeservar na sua escolha. Anota aí!

De acordo com Letícia, precisamos ficar atentos aos seguintes aspectos: resistência alta a circulação de pessoas e ao uso de materiais abrasivos, já que as famílias brasileiras têm o hábito de usar muitos materiais de limpeza nessa área. O que a arquiteta e blogueira recomenda é a escolha de pisos classificados como PEI 4 ou PEI 5. Pergunte ao vendedor se o piso que você escolheu está dentro desse padrão, assim você garante que a belezura de revestimento que você escolheu também será resistente.

Outras caracterísitcas a serem observadas na escolha do seu piso é a resistência ao escorregamento e a porosidade do piso. Fique de olho nas observações da arquiteta, e pondere sua escolha:

Outra característica importante a ser observada é a resistência ao escorregamento, mas isso é algo muito pessoal. Particularmente não gosto de recomendar pisos muito lisos para cozinha, porque a combinação piso liso + óleos de cozinha pode ser desastrosa. Em caso de pessoas com idosos e crianças em casa, devem observar muito isso, por questões de segurança. Em caso de uso de pedras (granitos, mármores) tome a precaução de perguntar sobre a porosidade. Quanto mais poroso o revestimento, mais irá absorver água e outros produtos, o que não é recomendável para cozinhas, não? Alguns pisos são mais porosos que os outros, portanto, se puder observar é legal para não ter problemas futuros. Algo muito comum em pisos porosos é a corrosão pelos produtos de limpeza (tais como cloro).”

O barato pode sair caro! Muitas pessoas são seduzidas por valores bem vantajosos se comparados a outros, e não desconfiam de que isso possa ter um preço caro no futuro, no médio e longo prazo. Será que certas escolhas valem a pena?

Há pisos com preços bem acessíveis, como é o caso da ardósia, cujas características para uso de revestimento de pisos de cozinha não são as mais aconselháveis. “Ela é pouco resistente nas espessuras padrões do mercado (muitas vezes um peso cai sobre ela e ela racha) e muito escorregadia. Pode gerar alguns acidentes”, é o que alerta a Letícia Lodi. Será que vale a pena economizar tanto e amargar certos prejuízos depois?

Com que cor eu vou? Essa dúvida de cor, vira e mexe, acaba martelando a cabeça de qualquer uma de nós na hora da escolha do piso, não é verdade? A escolha da cor é algo totalmente pessoal, e não vai interferir na durabilidade de sua cozinha. O único critério a ser observado é a realidade no dia a dia. Pense na seguinte questão: você pode limpar sua cozinha constantemente?

De acordo com Leticia, “muitas pessoas preferem os pisos claros para ‘poderem ver a sujeira’, outras têm um pensamento oposto, ‘o escuro ajuda a mascarar um pouco quando temos pouco tempo para arrumar’. Mas no geral, a escolha de cor é muito pessoal e o que melhor combina com a decoração”. Sendo assim, pense no seu estilo e gosto pessoal, e em como pretende decorar sua cozinha depois.

Pessoalmente, prefiro cores neutras. Esse também é o gosto pessoal da Lelê. E o seu, qual é? Conta aí nos comentários que agora fiquei bem curiosa para saber…

Imagens: stock.xchng

ASSINE!

19 comentários sobre “Decoração de cozinha: 4 dúvidas sobre revestimento de piso respondidas!”

  1. Joana Campos comentou:

    Oi Lidi, eu conheço a Lelê, ela tem dicas otimas mesmo.

    Deixa eu te falar! lembra aquele post sobre home Office? Porque vc não publica outro, mostrando o que as pessoas estão conseguindo fazer, exercendo o Home Office? tipo quais profissões, etc….

    beijos

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Joana!
      Lembro, sim!
      Ótima sugestão de pauta. Obrigada!

      Já está anotada aqui na minha lista de sugestões dadas pelas leitoras do Bicha Fêmea. 😉

      Beijos,
      Lidi

  2. Edna comentou:

    Oi flor
    Vou entrar nessa de escolher o que quero por na minha casa, antes mesmo de começar a construir(orientação do engenheiro), e este post me ajudou bastante. Valeu mesmo! Se puder continuar com mais dicas deste tipo, vou adorar!!!
    Bjks e vou lá visitar a Lele

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Edna!
      É sempre muito bom saber quando um post do Bicha Fêmea é útil para alguém. Isso me deixa feliz e recompensada. Obrigada pelo retorno tão postivo. 😀

      Beijos,
      Lidi

  3. Leticia comentou:

    🙂 obrigadinha amiga! Adorei participar como sempre!
    Beijos
    lelê
    PS> corridinho, de saida! Mas precisava passar!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      E eu amo teu jeito super didático e “gente da gente” de dar dicas de decoração.

      Estamos quites. 😉

      Beijos e beijos,
      Lidi

  4. Pingback: Tweets that mention Decoração de cozinha: 4 dúvidas sobre revestimento de piso respondidas! -- Topsy.com
  5. Trackback: Tweets that mention Decoração de cozinha: 4 dúvidas sobre revestimento de piso respondidas! -- Topsy.com
  6. Luciana Kotaka comentou:

    O post do cabelo cacheado não consegui responder, mas vamos nesse então:É tão sério a escolha do piso, pois além de avaliar os riscos, temos que levar em conta a durabilidade, escolher o alto tráfego. Minha clínica está ficando horrível o chão, mas foi locada, estou ficando preocupada. Bjks amiga

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Provavelmente quando foi instalado o responsável não se informou melhor a respeito, né? 🙁

      Beijos e beijos,
      Lidi

  7. Andreia Lica comentou:

    Lidi, otimas dicas, ainda mais dadas pela Lelê…

    Bjão

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Não é?! 🙂

      Beijos,
      Lidi

  8. Katia Bonfadini comentou:

    Ótimo post, Lidi!!!!! Adoro a Lelê!!!! Ela tem sempre boas ideias e dicas! Se eu conhecesse o mundo dos blogs na época em que fiz a obra no apê, com certeza teria errado bem menos!!! Fica pra próxima reforma, então! Mil beijos!!!!

  9. Coisas da Gigi comentou:

    Nossa que aula! E eu que achava que piso de cozinha era tudo igual, só escolhia pelo bonitinho dele. Babei heim?

  10. Gleici Schiavo comentou:

    adorei as dicas! Gostaria de sugerir também um post sobre esses novos revestimentos que podem ser colocados em cima dos antigos. Não sei se é por causa da argamassa ou do piso mesmo mas é muito interessante né? bjus

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Gleici!
      Sua sugestão de pauta está anotada, ‘viu? 😉

      Obrigada!

      Beijos,
      Lidi

  11. Pingback: Decoração de Cozinha: + 2 dúvidas sobre revestimento respondidas!
  12. Trackback: Decoração de Cozinha: + 2 dúvidas sobre revestimento respondidas!
  13. Pingback: Decoração de cozinha: revestimentos.
  14. Trackback: Decoração de cozinha: revestimentos.
  15. Elisabet comentou:

    Bom dia!

    Minha dúvida é em relaão a o cor do armário da cozinha, minha cozinha é relativamente pequena, gosto muito da laca preta, mas temo que diminua ainda mais o ambiente.
    Gostaria de saber a opinião de um profissional.
    Isso pode mesmo acontecer, pois com o vestuário sempre ouvi o contrário.

    Obrigada

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Elisabet!
      …xiiiii… não sou profissional, bonita!
      Você perguntou para a pessoa errda, então.
      Lamento…

      🙁

      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *