Decoração e interiores: que cor usar na pintura da parede da sala de estar?

Então você está pensando em qual ou quais cores usar na sua sala de estar? Quem não tem dúvidas assim quando pensa na decoração da casa, principalmente num ambiente como esses, não é?

Se você quiser dicas de cores ou a combinação delas para esse ambiente, aliadas a imagens que te inspirem a reproduzir detalhes em sua casa, aproveite! Este post é para você, bonita!

Há como negar a elegância na cor escolhida para ser a estrela dessa sala? Não posso negar minha preferência pelas cores pasteis, e receios por ambientes coloridos. Mas a combinação de azul turquesa e tons de verde nesse ambiente parece ter sido tão acertada, que acho pouco provável que alguém deixe de gostar.

Quer reproduzir algo assim por aí? Capriche na cor da parede, com um verde lindo, sóbrio e elegante como o do ambiente. Depois, capriche na cortina e tapete, além de pequenos objetos decorativos como o vaso, almofadas ou o tapete. Sua sala de estar certamente tem potencial para isso, não tem?

A propósito:

Cores na decoração: veja 6 respostas para suas dúvidas.

Decoração da sala de estar: como inserir detalhes coloridos?

Para sua sala de estar: quer ainda mais ideias de cores?

Esse é o tipo de ambiente que me encanta profundamente. Sim! Sou adepta das cores neutras e acho que todo o ambiente ganha bastante em elegância. O que mais a ser feito num ambiente com a cor de parede assim? Acrescentar os objetos com variações das cores neutras, para que não haja uma uniformidade visual, e até arriscar um ou outro objeto com cor diferenciada, a exemplo do verde ou vermelho mais escuro, para alegrar o ambiente. Que tal?

E por falar em decoração neutra:

Decoração básica com graça e charme: aprenda os truques!

Sugestão de objetos que poderiam estar numa sala de cores neutras…

Você tem o piso da sala bem escuro? Olha só para esse ambiente e veja como a cor creme das paredes contrastou de forma tão bonita com um piso assim, com o ambiente sendo lindamente pincelado pelo azul das cortinas. Não ficou bonito? Veja que um tapete de cor clara como as paredes também trouxe aconchego para o ambiente…

Eu diria que elegância é a palavra que traduz um ambiente com paredes cinza e com objetos roxos. Sim! Há que se ter atitude para compor o espaço dessa maneira. Mas tudo pode ficar muito escuro, não pode? Aí é que cores claras nos móveis como o sofá, ou em acessórios como a maior parte da cortina, ou ainda nos demais objetos, podem trazer o equilíbrio que todo o espaço precisa. O resultado total é algo assim: elegância pura!

Sua sala é totalmente creme e você tem dúvidas sobre qual cor escolher para os objetos e detalhes? Que tal o vermelho? Sim! Olha bem: você pode escolher um tapete com tons de vermelho, assim como as almofadas. Mas não só de vermelho suas almofadas viveriam, porque dá para pincelar uma ou outra na cor dourada também. Viu? Creme e vermelho, no geral, combinam sim, bonita!

Imagens: HGTV.Start at Home

ASSINE!

DECORACAO DA CASA

 

38 comentários sobre “Decoração e interiores: que cor usar na pintura da parede da sala de estar?”

  1. epóxi comentou:

    Nossa, quantos ambientes lindos e aconchegantes, tem pra todos os gostos!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Não é verdade? Ideias para inspirações é que mais tem. :)

  2. Júlia Vieira comentou:

    Oi Lidiane, boa tarde minha linda,

    Então como passou o seu Natal? Espero que bem na companhia dos que lhe são mais queridos. O meu foi cá por Lisboa, com um frio brrrr.
    Agora vamos às cores, adorei este seu post mas estou a pensar pintar a minha sala de amarelo, aquele amarelo médio, vou tentar pôr a parede de entrada com amarelo mas um ou dois tons acima. Penso que já lhe pus esta questão, não sei que cortinas/cor devo pôr a sala dá para uma varanda fechada/homme office mas é totalmente a parte pois tem uma portada . As cores da cortina da varanda que também está amarela são às riscas azul, verde, amarelo/tdodas elas em pelo menos dois tons. Não sei se vá buscar um dos tons da cortina da varanda. Os móveis na sala são madeira mas em cor mel e o maple que tenho é branco cru, agora tem em cima posta displicentemente uma manta que minha mãe me deu sabe aquelas inglesas com motivos de orquídeas mas o lado que está para cima só se vê o desenho a côr é esbatida. queria pôr uma cortina a passar no varal sabe aquelas que têm uma espécie de argolas mas cravadas no tecido e do outro lado também tem uma janela pôr um estore japonês no mesmo tecido da cortina. O texto já está longo, se a memina tiver possibilidade de me dar umas dicas vou amar. Talvez lá para o meu e-mail julia.vieira@sapo.pt.
    Beijos
    Júlia/Lisboa

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Júlia!
      Meu Natal foi ótimo. Passei em casa também. :D E sem frio! ;)

      Fiquei lendo o que você postou sobre sua dúvida com a cor da cortina que usaria na sala, e se deve buscar algum tom a partir da cor da cortina que está na varanda fechada e que serve de home office. Pelo que entendi, você é livre para fazer isso ou não, já que os cômodos são independentes em função da portada, certo? Não há uma obrigatoriedade quanto a isso, né? Sendo assim, já que você quer colocar um amarelo na parede, talvez uma cortina de cor mais clara cairia bem, para não brigar com o amarelo na parede. Quando vi esse ambiente (http://www.bichafemea.com/blog/wp-content/uploads/2010/04/sa-06-livingyellow-da11.jpg), foi como imaginei que ficaria essa combinação de cores da parede com o tom de cortina desse ambiente. Fica a dica. ;)
      Beijos

  3. Pingback: Tweets that mention Decoração e interiores: que cor usar na pintura da parede da sala de estar? vía -- Topsy.com
  4. Trackback: Tweets that mention Decoração e interiores: que cor usar na pintura da parede da sala de estar? vía -- Topsy.com
  5. luma comentou:

    O ambiente que mais satisfez o meu gosto, foi o que tem as almofadas roxas, mas eu jamais colocaria, em respeito ao gosto do meu marido. É, quando decoramos, todos dão pitaco, afinal, a casa é de todos!
    Tenho um sofá marrom como este da fotografia e poltronas em “ouro velho”. para quebrar a seriedade do ambiente, coloquei almofadas no sofa das cores das poltronas e azul turquesa. Acho que posso brincar com as cores, trocando almofadas e enfeites, mas o básico permanece nas cores neutras: piso, paredes e cortinas.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Luma, sou das tuas. Gosto das cores neutras, e vario nas cores dos detalhes. Quanto ao gosto do marido contar, acho que é por aí… ele mora na casa também, não mora? Por isso, aqui em casa não tem nada de fru-frus, a final a casa também é dele. ;)

      Beijos

  6. katy comentou:

    OLá ,
    queria algumas dicas:

    Quero trocar o sofá da minha casa e queria saber a melhor cor…
    * as cores da minha sala são bege, amarelo, mostarda e detlhes vermelho na decoração, sendo que:

    Tenho uma parede na cor amarelo-canário que é o espaço para colocar o sofá de 3 lugares; as demais paredes e o teto são brancos. Nesta mesma parede amarela tenho um quadro que mistura as cores vermelha e bege.
    Faço uma combinação de duas cortinas, a cortina que fica nas pontas é mostarda e a cotina que fica no centro do varão é bege .
    Na sala tenho também um rack imbuiá com preto.

    Qual cor devo comprar meu sofá? Ah e no caso de tapete, qual cor devo colocar?

    Desde já obrigada.

    Bjsss

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Katy!
      Antes de mais nada, deixa eu te alertar quanto a algo muito importante: eu não sou decoradora, certo? Eu não tenho qualquer formação na área. Sou amadora, amadora mesmo. No máximo, gosto de ver sites e revistas de decoração. Se ainda assim você quiser alguma dica/consideração sobre sua sala, sugiro que você me envie uma foto da sua sala, mostrando esses detalhes que você citou no comentário. Eu posso tentar reunir algumas imagens que possam servir de inspiração para você, e pedir pitacos das outras leitoras do blog. Se eu conseguir montar esse post, eu te aviso.

      Se quiser mandar fotos, o e-mail é: bichafemea@bichafemea.com

      Beijos,
      Lidi

  7. valeria comentou:

    Meu quarto, pequeno, possui um armário de 6 portas (pequenas) da Dellano (preto, com puxadores “prateados” embutidos). Comprei uma cama box (138 cm) e vou colocar painel (2 cm) com 2 criados mudos (45 cm cada) brancos e gaveta preta (para combinar com o armário). Estou pensando em colocar 2 espelhos (chão ao teto) atrás dos criados mudos). Qual cor dos paredes e teto você me sugere pinta? É interessante colocar um quadro entre os espelhos ou levará a muito estímulo em ambiente pequeno?

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Valeria!
      Você sabe que não sou decoradora, nem qualquer coisa do tipo, mas amadora? Gosto de fazer esse tipo de esclarecimento, sempre… no máximo, gosto de dar pitacos. :D

      Lendo seu comentário, pensei no seguinte: no quarto eu gosto de optar por cores suaves. Sempre! Sugiro que você leio post publicado no Bicha Fêmea somente sobre cores para as paredes, e talvez isso possa te ajudar na escolha. (http://www.bichafemea.com/2010/05/31/cores-para-parede/)

      Quanto ao que colocar entre os paineis, gosto da ideia do papel de parede. Quem sabe um com textura bem legal não deixe seu quarto ainda mais elegante? Você já pensou nisso? Pena com carinho! ;)

      Beijos,
      Lidi

  8. valeria comentou:

    Minha sala é pequena, fazendo um L com a sala de jantar (que possui uma mesa em mármore preto bruto que se estende até o teto). O piso é em porcelanato bege claro, rodapés em granito preto. Gostaria de pintar uma parede apenas com uma cor contrastante (como pitanga madura). No entanto, pelo que vi aqui, parece-me que isto não é interessante em apartamentos pequenos. Seria melhor um texturato em gelo?
    Outra idéia seria pintar a parede em cor clara (por sinal: dê-me dicas!) e aplicar um adesivo na parede (como flores, pássaros ou árvore). Qual é sua melhor idéia?

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Valeria, como leiga (já te alertei que não sou profissional nesta área, certo?), e amante dos ambientes simples, gosto da ideia de parede de cor clara com algum adesivo charmoso. Quanto a escolha da cor, o post que trata sobre isso pode te ajudar (http://www.bichafemea.com/2010/05/31/cores-para-parede/)

      Obrigada por acessar o Bicha Fêmea, viu?
      Foi bom receber seus comentários. :D

      Seja sempre muito bem vinda ao blog. :D

      Beijos,
      Lidi

  9. Pingback: Decorando a sala de estar com amarelo!
  10. Trackback: Decorando a sala de estar com amarelo!
  11. oscar comentou:

    tenho sofas preto e cinsa , quero pintar as paredes da sala de estar e o corredor ,gostaria de saber que tipos de cor posso usar para dar um ar saudavel e comfortavel na minha casa

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Oscar!
      Bem vindo ao Bicha Fêmea! :)

      Para te ajudar, sugiro a leitura desse post: http://www.bichafemea.com/2010/05/31/cores-para-parede/
      Ele dá dicas sobre como escolher cores para a parede.
      Espero que seja útil!

      Abraço,
      Lidi

  12. claudia comentou:

    oi lidiane
    bom dia!
    estou tão cansada da minha sala! neste finalzinho de ano gostaria de mudar um pouquinho a cara dela, porém sem gastar muito. tenho um conjunto de sofá marrom café de 2 e 3 lugares, uma estante clarinha tipo café com leite e um aparador do mesmo material da estante. em uma das paredes laterais da minha sala tem uma escada grande que tira muito o espaço da sala.G ostaria de fazer pequenas mudanças…tipo: quadros, espelhos, abajur;tapetes e etc…o qwue vc me sugere…

    1. claudia comentou:

      gostaria que me ajudasse tb na cor da parede, que cor fica legal com sofá marrom café?
      bjs

      1. Lidiane Vasconcelos comentou:

        Claudia, nesse caso, sugiro a leitura desse post: http://www.bichafemea.com/2010/05/31/cores-para-parede/

        Ele certamente vai te ajudar. ;)

        Beijos,
        Lidi

    2. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Claudia!
      Acho que você foi bem esperta em promover mudanças a partir dos objetos de decoração. Essa é uma estratégia muito boa porque não é cara, é rápida e nada radical. Assim você vai experimentando e descobrindo, aos poucos, do que gosta realmente.

      Já que a sala está perdendo espaço, gosto da ideia de uma composição de espelhos na parede. Usar espelho para ampliar espaços é uma dica clássica de decoração, né? … rsrsrsrsrs…
      Se preferir, opte pela composição com quadros mesmo. Sugiro a leitura deste post – http://www.bichafemea.com/2009/04/07/decoracao-parede-quadros/ – assim você vê dicas de como montar sua composição. No mais, leia muitos blogs e revistas de decoração para descobrir referências visuais de ambientes que você goste e possa reproduzir detalhes na sua casa.

      No mais, sugiro a leitura desses posts. Repare nos detalhes dos objetos que estão nos ambientes. Há sempre algo que possa orientar a gente na composição da decoração da nossa casa:

      1 – http://www.bichafemea.com/2011/03/16/decoracao-da-sala-de-estar/
      2 – http://www.bichafemea.com/2011/01/26/decoracao-sala-estar-amarelo/
      3 – http://www.bichafemea.com/2010/12/27/decoracao-cor-sala-de-estar/
      4 – http://www.bichafemea.com/2009/02/10/como-decorar-mesa-centro-sala/
      5 – http://www.decoracaodacasa.com/decoracao-da-sala-de-estar/

      Beijos,
      Lidi

  13. maria comentou:

    a ceramica da minha sala e preto e branco
    mais eu nao quero pintar minha sala de branco
    pois nao me agrado muito da cor porque suja muito
    gostaria de uma opniao a respeito da pintura uma cor que combine com a ceramica

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Maria!
      Sugiro a leitura do post: http://www.bichafemea.com/2010/05/31/cores-para-parede/
      Ele pode ser útil para você resolver seu dilema de decoração.

      Beijos,
      Lidi

  14. Márcia comentou:

    Gostaria que me orientasse em relação a pintura da minha sala,sofá e perciana bege,mesa e rack tabaco com preto,que cor posso pintar a sala?
    posso colocar uma parede vermelha?

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Márcia!
      Creio que você não saiba, mas não sou profissional na área de decoração para orientá-la a esse ponto.
      Para te ajudar, sugiro que você leia esse post sobre a escolha de cores para parede: http://www.bichafemea.com/2010/05/31/cores-para-parede/
      Talvez ele possa ser útil.

      Boa sorte!
      Beijos,
      Lidi

  15. Alex comentou:

    Poderiam me dar uma idéia de como poderia utilizar cores num ambiente pequeno de uma sala de video.
    Uma parede está pintada de branco gelo, tenho mais três outras para pintar, mas queria em uma delas colocar textura.
    Alex

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Alex!
      Você já considerou usar tons suaves nesse espaço, já que ele é pequeno?
      Quanto a textura, que tal você trocar essa alternativa por um papel de parede? É bonito, elegante e uma opção muito usada hoje em dia. Se você optar por colocá-lo somente em uma parede, sai mais barato. =D

      Sugiro que você dê uma olhada neste post: http://www.bichafemea.com/2009/08/18/sala-de-tv/
      E neste aqui: http://www.decoracaodacasa.com/decoracao/

      Espero que eles sejam úteis de alguma forma.

      Abraços,
      Lidi

  16. Pingback: Decoração da sala de estar: cores e combinações.
  17. Trackback: Decoração da sala de estar: cores e combinações.
  18. ysabelly comentou:

    eu gostei de todas as pinturas

  19. Cristiane comentou:

    Olá Lidi…gostaria muito de algumas dicas…
    minha sala tem as quatro paredes pintadas de amarelo, piso branco e rodapés, pretos, que acertar na compra do sófá… minha estante é tabaco…oque vc acha uma boa opção!!?
    desde já muito obrigado e um grande abraço

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Cristiane!
      Sugiro que você dê uma olhada neste post – http://www.bichafemea.com/2011/01/26/decoracao-sala-estar-amarelo/ – e nos comentários dele, a fim de ajudar nas suas escolhas. =)
      Beijos,
      Lidi

  20. Ana da Construção de Casa Nova comentou:

    Estes tons neutros são legais, eu acho lindo!

  21. valeria Rodrigues comentou:

    Adorei a combinaçao do marrom ficou lindo
    sera que pode me passa uma dica.
    Querendo decora uma sala que o piso e branco com manchas cinza ,sera que posso usa o marrrom nas paredes.
    obrigado.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Valeria!
      A dica que eu dou é a seguinte: visite este post – http://www.bichafemea.com/2010/05/31/cores-para-parede/ – para que você tenha dicas de escolha de cores para a parede. Lá você terá acesso a uma ferramenta que ajuda a escolher cores para sua casa a partir da imagem do ambiente. Assim você experimenta as possibilidades e vê a que gosta. =)

      Boa sorte!
      Beijos,
      Lidi

  22. Pingback: 3 ideias simples de decoração e aconchego na sua sala de estar: aplique já!
  23. Trackback: 3 ideias simples de decoração e aconchego na sua sala de estar: aplique já!
  24. Pingback: O Marrom na Decoração! « BLOG LA VINCI
  25. Trackback: O Marrom na Decoração! « BLOG LA VINCI
  26. karlos comentou:

    minhas portas são de cor azul claro,,,que cor coloco em uma parede….toda sala é de cor branca……..me de uma dica\ voveis cinza clro e mesas de vidros…….

  27. soraya comentou:

    Boa Noite!

    Gostei muito das suas dicas….. Gostaria tambem de uma, estou reformando minha sala e tenho persianas de cor um caramelo mais escuro com algumas listras brancas(como se fosse estampado), gostaria de colocar uma cor diferente em uma das paredes. Qual cor poderia usar para armonizar o ambiente?

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Soraya!
      Tudo bem?
      Que bom que você está gostando das dicas por aqui. =)
      Dá uma olhadinha neste post: http://www.decoracaodacasa.com/decoracao-cortinas-persianas/
      Creio que será útil para você. ;)
      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>