Início » Trololó » O que é a blogosfera? Que é que você está fazendo nela?

O que é a blogosfera? Que é que você está fazendo nela?

Uma pessoa que não conhece esse mundo pode fazer essas perguntas, atônita e desconfiada de nome assim, esquisito, diferente… sem nem desconfiar das maravilhas que se encontram por aqui. É ou não é?

Para quem é blogueira, ou leitora de blogs, a blogosfera tem tantos significados que, procurar apenas um para definir esse universo seria muito difícil. As possibilidades são muitas e tentar esgotá-las é quase inútil. E o que dizer da blogosfera feminina? Ah! Essa sim é que é fonte inesgotável de definições…

Rede de relacionamento? Fonte de leitura onde há formação de opinião? Refúgio para quem carece de companhia, aconchego? Lugar onde há troca de informações entre pessoas acessíveis, reais? Possibilidade de tornar-se fonte de renda? Vitrine para mostra de talentos os mais diversos possíveis? Enfim, tantas possibilidades…

Já faz 2 anos que me tornei blogueira, e eu fui sendo moldada de um jeito diferente, porque a gente é moldado dia após dia, tudo de acordo como a gente vive, com quem a gente se relaciona, com o que a gente aprende. Eu não sou mais como era há dois anos; minha casa é bem diferente hoje, aos meus olhos, do que era há dois anos’; minha rotina é conduzida de um jeito diferente; eu navego na internet de outra forma, e até meu relacionamento eu enxergo com outros olhos, nada tem sido igual…

Que revolução é essa que a blogosfera feminina, mundo onde estou tão presente e me deixo influenciar por ele, causou em mim e causa em tantas outras mulheres que leio e ouço falar? Hum… cada uma de nós sabe do que estou falando, e só entende quem está por aqui mesmo…assim, como você e eu.

É por aqui que exercitamos o que nós, mulheres, gostamos de fazer e fazemos de melhor: comunicar, partilhar, integrar, colaborar, ensinar, aprender, transformar, ajudar e somar. Se faltou alguma coisa, até sei que você completa o rol de verbos para mim, porque por aqui a gente gosta de interagir também, e um texto, num blog, jamais estará acabado, encerrado em si só, não é verdade? É nos comentários que ele se transforma, toma novos rumos, ganha novos significados…

Seja como for, para o propósito que seja, desconfio que a blogosfera é o melhor lugar de se estar na internet porque é onde podemos dizer, a quem quer que seja, tanto o que pensamos, como o que queremos. E isso não é maravilhoso?

Muito do que quero foi a blogosfera quem me ajudou a definir…

Eu quero cuidar de mim, do amor que sinto por mim mesma, e dos meus. Eu quero controlar a minha vida, eu mesma, o que leio, as minhas escolhas, tudo de forma crítica, lúcida. Eu quero estar conectada com outras mulheres, com o mundo, com a vida. Eu quero cultivar o que há de melhor em mim, e cativar outras pessoas. Eu quero tanto, e consegui tanto na blogosfera… como não querer estar por aqui permitindo o diferente na minha vida, e fazendo alguma diferença na vida de outras pessoas?

Você já se perguntou o que é a blogosfera? Afinal, o que você está fazendo aqui?

Imagem: stock.xchng

Mais no Bicha Fêmea…

Organização como blogueira: faz alguma diferença?

Como melhorar o Bicha Fêmea?

Posso te conhecer um pouco melhor?

O Bicha Fêmea NÃO é um blog com “seguidores”?

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

Conheça o Mercado de Artes, loja virtual do blog Bicha Fêmea. É por aqui >>>>>> basta clicar!

 

19 comentários sobre “O que é a blogosfera? Que é que você está fazendo nela?”

  1. Joana Campos comentou:

    Eu comecei no mundo bloguistico em fevereiro, mas como ja mudei e como ja conheci gente legal desde então…
    Mas esse texto diz tudo…

    Bjs

    Joana Campos

  2. Andreia Lica comentou:

    Lidi, adorei o post, pois eu me peregunto isso sempre, e a cada dia me surprrendo com o que tenho aprendido e com o a bagagem que a blogsfera tem me agregado. Hj sou muito mais caprichosa com as minhas coisas. quero a minha casa com a minha cara, mas tbm mais bonita, mais aconchegante e com carade revista para mostrar o um pouco de mim, quero dividr minhas conquistas e virtudes e reduzir meus erros, mas compartilhando eles, posso aprender pelo prisma do outro. Enfim, são tantas coisas a falar, só quem vive nesta esfera sabe o significado.

    Bjão

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Andreia, acho que quando você disse que a gente “aprende pelo prisma do outro” você matou a charada. Isso é o que de melhor a blogosfera nos proporciona. Pode ser algo que vai desde um detalhe de organização ou decoração da casa, algo diferente numa comida do dia a dia na casa, ou ainda um jeito diferente de ver uma aspecto da vida. Enfim, muitas vezes a gente se pega pensando: “caramba! Como não pensei nisso antes? É tão óbvio!”. A questão é que o que é óbvio para mim, não é para você, e vice-versa. E no final das contas, essa troca deliciosa faz a gente amadurecer e melhorar em muitos aspectos da vida. Por essas e outras acho que a blogosfera foi mesmo o que de melhor aconteceu na minha vida nos últimos tempos. 😉

  3. Glaucia comentou:

    Eu quero conhecer gente nova e interessante como a autora desse bloguinho!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Obrigada pela parte que me toca… ehehehehehe… 😀

  4. Neli Rodrigues comentou:

    Lidi, estou passando por aqui prá dizer que meu mimo da Closonê chegou e achei o chaveiro LINDO!
    Estou postando entre hj e amanhã.
    Mto obrigada a vc e a Cristiane.
    Bjs♥

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Que boa notícia, Neli!
      Obrigada pelo retorno, ‘viu?
      Beijos

  5. Cláudia Ramalho comentou:

    Eu lembro!!!!
    BJão pra vc!!!

  6. Nadja comentou:

    Vou definir tudo que este texto disse, de uma forma só, depois que me tornei blogueira minha vida não émais a mesma.
    Mudou para melhor.
    bjos

  7. Gladys comentou:

    Lidi, simplismente adorei o seu post. Apesar de não comentar, sempre estou por aqui lendo seus posts, mas este eu não podia deixar passar. Realmente o que me move nesta blogosfera é esta troca maravilhosa que fazemos mas que lá no fundo somos nós mesmos os grandes recebedores de tudo isso. Aprendemos, mudamos, evoluimos. E é por isso que este mundo virtual, que é tão REAL, me fascina tanto.
    Um grande beijo
    Gladys – Espaço Home

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Pois é, Gladys. Eu sinto um prazer enorme de produzir conteúdo para o Bicha Fêmea. Nada me motiva mais que receber comentários e retornos positivos sobre meu trabalho como blogueira. Muita gente acaba agradecendo pelo Bicha Fêmea existir, e dizem que o conteúdo ajuda bastante muitas delas. Mas as leitoras nem imaginam que é essa energia positiva que elas emanam pelos comentários e e-mails que me fazem ganhar muito mais do que elas que se beneficiam do conteúdo publicado por aqui. Por isso, acho que você está certíssima em suas observações. 😀
      Beijos

  8. Dri comentou:

    No mundo virtual, descobrimos que existem pessoas de bom coração e que querem fazer o bom!
    Redescobrimos que o alguns sentimentos existe. Conhecemos pessoas que querem o bem e que fazem o bem….
    Eu amo ler blog e amo o meu blog!!!
    E sou uma bicha fêmea tbm!!! kk
    beijo!!

  9. yvone comentou:

    Oi Lidi
    Li sua chamada e não resisti. Fiquei pensando sobre o que me levou a ter vontade de escrever um “diário virtual” ou coisa parecida (apesar de ter certeza de que nem sempre iria conseguir dar conta das atualizações necessárias e constantes).
    Mas o que me levou até agora a estar aqui?
    Acho que o principal motivo é a vontade de compartilhar experiências pessoais ou não.
    Abrir o coração num um espaço cheio e vazio ao mesmo tempo (a Internet), quando este coração quiser gritar de dor ou de felicidade. Falar coisa nenhuma, misturada com conversa fiada; Divulgar informações que podem ser corriqueiras para mim, mas podem fazer a diferença para quem as procura. Enfim… Mas talvez o que mais me chame atenção é o de ser valorizada por ter uma opinião, seja boa ou ruim aos olhos de quem lê.
    E se ninguém ler? Valorizada por quem? Não importa! Faz parte da vida lidar com a ambigüidades. E esse pode ser um espaço para treinar ou para apenas aprender.
    Eis me aqui.
    Adorei sua abordagem
    Seu blog é muito bom mesmo.
    Bjus
    Yvone

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      E depois de um comentário tão intenso, Yvone, só me resta agradecer o elogio ao Bicha Fêmea.
      Obrigada! 🙂

  10. Lola comentou:

    Oi amiga!

    Eu adoro ser blogueira! E amo mais ainda essa interação que a gente acaba realizando com o meio, com as pessoas que também fazem parte desse Universo! Bom, você sabe muito bem minha opinião porque já postei falando sobre meus sentimentos em relação a isso né? Comecei a blogar em março desse ano e não parei mais! É minha terapia!
    Bjs

  11. Pingback: Tweets that mention O que é a blogosfera? Que é que você está fazendo nela? -- Topsy.com
  12. Trackback: Tweets that mention O que é a blogosfera? Que é que você está fazendo nela? -- Topsy.com
  13. Katia Bonfadini comentou:

    Lidi, amei sua frase “Eu quero cuidar de mim, do amor que sinto por mim mesma, e dos meus. Eu quero controlar a minha vida, eu mesma, o que leio, as minhas escolhas, tudo de forma crítica, lúcida.” É o mesmo que desejo pra mim! A blogosfera me deu muitos presentes ao longo desse ano: amigos virtuais quue se tornatram reais, aprendizado sobre a vida, troca dei nformações, conhecimentos e absorção de novas ideias, trabalhos (muitos, felizmente!) vindos por meio do meu espaço virtual que funciona como um portifólio etc. Foram tantos presentes!!!!!! Tenho muito a agradecer, rrecebo e-mails lindos que me deixam emocionada, de pessoas que dizem se sentir inspirada por mim. Isso não tem preço!!!!! E, assim como você, também quero fazer as minhas escolhas. No passado, eu tinha medo disso, preferia que a vida ou os outros escolhessem por mim. E o resultado não foi bom. Percebi que o que os outros achavam que o que era o melhor pra mim não era o que eu queria e me arrependi de ter deixado meu destino nas mãos dessas pessoas. Por isso, quero fazer minhas próprias escolhas e assumir total responsabilidade sobre elas! Aprendi muito na blogosfera e adoro ser blogueira!!!!!!!! Bjs!

  14. Veronica Kraemer comentou:

    Lidi querida, lindas as suas relexões, e realmente tudo a ver com as minhas reflexões bloguísticas , né?
    Que bom que nos tornamos pessoas melhores!!!
    Como você me disse, só entende quem entra de cabeça!!!
    Penso como tu, e sei que estamos no caminho certo!!!
    Obrigada por compartilhar suas idéias e pensamentos, você é uma referência pra mim!!!
    Beijossssssssssssss e uma linda semana pra ti
    Vero

  15. Pingback: “Bloguetiqueta” ou etiqueta na blogosfera: você se importa com isso?
  16. Trackback: “Bloguetiqueta” ou etiqueta na blogosfera: você se importa com isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *