Início » Casa » Organização » 4 passos e sua “gaveta da bagunça” ficará impecável!

4 passos e sua “gaveta da bagunça” ficará impecável!

Todo mundo, com algumas exceções, tem “a gaveta da bagunça” em casa, não é verdade? Eu tinha duas. Isto mesmo: tinha! Minhas navegações bloguísticas me levaram a aprender a organizar essas gavetas, eliminando tudo o que era desnecessário estar lá.

Fiz isto em duas gavetas, uma na cozinha e outra no home office, e preciso dizer que isso me fez bem… muito bem. Algo em mim se organizou também… fiz isto em 4 passos. Quer fazer isso nas gavetas em seus domínios domésticos ?

É preciso que se diga, antes de qualquer coisa, que aprendi os quatro passos lendo um dos meus blogs preferidos: o Unclutterer. O aprendizado me fez tão bem, que não abro mão de um post it diante dos meus olhos, com os quatro passos básicos para “limpar” a gaveta da bagunça, no meu painel de lembretes. Se cair na fraqueza de tornar uma gaveta bagunçada novamente, vou recorrer a essas dicas infalíveis:

1 – Esvaziar;

Abra a gaveta e, sem pestanejar, tire tudo que estiver dentro dela. Num primeiro momento a sensação é de choque quanto ao número de tranqueiras naquele espaço, e o medo de não conseguir, de fato, dar um fim naquele pequeno caos, vem a cabeça também. Fique firme! Você vai conseguir!

2 – Separar o que não serve;

Seja honesta!

Tudo o que está ali você precisa? Não? Separe…

Tudo na gaveta está em perfeito estado? Então, retire o que não serve mais…

Por que guardar cada objeto desse?

Faça um esforço e desapegue do que você não precisa. Se está quebrado ou você não usa, dê outros destinos: doe ou mande para o lixo reciclável!

3 – Categorizar;

Olhe para o que restou. Tudo realmente precisa estar na gaveta? Eu, por exemplo, achei na gaveta da cozinha coisas que tinham que estar no quarto ou no escritório. Tinha coisas na gaveta do escritório que deveria estar na caixa de ferramentas ou no closet.

Já falei da máxima que gosto muito e que aplico aqui em casa que diz “cada coisa em seu lugar, um lugar para cada coisa”, certo? Essa é a melhor hora de exercitar, bonita! Depois dessa definição de onde cada coisa deve realmente estar, leve-a para o lugar correto.

4 – Agrupar objetos na gaveta;

O que deve ficar, de fato, na gaveta, não deve voltar para lá de qualquer forma. Coloque divisórias na gaveta que te permita agrupar os objetos por função, por exemplo. Isso ajuda bastante na visualização das coisas, localização e apresentação estética.

Na gaveta do escritório, por exemplo, eu reaproveitei um estojo de lápis que eu não usava e que iria para o lixo. Ele tem a forma de uma caixinha retangular, eu tirei a tampa e usei para agrupar pequenos objetos como clipes, alfinetes de prender recados, e outras coisinhas pequenas de escritório.

Nessa hora vale tudo: potinhos de vidro, formas de gelo, caixas organizadoras que caibam na gaveta, etc. O importante é agrupar o que realmente precisa estar ali e evitar a visão caótica de tudo amontoado, jogado de qualquer jeito. Na hora de achar algo, esse pequeno caos faz a gente perder tempo e paciência, não é verdade?

Viu? Os passos são básicos e não há nada de muito difícil em aplicar. Isso pode ser adaptado ao que mais você tiver em casa, ou no trabalho, e que você reconheça ser um local que virou um depósito bagunçado de inutilidades. Isso está te incomodando? Então, mãos á obra!!!

Imagem: stock.xchng

 

ASSINE!

29 comentários sobre “4 passos e sua “gaveta da bagunça” ficará impecável!”

  1. Jose Maria Souza Costa comentou:

    O seu blog é belissimo Estou lhe convidando a visitar o meu, que é simplório.e se possivel seguirmos juntos por eles Estou aguardando vc lá
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

  2. Glaucia comentou:

    Fim de ano chegando vou começar a arrumar as minhas gavetinhas … deve ter até ET vivendo camuflado lá dentro.
    Beijos

  3. Joana Campos comentou:

    Õh Lidi, esse post seu me ajudou à bessa, mas calma que tenho que arrumar tempo para desengavetar as coisas rsrsrs, menina meu homme office tá precisando de uma limpad daquelas.

    Beijos

    Joana Campos

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Ah, Joana! É sempre bom saber que o post foi útil. Retornos positivos assim me fazem ganhar o dia. 🙂
      Obrigada!
      Agora, mãos á obra, né? 😉
      Beijos

  4. Katia Bonfadini comentou:

    Lidi, amei a mini-cômoda, que coisa mais fofa, colorida, alegre, divertida! Um mimo!!!!! Eu tenho que aprender a organizar minhas gavetas o mais rápido possível!!!! Decidir tirar umas férias pra arrumar a casa e a vida, rsrsrsrs! Vou fazer uma viagem e depois fico mais uma semana curtindo minha irmã e meu sobrinho que moram fora e vem passar um tempinho aqui. Depois preciso arrumar as gavetas e separar tudo o que não uso mais pro meu bazar de final de ano. Tenho certeza de que pelo menos 30% do que eu tenho em casa vai embora!!!! Um grande beijo!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Katia, difícil não se encantar com a mini cômoda. O colorido harmonioso dela é muito atraente. 🙂

      Sobre a organização, vejo que não só as gavetas, mas tua vida está prestes a levar um “tapa” nos próximos dias, né? Vai com tudo! 😀

  5. Neli Rodrigues comentou:

    Ótimas dicas! E quem não tem uma gaveta da bagunça, hein?
    Caixinhas, potinhos são bons aliados.
    Valeu”
    Bjs♥

  6. sandra peres comentou:

    Ah minhas gavetas, nunca mais serão as mesmas!!!
    Tem umas que dão medo, vou fazer isso já!

    Beijos

  7. Claudia Medeiros comentou:

    Lidi, a minha falta de tempo está deixando a casa caótica e o pior, é que adoro organização. E como você disse, quando se vai procurar alguma coisa, perde-se um mmepo danado, ou seja, estou sem tempo e ando perdendo tempo com bobagens. Aff! Ainda bem que tem feriado vindo por aí, vou botar ordem na casa e aproveitar muito bem suas dicas preciosas.

    beijos. saudades!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Pois é, menina!
      Com o feriado vindo por aí, quem não vai viajar ou fazer algo especial pode aproveitar e colocar a mão na massa, né? Boa ideia! Depois, só resta a necessidade de disciplina para manter tudinho no lugar. 🙂

      Beijos!

  8. cris comentou:

    Lidi, estas dicas de organização são sempre muito bemvindas, porque em frente aos caos às vezes é difícil até começar…vc me inspirou a enfrentar minha gaveta do criado mudo, está um pandemônio!! Já estou pensando nas divisórias!! Bjo grande!!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Ai que bom, Cris!
      Tão bom saber dessas coisas. 😀
      Beijos

  9. Zefinhas comentou:

    ain lendo esse post dá até vontaded e encarar minhaS gavetaS das mais inumeras bagunças possíveis e imagináveis kkkkkkkk uhó! mas super válido as dicas!
    Além disso, estamos passando pra dizer que tem selinho pra você lá no blog, tá?! bjoo

  10. Pingback: Tweets that mention 4 passos e sua “gaveta da bagunça” ficará impecável! -- Topsy.com
  11. Trackback: Tweets that mention 4 passos e sua “gaveta da bagunça” ficará impecável! -- Topsy.com
  12. beta comentou:

    Amiga, para mim o mais difícil é jogar coisas fora…rs

    bj

  13. Silvia Azevedo comentou:

    Amo caixas, Lidi! O problema é: onde coloca-las?
    Minha casa é pequena e com a vinda da filhota, ficou menor ainda… Eu e meu marido gostamos de organização, mas confesso, tenho deixado a desejar…
    O tempo é pouco para tudo o que quero e preciso fazer. Não é à toa que fiz um curso de gerenciamento do tempo, para ver se me ajuda a reorganizar minha vida, minhas tarefas e objetivos e minha casa também!

    Começar com as gavetas já é um primeiro passo, né?
    Valeu as dicas!

    Beijinho!
    Silvia Azevedo
    http://umapitadadecadacoisa.blogspot.com

    P.S.: Ó, em breve farei uma promoção no meu blog, hein!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Silvia, casa pequena é um problema. Sei disso. Morei 3 ano num “apertamento”, e agora vivo numa “casinha de boneca”… ehehehehe… com isso eu aprendi que a gente precisa, antes de mais nada, assumir que temos pouco espaço e pronto! Logo, a gente entende que é preciso guardar menos coisas. Esse é um passo importante. Pensa comigo: ter um moooooonte de coisas para guardar, por mais organizada que a gente seja, também não é lá grande coisa, não é? O bacana é ser organizada mantendo o essencial. Eu penso assim, e pratico isso. Tudo o que tenho é o que preciso mesmo. Nem mais, e algumas vezes menos… ehehehehe…

      Bom, diante disso, sugiro a você a leitura de um outro post no Bicha Fêmea que, creio, pode ser útil: http://www.bichafemea.com/2009/11/10/dicas-organizacao-casa/

      Beijos

      1. Silvia Azevedo comentou:

        O link que indicou também é muito bom e me animou a começar uma (re)organização no que hoje é nosso “quartinho multiuso”.

        Beijinhos!

  14. Telma Maciel comentou:

    Acho que o melhor dessas dicas é que, de modo geral, elas não são aplicadas só a gavetas! São ótimas!
    E ainda as dicas do que pode servir de ‘separador’ de obejtos. Muito bom! Valeu!
    Beijos

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      É verdade, Telma. Se olhar bem, o princípio pode ser aplicado a qualquer espaço que você queira arrumar. Vai fundo que o resultado é dos bons. 😀

  15. Simone comentou:

    Puxa Lidi, se eu arrumar minha gaveta da bagunça terei que criar a “prateleira da bagunça”, rsrsrs….

    Beijos Si

  16. Sanbahia comentou:

    Encontrei você “Bicha Fêmea”. Agora não vou lhe perder de vista. Adorei tudinho em seu blog.
    Maravilhaaaaaaaaaaaa!
    Um abraço retado.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Muito bom receber seu comentário todo animado. 😀
      Tomara mesmo que a gente não se perca uma da outra. 😉
      Beijos

  17. Veronica Kraemer comentou:

    Lidi querida, hoje aproveitando o domingo pra organizar minhas baguncinhas, e este post foi a cereja do bolo!!!
    Vou desapegar de muitas coisinhas e organizar o restante.
    A gente acumula tantas coisas desnecessárias, né?
    Adorei suas dicas, são preciosas!!!
    Obrigada sempre por compartilhar!!!
    Beijossssss e bom domingo pra ti
    Vero

  18. Pingback: 5 ideias para organizar pequenos objetos em casa…
  19. Trackback: 5 ideias para organizar pequenos objetos em casa…
  20. Pingback: + de 20 dicas de organização da casa para você!
  21. Trackback: + de 20 dicas de organização da casa para você!
  22. Pingback: Seu ateliê: 3 dicas de marcenaria para melhorar a organização
  23. Trackback: Seu ateliê: 3 dicas de marcenaria para melhorar a organização
  24. Pingback: 5 ideias para organizar esmaltes. Você já imaginou algo assim?
  25. Trackback: 5 ideias para organizar esmaltes. Você já imaginou algo assim?
  26. Pingback: Siga 10 passos e o canto da bagunça deixará de existir!
  27. Trackback: Siga 10 passos e o canto da bagunça deixará de existir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *