Início » Corpo » Beleza » Acne nas costas e no colo: dicas de beleza para o verão.

Acne nas costas e no colo: dicas de beleza para o verão.

As temperaturas continuam subindo, e as dicas de beleza para que a gente fique ainda mais bonita no verão são sempre bem vindas, não é? E no Bicha Fêmea essas dicas são dadas por uma expert, bonita!

A Dra. Gabriela Bernhard Issa, que atende no Rio de Janeiro e edita o blog DermatologiaMed, já deu dicas de beleza para evitar o mau cheiro no corpo e a desidratação dos cabelos devido ás temperaturas altas. Hoje as dicas dizem respeito a acne nas costas e no colo. Você sofre com elas? Então confira a melhor forma de lidar com isso…

Parece uma ironia do destino, a adolescência já passou há um bom tempo e a acne teima em incomodar. Você nota que nos dias quentes isso acaba se intensificando nas costas e no colo? O calor excessivo acaba por estimular as glândulas sebáceas que ficam nessa região também, e a dúvida constante de muitas de nós é o que fazer para lidar com esse incômodo, não é? Olha só o que explica a dermatologista:

“O colo e o dorso, assim como a face, são áreas ricas em glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade da pele. Pessoas com pele oleosa ou acne não devem usar cremes ou sabonetes hidratantes nessas áreas. A escolha do protetor solar também é muito importante, já que os filtros comuns tem muito óleo na fórmula e provocam acne. Deve-se usar filtros solares em gel ou que sejam livres de óleo (oil-free), com reaplicação a cada 4 horas.”

A recomendação do uso de filtro solar pelos dermatologistas é algo recorrente, mas o hábito parece não ter se instaurado na vida de muitas bichas fêmeas…tsc tsc tsc. Para que fique bem clara a importância, a Dra. Gabriela explica para mim e para você por que é tão necessário usar esse tipo de produto:

Além de prevenir o envelhecimento e câncer de pele, vai evitar que apareçam manchas escuras nos locais acometidos por lesões de acne.”

Ainda há duas dicas muito importantes para o controle da acne nas costas e colo. Fique atenta e cuide da sua pele do jeito certo:

 

 

1 – Sabonetes que contem ativos como enxofre, ácido salicílico e ácido glicólico ajudam no controle da oleosidade. Estes devem ser usados, no máximo, de 2 a 3 vezes ao dia para não ocorrer o efeito inverso de estímulo da secreção sebácea pelo ressecamento excessivo;

 

 

 

2 – O uso de bucha vegetal ou gel esfoliante 2 vezes por semana, massageando suavemente, promove uma limpeza mais profunda prevenindo o surgimento de novas lesões.

 

E se depois de tantos cuidados a acne insiste em aparecer nessas áreas do corpo, o jeito é consultar um dermatologista. A Dra Gabriela adverte:

“Quadros mais resistentes ou de maior gravidade podem necessitar de uma avaliação pelo dermatologista e um tratamento específico. Evite roupas de tecidos sintéticos, pois estes retem o suor e pioram as lesões.”

Que a acne nas costas e no colo pode se tornar uma vilã na vida de uma bicha fêmea eu nunca tive dúvidas, porque eu mesma sofro muito com isso. Já faz um tempo que aprendi um truque que faz parte da minha rotina ao tomar banho e que surtiu efeito minimizando o problema. Deixa eu te perguntar: você sabia que a acne (também) aparece nas costas e colo por causa de resíduos de shampoo, condicionador e cremes, e que lavar a cabeça com os cabelos jogados para a frente evita que esses resíduos venham para a pele dessas regiões e fiquem retidos por lá? A Dra. Gabriela confirma isso tudo. Olha só:

É verdade. Resíduos de shampoo, condicionadores e cremes que ficam na pele podem desencadear e piorar a acne. O ideal é usar o sabonete no corpo somente após enxaguar bem os cabelos. Mas os grandes vilões são os condicionadores leave-in, cremes para pentear e reparadores de pontas, pois estes realmente vão permanecer nos fios e acabam acumulando no rosto, pescoço e costas ao longo do dia.”

As orientações prosseguem, e a dermatologista até nos libera de lavar a cabeça com os cabelos jogados para a frente (o que para mim já virou hábito), se aguns cuidados forem tomados:

Quem tem acne não deve usar estes produtos, é preferível usar um bom condicionador e enxaguar bem depois. Mas se não for possível, aplicar apenas uma pequena quantidade e usar roupas menos decotadas para evitar o contato direto dos cabelos com a pele. Lavar a cabeça com os cabelos jogados para frente pode ajudar, mas não é necessário se a pessoa usar o sabonete por último e não esquecer de lavar as costas (o que é muito comum).

Dicas anotadas e novos hábitos prestes a serem adotados? Ótimo! Agora é curtir o verão mais bicha fêmea bonita que nunca, porque a gente merece!

Imagens: stock.xchng

Mais sobre beleza no Bicha Fêmea…

Primavera-verão: dicas de beleza.

Cabelo cacheado tem corte, sim!

Atitudes e tratamentos para atenuar a celulite.

Tudo sobre maquiagem mineral.

Dicas para beleza e saúde das unhas.

Navegue no Bicha Fêmea: Início > Corpo > Beleza > Acne nas costas e no colo: dicas de beleza para o verão.

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

Siga o Bicha Fêmea no Twitter – @bichafemea.

Conheça o Mercado de Artes, loja virtual do blog Bicha Fêmea. É por aqui >>>>>> basta clicar!

10 comentários sobre “Acne nas costas e no colo: dicas de beleza para o verão.”

  1. Ana Carla comentou:

    Sofri muito na gestação com acnes … principalmente, ou melhor, 90% delas eram as espinha internas. Ficam enormes, vermelhas, doem e não tem como se livrar delas. Rosto, colo e costas … cheinhos delas ! Fiquei traumatizada. Ainda bem q após o parto sumiram !!!!!

    Bjo

  2. Leticia comentou:

    Lidi e Gabriela
    Eu tenho que sempre cuidar disso… mas sempre tratei. O colo foi o mais fácil de tratar, já as costas. Tenho pele super oleosa, vou no dermatologista a cada 2 meses. O problema é que quando o estresse bate, não tem o que controle. Hoje já está bem melhor… no colo não tenho nenhuma espinha, mas sobraram umas duas nas costas do casamento… rs.
    Sobre protetores solares, uso minesol oil control, porque tenho pele super oleosa… me adaptei super bem (inclusive no colo). Também uso já um creme para o pescoço à noite, porque se existem duas áreas que são esquecidas pelas mulheres, são as mãos e o pescoço… ai, não tem volta!
    Bem Lidi, vc bem sabe que não sou parâmetro, sou meio vaidosa, né?rs Mas mto bom para quem não está acostumado ainda.
    Beijos
    lelê

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Lelê, esse protetor solar que você usa é para o rosto e corpo também, é?

  3. amabile comentou:

    muito bom este post .
    bj

  4. Milena comentou:

    Lidi,não tenho tanta acne assim,mas sempre aparecem alguns cravinhos .
    Agora protetor solar para mim virou uma necessidade.Primeiro:sou morena(a pele mancha),segundo:tenho 40,preciso dizer mais????
    Ah,esqueci,moro na cidade maravilhosa e sol aqui é sinônimo de “saúde”,quero ver esse povo saudável daqui a 15 anos…

    Bjs,

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Ai, Milena! Nem me fale que pele morena mancha… sei bem disso. 🙁

  5. Simone Scharamm comentou:

    Oi, Lidi,
    Ótimas dicas, como sempre!
    Beijos e bom dia!

  6. Pingback: Tweets that mention + dicas de beleza para o verão no Bicha Fêmea. -- Topsy.com
  7. Trackback: Tweets that mention + dicas de beleza para o verão no Bicha Fêmea. -- Topsy.com
  8. Fernanda Reali comentou:

    Post utilíssimo!

    Lidi, eu faço tudo isso e tenho uma pele ótima (apesar das ruguinhas e da flacidez da idade). Vou à dermatologista 3 x ao ano, uso tudo o que ela recomenda.

    Acho muuuito importante esse tipo de post, pois temos amigas que não vão à dermatologista, ou por falta de plano de saúde, ou por falta de hábito.

    Além da estética, isso é saúde, pois um simples sinalinho pode se transformar e algo mais nocivo.

    beijo e adorei

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Pois é, Fernanda, até bem pouco tempo atrás ir a dermatologista não era algo usual para mim. Mas quando virei o cabo da boa esperança, leia-se os 30, percebi que eu havia sido negligente comigo mesma quanto a isso. Aos poucos, vou tentando remediar. Além do mais, tenho me sentido um tantinho mais vaidosa nos últimos tempos, e isso se dá por causa da idade, do amadurecimento mesmo. De vez em quando quero trazer posts assim para o Bicha Fêmea porque acho útil também. É sempre bom saber dicas que favoreçam nossa beleza, saúde e bem-estar, não é? Além do mais, tudo passa pelo que você disse: não é todo mundo que pode ir a um dermatologista. Ou ainda nem enxergou a necessidade, né?! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *