Início » Decoração » Dicas de Decoração » +3 dúvidas sobre decoração solucionadas no Bicha Fêmea…

+3 dúvidas sobre decoração solucionadas no Bicha Fêmea…

Isso mesmo! Você lembra das 3 dúvidas de decoração, enviadas por leitoras, que foram solucionadas anteriormente? Pois muito bem, este post é para resolver, com dicas práticas, novas dúvidas do universo decorativo.

Quem presta a consultoria no Bicha Fêmea desta vez? Oras! A Letícia Lodi, ou Lelê, para quem acompanha de perto a Arquiteta que comanda o Casa de Catarina. Quer ver as dúvidas e dicas? Olha só…

A primeira dúvida que chegou para mim foi a da Alda, que deixou o pedido no post onde há dicas para decorar uma mesa de jantar. A pergunta deve ser comum a muitas pessoas. Veja do que se trata:

É possível usar cadeiras diferentes numa mesa de jantar?

Quem nunca viu ambientes de jantar onde a mesa tinha cadeiras diferentes? E quem não achou que tudo tenha ficado um encantamento? A verdade é que é possível conseguir um efeito bacana, sim, com cadeiras diferentes na mesa de jantar. Mas, para isso, a Leticia avisa que é preciso ter criatividade e bom senso. Ah, bom… quer inspirações e dicas? A Arquiteta oferece. Acompanha…

Casa da Nana

“Quando temos um ambiente totalmente despojado e livre. As cadeiras obedecem um só padrão: a mesma cor. Os estilos são bem diferentes e bem informais. É o “calculadamente desarrumado”. Fica lindo, charmoso e muito pessoal.”

Foto da capa da revista holandesa More than classic, via Oh So Jolly

“Quando usamos as cadeiras de cabeceira para marcar um pouco a posição. Isso acontece neste ambiente de sala de jantar e ele é bem mais formal. Também gosto muito deste ambiente. Veja, o encosto é mais alto e os pés são mais detalhados.

E se a tônica da decoração no último ambiente foi a clássica, a próxima dúvida da leitora Júlia, bicha fêmea navegante e assídua por aqui, e que é das terras do além mar, tem tudo a ver com um clássico na decoração. Vejamos…

Ainda é possível usar móveis clássicos como a bergére na decoração?

Para a Leticia, sim, é perfeitamente possível. Há apenas duas ressalvas: uma é o bom senso, e isso nunca é demais em qualquer proposta de montagem de um ambiente não é, minha gente? A outra é com relação ao espaço, já que o móvel pede um pouco mais. Veja as considerações da arquiteta e repense a bergére de outra forma daqui ‘pra frente…

máximaINTERIORES

Todos pensam em uma bergére como um móvel extremamente conservador, não? Eu mesma tenho 3 em casa (vou reformá-los em breve e “tirar o ar conservador”). Quer usá-lo em um ambiente com mix de estilos? Veja este exemplo: usaram uma bergére azul, linda com outros sofás mais contemporâneos. O sofá no lado oposto com o mesmo tecido ficou também lindo. Para mim, são como cerejas no bolo, sabe? É um detalhe bonito para quebrar o ambiente.”

Em decoração o “pulo do gato” parece mesmo ser o bom senso, e de resto é possível fazer tudo o que se imaginar. No último ambiente a mistura de estilos foi bem visível, mas nem por isso o resultado final deixou de ser harmonioso. Como fazer isso? Passa por aí a dúvida da Luci, que me enviou um e-mail justamente para questionar:

Quais cuidados devem ser tomados na hora de fazer mistura de estilos na decoração?

A orientação da Leticia para quem pretende investir num conjunto com mais de um estilo, porém harmonioso, para não errar a mão, é pensar na ideia de “quebra” de uma base feita em um estilo, com elementos de outro. Isso tudo passa longe da ideia de “misturar” que, para a arquiteta, pode dar a ideia de algo “caótico”. Veja as dicas e aplique em seus domínios, bonita!

Maat

”A mistura de estilos é algo que pode ser feito, mas com bastante cuidado. É algo muito pessoal também. Eu, particularmente, prefiro escolher um estilo de base e inserir alguns toques em outro estilo. Por exemplo, o seu ponto de partida vai ser algo mais clean ou contemporâneo, a partir dele coloque algumas poucas peças em outro estilo mais conservador para quebrar. Sempre parta de um conceito e depois insira outras peças. Olhe o exemplo da foto: esta sala tem muitos elementos contemporâneos, com peças limpas, ortogonais (até mesmo o painel de fundo) e a partir dele inseriu poltronas em outro estilo para quebrar. Ficou muito harmonioso e bem mais aconchegante.”

 stock.xchng

 

Para não esquecer…

…Mais algumas dicas da Leticia que valem ouro. Desfrute!

1 – Tudo é possível com muito bom senso e personalidade;

 

2 – O campo seguro é não misturar estilos;

 

3 – Se quiser sair da zona de conforto, os ambientes podem ficar bem mais ricos e com muita personalidade;

 

4 – Sua casa e os seus ambientes são um reflexo da sua personalidade e gosto pessoal.

 

Mais no Bicha Fêmea…

3 dúvidas sobre decoração solucionadas no Bicha Fêmea…

Decoração na sala de estar: mesa de centro. Qual o seu estilo?

Pitacos de bicha fêmea: como escolher cores para a parede?

Pitacos de bicha fêmea: como decorar a parede da escada?

Como decorar uma mesa de jantar em fibra natural e vidro?

Navegue no Bicha Fêmea: InícioCasa & Decoração Decoração > +3 dúvidas sobre decoração solucionadas no Bicha Fêmea…

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

27 comentários sobre “+3 dúvidas sobre decoração solucionadas no Bicha Fêmea…”

  1. Leticia comentou:

    Lidi,
    Ficou ótimo o post… um show!!!
    Se ficar alguma outra dúvida, de alguma leitora, pode contar comigo! Depois passo para ver os coments…
    Beijos e um ótimo fim de semana!
    lelê

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Ficou ótimo porque você arrasa nas dicas, Lelê. Não basta explicar as coisas, é como se fala, se analisa as imagens, que faz toda a diferença. 😀
      Sou sortuda por poder contar contigo no Bicha Fêmea para dúvidas sobre decoração. Obrigada por tudo, sempre! 😀
      Beijos

  2. Fabiana Correia comentou:

    Nossa, quantas informações valiosas! Adoei a dica da mistura de estilos isso porque meu marido tem um e eu outro, rs. Obrigada Lêle e Lidi. Bjs

  3. Fer Lorenzoni comentou:

    Oi Lidi… Já q o post de hoje é decoração… Gostei muito do q eu li, mas tenho uma dúvida ainda….
    Vou confessar… eu tinha um sofá mostarda!!!! É , eu tinha, meu Deus, eu tinha mesmo…..Agora troquei por um quadradão bege bem clarinho, marfim, palha, ou seja lá qual cor, mas é clarinho, mas fiquei com uma poltrona laranja, q fazia par com meu sofá mostarda… (é , eu devia estar muuuuito feliz quando comprei o sofá… e a poltrona, bom, n tem explicação….), Enfim…. me sobrou a poltrona q eu amo… e lá vem a pergunta… E aí, qual cor fica melhor p mandar reformar a dita poltrona. Meu tapete é verde musgo, no sofá tem almofadas bege e verde musgo e a cortina é barbante cru.Ahhh e o rack é tabaco com maple (bege). E tenho também dois pufes bege floral com marrom, q fica uma combinação legal com o sofá e o tapete, eu sei q tem muito lugar nesta sala, mas é q quando reune a patota… tenho lugar p todo mundo… então n sai nada da sala.. nem a poltrona laranja, só queria dar uma repaginada nela, mas também n queria deixar a poltrona bege… essa sala já tem muito bege…
    Bjos e manda pitaco. Confio em vc, olha a responsa!!!!
    Bjos, bjos
    Fer

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Fer!!
      Esse pedido de pitaco pode render um post bem legal. 🙂
      Eu anotei aqui comigo o teu pedido de pitaco. Se eu conseguir montar algo legal, te aviso, tá?! 😉

    2. Luma comentou:

      O Pufe floral dá uma quebrada na sisudez das cores. Pessoalmente não acho que o laranja seja uma cor ruim, justo por ser alegre e a sua sala está precisando de cores alegres. Verde e bege são cores muito sérias!

      1. Lidiane Vasconcelos comentou:

        Oi, Luma! Tomara que a Fer veja seu comentário. Vai ser bom para ela ouvir (ler) seu pitaco! Valeu! 🙂

  4. Fer Lorenzoni comentou:

    Vou ficar na espera, e obrigada pelo “socorro” virtual.
    Mas fica sussa, n te estressa, pensa com calma…
    Bjos e bom fim de semana p vc.
    Fer

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Pode deixar, eu não me estresso.
      Prometo! 😉

  5. Katia Bonfadini comentou:

    Lidi, estou dando uma passadinha vapt-vupt pra dizer que adorei o post e sou fã da Lelê! A ideia das cadeiras de estilos diferentes da mesma cor me agrada muito!Fui a uma edição da CASA COR no Rio e vi seis cadeiras com padronagens distintas numa mesma cozinha. O que elas tinham em comum eram as cores preta e branca. Amei!!!!! Beijão e tenha um lindo final de semana!!!!

  6. Marcelle Rebelo comentou:

    Olá, agradeço a visita e o carinho. O Bicha Fêmea está incrível e como bibliotecária tenho mania de compartilhar o que acho bom em termos de informação…então acabo passando isso para o meu blog quando consigo.

  7. uretano comentou:

    Excelente!

  8. Luma comentou:

    Gosto muito da mistura de estilo e deixo para casar as texturas dos revestimentos e cores. Em uma casa em que moram várias pessoas, com bagagens diferentes, a grande sacada é deixar os ambientes equilibrados dentro desta atmosfera que abriga gerações. Vive todo mundo feliz e saudoso do aconchego do lar 🙂 Beijus,

  9. Júlia Vieira comentou:

    Lidiane boa tarde,

    Em primeiro lugar quero dar-lhe mais uma vez os parabéns pela forma cuidadosa como posta aqui os assuntos. Sem querer parecer puxa-saco deixe-me dizer-lhe que a menina tem o blogue mais bonito e articulado aqui da blogosfera. Há outros que eu também sigo e são muito bons mas o seu é articulado/organizado. Agora vamos ao que interessa mais hoje adorei o post que pôs em especial para mim
    sobre as bergères a Leticia escolheu uma bergére linda, mas vou fazer como ela diz ter bom senso vou seguir a linha do que ela postou mas vou arranjar mais pequenas, porque têm que ser duas. Um dia destes nas minhas andanças pelos blogues vi umaparecida com a da Leticia mas mais pequena, não sei onde a guardei depois posto aqui para saber a sua opinião. Como ainda não sei como vou pôr as cortinas!!! Bem tenho tudo na cabeça tenho que pôr em prática mas vou ter que esperar algum tempo como a menina sabe eu tenho outra casa na linha de Cascais (herança de minha mãe que faleceu há um tempo) então é uma despesa que só visto. Lidi já estou a ocupar-lhe muito tempo me desculpe ,as se lembra de um pedido que lhe fiz para o hall da casinha de Cascais? quando for falar de hall me avise por favor. Penso que ainda deve ter o email que lhe mandei se pudesse basear-se nele ficava-lhe muito grata. MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO QUE TEVE COMIGO SOBRE A BERGÉRE FIQUE CERTA QUE ADOREI e como sabe sou sua fiel seguidora.
    Um bom domingo para si minha linda e toda a sua familia.
    Beijos
    Julia

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Júlia!
      Foi muito bom saber que você gostou do post. 🙂
      Sobre o hall de entrada da casa de cascais, eu me lembro de nossa conversa por e-mail, sim! 🙂 Só que eu fui procurá-lo e ele sumiu do meu e-mail. Mesmo nos e-mails excluídos ele não aparece nas pesquisas que faço. Se você tiver ainda a nossa conversa e puder me reenviar, vai ser muito bom. De qualquer forma, queria te dar a dica de um post anterior que foi publicado sobre hall de entrada aqui: http://www.bichafemea.com/2009/02/16/area-de-entrada/

      Além do mais, sua sugestão pauta para que eu fale de halls de entrada no Bicha Fêmea já está anotada, viu?! Beijos!

  10. Pingback: Tweets that mention +3 dúvidas sobre decoração solucionadas no Bicha Fêmea… -- Topsy.com
  11. Trackback: Tweets that mention +3 dúvidas sobre decoração solucionadas no Bicha Fêmea… -- Topsy.com
  12. Fer Lorenzoni comentou:

    Oi Lidi, oi Luma, li os coments…Também gosto do laranja, é q queria(e vou) trocar a cor da poltrona, e queria uma cor destaque, e aumentar algumas almofadas na mesma cor,os pufs realmente ficaram legais, e no contexto, deram um charme a tanto bege. Eu vi u tecido com listras, com verde claro, verde escuro e cinza, mas n sei se uma poltrona listrada n ficaria over. Estou aceitando sugestões, são muito bem vinda.
    Bjos e obrigada.
    Fer

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      …hum… Fer, a princípio eu não juntaria estampa com listras. Acho que correria o risco de errar a mão. Por outro lado, tudo pode desde que faça parte do estilo da pessoa e ela “segure a peteca”. Como você tem receios, vejo que talvez essa ousadia não faça parte do seu estilo, né?

  13. Luci Cardinelli comentou:

    A Lelê realmente arrasa!

    Obrigada as duas pelas dicas!

    beijos e ótima semana

  14. Simone Scharamm comentou:

    Ah, que post maravilhoso que eu perdi,rs! Essas dicas da Lelê são preciosas!
    Beijocas pras duas!

  15. Leticia comentou:

    Amiga,
    Estou montando um post no estilo “recordar é viver” com essas dicas que contribui aqui, tá? Sai na quinta feira…
    Como estou reunindo o que já falei por aqui, achei que era hora de resgatar um pouco sobre “estilos” rsss.
    Beijos
    lelê

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Beleza, Lelê!
      Manda bala e arrasa! 🙂

  16. Pingback: Casa | Decoração | Organização no Bicha Fêmea
  17. Trackback: Casa | Decoração | Organização no Bicha Fêmea
  18. Pingback: Eu + você = nós decoramos: Mistura de estilos |
  19. Trackback: Eu + você = nós decoramos: Mistura de estilos |
  20. Dinamara Marques comentou:

    gostaria de saber + sobre este papel de parede, onde eu posso comprar. onde tem o tema: +3 duvidas sobre decoração solucionadas (onde tem uma sala com o papel de parede quadriculados em tons de marrom e embaixo da foto está um nome: MAAT. aguardo a resposta.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Dinamara!
      Seja muito bem vinda ao Bicha Fêmea!
      Bom, não tenho a resposta que você precisa. A imagem que você viu serve como referência para ideias na decoração de uma casa, mas não tenho como lhe informar a forma de adquirir cada item decorativo (móveis e objetos) do ambiente. Lamento!

      De qualquer forma, se quiser acompanhar cada novidade que aparece no Bicha Fêmea, você pode assinar e receber gratuitamente em seu e-mail clicando aqui: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=blogbichafemea&loc=pt_BR
      Beijos
      Lidi

  21. Pingback: Decoração “faça você mesma”: casa de Margaret
  22. Trackback: Decoração “faça você mesma”: casa de Margaret

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *