Início » Corpo » Saúde » Qual é a importância do alongamento?

Qual é a importância do alongamento?

O alongamento ainda não é muito utilizado, porém os benefícios que ele causa em nosso corpo são imensos. A prática do exercício físico está crescendo a todo o momento, e a preparação e a finalização são fatores importantes.

Para que o exercício físico possa fluir de maneira correta é necessário que o corpo se adapte ao novo estímulo, e nada é melhor do que alongar para diminuir as dores musculares e evitar lesões. A mobilidade articular faz com que os movimentos de maior amplitude possam ser realizados com melhores resultados.

Se o alongamento for efetuado constantemente, além da melhora da flexibilidade há também a manutenção dela, assim evitando o encurtamento da musculatura alongada.

Nosso corpo pode ser comparado como uma máquina que só funciona quando a ligamos na tomada e damos energia suficiente para que ela possa produzir o esperado, ou seja, o alongamento será mais eficaz se o corpo estiver aquecido e preparado para aguentar as forças que serão tracionadas sobre ele.

Vale lembrar também que o alongamento de cada músculo deverá durar em média 20 segundos e se os exercícios não forem realizados de forma correta poderá acontecer o efeito contrario do esperado, lembre-se, hoje em dia existem muitas academias com aulas específicas para alongamento com acompanhamento de profissionais e uso de diversos materiais que podem ser desde uma simples toalha até os elásticos e bolas.

A rotina de se alongar também é muito importante para quem trabalha, pois assim pode-se evitar a LER (lesões por esforços repetitivos), isso vale também para serviços domésticos.

Tudo o que fazemos em melhoria para o nosso corpo será reflexo para o bem estar e a saúde, alongue-se com a ajuda de um profissional. Após o alongamento não esqueça de descontrair a musculatura para diminuir a tensão do local.

Imagem: stock.xchng

 

Por Tamires Fernandes Roque via Conteúdo Colaborativo
tamires_ef@ig.com.br

 

Mais no Bicha Fêmea…

Alimentos gordurosos versus escolhas saudáveis…

Alongamento para caminhada: você faz?

Erros comuns que podem estragar sua dieta.

Emagrecimento e organização.

Dicas para automotivação na prática de exercícios físicos.

Navegando no Bicha Fêmea – Início > Corpo > Saúde > Qual é a importância do alongamento?

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

9 comentários sobre “Qual é a importância do alongamento?”

  1. Laine comentou:

    Oi, Lidi!

    Muito bom o post do alongamento. Eu faço uma sessão específica pra coluna. Comprei um livro que explica tim tim por tim tim como alongar a coluna. É muito bom mesmo!

    Tem coisa melhor do que aquela espreguiçada ao acordar feito um gatinho? Quando eu vejo meu filhote Pixel fazer, dou é risada!

    beijos, Laine

  2. Leticia comentou:

    Lidi
    Lembro de um post seu sobre exercícios (nossa! Faz tempo!) em que comentei que amo fazer alongamentos! Agora, com 2 anos de ballet, amo ainda mais… se pudesse, tiraria um tempinho diário para isso! 🙂
    Mesmo quem não faz exercío é fundamental alongar-se para melhorar a postura e corrigir as LERs!
    Beijos
    lelê

    Ps> ai amiga! to sofrendo por conta dessas fotos! Ninguém me manda… ninguém quer me mostrar como fiquei como noiva!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Essa história das tuas fotos já está virando tortura coletiva, Lelê. Tua, e nossa, que queremos te ver bonitona e de noiva. 🙂

  3. Ana Carla comentou:

    Eu acho mto importante alongar na hora q acordo … antes de sair da cama ! Sério. Desperta e vc levanta aquecida. Pq às vezes descer depressa da cama (a minha é alta) dá a maior dor nos pés, joelhos e tornozelos. e eu q tenho criança pequena … vivo descendo da cama depressa pela madrugada ! Aff … rs

  4. Simone Scharamm comentou:

    Oi, Lidi,
    Bom dia!
    Ótimo post da Tamires! Alongamento é mesmo importantíssimo! Eu tenho problemas de dores lombares desde a dolescência, fiz RPG e obtive ótimos resultados! Tô querendo voltar a me alongar, para me sentir melhor.
    Beijos, bom fds!

  5. Cibele comentou:

    Lidi, saudades…

    Tenho frequentado a academia diariamente, e o alongamento faz parte antes de qualquer atividade.

    Beijokas

  6. mariane comentou:

    nossa adorei

  7. mariane comentou:

    nossa adorei
    é otimo

  8. Pingback: É possível emagrecer apenas com mudanças de hábitos?
  9. Trackback: É possível emagrecer apenas com mudanças de hábitos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *