Início » Casa » Rotina Doméstica » Ações esquecidas no cuidado da casa, porém necessárias.

Ações esquecidas no cuidado da casa, porém necessárias.

No dia a dia da diva do lar, há atividades de organização e limpeza da casa onde a necessidade de execução não é tão evidente, e a gente acaba esquecendo e deixando para lá. Mas elas são muito importantes!

Quer dicas de quais atividades na organização, limpeza e harmonia em casa não podemos negligenciar? Ah! Claro! Suas dicas serão sempre muito bem vindas para melhorar ainda mais o conteúdo deste post, hein? Então, vamos lá…

Anote em sua agenda quando vai providenciar as seguintes ações:

Virar o colchão para prevenir que ele deforme, além de evitar a dor nas costas. Você se dá conta dessa necessidade? Para te ajudar a manter esse rotina e como se organizar para não esquecer como irá rotacionar o colchão toda vez que fizer isso, sugiro a leitura do post com dicas para as viradas do colchão. Neste post já mostrei como confeccionar um cartão que te ajuda visualizar a melhor forma de executar essa atividade.

Mandar lavar os cobertores antes de acondicioná-los para a próxima estação fria. Você faz isso? Isso é bom para evitar cheiro ruim e fungos, já que quando a gente se cobre deixa nele a gordura e impureza de nosso corpo. Além do mais, certifique-se que depois da higienização eles sejam acondicionados em embalagens adequadas, ou ainda que sejam usadas as embalagens que são a vácuo, já que isso te fará poupar espaço.

Mandar lavar os tapetes. Já que eles são os queridinhos do Inverno, quando mais se usa, eles acabam ficando especialmente mais sujos. Cuidado para não esquecer a lavagem periódica. Anote na agenda a hora de lavá-los!

Limpar a geladeira periodicamente para evitar acúmulo de sujeira e mau cheiro. Nada que esponja macia e detergente neutro não resolva! Confira dicas para higienização e organização da geladeira que vão te ajudar nessa tarefa, e que foram publicadas no Bicha Fêmea anteriormente…

Adotar no dia a dia a postura do “cada coisa em seu lugar, um lugar para cada coisa”, tudo para facilitar na manutenção da limpeza e organização da casa. É difícil para você, e para mim também. Eu bem sei…

O importante é perseguir esse comportamento e tentar envolver quem mora conosco, e isso fará com que a gente gerencie melhor o tempo. E se tempo hoje em dia é luxo, chique mesmo é gastar a maior parte dele com outras coisas muito mais prazerosas, do que ficar o tempo todo recolhendo bagunça ou limpando uma coisinha aqui e e outra acolá, certo?

Quer dicas? Sugiro a leitura de 5 dicas para controlar a bagunça em casa, assim você ganha tempo e reduz a quantidade de coisas para limpar, hã?

Agora, ei! Deixa uma dica aí, vai…

Imagens: Country Living

Mais no Bicha Fêmea…

Todos somos donos de casa: homens, mulheres, crianças…

Da minha porção diva do lar. Como é a sua?

Dicas para limpeza e organização da geladeira.

Dicas para passar camisa social.

Navegue no Bicha Fêmea: Início > Casa & Decoração > Cuidados & Limpeza > Ações esquecidas no cuidado da casa, porém necessárias.

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

 

40 comentários sobre “Ações esquecidas no cuidado da casa, porém necessárias.”

  1. Neli Rodrigues comentou:

    Como gosto de organização e limpeza já faço tudo que foi dito neste post.
    Tb faço limpeza periódica dos armários e gavetas da cozinha.
    E são tantas outras coisinhas, que daria um post, mas fico só nessa dica, ok?

    Bjs♥

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Obrigada pela dica, Neli.
      Um lembrete ou outro nunca é demais. 🙂

  2. Fabiana Correia comentou:

    Na verdade arrumação de casa nunca acaba não é? É incrível! ´Se fizer um pouquinho a cada dia, tudo se resove mais rápido.
    O meu maior problema são as portas, janelas e grades. Simplesmente não gosto dessa parte da limpeza da casa, pense! É um martírio, já que leva muito tempo, pelo menos depois de feito, só mês que vem, rsrs.
    Bjs Lidi

  3. Marilia Alves comentou:

    Ó Meu Deus, muito obrigada grande guru da organização, estava mesmo precisando lembrar dessas coisitas. Vou fazer tudo já!

  4. Rosi Costa Caleffi comentou:

    Lidi

    Uma vez, fiz a bobagem de guardar um edredon grande e pesado que tenho durante todo o verão, sem lavá-lo. Aí quando tirei-o para usar estava embolorado. Tristeza!

    Aprendi, viu!

    Bjs e bom final de semana

  5. Elaine Cunha comentou:

    Oi, Lidi!

    Hoje o sol saiu por aqui. Hj é dia de fazer tudo que mais amo; deixar janelas da casa todas abertas para ventilar; passear com os filhotes na rua sem que eles estejam com roupa de frio; secar roupa no varal, dando trégua a secadora! Que maravilha não é?

    Você sempre muito caprichosa nos tópicos. Confesso que guardei meu tapete sem lavar e ainda esta por lá. 🙁

    Acho que tem no máximo 15 dias que passou no jornal hoje na Globo uma organizadora falando a importância de se guardar mantas, edredons, roupa de estação fria em saco feito de pano. Esta ação serve para evitar que com a mudança de temperatura a roupa fique com cheirinho de mofada. Isto porque no saco plástico, a temperatura varia e não tem como equilibrar.

    Queria aprender a costurar para fazer estes sacos mágicos. Por enquanto que ainda não sei, guardo em sacos mesmo.

    Adorei seu post!
    beijos, Elaine Cunha

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Cobertores, mantas e edredons eu mando para a lavanderia e quando voltam, eles já estão embalados em sacos plásticos, bem vedadinhos. Quando os retiro para usar na estação seguinte, está tudo sob controle. Pelo menos até agora têm funcionado. Quanto as roupas, eu guardo em caixas, mas antes eu pulverizo um produto com cheirinho de talco que tem a função de matar bactérias, germes, etc… esses bichinhos do mofo e bolor. Quando retiro para usar na estação seguinte, também está nos conformes. Deixo elas tomarem um arzinho, e pronto! Será que faço errado?

      1. Luma comentou:

        Quem tem acessórios para congelamento, pode retirar o ar dos sacos com eles. A embalagem à vacuo é legal, mas conheço pessoas que guardam casacos e mantas em locais refrigerados (congelador) 😀 Gente que pode, pode!! Da sua lista a única coisa que esqueço é de virar o colchão. Ah, uma coisa chata é limpar cristais e aproveito para limpar a cristaleira quando tenho alguém papeando comigo. Lustres, quem se lembra de limpar lustres?
        Amoreco, as vezes temos que fazer vista grossa, principalmente quando estamos relaxadas, não é? Boa semana! Beijus,

        1. Lidiane Vasconcelos comentou:

          Lustres?
          Hum… confesso que não faço isso com periodicidade regular. Somente quando olho para eles e vejo que a situação está complicada… tsc tsc tsc…

          Não dar para ser perfeita em tudo, não é?
          Faço vistas grossas, sim, para um bocado de coisas. Quem não faz?! 😉

            1. Lidiane Vasconcelos comentou:

              Valeu, Laine! 🙂

  6. Leticia comentou:

    Querida
    Adorei as dicas. Agora para mim será super preciso tudo isso, sou a mais nova dona de casa da turma!
    Menina, queria ter mandando dicas para vc e para a Rosi, mas com a correria não consegui. Posso fazer isso atrasado? Na semana que vem?? Desculpinhas, mas a semana tá de arrasar! Véspera do casório, né?
    Beijos
    lelê

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Lelê, primeiro de tudo: relaxe quanto ás dicas. Só era o que faltava, ás vésperas do casamento, você ficar se preocupando com isso. Olha lá, hein?

      Agora, cá para nós, prepare-se! Você vai ficar ligada em tudo quanto é dica para facilitar tua vida de diva do lar. Não tem jeito, é muito diferente quando a gente passa a tomar conta da nossa casa. Pelo menos quando saí da casa de mainha, me vi ás voltas sem saber nadica de nada na prática. “Uó”! E ainda não sei um montão de um bocado de coisas… aff! 🙁

  7. Simone Scharamm comentou:

    Oi, Lidi,
    A minha dica é para a organização e higiene das louças. Aprendi com um chef de cozinha, que veio aqui em casa. Depois de lavadas as louças, passa-se um pano tipo perfex com álcool, antes de guardá-las ou utilizá-las novamente. Assim, não é preciso secar. O álcool faz a umidade evaporar e deixa tudo lindo, brilhando!
    Beijocas e ótimo fds!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Nossa, Simone!
      Essa eu nem sonhava…
      Mas espera aí, a louça a que você se refere é o quê, exatamente?

  8. Simone Scharamm comentou:

    Oi, Lidi,
    São os pratos, tigelinhas, xícaras, copos, taças e talheres. Só não funciona mesmo com as panelas!rsrs!
    Esse chef veio aqui em casa fazer a comida da minha festa e a copeira dele secava tudo com o álcool líquido(não serve o gel). Daí, ele me deu a dica.
    Beijos!

  9. Yumi comentou:

    Flor… essa dica é realmente até uma questão de saúde mesmo… virar o colchão… o meu só virei depois de 3 anos de uso… isso pq fui matar os ácaros dele com máquina de vapor, só aí lembrei de virá-lo, senão provavelmente ficaria sem…

    As cobertas e afins tb mando pra lavanderia, álias já já é época de ir…

    E criei o habito de anotar tudo no google agenda, já q manda um email lembrete (essas coisas anuais, se não anotar, ficam esquecidas mesmo…)

    Bjks!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Pois é, Yumi. Eu anoto tudo também. Nesse caso, minha fiel escuderia é a agenda de papel. Mas o importante é anotar, porque não dá para onfiar na memória, né?! 😉

  10. Carol Santana comentou:

    Afffeee…
    Lidi, tô cheia de vergonha aqui, depois de ler esse post…
    Logo que mudamos pra nossa casa, depois do casório, eu e marido combinamos de fazer a mega power faxina, semestralmente. Mas é aquela faxina total e geral, sabe? Geralmente dividimos os comodos entre eu e ele… Ele ficava com a cozinha e área externa e eu com o restante (eu acho meio injusto, mas como ele é muito perfeccionista, deixo ele com a cozinha e ele fica lá quase que o dia todo!). Mas funciona assim: Tiramos TUDO do lugar, jogamos fora o que não usamos, limpamos de cima pra baixo todo o comodo e depois voltamos a guardar o que é pra ser guardado depois de limpo! 😉
    Só que… Deveríamos ter feito essa faxina no mes de julho, mas com a chegada da pequena, estamos protelando a limpeza geral…
    😀
    Mas daqui a pouco não teremos escapatória! 😉

    Bjocas, e obrigada pelas dicas, viu!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Menina! Que superultramegablaster faxina é essa? Cansei só de ler… kkkkk…

      Então, fica com vergonha não, Carol! É justíssimo que vocês tenham protelado, porque com buxão ou bebezinha em casa é complicado, né? 😉

  11. Alexandrina comentou:

    Oi Lidi!!! queria dar minha contribuição: para tirar aquele mofo dos armários podemos usar um pano com vinagre….sai tudinho e não deixa cheiro!!!! espero ter ajudado…..bjs

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Claro que ajudou, Ale! 😀
      Eu costumo dizer que o melhor do Bicha Fêmea está nos comentários, porque quem passa no blog, e quer dividir o que sabe, enriquece o conteúdo. E muito! Assim como tu fez. 😀

      Obrigada!
      Beijos

  12. Giovana Zardo comentou:

    Oiii !!! Eu com um pequeno asmático em casa não posso deixar passar nada!!! Tb não esqueço das cortinas e do pó que acumula no varão… Tenho que passar no mínimo um pano úmido todo santo dia. Tenho uma luta diária com os ácaros !!!
    Bjuss
    Gi

  13. Rose comentou:

    vixi quanta dica boa…e eu que sou organizada por natureza aproveitei todas…hihihihihi
    Bjinhus e bom findi!!!

  14. yvone comentou:

    Ola Lidi
    Já tinha lido este post e achei super bacana a forma como vc. detalhou os procedimentos básicos que não podemos deixar de fazer para manter a casa sob controle.
    Infelizmente (porque todo dia tem serviço) esses são rituais quase diários… porque basta apenas uma semana de descaso para tudo se transformar num caos.
    Perde-se tempo e muito dinheiro por falta de organização.
    Parabéns pelo post, e também pela forma que voce tem encaminhado seu blog viu!
    Sucesso, bj e linda semana

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Obriga, Yvone!
      Por tudo, e sempre! 🙂
      Beijos

  15. Soll comentou:

    Oi Lidi.
    Tudo bom?
    Quanto tempo não passo por aqui. Estava com saudades dos seus posts.
    Adorei as dicas.
    Beijo.
    Soll

  16. Flávia Zocoler comentou:

    Oi, Lidi!

    Para quem mora em casa uma tarefa chatéeeesima mas fundamental é limpar a caixa d’água. Ainda bem que é coisa de menino…

    Bjsss e excelente semaninha!

    Flá

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Vixe, Flávia!!!
      Ainda bem que é coisa de menino, mesmo! 🙂
      Como moro num condomínio, também me livro desse tipo de preocupação porque a caixa é enooooorme e a limpeza é feita por empresa especializada. 😉

  17. Luma comentou:

    Lidi, lembrei de uma dica super legal para quem é alergico e quer manter os travesseiros em dia. Colocá-los no congelador mata os ácaros. Veja nesta postagem que dicas legais! http://www.acessa.com/casa/arquivo/eetc/2009/06/12-inverno/

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oh, Luma!
      Valeu pela dica! 😉

  18. Fernanda Reali comentou:

    Bom dia! Sempre bom relembrar dessas dicas. Faco todas essas e mais uma. Evito que entrem de sapatos aqui em casa, pedindo com jeitinho para que os eixem na entrada. nossos sapatos que vieram da rua sao lavados antes de serem guardados. Sentamos no ch;ao para brincar com as cachorras e crian;as, por isso adotei esse cuidado depois de ler uma materia sobre a contaminacao das solas de sapatos.

    uma linda semana para todas as BICHAS FEMEAS

  19. Telma Maciel comentou:

    Nossa, vou te contar que quero um colchão novo… pq eu não tomei os devidos cuidados e agora ele já está me matando!!!
    Tem coisas que a gente deixa passar msm, pensando em relaxar no final de semana e etc, mas são necessárias msm! Com meu próximo colchão eu terei esses cuidados!
    O restante tbm tenho que aprender, claro… pra variar, o post foi mto bom pra mim!
    Bjs

  20. Luma comentou:

    hehehehe Lidi! Agora falta uma matéria falando sobre a variedade de colchões! A maioria compra colchão errado! Beijus,

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Eita! Sugestão anotada, Luma. 😉

  21. Vanessa comentou:

    Lidiane, eu me considero a pessoa mais desorganizada do mundo. Por isso sigo regras de organização para deixar a bagunça ao menos em ordem. fiquei feliz em saber que sigo as normas do post.

    bjs

  22. Cristiana Rego (Cristy) comentou:

    Ola, Adoro o blog e sempre que recebo a notificação por email venho correndo ver as novidades….
    Estou querendo comprar uma etiquetadora ou rotuladora pra fazer etiquetas nas minhas organizações, vc sabe qual a melhor, a mais barata ou a que melhor funciona? Ja fez algum teste?
    Bjim Cristy
    http://atelier-cristyartes.blogspot.com/

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Cristiana!
      Bom saber o quanto você aprecia o Bicha Fêmea. 🙂
      Sinto em não poder te dar uma opinião sobre o que me questionou, porque nunca usei qualquer equipamento desses. 🙁

      Boa sorte na sua pesquisa. 🙂
      Beijos

  23. Pingback: 6 dicas para economizar água nas atividades domésticas
  24. Trackback: 6 dicas para economizar água nas atividades domésticas
  25. Pingback: Quer fazer boas compras no supermercado?
  26. Trackback: Quer fazer boas compras no supermercado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *