Início » Decoração » Decoração com objetos reutilizados by bichas fêmeas.

Decoração com objetos reutilizados by bichas fêmeas.

Você já pensou em incrementar a decoração da sua casa com detalhes produzidos a partir de objetos reutilizados? A solução é barata e ecologicamente correta, e hoje em dia é uma das atitudes esperadas da mulher moderna: criatividade e consumo consciente. 

Há mulheres espertas que agem assim desde quando tudo isso nem era tendência, a exemplo da Simone Scharamm, que mostra que com alguma criatividade dá para extrair coisas bonitas e úteis do que, aparentemente, não tem mais utilidade…

A relação dessa blogueira, que comanda o “Festas e etc…”, com a reutilização de objetos, já acontece há bastante tempo:

“…Há tempos aprendi a reaproveitar embalagens, e o que me motivou foi a falta de recursos. Trabalhei como professora de Educação Infantil por muito tempo, e conheci os 2 extremos: pela manhã, numa escola municipal, que era só carência. À tarde, numa escola particular, onde dispunha de todos os recursos. Não achava justo que os meus aluninhos carentes não tivessem acesso a brinquedos e brincadeiras, daí passei a inventar coisas interessantes com sucata. Há 15, 20 anos atrás, eu era conhecida como a “sucateira”…hoje virou “moda”, né? Mais do que a necessidade, a consciência me faz separar materias para uso posterior. Não leciono mais. Sou agora uma mãe, que curte artesanato, decoração, festinhas, gastronomia…em tudo que eu posso, boto o meu “dedo verde”,rs!”

A Simone prova o quanto é criativa, mesmo com as adversidades, e dá lição de que sabe o que quer quando explica por que faz uso da reutilização de materiais:

Além da preservação ambiental e da redução do custo, a vantagem de ter peças únicas e o prazer enorme de criar com as próprias mãos…pra mim uma alegria, sem fim! Estou às voltas com dezenas de latinhas de batatas Pringles…sabe o que é mais legal? Eu nunca sei no que vai dar!”

Inspire-se com as criações da Simone:

Porta-guardanapos confeccionados com retalhos de juta e sementes de girassol; o dourado é caro e bonito. O rústico, apesar de inferior, dá personalidade à minha mesa!”

Vidrinhos de patê viraram porta-velas perfumadas. Colei adesivos e fiz as velas em casa, fácil, fácil!”

Inspirada pelas ideias da Simone? Veja o que mais as bichas fêmeas navegantes andam fazendo por aí afora…

Outro feito útil e bonito na prática da reutilização foi o que fez a Silvia Braido, leitora assídua do Bicha Fêmea, e atenta ás possbilidades de economia na hora de decorar a casa:

Com a reforma da casa resolvemos fazer uma área para a churrasqueira, enquanto organizava essa área, fiquei num dilema….onde guardar os espetos de churrasco? Então o moço das persianas chegou com uns cones de papelão, ele deve ter me achado uma doida quando pedi para deixar que eu mesmo jogaria fora o “lixo”, na verdade ele virou um porta-espetos, rsrsrsrs…”

“…foto para você entender o que fiz com os cones de papelão que, claro, não joguei no lixo, e uma velha esteira de praia que também seria colocada no lixo.”

É ou não é surpreendente quando a gente se dispõe a olhar para os objetos de outra forma e pensar no quanto isso pode favorecer a decoração de nosso lar, hã? Há muito mais exemplos por aí afora…

Fernanda Reali, a bonitona que está por trás do blog que leva seu nome, é das blogueiras incansáveis em mostrar exemplos de reutilização de objetos para a decoração de sua casa. E sabe o melhor? É tudo bonito e de bom gosto. Duvida?

Nos links abaixo, tu vais encontrar algumas fotos e PAPs de objetos que iriam para o lixo, mas recuperei-os e voltaram ao uso. Separo sobras de tecido para forrar caixas e latas e as uso para guardar biscoitos, pregadores, miudezas em geral. É um hábito que tenho desde março de 2008, quando fiz o curso de pintura e decoupagem.”

“…tinha uma sobrinha de pano das almofadas da Helena e fiz estes cachepôs. Muito simples e rápido, é uma ótima alternativa para reciclar latas, principalmente para quem não tem jeito com decoupage e pintura.”

“Resolvi reciclar uma moldura com um defeitinho e usei retalhos de papel que sobraram de outro trabalho. Cortei em pedaços retangulares, apliquei fita dupla face atrás e montei como se fosse uma página de álbum de fotos. Imprimi uma foto em preto e branco e fixei no centro. Dentro do envelope, escrevi palavras de carinho descrevendo a personalidade da Helena.”

Viu? Você ainda tem dúvidas ou receios sobre tentar enxergar os objetos com outros olhos a favor da decoração da casa? Pensa bem e se joga! E a surpresa pode ser das melhores…

Mais no Bicha Fêmea…

Reutilização de caixas de ovos na decoração

Decoração de jardins com objetos reutilizados

Reutilização de objetos com novos usos.

Cadeira também é floreira… Como assim?

Novos usos de objetos na decoração: vasos diferentes para flores.

Navegando no Bicha Fêmea – Início > Casa & Decoração > Decoração > Decoração com objetos reutilizados by bichas fêmeas.

 

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

36 comentários sobre “Decoração com objetos reutilizados by bichas fêmeas.”

  1. Milena comentou:

    Acho interessante a ideia da reciclagem ou do olhar diferente para uma peça de uso habitual.
    Tem gente que dá conta melhor do recado que outras,mas tudo é válido.
    Esse mês de julho saiu uma reportagem,aliás duas sobre uma designer que utiliza aproveitamento de madeira,pallets,caixotes de feira…ok,todo mundo já viu.Mas os preços são ótimos,fiquei paquerando o buffet e achei possível.
    Tem bastante coisa sendo reaproveitada,reutilizada,mas os preços são altos e nem sempre temos algum talento para reutilizar materiais e o efeito ser bonito.
    Mas,sei que desse post ainda aparecerão mais novidades,então vou continuar acompanhando,
    bj e bom fim de semana,
    Milena

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Milena, tenho que admitir que tenho pouquíssimo talento com as mãos. Minha praia é outra. Deve ser por isso que admiro tanto quem consegue transformar com elas. E o melhor, fazendo coisas belas, usáveis, úteis e charmosas. Porque também é verdade que nem tudo que se faz na tentativa de reaproveitar materiais, sai bonito. Aí é que está o pulo do gato de quem tem talento, né?

      Agora, sempre pensei cá comigo (como você colocou) o porquê de produtos oriundos da reutilização/reciclagem serem mais caros por aí afora… será que é porque está na moda, é “in”???

      Vai saber… tsc tsc tsc…

  2. cris comentou:

    Oi Lidi, sumi um pouquinho, né? Mas estou voltando aos pouquinhos…esta história de objetos reutilizados são o máximo e novas idéias são sempre benvindas!! Amei!!
    Li teu texto lá na Bonfa, deixa eu te dizer que compartilho totalmente com o que vc disse, e não conseguiria expor de maneira mais perfeita do que vc expôs…parabéns!! Bjos!!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Cris, do céu!!!
      Obrigada! 😀
      Beijos

  3. Cláudia Ramalho comentou:

    Lidiane, que post legal! Adorei ver aqui ideias tão simples e originais. Quanta criatividade! A Simone eu já conheço e sei que é ela acostumada a reciclar mesmo. Mas adorei ver todas as outras ideias juntas, costuradas como só vc sabe fazer.

    Li seu post no Casos e Coisas da Bonfa, sabia que vc escreveria lá hoje e madruguei para ir correndo conferir seu belo texto. Nota 1.000 bicha!!! Parabéns!!! Tô contigo e não abro.
    Bjks

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Pensa que eu não vi teu comentário por lá?
      Você sempre me honra com suas colocações que fazem o que escrevo brilhar, isso é que é verdade. 😀

      Gosto muito de tu. Tu sabe. 😉

      Beijos!

  4. Leticia comentou:

    Lidi
    Vc citou duas blogueiras q amo e admiro de paixão, a Fê e a Si… as demais, não conheço, mas vou dar uma passada por lá para conhecer o trabalho delas mais a fundo.
    Posso responder aqui o seu “post” da Ká? rsss. Achei mais produtivo… rs.
    Acho que você tem total razão sobre a interação entre as blogueiras, mas sabe que isso não é uma coisa muito clara no começo. São poucas as pessoas que têm esse dom de agregar naturalmente. Eu sempre gostei dos movimentos de troca em comentários, emails… mas agora comecei a buscar a exposição maior do que gosto na blogosfera pelo meu blog… links de blogueiras e tudo mais.
    Tenho conhecido pessoas interessantissimas por aqui e também acho que a diversidade é tudo. Como iria conhecer pessoas de todo o mundo/Brasil, se não fosse assim. Meu mundo se abriu e vem ganhando dimensões muito maiores do que você pode imaginar…
    E as responsáveis são as pessoas que tenho me relacionado, inclusive você e a Ká.
    ainda, sou café com leite nesse lance de cooperação, mas tenho aprendido muito!
    Beijos
    lelê

  5. Leticia comentou:

    PS – amiga… vi que tiveram alguns posts de decoração, adoro contribuir, mas não estou conseguindo pesquisar para dar retorno… volto a fazer isso, após o casório, tá?

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Então, Lelê… a Silvia nem é blogueira. Mas quem sabe, né? Quem sabe ela não se anima?! 😉

      Então, esse negócio de cooperação e sentimento de comunidade, no lugar da competição, no meio da blogosfera feminina, é algo que me agradaria muito ver mais forte. Mas há quem levante a bandeira, e isso me deixa contente. Percebo teu movimento nesse sentido, e é mais uma nadando contra a maré. Acho o máximo. A gente chega lá, você vai ver. 🙂

      E, oh! Imagine se precisa se desculpar por não ter comentado com mais assiduidade nos posts anteriores, bonita. Tire isso da cabeça, viu?

      Beijos

  6. Fernanda Reali comentou:

    Reutilizar e muito importante, dar novos usos o que já temos, pois no nosso país a coleta seletiva é ineficiente e a reciclagem ainda é cara.

    Além de ser boa para o planeta, a reutilização é uma forma de fazermos artesanato com baixo custo.

    Obrigada por me citar, Lidi, fico envaidecida, pois aqui no Bicha Fêmea só entra conteúdo bom.!

  7. Pingback: Tweets that mention Decoração com objetos reutilizados by bichas fêmeas. -- Topsy.com
  8. Trackback: Tweets that mention Decoração com objetos reutilizados by bichas fêmeas. -- Topsy.com
  9. Luci comentou:

    Hoje mesmo escrevi sobre como fico encantada com trabalhos de reciclagem, Vejo cada coisa mais linda que a outra e admiro a criatividade delas.

    bom final de semana!

    ah já disse lá de como gostei do seu post 🙂

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oh, Luci! Pensa que não li seu comentário? Li tudinho. 🙂

      Beijos

  10. Alexandre Heberte comentou:

    Gostei muito do post. Busco sempre reciclar minhas coisas.

    Parabéns pelo blog, adorei o espaço.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Muito obrigada pelos parebéns ao blog, Alexandre! 😀

      Abraço!

  11. Marly comentou:

    Oi, Lidi,

    Tô vindo lá da Bonfa, onde li a sua entrevista. Concordo inteiramente com você, quanto à questão de encontrarmos na blogosfera as mesmas virtudes e vícios comportamentais que existem fora dela. Mas o negócio é a gente ir em frente, fazendo o que sabemos que fazemos bem, deixando as picuinhas para lá, não é verdade?
    Gostei das idéias de decoração com objetos reutilizados.
    Ah, vou me incluir entre os seguidores do seu blog, pois gostei daqui, rsrs.

    Beijão e bom fim de semana

  12. Vivien Morgato comentou:

    Eu fico abismada como as pessoas são criativas: a reciclagem, além de super atual e politicamente correta, é muitas vezes nota dez em termos de fofurice.

    beijos.

  13. Marly comentou:

    Ué, como é que faz para ser seguidor do blog se não tem quadro de seguidores nem barra de ferramentas com o SEGUIR? rsrs.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Marly!
      Seja bem vinda ao Bicha Fêmea! 🙂

      Ah! Pensa que é só você quem tem essa dúvida? Por isso mesmo, já fiz até um post com alguns esclarecimentos. 🙂

      Espero que ajude: http://www.bichafemea.com/2010/06/02/como-ser-seguidor/

      Beijos

  14. Telma Maciel comentou:

    Com certeza eu tenho aprendido mto na net sobre reutilização de coisas pra decorar a casa! Ainda bem que encontrei a Fernanda Reali pq através dela conheci a maior parte dos blogs bacanas q tem por aí!
    Beijão!

  15. Rose comentou:

    O Lidi parabéns pelo texto lá no blog da Bonfá comos sempre vc arrasou…
    Adorei esse post aprendi aqui no Bicha a não jogar mais nada fora hihihihihi na festa junina usei garrafas que decorei com chita…no meu niver fiz os arremates da marmitas que dei de lembrancinha usando rolo de papel higiênico, papel toalha e papel aluminio…viu como aprendi direitinho amiga nada se perde tudo se transforma…rs
    Bjinhus e bom findi!!!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Rose!!
      Mulher, se você quiser mostrar suas criações no Bicha Fêmea, pode mandar fotos com comentários a respeito. Fica á vontade, tá?! 😉

      Beijos

  16. Fabi comentou:

    Lidi,
    Assim como a Lelê adorei ver por aqui a citação dos trabalhos e ideias de duas amigas queridas. A Sinone e A Fernanda são muito especiais mesmo, e podem ser incluídas na corrente das blogueiras cooperativas e não competitivas. Adorei ler você na Bonfa e constatar o que já sabia bem, vc é muito especial, mulher! Sinto muitas saudades de conversar com vc por aqui, mas sabe os motivos do meu afastamento, né? O bom é poder contar com as blogueiras companheiras, como vc e todas as que me super motivam e ajudam sempre. E olha, concordo com tudo que disse e apoio! E como não apoiar? Você é sempre tão ponderada e inteligente em suas colocações. Pessoa ilumina e muito querida!
    Não me faço presente por aqui, mas vira e mexe lembro de vc, sua maneira de ser e pensar já me ajudou e me ajuda muito em alguns posicionamentos que tomo, sabia? Obrigada! Beijão, Fabi.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Fabi!! 🙂
      Eu vi seu comentário no blog de Katia e, sim, sei por que você anda um tanto mais afastada da blogosfera. Não precisa se desculpar ou justificar nada, viu? Gosto de você, sei que você gosta de mim, e estamos arranjadas assim… ehehehehehe… não temos que nos justificar uma para a outra. 😉

      Cuide-se!!!
      Beijos!

  17. Tati comentou:

    Adorei o post! como sempre que passo aqui…pena que sempre me perco em tanta coisa boa e nunca deixo comentarios, mas hj me senti mais intima ao te ver no blog da Katia! vc falou de um jeito super leve um assunto delicado. Parabéns! Adorei
    bjs, bjs

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Ah, Tati!
      Fala mais quando passar no Bicha Fêmea, mulher! 😀
      De toda forma, fico feliz que você tenha se sentido motivada a isso dessa vez, principalmente porque você disse ter gostado tanto do que leu no blog de Katia.

      Obrigada!
      Beijos!

  18. chica comentou:

    Lindas idéias sempre por aqui,mcriativas e fáceis de fazer!beijos,chica

  19. Simone comentou:

    Lidi, esse post já começou bem só pelo nome da “ex-sucateira” e atual designer SIMONE. Com esse nome ela não precisa de mais nada!! rsrsr (modesta eu né?).

    Bom, eu acho isso um dom especial e valorizo muito quem tem essa capacidade de ver coisas que humanos comuns (como eu…) não conseguem enxergar!! Pessoas que tem o poder da transformação na ponta dos dedos e nas mil e uma ramificações dos neurônios. Parabéns a todas elas!!

    Infelizmente eu não tenho este dom, mas penso que devo ter outros e é isso que torna o mundo bonito. Os diversos dons se completando e transformando o que antes era “inutil” em algo útil e belo.

    Tenha um lindo final de semana.

    Beijos Si. – http://www.newsespacohome.blogspot.com/

  20. Bia Silvestre comentou:

    Super …adoro reciclagem …quando dava aulas ensinava muito a técnica de pintura em vidro …no momento estou sem tempo, mas continuo achando o maximo …Parabéns a todas os trabalhos estão lindos e super criativos!!

  21. Simone Scharamm comentou:

    Oi, Lidi,
    Tô tão atrasada no comentário, né?
    Filhas doentes me tiraram da blogosfera! Mas tudo vai melhorar logo, eu espero!
    Quero agradecer a citação sobre as minhas “invencionices” nesse belo post! Adorei! Que bacana ver os exemplos também da Sílvia e da Fernanda!
    Ganhei o dia, por estar aqui nesse blog que eu admiro tanto!
    Concordo que os produtos artesanais oriundos de reciclagem estão caríssimos, quando não deveriam(afinal o custo torna-se baixíssimo!)mas modismo é sempre assim, fazer o quê? Eu não vendo as minhas reciclagens, uso na minha casa e às vezes presenteio alguém.
    Deixo um grande abraço pras suas leitoras queridas!
    E desejo um ótimo domingo pra você!
    Obrigada, fiquei muito feliz!
    Beijos!

  22. Pingback: Ideias para decoração de quarto infantil
  23. Trackback: Ideias para decoração de quarto infantil
  24. Silvia Azevedo comentou:

    Que encanto! Quanto coisa linda feita a partir de objetos que iriam para o lixo! A ideia da vela então, apaixonante… Díficil é convencer meu marido a guardar esses “lixos” para reaproveitar…

  25. Pingback: Papel de parede: 4 dicas de decoração com as sobras. Você tem alguma?
  26. Trackback: Papel de parede: 4 dicas de decoração com as sobras. Você tem alguma?
  27. Pingback: 5 ideias para organizar esmaltes. Você já imaginou algo assim?
  28. Trackback: 5 ideias para organizar esmaltes. Você já imaginou algo assim?
  29. Pingback: Como combinar cores no quarto de meninos e meninas?
  30. Trackback: Como combinar cores no quarto de meninos e meninas?
  31. Pingback: Como combinar cores no quarto de meninos e meninas?
  32. Trackback: Como combinar cores no quarto de meninos e meninas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *