Início » Comportamento » Passar fome emagrece?

Passar fome emagrece?

Para muitos, passar fome é a única saída para perder peso. O que eles não sabem é que quando fazemos dietas restritivas, o efeito será o contrário: o corpo irá reagir e irá se aferrar ás reservas de gordura, impedindo a perda de peso.

Normalmente, nessa situação, o sujeito acredita que não perdeu peso em função da sua falta de empenho, quando a realidade é outra, pois o que fracassou foi a dieta e não você.

Na situação de privação, o corpo irá reagir de forma a protegê-lo de ter maiores prejuízos em função da alimentação inadequada a que se impôs. O sucesso de um emagrecimento efetivo vem de uma postura frente a vida de otimismo, disciplina e foco. Se quer alcançar determinada meta é necessário que se coloque de forma positiva e com uma boa dose de energia na busca do peso magro.

O sujeito que não perde tempo se questionando, a cada alimentação, os erros que teve, só direciona seu pensamento na busca de ser bem sucedido: aqui entra o foco a ser atingido  e  a disciplina, pois se ocorre um desvio na sua alimentação, retoma na seqüência e continua sua vida, com otimismo e adequação.

Não fica aprisionado na ideia do que fez de errado e se fracassou, e sim, vai em busca de meios mais adequados de alcançar sua metas.

Devemos desenvolver  a capacidade  de focarmos no que precisamos comer para termos sucesso e sermos saudáveis, e não no que não podemos ou devemos comer.

Na prática clínica, percebemos que as pessoas não percebem que a comida está relacionada diretamente com o ânimo, e aqui entra não somente o que comemos, mas quando e até onde fazemos nossas refeições.

Aí se instala um ciclo vicioso do humor deprimido, em função da má alimentação e do  fracasso na perda do peso, e uma boa chance de se tornar mais deprimido, afetando diretamente seus esforços para emagrecer e manter-se magro.

Imagem: stock.xchng

Por Luciana Kotaka – Psicóloga Clínica
Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares
Comportamento Magro

 

Quer ver seu texto publicado por aqui também? Seja uma Bicha Fêmea Colaboradora!

Mais no Bicha Fêmea…

Perfeccionismo e obesidade.

Expectativas reais: você tem?

Você é confiante?

Como sentir-se confiante.

O peso ideal é aquele que se sente bem…

Navegando no Bicha Fêmea – Início > Bem Viver > Comportamento > Passar fome emagrece?

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

18 comentários sobre “Passar fome emagrece?”

  1. Juliana comentou:

    Lidi, obrigada, mesmo sabendo disso tudo, comecei a semana querendo “fechar a boca” pra dar uma secada, mas sei que são os hábitos que nos fazem magros ou gordos.
    Depois da gravidez tá difícil perder os 3 Kg que ganhei além do que deveria, e apesar de procurar ter uma alimentação bem saudável, minha tendência não ajuda muito, e preciso fazer uma atividade física pra turbinar minha queima de calorias…
    Mas, toda segunda representa uma nova esperança na vida dos gordinhos, né, vamo que vamo =) Bjinhos

  2. dani garlet comentou:

    aaiaiaiaiiaia
    eu vou pra academia malhar malharrrrrr, mas nada de deixar de comer um só chocolate senão a vida perde a graça!!!!
    Tá, estou sendo radical, mas prefiro meus kilinhos a mais, malhar, suar e comer o que gosto a dietas malucas que nos deixam de mau humor, tristes…..

    🙂
    Beeeijossss e nada de dietas malucas gentemm!

  3. Elaine Battistel comentou:

    Lidi,

    Já passei por isso, passei 8 meses comendo somente frango grelhado e alface quase todos os dias. Emagreci de fato, mas engordei muuuuito depois pois não aguentei ficar em dieta de um prato só. Hoje tenho conseguiod manter meu peso sem segredos, comer menos mais vezes ao dia aliado a exercícios. Não há outra maneira e nem soluções mágicas.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Ah, Elaine! Lembro bem do teu post-depoimento no teu blog. Vi a sua saga e o quanto foi difícil chegar ao que desejava. Você tem autoridade para falar do assunto. 😉

  4. Marilia Alves comentou:

    Eu sinceramente acho um absurdo o que algumas pessoas fazem pra emagrecer, certas dietas que nem dá pra imaginar. É da papinha, é da lua e etc. Eu não conseguiria passar fome pra emagrecer. Prefiro uma dieta com receita do médico e tudo mais.

  5. Simone Scharamm comentou:

    Oi, Lidi e Luciana,
    Já fiz dietas super restritivas, confesso! Se emagreci? sim, mas algum tempo depois começava uma ansiedade de comer tudo aquilo de que eu tinha me privado. Resolvi agora comer de tudo, mas nada em excesso. Desse jeito estou mais tranquila e a balança parou de subir.
    Um beijo!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Sabe que eu acredito muito que esse negócio de comer de tudo, mas nada em excesso, funciona mesmo, Simone? E digo mais, acho que mastigar com calma faz diferença também. Parece que contribui para a nossa sensação de que está saciada. 🙂

  6. Rosemary souza comentou:

    Não sou adepta do passar fome, comer várias vezes ao dia e moderadamente, aliada a exercícios fisicos são sem dúvida a melhor forma de emagrecer.
    Beijos, Rose.

  7. Fernanda Reali comentou:

    Os posts da @lucianakotaka são perfeitos, adoro. Lu, explore o tema dos alimentos com calorias negativas. Estou muito interessada neles!
    bjs

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Nossa, Fernanda! Até eu fiquei curiosa sobre esse negócio de caloria negativa… 🙂

  8. Pingback: Passar fome emagrece? | Perda de Peso
  9. Trackback: Passar fome emagrece? | Perda de Peso
  10. Cíntia Bittencourt comentou:

    é muito importante informar as pessoas que passar fome não garante que você vá emagrecer, pelo contrário… uma alimentação saudável e bastante exercício auxiliam, além da perda de peso, a ter um equilíbrio na saúde como um todo. 😉

  11. Pingback: O que é ser um chef de cozinha…
  12. Trackback: O que é ser um chef de cozinha…
  13. Mayara Mônica comentou:

    Também acreditava que passar fome ajudava a perder peso, mas depois de me sentir mal algumas vezes na faculdade desisti desta dieta.
    Foi aí que conheci a Dieta das Notas e estou nela até hoje. Não é preciso sacrifício algum se trata apenas de uma reeducação alimentar.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Pois é, Mayara!
      Cada vez mais a gente tem acesso a tanta informação a respeito que só passa fome quem quer, não é verdade? Está muito claro que o melhor mesmo é se reeducar e comer de tudo, porém em menor quantidade. 😉
      Beijos

  14. Dayse comentou:

    Oi meninas!/estava eu aki lendo sobre “nossas” dietas malucas e me deparei c isso de”calorias negativas”.
    O q é isso?Alguém sabe me dizer?Fikei mt interessada!!!!
    Bjksssssssss

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Dayse!
      Sabe que também não sei o que são calorias negativas? O fato é que isso pode dar uma boa pauta para o Bicha Fêmea. Continue acompanhado o blog. Quem sabe não sai um post com esse tema, hein?

      Obrigada por participar. 🙂
      Beijos

  15. Pingback: Emagreça de forma inteligente
  16. Trackback: Emagreça de forma inteligente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *