Início » Corpo » Beleza » Dicas para organizar sua maquiagem.

Dicas para organizar sua maquiagem.

Que mulher não gosta de alguma maquiagem, ? Há quem goste de usar pouca, para realçar alguns pontos, e este é o meu caso. Mas há as que capricham na make, e ficam ainda mais lindas. Sendo uma coisa ou outra, todas precisamos manter a organização para facilitar o dia a dia, não é?

Colocar tudo numa grande nécessaire remete a um único jeito de encontrar os itens: jogando tudo sobre a cama. Pelamor! Que desespero! A sensação não é a de caos?!

E se você fizesse tudo de forma diferente? Será que não existe um jeito melhor? As dicas a seguir sugerem uma maneira de organizar sua maquiagem de modo que seja fácil localizá-la na hora da produção. Isso pode fazer uma diferença enorme poupando seu tempo antes de sair de casa, e a paciência de quem está te esperando na sala… cof cof cof

Vamos lá?

1 – Jogue tudo sobre a cama e esvazie essa superultramegagrande nécessaire que você tem;

2 – Retire do seu montante de maquiagens o que está vencido ou algum item quebrado. Lembre-se de sempre anotar o vencimento de cada item, hein? Se eles constam apenas na embalagem, a dica é você anotar em algum lugar. Eu, que sou adepta de agendas, costumo anotar esse tipo de informação nelas. Certamente você encontrará sua melhor forma. Em média, o prazo de validade dos produtos são os seguintes, de acordo com o artigo publicado sobre organização de maquiagem, pela OZ!:

Rímel: 3 a 6 meses, em média

Bases, cremes hidratantes e demaquilantes: 6 a 8 meses

Pós, pancake, sombras, blush, gloss e batons: 1 ano

Lápis para contorno de olhos, boca e delineadores: 1 ano e 6 meses

3 – Você certamente tem na nécessaire de bolsa algum batom ou gloss para retoques emergenciais, mas todo o resto fica em casa, certo? Ah! E bem longe do banheiro, porque por lá tudo pode se estragar, correto? Ok! Onde e como organizar? Aí é que está!

Eu guardo as minhas na gaveta, em uma caixa com divisórias que lembra um porta-talheres, e que fica sem tampa para que ao abrir a gaveta eu consiga localizar de forma fácil e rápida. A verdade é que uso pouca maquiagem, e esse recurso me satisfaz. Se você, por outro lado, usa bastante, e tem um infinidade de itens, a dica é usar organizadores de maquiagem. Com um organizador você pode agrupar sua maquiagem por itens, o que poupa seu tempo e paciência na hora de achar cada um deles na hora de se maquiar. Pense nisso!

E aí? Você tem alguma dica para compartilhar? Então corre nos comentários e fala aí…

Imagens: stock.xchng

Quer ver mais dicas de organização?

Organizando a bagunça em casa: dicas, truques e objetos úteis.

Pitacos de bicha fêmea: organização do closet ou guardaroupas.

Lavanderia: que tipo de máquina facilita a organização?

Dicas de itens para organização em casa by bichas fêmeas.

Dos meus itens que favorecem minha organização.

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

28 comentários sobre “Dicas para organizar sua maquiagem.”

  1. Leticia comentou:

    Lidi,
    Tenho muita maquiagem, muita mesmo. Além de cremes dermatológicos, shampoo e outra coisinhas…
    Na mudança, isso ainda não ficou claro como vai ficar a organização, porque hj em dia, me arrumo no meu quarto (tenho uma penteadeira horrível, com um espelho enorme, bem anos 80, mas adoro a praticidade), na futura casa, não tenho…
    Enfim, tenho caixas “por tipo” – caixa de pó, base, corretivo, primer (vulgo, caixa de preparos para a pele), caixa de sombra, blush (como esta é aberta, tem lápis, e rimel tb) e outra com diversos (curvex, batons, brilhos,…). Mas não é o jeito que eu quero organizar ainda. Preciso pensar em uma forma para rever isso tudo.
    Sobre as validades, não “concordo” com os prazos dados por aqui. Quem consegue ter 4 bases e usar todas em 6 meses? E quem tem o rigor para fazer isso? Acho que qualquer pessoa meio “maníaca” por maquiagem não segue isso. Ninguém renova o seu conjunto de sombras (principalmente se usar marcas caras como MAC, Nars ….) uma vez por ano. Se tiver alguma leitora aqui que afirmar isso… eu desconfio! rsss.
    Sou políticamente incorreta como a Vic: http://diadebeaute.com/2009/11/sobre-validade-de-maquiagens/
    Também só respeito a validade de cremes dermatológicos, ainda mais que os meus são muitos formulados, portanto valem só 4 meses (mas nem duram tudo isso, duram 1 mês e meio no máximo).
    Só a minha necessaire de bolsa.. vc não acredita o tamanho! rsss. Essa é impossível de organizar!
    Beijos
    lelê

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Lelê, do céu! 😮
      Quanta maquiagem!!!!
      Vaidosa é pouco pra tu, mulherona. 😀

      Bom, quanto a validade dos produtos, só espero que você não desenvolva nenhum tipo de alergia. Se sobreviveu até aqui, tá valendo. 😉

      Beijos

  2. Yumi comentou:

    Essa história de anotar prazo é super útil e mega importante, tenho 2 métodos… recorto o prazo de validade da cx e colo no fundo do produto ou faço isso E TAMBÉM, jogo no google agenda…pq ele manda lembrete por email… como estou sempre na net mesmo… uma mão na roda !!!

    Bjs !!!

    1. Milena Pontes comentou:

      Amei a ideia da agenda no Google! Vai facilitar minha vida!

      Beijocas
      Milena

  3. Fabiana Correia comentou:

    Lidi, tenho pouquissima maquiagem, não gosto de ter muitas, acabo não usando nem a metade, então nem compensa. Para a que eu tenho, divido em caixas de MDF. Batom, uso dois por vez. Acba compro de novo. Uma base, um corretivo, um blush e dois quartetos de sombra. Além de um rímel preto e um icolor, e um delinedor de boca e outro de olhos. Pronto! Tudo isso cabe numa caixinha que quando preciso está tudo arrumadinho! rsrs Bjs!

  4. dani garlet comentou:

    heheheheheh bem isso mesmo, fiz semana passada!!!!
    aiiiiiiiiiiiiiii eu tenho maleta de maquiagem, amooooo ela, amoooooo!!

    Até fiz fotos semana passada qdo organizei, vou mostrar!
    🙂
    beijoss

  5. Simone Scharamm comentou:

    Oi, Lidi,
    Meus produtos de beleza não perdem a validade porque acabam antes, graças à minha sócia(leia-se filha), que consome sem nenhuma moderação,rsrs! Quanto à organização, acho que estou “bobeando” guardando numa gaveta do banheiro, mas ainda não achei lugar melhor por aqui.
    Beijocas e bom dia!

  6. Nathalia Guazzelli comentou:

    Adorei as dicas!!

  7. Larissa comentou:

    Oi Lidi!
    Mais uma prova de que eu perciso urgente desse organizador de maquiagem! kkk…
    Eu tenho bastante coisa e guardo em uma maleta em cima do armário (antes ficava no banheiro mas a pequena aprendeu a abrir a tal maleta) e os itens que uso no dia-a-dia deixo em uma necessaire pequena que no momento habita o porta-luvas do meu carro, mas acho que deixar no carro também não deve ser legal, né?
    Bj

  8. Pingback: Tweets that mention Dicas para oranizar sua maquiagem. -- Topsy.com
  9. Trackback: Tweets that mention Dicas para oranizar sua maquiagem. -- Topsy.com
  10. Ana Carla comentou:

    Arrumo e começo muito bem, aí chega um dia q tô hiper-atrasada e misturo tudo ! Então … vou usando mesmo bagunçado, até criar coragem pra rearrumar ! rs

  11. Cláudia Anderson comentou:

    Se visse quanta coisa vencida joguei fora…dava até dó…o rímel virou uma água preta!!!!

  12. Ana Paula comentou:

    Eu tenho uma gaveta com várias divisórias em acrílico, pois além de ficar transparente fica fácil de arrumar depois da bagunça. Como fui eu mesma que desenvolvi as divisórias ficou ótimo pois desenhei conforme minha make-up.
    Vai minha sugestão de empresa que fez a divisória em Joinville (minha cidade) Acrílicos Beta (47) 3027-7744.

  13. Kris Kabral comentou:

    Oi Lidi,

    Adorei as dicas, realmente é uma loucura na hora da arrumação, não consigo achar o que quero com rapidez, vou seguir as suas dicas.

    Ah…mas vai ficar ainda melhor depois que eu ganhar o organizador de maquiagens da OZ, aí sim…rs!!!

    Um final de semana maravilhoso pra ti…

    Bjinhos

    http://www.kantinhodakris.com.br/site/blog

  14. Danielle Ferreira comentou:

    Assim que o organizador da OZ chegar aqui em casa eu posto uma foto de como eu organizo minhas makes !!! hahahaha

  15. Luma comentou:

    Porque não fazer como as modeletes e colocar tudo em uma grande maleta que fica pronta em caso de viagens? Assim que faço, amore! Quando está calor, pego a minha maleta e vou para o lugar mais fresco me maquiar ou quando o maridón invoca de ocupar o banheiro com os seus cuidados. É, homem gostoso = homem que se cuida! Bem, voltemos ao comentário principal… A marca Ga.ma tem uma case profissional muito boa, mas podemos usar algo mais simples, até mesmo uma similar as caixas de ferramentas de material mais leve.
    No Jornal Hoje de hoje (Sábado) foi mostrada uma reportagem sobre o uso incorreto de produtos de beleza que causam acne em mulheres que sairam da adolescencia. Vale a pena assistir!
    Lidi, preciso de um link seu para adicionar na minha postagem atual – lembrei que organizou seu escritório e postou fotinha dele. Eu quero!! 😀
    Bom fim de semana! Beijus,

  16. aline comentou:

    adorei seu blog,minha primeira vez aquii..ha ,e quanto as maquiagens tenho so´o basiquinho mesmo,,,entao quem estiver ai´querendo fazer umas doaçóes,,sou a primeira da fila..rs…bjinho..
    aline

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Aline!
      Seja bem vinda ao Bicha Fêmea, e volte sempre e quantas vezes quise, viu?!

      Beijos

  17. Cláudia Ramalho comentou:

    Lidi,
    Só duram isso??? Então devo estar com tudo fora de validade. Quem gasta um rímel em 3 meses? Nem usando todo dia, como eu uso, isso é possível.
    Eu passo de 2 a 3 anos com cada item. Vou conferir, mas acho que a validade da minha maquiagem é maior…
    Batom também não dá pra gastar em 1 ano, só se a pessoa só usar uma cor e ficar reaplicando o dia todo. Se passar uma vez ao dia, apenas, não dá vencimento não… Aff… fiquei encucada.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Então, Cláudia, eu considero as datas de validade dos produtos (inclusive os de maquiagem) como um referencial importante. Penso que elas não estão ali por acaso. Claro! Ás vezes acontece de a agente passar batido numa data de validade. Se não acontecer nada, isso é ótimo. Se acontecer algo, sinal que aquilo realmente tinha que ter sido levado a sério. Questão de escolha!

      A Lelê, por exemplo, está nem aí para essas datas. Você viu o comentário dela? E nem encuca com nada. Portanto, encuca não, mulher! 😉

      Beijos

  18. Pingback: 4 passos e sua “gaveta da bagunça” ficará impecável!
  19. Trackback: 4 passos e sua “gaveta da bagunça” ficará impecável!
  20. Pingback: 5 ideias para organizar esmaltes. Você já imaginou algo assim?
  21. Trackback: 5 ideias para organizar esmaltes. Você já imaginou algo assim?
  22. Pingback: Dicas de maquiagem para ficar básica e linda no dia a dia…
  23. Trackback: Dicas de maquiagem para ficar básica e linda no dia a dia…
  24. Lidiane Vasconcelos comentou:

    Oi, Fátima!

    Obrigada por divulgar o Bicha Fêmea no seu espaço, viu? 🙂

    Beijos,
    Lidi

  25. CAMILA comentou:

    AMEI..ONDE COMPRO A CAIXA COM DIVISORIAS ???

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Camila!
      A imagem é meramente ilustrativa. Mas se você fizer uma busca rápida pela internet em busca de uma caixa acrílica com divisórias para maquiagem, tenha certeza que vai achar rapidinho. Fica a dica! =)

      Beijos,
      Lidi

  26. Pingback: Dicas para facilitar a rotina doméstica
  27. Trackback: Dicas para facilitar a rotina doméstica
  28. Laura4Ever comentou:

    oi. eu tenho um pouco de make, mas eu uso alguns potes de cozinha. PREPARAÇÃO DE PELE , LÁPIS E MASCARAS pote de sorvete rosa SOMBRAS vasilha pra pão branca BATONS saladeira laranja PINCEIS POTINHO DE VIDRO DE UMA LEMBRANÇA DE ANIVERSÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *