Início » Comportamento » Todos somos donos de casa: homens, mulheres, crianças.

Todos somos donos de casa: homens, mulheres, crianças.

Caríssimos, todos nós somos donos de casa, seja por opção, por gosto ou obrigação, somos responsáveis por tudo o que ocorre no interior dos nossos lares e pelas relações que os produtos das nossas atitudes mantêm com a vizinhança, com o meio ambiente, etc.

Então, gostaria de compartilhar com vocês algumas das minhas atitudes domésticas que considero importantes para poupar meu tempo, meu humor e, principalmente, para evitar gastos e ajudar a evitar a degradação ambiental.

1 – Lavar roupasjuntar tanto quanto seja possível e lavá-las de uma só vez. Estico-as antes de colocá-las para secar, isso evita que muitas delas precisem ser passadas.

2 – Passar roupas – só passo roupas de tecidos naturais que são usadas para o trabalho ou ocasiões formais. Nada de passar roupas de cama, banho, roupas íntimas, roupas de uso caseiro, panos de prato. Se estão bem lavadas, não há razão para querer esterelizá-las com o uso do ferro quente. As roupas íntimas femininas (forro de calcinhas) eu lavo separadamente e deixo de molho em algum produto que as esterelize, assim como os panos de prato. Isso poupa nossa paciência, nosso tempo, luz e dinheiro.

3 – Lavagem da louçadeixo sobre a pia uma bacia com água e detergente e vou mergulhando ali a louça a ser lavada, sem resíduos de alimentos. Quando há uma quantidade razoável, lavo tudo de uma vez. Isso poupa água e derrama menos detergente na natureza. Além de poupar a nossa paciência e deixar as coisas organizadas enquanto não podemos limpá-las.

4 – Evito o uso de produtos descartáveis, pois é mais fácil racionalizar o uso da água que limpa os nossos utensílios do que controlar o destino de embalagens e plásticos diversos.

5 – É claro, separo o lixo. Estou estudando uma forma de fazer a COMPOSTAGEM – transformação do lixo orgânico em adubo – em apartamento ou na área comum do condomínio.

6 – O óleo vegetal usado no preparo dos alimentos é pouco aqui em casa, mas eu guardo em garrafas pet e ligo para uma cooperativa vir buscar (eles o transformam em sabão biodegradável). Estou implementando isso no prédio todo, vai haver um recipiente grande doado pela cooperativa que fica num canto da garagem e é trocado por outro vazio quando enche. Isso feito, ajuda a manter a caixa de gordura limpa e evitar entupimentos constantes e muita dor de cabeça.

7 – Tenho 3 filhos pequenos e dou banho neles juntos. Poupa água, energia (inclusive a minha) e tempo.

Gente, isso tem poupado a minha grana, meu humor, a natureza, enfim, melhorou muito a minha vida e foi um avanço bem grande em ralação à geração dos meus pais.

Por Adriana Vieira

COISAS QUE EU AMO E SÃO TUDO PRA MIM…

Quer fazer como Adriana e publicar um texto por aqui? Seja uma bicha fêmea colaboradora!

Mais no Bicha Fêmea…

Como jogar fora os remédios vencidos…

Reutilização de objetos com novos usos II.

Reutilização de objetos com novos usos.

5 dicas para ser “verde” e economizar nas finanças do lar.

Reutilização de caixas de ovos para decoração.

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

25 comentários sobre “Todos somos donos de casa: homens, mulheres, crianças.”

  1. Katia Bonfadini comentou:

    Lidi, adorei a dica da bacia com água na lavagem da louça! Realmente é bem prática e econômica!!!!! Adoro seus posts com dicas para a organização da casa e do trabalho doméstico! Grande beijo e uma ótima semana!!!!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Katia!
      A dica da bacia é boa mesmo. Eu aprendi com a Adriana, já que o texto é dela. 🙂

      Ela é mais nova bicha fêmea colaboradora. 😀

      Beijos

  2. Márcia comentou:

    Oi Lidi,
    A Adriana deu umas dicas muito boas mesmo…principalmente a do óleo. Se todos fizessem isso muito coisa seria evitada. Aqui em casa eu uso quase nada de óleo porque não comemos frituras, mas quando sobra, eu guardo num potinho e meu esposo usa no verão pra acender a churrasqueira. Quanto aos descartáveis, eu uso os de papelão para pratos e copos, pois são mais fáceis de dispensar. Agora, a bacia com detergente foi demais…adorei!!!
    Legal a abertura para dicas das bichas fêmeas…você sempre arrasa nesse cantinho, porisso estou sempre por aqui.
    Bjs carinhosos pra você e pra Adriana e linda semana.
    Márcia

  3. Joana Campos comentou:

    Legal, gostei das dicas, mas algumas eu já punha em prática.

    Beijos

    Joana Campos

  4. Juliana comentou:

    Ai, passar lençol ninguém merece… Mas como vc faz pra eles não ficarem enrugados???
    Adorei a dica da bacia =)

  5. Edna comentou:

    Excelentes dicas…algumas eu já pus em prática.
    aos poucos acho que os homens vão aprendendo, mesmo que seja com a dor.

    Bjks!

  6. Pingback: Tweets that mention Dicas domésticas para evitar gastos e desperdícios -- Topsy.com
  7. Trackback: Tweets that mention Dicas domésticas para evitar gastos e desperdícios -- Topsy.com
  8. Fernanda Reali comentou:

    Adorei o texto muito útil, Adoro o blog da Adriana. Aqui em casa, sigo todas essas dicas, pois quero economizar para o futuro do planeta.

    bjs

  9. Simone Scharamm comentou:

    Oi, Lidi,
    Que post ótimo!
    Adorei as dicas da Adriana. São fáceis de seguir e muito úteis! Essa da louça, achei ótima! Eu, que tenho mania de lavar louça toda hora, pra manter a pia vazia, não tinha refletido sobre isso antes!
    Um beijo!

  10. Adriana Vieira comentou:

    Respondendo à Juliana

    (Ai, passar lençol ninguém merece… Mas como vc faz pra eles não ficarem enrugados???)

    É o seguinte, Juliana:

    Eu só compro para forrar a cama os lençóis de elástico(graças a Deus que inventaram isso), então, para que fiquem esticadinhos eu presto muita atenção nas medidas que estão nas embalagens. Não adianta olhar somente as medidas da superfície da cama, você precisa prestar atenção na medida do lençol que corresponde à altura do colchão.

    Há lençóis que são para colchões com 15, 18 e 25, 35cm altura. Se essa medida não estiver certa o lençol ficara enrrugado de qualquer forma, ainda que ele esteja passadinho.

    E, pra falar a verdade, mesmo que você passe o lençol no maior capricho, a partir do momento que você dobrar e guardar, minha amiga, já era…se ele estiver sobrando na altura não há o que faça ele ficar esticadinho na cama.

    Fica a pergunta: como nossas avós conseguiam viver sem o lençol de elastico?

    Beijos

    Dri

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Dri, no fim das contas, começo a achar que sou uma diva do lar desencanada até demais. Eu não me importo se o lençol fica enrugado ou não, porque ele não aparece. Se eu mantenho a cama forrada, com uma colcha por cima, tem algum problema de ele ficar enrugadinho? Por isso, não passo nem encano com nada. 🙂

  11. Michelle comentou:

    Oie!!!

    Tem gente que fala que eu sou preguiçosa, pq lá em casa as únicas peças de roupas que são passadas são as camisas sociais do marido…o resto não passa nem perto do ferro…rs rs…Agora quando alguem falar que sou preguiçosa vou dizer que é pro bem do planeta..rs rs rs

    Sobre o lençol, além de usar os de elásticos eu uso “segura lençol”, vamos ser se consigo explicar o que é, são elástico, com presilhas nas pontas, aquele fecho que parece de cinta liga, tá dando pra entender, aí prende um em cada ponta do lençol, por baixo do colchão e ele fica lindo esticadinho mesmo após uma boa noite de sono!!!

    Deem uma olhada aqui:
    http://professor-abrahao.blogspot.com/2008_03_01_archive.html

    Eu recomendo!!! É ótimo!!!

    Obrigada pelas dicas!!!

    Beijos

  12. Michelle comentou:

    O link do post sobre o “segurador de lençol” é esse aqui

    http://professor-abrahao.blogspot.com/2008/03/tenha-uma-noite-de-sono-tranqila.html

    Copiei errado…rs rs

  13. Juliana comentou:

    Sim, os de elástico eu também concordo =)
    Mas e os de se cobrir e fronhas? Por mais que eu estique bem na hora de estender no varal, eles ainda ficam com um aspecto maracujá… Eu já desencanei de passar faz tempo, na casa da minha mãe mesmo nunca vi isso, mas sabecumé, depois que casei, como via que a sogra fazia, comecei a passar também, depois vi que é ingrato demais, então larguei de mão, kkkk. Mas como recebo muitos hóspedes em casa, inclusive a dita cuja, passo só os lençóis dos hóspedes, então queria saber se tinha algum truque…

  14. @alinerivieri comentou:

    Olá, acho que até que contribuo bem…Lavo a louça uma vez por semana (calmaaa, eu não faço comida…são só copos mesmo…) e passo só roupas mais necssárias, do resto boto no cabide no sol e fica uma belezinha…Quanto a roupa de cama, nunca passei, minha mãe tb nunca passava, não me incomodo, tb o colchão é bem gordinho e os lençois ficam esticados…o mesmo com o travesseiro e fronhas…Passar roupa de mesa então, piorou…hehehe…nem pensar…

  15. Evani comentou:

    Oi Lidiane, obrigada pela visita e comentários, seja sempre muito bem vinda!
    Sou leitora do Bicha Fêmea e acho seus posts muito interessantes.
    Bjks e boa semana!
    Evani

  16. Adriana Vieira comentou:

    xiiii, Juliana, esticadinho como se fosse passado não fica mesmo não. Eu, se fosse você, mostrava essas dicas para a sogra e libertava a pobre mulher dessa tarefa ingrata. também na casa dela.

    Quem sabe a sua sogrinha não passa para o nosso lado, hein?

    Depois você conta pra gente, tá?

    beijo

  17. Adriana Vieira comentou:

    Lidi

    eu também ponho uma bela colcha por cima de tudo e voilà, fez-se uma dona de casa feliz! ahahahahahahah

    Beijo

  18. Adriana Vieira comentou:

    Lidi

    eu também não me importo…taco uma colcha bonitona por cima de tudo e, voilà, fez-se uma dona de casa feliz! ahahahaha

    Beijo

  19. Juliana comentou:

    É, quer saber, vou mandar todo mundo ir se catar, e se quiser lençol passadinho, apresentarei o ferro e a tábua: fique à vontade.
    Ai, meninas, obrigada por me libertarem da senzala =)

  20. Michelle Lynn comentou:

    Adorei as dicas! são todas ótimas, algumas eu já pratico em casa, outras vou tentar adotar…

    Lidi, obrigada por gostar e twittar o comentário no look de casamento!!

    Bjoss grandess,
    Mi

  21. Juliana comentou:

    Lidi, tem uma surpresa pra vc lá no blog =) Bjinhos

  22. Pingback: 6 dicas para economizar água nas atividades domésticas
  23. Trackback: 6 dicas para economizar água nas atividades domésticas
  24. Louh Marques comentou:

    Hey, rocker!!!
    Curti demais a dicas, Lidi! Eu e a pequena somos grandes apreciadoras do meio ambiente, sabe? Sendo assim, algumas atitudes responsáveis para com ele nós já havíamos adotado, como por exemplo, a separação dos lixos, o óleo vegetal na garrafa e a escolha por utensílios permanentes. Mas o lance, é que nesse post, vc não dá só dicas para este fim, né? Ainda bem porque, como nos mudamos para o nosso novo castelo, todinho nosso, há mais ou menos um mês (graças ao bom Deus!), podemos copiar esse montão de coisas práticas que você faz aí, na sua casinha!!! Isso me deu até inspiração prá um novo post!
    Rockiss!!!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Então, Louh… as dicas são todas da Adriana Vieira, sabe? Mas que são bacanas e inspiram a gente a tomar as mesmas atitudes isso é verdade. =)

      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *