Início » Comportamento » Organização como blogueira: faz alguma diferença?

Organização como blogueira: faz alguma diferença?

Tenho certeza que você não tem dúvidas, assim como eu não tenho, de que o acesso a informações na blogosfera facilita muito a nossa vida. Mas o excesso delas, e a ausência de gestão sobre essa leva de dados, pode causar um certo estresse. É ou não é?

Foi exatamente nisso que pensei quando a Lelê, que escreve no blog “Casa de Catarina”, me questionou como eu gerenciava as visitas bloguísticas que faço, e sugeriu que esse fosse um tema a ser debatido aqui com você, que também navega pela blogosfera e visita inúmeros blogs.

Desde que entrei para o mundo bloguístico, eu me encantei com as possibilidades de troca de ideias e aprendizagem com pessoas “gente da gente”, em sua maioria dispostas a interação. Essa é a principal vantagem dos blogs, em detrimento dos grandes sites, que são impessoais. Ocorre que a gente conhece um blog aqui, outro ali, e mais outro lá, e se não tivermos cuidado, navegamos a esmo sem foco e propósito. E quem tem tanto tempo para isso? Eu não tenho!

O meu objetivo é aprender interagindo. Por isso, eu busco conteúdos interessantes e que me acrescentem algo, mas eu prefiro blogs cujas blogueiras estão dispostas a interagir comigo também, porque todo blogueiro que prestigia quer ser prestigiado, certo?

Quando o Bicha Fêmea recebia menos visitas, eu não precisava de controle algum. Essa necessidade foi surgindo conforme o aumento da audiência com comentários. Então, para isso, eu me organizei. Eu identifico quem comenta no Bicha Fêmea em uma planilha, de modo que quando eu dedico meu tempo a visitar outras blogueiras, já sei onde vou e não fico desorientada, sem foco. Tem coisa pior que não ter foco?

Eu visito prioritariamente, mas não exclusivamente, quem comenta no Bicha Fêmea. Quando faço minhas visitas, todavia, não me sinto obrigada a comentar. Eu acredito no comentário sincero e espontâneo, é o que espero de quem comenta por aqui, e é isso o que faço blogosfera afora. Não faz sentido, para mim, comentar qualquer coisa, de qualquer jeito. Eu leio os posts da blogueira, e classifico os que comento a partir do interesse que eu tenho pelo que está escrito. Se me sinto á vontade para comentar, eu o faço. Se, por outro lado, o post não me instigou, não comento. Há como ser diferente?

 

 

Uma vez que eu identifiquei qual a prioridade em minhas visitas, e o conteúdo pareceu interessante a ponto de me sentir motivada a comentar, eu processo e decido, aqui na minha cabecinha pensante… cof cof cof…, se quero disseminar o que eu li. Se eu decido que quero divulgar aquele conteúdo, eu armazeno aquela fonte para disseminá-la no Twitter (me segue?!) e no Orkut (me adiciona?!). Quando eu completo o ciclo de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de conteúdo, eu concluo que isso é aprender interagindo, e é quando estar presente na blogosfera faz todo o sentido para mim.

Esse é o meu jeito de gerenciar minhas ações na blogosfera, e não me perder num emaranhado de coisas para fazer no mundo virtual. Tem sido assim a forma que uso para me prevenir do estresse que estar na blogosfera pode causar, e creio que tem dado resultado, porque só tenho saldo positivo disso tudo.

Espero ter ajudado a Lelê com minha experiência pessoal como blogueira, e tenho certeza que ela quer ouvir tua opinião também, bonita. Conta aí: como você gerencia as visitas e comentários que faz na blogosfera? A quantidade de blogs a ser visitadote causou estresse e ansiedade?

Imagem: stock.xchng

Organização facilita a vida de qualquer mulher, não é? Quer ler mais sobre o assunto?

Organização pessoal: você deixa as coisas acontecerem ou faz acontecer?

59 comentários sobre “Organização como blogueira: faz alguma diferença?”

  1. Denise comentou:

    Adorei! Descobri que eu sou sou super…desorganizada…
    Cheiros!

  2. manuela nygaard comentou:

    Eita, eu achei que eu é que me dedicava muito ao blog!
    Gostei da sua forma de organização, mas pra mim daria muito trabalho. Ja passo muito tempo no pc e não consigo dar conta de todas as visitas que gosto de fazer diariamente, imagina se fosse preencher ou ler uma planilha com tantas informações
    Eu recebo uma notificação dos comentários que recebo no meu e-mail e já faz tempo que estou pra me organizar melhor em relação a isso. Penso em criar uma pasta no próprio e-mail pra onde poderei enviar os comentários recebidos e assim armazena-los.
    Outra opção seria a criação de uma pasta pra cada leitora que postasse um comentário, mas já tenho pastas demais no meu e-mail, logo não seria prático.
    Estou sempre lendo suas postagens que recebo pelo e-mail(uma das pastas do meue-mail é só sua), justamente pela minha falta de tempo eu optei por ler seu blog por la que pra mim é mais rápido, é um dos poucos blogs que me dedico a “ler” e não apenas “ver”
    Bjs no coração

  3. LILLY comentou:

    lidiane, num dia de pouco trabalho eu tb fiz uma planilha com os nomes de cada blogueira, o blog e o e-mail.
    eu não tenho muito tempo, pois trabalho, sou tutora de cursos on line a noite ee adminsitro casa, filhos, marido, obra, cachrra, gato, enfim, eu procuro acessar os blogs amigos a cada dois dias.
    linko as pessoas que me visitam sempre , uma forma de não perde-las de vista.
    alguns comentários respondo diretamente no e-mail delas, e como as vezes recebo 4-6 comentários da mesma pessoa no mesmo dia, fica mais facil responder num e-mail do que responder no porprio blog
    aliás, percebi que as pessoas não voltam no blog pra ver se o blogueiro respondeu.
    então é perda de tempo nossa.
    com uma vida tão corrida como a mionha em dia que quero postar algo no blog e não consigo, a chance se vai, e qdo me lembro, passou, não tem sentido pra mim.
    precisod e um notebook mesmo, pra postar d e qualquer lugar, hahahahahahahahahah
    bjs
    lilly

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Lilly, eu respondo aos comentários deixados no Bicha Fêmea que suscitam em mim, de cara, uma resposta. Eu faço isso pelo blog, e copio e mando por e-mail, justamente porque são poucas as pessoas que voltam no blog para ver se a gente respondeu. Você tem toda razão quanto a isso. 🙂

      O fato é que eu ainda deixo uma resposta no blog porque ás vezes a resposta que a gente dá para uma pessoa serve para outra, sabe? Já recebi e-mails de pessoas que tiveram a mesma dúvida de outra, e por que eu havia respondido somente por e-mail, a segunda que chegou ficou sem saber a resposta. Aí ela me mandou um e-mail. 😀

      Desde então, quando me perguntam algo, ou eu quero colocar algo para quem comentou no Bicha Fêmea, eu respondo nos comentários e copio a pessoa num e-mail. Dá mais trabalho? Dá. Isso é fato! Mas quem disse que eu abro mão disso? Ô Vício bom, viu?! 🙂

      Beijos

      1. Ariadne Albernaz comentou:

        Ótima essa idéia também! Eu agora mesmo, li todos os comentários e respostas que vc deu e isso me ajudou muito! Bjim:)

  4. Leticia comentou:

    Lidi
    Adorei o post e a forma como você organiza o seu “espaço virtual”… rs. Vou aproveitar para ler os comentários das leitoras também! Idéias sempre serão bem vindas!
    Desde a nossa conversa, comecei a organizar pelo menos as minhas leituras (como aquele seu post, lembra? De como seguir o Bicha)… através do Reader. Isso já me ajudou a colocar o espaço vitual em ordem (o de leituras). Sobre o critério de comentários, uso algo parecido com o seu. Leio vários blogs pelo Reader, quando decido comentar, entro no blog e faço.
    Com algumas blogueiras criei uma “comunicação a parte” por email, twitter… muitas vezes não comento o blog delas, mas isso não significa que não li, não acompanhei e que sim, criei uma outra metodologia.
    Tenho buscado retribuir as visitas que recebo também.
    Mas ainda não cheguei no ponto máximo de organização. A planilha é uma ótima idéia! Adorei!
    Beijos e obrigada pelas dicas!
    lelê

  5. Viviane comentou:

    Oi Lidi,
    amei o tema desse post, mas confesso que não sei se consigo me organizar assim. Como vc disse o início é bem tranquilo, mas chega um momento que fica quase impossível e comigo além de fazer o blog comecei a atender encomendas também, meu tempo ficou menor ainda para comentar. Faço como você, geralmente acompanho os blogs, mas não comento em todos. Acho o Google Reader muito bom pois acompanho todos de lá.
    Beijos!!!

  6. amabile comentou:

    eu viisto ao blogs que estão se atualizando sempre e lincados no meu , comentar ultimamente tá difícil pq , não estou bem comigo mesma pra dar uma opinião edificante , então leio , curto e calo.
    em geral sei que pra ser comentada tem que comentar mas como disse não estou conseguido , então não me estresso bjs

  7. Mahria comentou:

    Eu ainda não consegui me organizar aqui na blogosfera, fico meio sem foco, não dou conta de visitar todos a quem desejo e me estresso com isso…
    Prioridade mesmo é com os visitantes, quem comenta a primeira vez, nunca deixo de retribuir e agradecer.

    Ótimo post Lidi

    Beijos
    Mah

  8. Larissa comentou:

    Uma planilha?? Gente, nunca pensei nisso… Acho que estou fazendo tudo errado… Vou chorar!
    Tipo, eu olho a lista do blogger com os blogs que eu sigo, vou abrindo os blogs e comentando… Se tem algum comentário de pessoa nova no meu blog, entro através do perfil para dar uma olhadinha no blog… Mas sempre tenho a sensação de que deixei escapar alguém!
    Uma pergunta: quanto tempo do dia vc gasta com isso?

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Larissa, muita calma nessa hora!
      Não vai chorar porque cismou que eu gerencio minha vida bloguística de um jeito, você de outro, e o meu jeito é que é o certo. Olha, lá hein?! Cada um tem seu jeito, bonita!

      Isto posto, vamos lá. Bom, na minha planilha eu registro apenas quem comenta no Bicha Fêmea. Comentou? Marco lá. Ela vai nortear minhas visitas quando eu as fizer, porque eu não faço visita todos os dias e o tempo todo. Se eu fizer assim, visitar todos os blogs todos os dias, danou-se! Não faço mais nada! Eu reservo hora para pesquisar, escrever, visitar, comentar, twitar, orkutar… enfim, hora para tudo. Fora as outras coisas que faço fora da vida virtual, entende?

      Tá mais calma, bonita? ehehehehe…

      Beijos!!!!!!

  9. Elaine comentou:

    Querida,
    Como você é organizada!
    Ansiosa eu não fico, mas bem que gostaria de ao menos conseguir retribuir as visitas. Mas cadê tempo?
    Sobre comentar: eu quase nunca comento. Leio praticamente tudo pelo reader. Mas leio. Sem contar os posts que recebo por email.
    E só comento quando o post me motiva mesmo.
    Tem vezes que cedo à pressão e comento para a pessoa não ficar chateada, mas estou vencendo esse condicionamento.
    Quando recebo um comentário e o email do comentarista vem agregado eu respondo via email, mas quando não é ssim eu tento ir ao blog. Mas nem sempre consigo.
    Agora, tem aqueles blogs amigos, de gente que me acompanha há muito tempo, gente que ficou amiga, daí esses são a minha prioridade.
    Bom post, boa reflexão.
    Beijos, moça blogueira.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Pois é, Elaine! Esse condicioamente de comentar somente para agradar, ainda bem, acho que já não me pertence. 🙂

      Eu acho chato quando leio comentários de amigas blogueiras se desculpando com as pessoas porque não têm tempo de comentar o tempo todo nos blogs. Pôxa! Quem faz esse tipo de cobrança é muito carente, demais da conta e precisa rever esse comportamento, ou é egoísta. Ninguém tem tempo de ficar o tempo inteiro comentando em todos os blogs, não é verdade?

      Eu nunca fiz esse tipo de cobrança, a ninguém, e até me sinto desconfortável quando se desculpa comigo por isso. Ninguém me deve satisfação de nada, afinal. Por isso, fico contente com a demanda de comentários no Bicha Fêmea, porque creio que seja totalmente espontânea, livre de qualquer pressão.

      E só tem graça se for assim, não é verdade?!

      Beijos!!!!

  10. Fernanda comentou:

    Exactamente por uma questão de organização e de controle de tempo, eu também dou prioridade a quem comenta no meu blogue. Independentemente disso, se tiver tempo leio blogues de que gosto e posso comentar ou não, conforme a situação. Pode até ser um comentário de outro comentador que despoleta a minha vontade de comentar. Digo sempre o que penso, sem querer ofender a pessoa, se tiver uma opinião contrária, é isso que falo, não entro em “bajulações”, nem jogos de simpatia. Sinceridade é o meu lema.

    Para mim blogar só tem sentido se conseguir estabelecer um diálogo com as pessoas; monólogo só no teatro, e olhe lá, tem que ser um excelente actor!

    Bjossss

  11. Fla comentou:

    Flor, concordo contigo, não é tarefa fácil.
    Eu por exemplo sigo uns 300 blogs. Sigo todo mundo que me segue. Procuro sempre comentar, mas as vezes não consigo. Como dificilmente uso o computador quando estou em casa (porque já me basta ter que passar o dia todo trabalhando nele…rs), faço minhas visitas ao longo do dia, no trabalho mesmo, mas conforme a coisa aperta e fico com muito serviço, aí me perco toda.
    Blogs que tem mais 1 post por dia, eu comento naquele que mais me chamou a atenção.
    Tenho mais ou menos em mente quem visita, quem comenta, e quem só vai mesmo pra xeretar e depois me corneteia via email…risos..
    Gostaria de ter mais tempo para me dedicar ao blog e ser mais organizada. Por enquanto eu tento, na medida do possível, retribuir os comentários, responder os emails, e por aí vai.
    Nossa escrevi muito…kkkkk.
    Beijos,
    Fla

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Fla, escreve beeeeem muito que eu gosto! 😀
      Agora, me diz uma coisa: que “danado” é “corneiteiar”, hein? … kkkkk… 😀

      Boiei, que sou anta. Explica esse babado aí… 🙂

  12. chica comentou:

    Organização é fundamental.Pra mim o que me ajuda(sem isso, não conseguiria) é a tal lista de leitura do blogger, pois chego ali e vou vendo todos os blogs que sigo num único lugar com suas atualizações.òtimo!beijos,lindo fds,chica

  13. Raquel Machado comentou:

    Oi flor, muito interessante esse teu blog sabe que em esquema de organização ate que me dou bem. O que eu faço particularmente e anotar todos os blogs em um arquivo e quando tenho tempo vou visitando os amigos. Assim antigamente visitava todos meus mas ultimamente tenho escolhido melhor, gosto de visitar quem me visita ou blogs que eu acho que tem conteúdo que vou poder aprender alguma coisa sabe. Bom flor se tiver um tempinho te convido a ir me visitar e conhecer uma das mais belas cidades gaúchas que eu tive o prazer de conhecer. Bjks e um otimo final de semana.

  14. Beta comentou:

    Sabe uma coisa que eu adoraria fazer, mas não dá, é voltar nos blogs que comentei para ver se a dona ou o dono do blog me respondeu.
    Por isso, não respondo no meu blog, vou até a pessoa e respondo…

    bj

  15. Michelle Lynn comentou:

    Aiaiaiai Lidi,
    sou novata! um pouco desorganizada, por enquanto!!

    Alguns blogs que gosto e que não tem o gadget de seguidores eu não consigo adiconá-los a lista de atualizações do blogger e com isso acabo esquecendo de visitar, inclusive, isso acontece aqui mesmo. Mas sigo o Bicha Fêmea pelo FeedBurner e a página esta adicionada os favoritos!!!!

    Quanto ao post concordo com você em quase todos os sentidos (só não sou tão organizada), procuro visitar os blogs que me visitam, visito blogs novos que encontro pela “blogosfera”, e deixo comentário se achar que a postagem tem algum sentido para mim, mas estresse ainda não, pois são poucos blogs que me visitam e que eu visito.

    Quando eu tiver muitos blogs a serem visitados pode ter certeza que retorno neste post!!! KKK

    Bjks e um ótimo final de semana!

  16. Gracinda comentou:

    Nossa, eu sou assim, simples assim vc disse tudo . bjo
    adoooro tua prosa.

  17. Fernanda Reali comentou:

    Gosto de algumas blogueiras cujos blogs não me interessam tanto.

    Gosto de alguns blogs cujas blogueiras são chatinhas, hehe.

    Por isso, acho que não tem fórmula. O coração manda…Queria fazer acompanhamento pelo google analytics e nunca fiz. Queria seguir o reader e nunca sigo. Queria fazer visitas organizadamente como tu fazes, mas não consigo.

    Gosto de comentar mesmo discordando. Acho importante dar a opinião verdadeira e não comento nada só para ser gentil.

    Amei o texto!

    Boa noite, beijos

  18. Simone Scharamm comentou:

    Oi, Lidi,
    Eu também estou tentando me organizar, porque acho que quem me visita deve ser a prioridade. Procuro responder a todos os comentários por e-mail. Acho que assim, a pessoa que me visita vê que eu realmente li o comentário. Então no meu próprio blog, só respondo àquelas pessoas que não tem blog ou não deixaram um e-mail de contato. Concordo que geralmente quem comenta não volta pra ver a resposta, então pra mim essa forma tem sido a mais certa.
    Eu preparo planilhas semanais(uma com as blogueiras visitantes e outra com os blogs/sites que eu quero pesquisar) Nem sempre comento em todos. Até gostaria, mas o tempo é escasso e eu procuro na Internet aprender, me divertir, fazer amizades e não me estressar.
    Adorei o post! Você é muito organizada!
    Beijo, querida!
    Feliz dia dos namorados!

  19. Ariadne Albernaz comentou:

    Realmente preciso me organizar… e a maneira como vc gerencia sua vida bloguística é super organizada e conciente.
    Eu até que tinha começado muito bem, mas com as idas e vindas de minha mãe ao hospital, e com a formatura e a apresentação do TCC eu acabei me perdendo toda: no conteúdo a mostrar no blog, nas visitas aos blogs que eu curto, no tempo dedicado a isso tudo…. já que sou dona de casa, trabalho fora 8h por dia e ainda quero continuar estudando…. e não penso em desistir do blog pois o considero um “lazer”.
    E é por isso que elogiei a maneira como vc se organiza, pois assim o blog e os blogs amigos não irão atrapalhar sua vida “real”.

    Bjão!!!

  20. Joana Campos comentou:

    Oi amiga, já lis esse post ontem e não comentei, mas hj voltei mesmo foi pra lhe desejar um FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

    Beijos

    Joana Campos

  21. Katia Bonfadini comentou:

    Lidi, eu sou super desorganizada!!!!! E , apesar da vontade de responder a todo mundo que comenta e visitar todos os blogs, realmente “tempo” se tornou um artigo de luxo na minha vida!!!! Ainda mais agora que preciso trabalhar por conta própria pra garantir o pão de cada dia e quanto mais eu produzo, mais eu ganho… Fica difícil responder a todos, o que tenho tentado fazer, mas às vezes algum comentário escapa e passa desapercebido. Desculpe, pessoal!!!!! Amei sua frase “O meu objetivo é aprender interagindo.” É exatamente o que eu espero da blogosfera! Caramba, conheci tanta gente legal, inteligente, gentil e generosa nesse mundo virtual!!!!! E são pessoas que não moram aqui do lado, são de todos os cantos do Brasil e até mesmo brasileiras que moram no exterior! Essa troca é tão gratificante e enriquecedora!!!! Colaborar e cooperar é tão melhor do que competir, né? Lidi, vc aceita ser a CONVIDADA DA BONFA qualquer dia desses? Pra escrever sobre o que quiser, te dou carta branca, como sempre faço com meus convidados e amigos!!!! Adoro sua forma de escrever e você é culpada por eu escrever os textos mais longos… seus posts são os que mais tenho vontade de comentar longamente!!!!! Beijos da fã!!!!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Katia, sabe que fico feliz da vida quando você deixa comentários tão espontâneos no Bicha Fêmea? É desses que eu gosto, da qualidade de comentários assim porque são naturais e nada forçados, muito mais mesmo que a quantidade e digo isso sem qualquer demagogia. 🙂

      Acho que a gente tem muito em comum como blogueira, na forma de pensar a blogosfera e o que esperar dela. Quanto ao convite para escrever para o seu blog, confesso que tremi na base… kkkkk… 😀

      Mas eu aceito, sim. Quando eu conseguir pensar em algo eu te aviso e, quem sabe, não terei a honra de ter um post meu publicado no teu blog? Quem mais quer sou eu. 🙂

      Beijos e obrigada pelo convite! 🙂

  22. Rose Sena comentou:

    Oi Lidi,nossa como sempre gostei mutio dessa postagem,me fez ver que sou super desorganizada.Agora que voltei a blogsfera,decidir que um dia eu postaria no outro visitava os blogs queridos,por que não dar pra fazer as duas coisa no mesmo dia,não tenho mais tempo pra isso.e agora deposi de ler essa postagem foi que me decidir mesmo.Quanto aos cometarios ,não comento mais por obrigação pq quando inicie nesse mundo bloguistico,era assim eu me sentia obrigada,em cada blog que ia eu tinha que comentar,mas hoje vi que as coisas não bem assim,tbm pensava que se eu comentasse aquela pessoa viria comentar no blog tbm.Mas hoje percebir que as pessoas visitam o blog pq gostam e não pelo cometario.
    É por isso que gosto de você e do geito que vc escreve sempre me fazendo refleti um pouco mais.
    bjs

  23. Lidia comentou:

    Adorei , muito importante esse eu texto amiga !
    bom eu faço assim :
    primeiramente sempre retorno quem me visita , depois tiro um dia e vou fazendo visitas , como vc sempre procuro ler a postagens , para evitar te colocar ( adorei seu texto ) rsrs

    bjs

  24. Tays Rocha comentou:

    Lidi, muito bom seu texto e percebi que somos muito parecidas. Em primeiro lugar, a transparência sempre, se gosto, leio e comento, se não me interessou, passo… procuro responder cada comentário do meu blog e organizei os blogs que gosto em pastinhas com prioridade no Reader, assim fica mais fácil prá mim. E dou RT em tudo o que me agrada e acho interessante. E há aqueles casos que a gente às vezes gosta, mas não se sente à vontade em comentar, mas nunca comento nada por obrigação. Beijos de bom domingo!

  25. Anna comentou:

    Eu faço uma lista, primeiro vou visitando os blogs que fizeram comentários no meu blog, depois vou aos poucos visitando os outros.
    O problema esta sendo a falta de tempo de atualizar o meu blog. Como você organiza para conseguir mais tempo em um dia.
    Beijos

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Anna! 🙂
      Como eu faço para conseguir mais horas no dia?
      Hum… essa é uma pergunta difícil, porque não me vejo fazendo nada do outro mundo, sabe? Sinceramente. Se eu conseguir pensar em algo mais interessante para responder, garanto que farei isso. 🙂
      Beijos

  26. Jussara Gehrke comentou:

    Lidi,

    Só agora lendo o seu texto que percebi que tenho uma organização que nem sabia, não faço planilhas porque não são tantos os comentários, mas priorizo visitar e comentar quem me visita, procuro fazer com rapidez.

    Tenho interesse bem definido quanto a visitar blogs, mas as vezes a gente ‘se perde’ pelo caminho, são tantos na net…

    Não é todo dia que visito blogs, nem faço postagens diarias, talvez por isso não fique ansiosa e estressada, porque pra mim é um prazer, visito blogs quando tenho tempo e nunca me sinto na obrigação de comentar, só faço se realmente o post me chamou atenção, se sinto que tem algo para comentar.

    Além do mais eu compliquei mais ainda minha vida de blogueira, pois eu publico 5 blogs e participo de um coletivo… kkkkkkkk… mania? vicio? só sei que adoro isso, gosto da interação entre blogueiros, gosto de descobrir coisas novas, e a blogosfera é um mundão maravilhoso, não é?

    beijinho
    Juju

  27. Elaine Battistel comentou:

    Lidi,

    Eu sou na grande maioria das vezes organizada, virtualmente ou não. Diria que 98% do tempo sou até muito metódica com isso, mas percebi também que minha atitude virtual acompanha o esquema aqui de casa. Ultimamente tem sido um perrengue organizar minha rotina em casa e tenho a impressão de que está tudo fora de controle; e assim está também minha vida virtual. Pretendo fazer um milhão de coisas para melhorar o blog, tanto em layout com em conteúdo, maaaaassss…
    Quanto às visitas, visito prioritariamente quem deixa comentários também. Deixo em meu blogroll somente os blogs que realmente visito quase que diariamente. Outros que adoro, mas não visito com tanta frequência entro como seguidora e vou acompanhando as “manchetes” e entro nas quais me chama atenção. Em alguns blogs sinto-me em casa e nestes percebo que comento mais.
    Percebo que me acomodei um pouco e fico sempre nas mesmas “casas bloguísticas” quando o interessante é interagir mais e buscar novas amizades, interesses e perspectivas. Mas como mencionei, ando numa bagunçeira danada e não tenho dado conta de gerenciar efetivamente meu tempo para isso.
    Espero no futuro poder focar mais e utilizar as dicas daqui para melhorar o funcionamento do blog e gerenciá-lo com mais eficiência.

    Bjs, Elaine

  28. Pryscilla comentou:

    Olá sou uma novata no mundo dos blogs e estou aprendendo muito ainda.
    Toda ajuda será muito bem recebida!
    beijos e sucesso!!!

  29. Pensandoemfamilia comentou:

    Olá

    Adorei este seu post. Sou por natureza, virginiana, um tanto que organizada, mas a NET, realmente, a blogosfera é um mundão.
    Voltarei certamente.
    Gostei das dicas.
    Norma

  30. Pathy Marin comentou:

    Oi, Lidi
    Acompanho seu blog já faz um tempinho e tenho de te dizer que achei muito interessante este seu post. Me identifiquei com aquela história de navegar sem rumo pelos blogs e tenho adotado o seguinte critério: coloco os blogs que mais gosto nos meus favoritos e como vc comento somente quando acho que o texto me inspirou a isso. Ainda assim, quando vou ver já estou visitando blogs que vejo nas listagens e os nomes ou posts que me interessam naquele momento.
    Enfim, estou tentando me organizar e pra isso, tiro um dia só para visitas e comentários. Em outro dia, escrevo no meu próprio blog (basta ter um tema em mente, que convenhamos ás vezes ele não aparece).
    Enfim, se vc autorizar, vou colocar um link desse seu post no meu blog pq acho que vai ajudar um montão de gente que está tentando criar um método para não se perder.
    Obrigada
    Pathy Marin

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Pathy!!!
      Claro que autorizo você colocar link no seu blog para o post sobre organização como blogueira. Esse é um tema bastante interessante mesmo, e se mais pessoas puderem ser ajudadas, tanto melhor. 😀

      Beijos

  31. Luma Rosa comentou:

    Jesuixxxxxxxxxxxxxxxxxxxx!! Lendo o post e os comentários fiquei me sentindo à parte da blogosfera! Eu queria mesmo ter tempo para tanto!
    Eu assino os feeds para ler no e-mail e quando estou à caminho e volta do trabalho, aproveito a viagem e o trânsito para ler! Também é no trânsito que muitas vezes eu escrevo os posts.
    As vezes quando sobra um tempinho, como agora no final do expediente, dou uma sapiada direta nos blogues e jornais, visito os sites nacionais e internacionais, mas comentar mesmo! bem, tento retribuir aqueles que comentam no “Luz”, priorizo quem gasta seu precioso tempo comentando no “Luz” – seguindo a máxima “amo quem me ama” – vez ou outra posso visitar um blogue que nunca tinha lido e se gosto da postagem, comento! Mas se o blogueiro não se dá ao trabalho de agradecer a visita, não comento mais, apesar de acompanhar as postagens.
    Acho difícil para quem tem vida extra blogues viver um cotidiano dividido, sacrificando os dois lados. Para mim, adotei o blogue como lazer e se dedico, somente as horas vagas mesmo! O meu grande problema em relação aos blogues é que me pesa a consciência se não tenho tempo para interagir! Gosto de saber novidades, principalmente aquelas inerentes ao pensar humano! Gosto muito de gente, Lidi!! E talvez seja por isso que mantenho o blogue! Porque se for para pensar direitinho, não tem outro motivo forte, tem? 😀 Beijus,

  32. Silvana Mello comentou:

    Nossa, como sou desorganizada! Bacana como você gerencia tudo. Eu tenho no meu blograll os que visito regularmente (embora também não comente em todos), sigo os que tenho mais afinidade, e conheço um “montão” toda a semana. Tem muita gente boa na internet, é difícil, viu?? Bjuss

  33. Patricia comentou:

    Mas esse assunto dá o que falar. Hoje em dia todo mundo não tem tempo pra nada. É tanta coisa pra fazer que se perder fica fácil. E como pela internet ainda podemos sair abrindo várias abas, se perder é quase certo.
    Ouvir como o outro faz é legal pq a gente pode adaptar um pouquinho de cada um e montar algo que se adapte melhor pra gente.
    Claro que me perco por aqui tb. rsrs Mas uma coisa que me ajuda é que, sempre quando alguém comenta, eu recebo email. E deixo como não lido na minha caixa de entrada até que eu leia e responda. Se eu responder ou não tiver nada a acrescentar, eu passo para outra pasta de coisas relacionadas ao blog. Então, mesmo que responda semanas depois, eu respondo. rsrs
    Ah, não conhecia o Google Reader não. Mas já procurei aqui como usar e estou achando demais. Ele marca o que já li em cada site. Achei demais! Obrigada, meninas!
    Bjinhos
    Bjinhos

  34. Andreea Mello comentou:

    Isto é q.é um post útil e agradável de ler. E ao mesmo tempo sucinto e claro. Só em fevereiro é que a Internet passou a ter uma real utilidade para mim, qdo.abri uma lj.virtual…Só agora é q.sobrou um tempinho para investir no meu Blog…Há muito o que ver e ler mas pouca qualidade…não estava encontrando “bons exemplos”, algo para me espelhar (NÃO COPIAR, Ok?)…Eu sou daquele tipo de pessoa, ou faz BEM feito ou não faz nada…
    Quero conciliar a divulgação do meu artesanato com assuntos que me interessam, como Organização, Culinária, Faça você mesmo…e acredito q.eu possa fazer algo “bem feito” mas vou ter q.investir bastante tempo e pesquisar “Blogs Modelos” como o teu. Que bom q.eu o encontrei..já estava me sentino perdida entre os “hj.eu fui vestida assim” ou o “esmalte da semana”…heheh
    Abçs.
    Tenha uma ótoma semana !!
    Andreea

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Andreea! Tudo bem? 🙂
      Seu comentário no Bicha Fêmea, dizendo que vinha procurando blogs legais que servissem como referência para você, e classificando o meu espaço virtual como sendo algo nesse sentido, me deixou lisonjeada. Obrigada!

      De fato, é difícil a gente achar espaços onde a gente perceba que quem está por trás está empenhado em fazer o melhor, mas esses blogs existem. Acredite! 🙂

      Espero que possamos estreitar nosso relacionamento “bloguístico” daqui para a frente. Beijos!

  35. Isadora comentou:

    Que legal este post, tudo muito bem colocado, eu também faço exatamente assim como você! Fora que tem gente tão mal educadinha né? Já visitei blogs excelentes e deixei comment, mas as referidas pessoas não se dignaram nem ao menos a um mero “obrigada por sua visita e seu comentário”! Bah, gente assim eu tirei da minha lista, por melhor que seja o conteúdo do blog.
    Gosto muito daqui porque acho um blog bem equilibrado e interessante, e você, Lidi, sempre se mostrou extremamente gentil! É bem como vc falou, nem todos os posts eu comento mesmo porque nem todos os assuntos me interessam, bobagem falar qualquer coisa só para agradar né?
    Beijo grande

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Pois é, Isadora! Acho bobagem a gente comentar só por comentar. O que fica esquisito é quando nunca, nuquinha da silva, a gente comenta. Aí é não estar a fim de interagir, ou o famoso “venha a nós”. Deve passar pelo segundo caso o que você citou, e eu entendo porque já fiquei “a ver navios” com algumas blogueiras. Tem gente que bloga assim, somente esperando que os comentários caiam do céu sem dar um pouco de si e de sua atenção para os outros, não é? Paciência. Eu penso e ajo diferente. 🙂 Acho que é assim que tem que ser. 😀
      Beijos

  36. Pingback: Por que será que queremos ser sempre heroínas?
  37. Trackback: Por que será que queremos ser sempre heroínas?
  38. Carol Thomé comentou:

    Oi Lidiane, achei pertinentíssimo o post, principalmente quando fala sobre o comentário ser espontâneo, não só “comentei no seu, agora comenta no meu”? comentário é advindo de assuntos interessantes e um trabalho (como qualquer outro) de divulgação e sociedade nesse mundo da blogosfera. e comentário não é tudo no blog, os site meters e google analitycs estão aí pra provar isso (sofro disso no meu blog… muitas visitas, poucos comentários)

    sobre a organização da vida online, te indico fazer um dashboard no http://www.netvibes.com , que é um organizador dos feeds dos sites que vc cadastrar lá. quando tem atualização, atualiza um lugar só, sem precisar caçar nos favoritos, abrir todos os sites pra ver se algo foi atualizado e principalmente, se é interessante.

    beijos

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Carol!
      Acho que você está certíssima: comentário não é tudo num blog, isso se o comentário for do tipo que não acrescenta nada. Aqueles do tipo “oi! adorei seu blog” ou “Ah! tudo lindo”, e etc., realmente, não acrescentam muito.

      Por outro lado, quando as intervenções são pertinentes, acho que eles são vitais para denotar que o blog é vivo, interativo e relevante. Nesse sentido, dou o maior valor ao trololó nos bastidores de um blog.

      Mas quero os comentários pertinentes para o Bicha Fêmea, porque isso é que enriquece o conteúdo. Da mesma forma, imagino que as boas blogueiras queiram algo assim também para seus blogs. Sendo assim, não entendo a razão que fazem por comentários na maior quantidade possível, ainda que seja pobres em qualidade… 🙁

  39. Cíntia Bittencourt comentou:

    voce tem ou já pensou em comprar um celular ou netbook? andar com um aparelho de lhe permite acessar a internet por aí é muito bom pra ganhar tempo, quando estamos em uma fila de banco, por exemplo.
    imagina poder aproveitar aqueles 30 minutos terríveis de espera pra conferir as atualizações dos seus blog preferidos? é perfeitamente possível. desde que eu comecei a usar essas ferramentas, melhorei bastante o desperdício de tempo.
    abs!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Cíntia!
      Na verdade, nem lembro direito a última vez em que estive numa fila de banco. Hoje em dia, com o advento da internet, pagar contas ou realizar algumas operações pela web nos livra desse desconforto, né? Onde eu passo tempo é em espera de médico. Isso a internet ainda não resolveu… ehehehe… mas nesse caso, confesso que prefiro ler revistas ou livros, porque a gente já passa tanto tempo na internet, né? Desconectar um pouco faz bem para mim. 😀

  40. Pingback: O que é a blogosfera? Que é que você está fazendo nela?
  41. Trackback: O que é a blogosfera? Que é que você está fazendo nela?
  42. Pingback: Suas finanças pessoais estão no azul ou no vermelho?
  43. Trackback: Suas finanças pessoais estão no azul ou no vermelho?
  44. Pingback: Ansiedade bloguística: você sente isso?
  45. Trackback: Ansiedade bloguística: você sente isso?
  46. Louh Marques comentou:

    Oi, Lidiane!
    Poxa, vc não tem noção (na verdade, acho que tem sim, rs!) de como ler esse post me ajudou! Tenho dois blogs, um pessoal, “Valentines”, e um profissional, “Eu sou uma Rockstar”. Eles não são nem muito antigos, nem muito novos. Tenho feito esforço para postar todos os dias, mas…
    De qq forma, adorei seu blog e vou seguir,rsrsrs!!!
    Rockiss!!!!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Louh!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea! 🙂
      É tão bom saber da utilidade que os posts por aqui têm?
      Obrigada pelo retorno positivo.
      Sabe que agora tenho um segundo blog também? É o Decoração da Casa (www.decoracaodacasa.com).
      Não é fácil cuidar de dois blogs, há que se organizar muito.
      Boa sorte no cuidado com os seus! 🙂
      :*
      Lidi

  47. Pingback: “Bloguetiqueta” ou etiqueta na blogosfera: você se importa com isso?
  48. Trackback: “Bloguetiqueta” ou etiqueta na blogosfera: você se importa com isso?
  49. Natália Makimoto comentou:

    Oi Lidiane! Lendo acho que o que faz muitas pessoas serem desorganizadas na blogosfera, principalmente com relação aos comentários é a ansiedade em aumentar o número de visitas no seu próprio blog.

    É muito comum a gente ver comentários do tipo “oi adorei o post, muito legal”. Parece mesmo que a pessoa nem se deu ao trabalho de ler e só colocou uma mensagenzinha para linkar o seu blog.

    Concordo totalmente com você quando diz que o comentário é uma coisa espontânea, muitos posts que leio até acho legal mas não tem o que comentar, para deixar comentário do tipo “kkkkkkkkkkkkk adorei!” é melhor deixar em branco né? Rssrsrssrs

    bjks

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Compartilho dessa opinião contigo, Natália.
      Pior é que a gente sabe bem quando um comentário foi deixado de maneira forçada, e tem características de spam bloguístico, né?
      Isso em geral é praticado por quem está inciando na blogosfera, e muitas vezes é motivado pelo que você disse: ansiedade para aumentar o número de visitas. Bom, eu sempre achei mais interessante perceber o blog crescendo aos poucos, de forma gradativa e consistente… =)

      Beijos,
      Lidi

  50. Pingback: Há vida inteligente na blogosfera feminina?
  51. Trackback: Há vida inteligente na blogosfera feminina?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *