Início » Comportamento » Uma Bicha Fêmea por Outra: Mara Porto

Uma Bicha Fêmea por Outra: Mara Porto

Mara Porto vai completar 2 anos como blogueira. Se olhar bem, nem é tanto tempo assim, mas ela já é uma presença marcante e de sucesso na blogosfera. Mãe aos 21 anos, essa artesã começou a ensaiar o que viria a ser sua profissão aos 11 anos de idade, brincando de enfeitar o seu quarto ao seu modo. Em 1995 abriu sua primeira loja de artesanato, e começou a mostrar ao mundo o que melhor sabe fazer.

Influências? Hum… sim, de suas avós materna e paterna. Vê-las crochetando e costurando com pedaços de pano contribuiu para que a menina tomasse gosto por artesanato. Mais tarde, alguns cursos na área ajudaram-na a ter o gosto pelas artes reforçado, mas são dos livros, filmes, revistas e da vida que vêm suas reais inspirações.

Artista teimosa e perfeccionista, Mara não descansa enquanto não materializa o que vai pela sua imaginação. De alma inventiva e inquieta, essa artista, que já participou de grandes eventos como a Mega Artesanal de São Paulo, sente-se genuinamente artesã criando. Apenas isso. E delicia-se com coisas simples, como criar mimos para sua própria casa. Sim, quem acompanha seu blog, o “Mara Porto”, sabe que o ditado popular “casa de ferreiro, espeto de pau” não aplica-se aos seus domínios. Assim é Mara Porto, uma mulher de 45 anos, certa de suas opiniões e amante do que faz, porque faz com gosto e com a alma:

“Muita coisa eu aprendi sozinha, na minha época não tinha tantos recursos como tem hoje. A primeira vez que vi um bordado em ponto cruz foi em uma revista Pais e Filhos, quando eu estava grávida de minha segunda filha. Eu peguei linhas e um tecido, e bordei pela revista sem saber a técnica, depois fui atrás de material. Quer dizer, mesmo sem recursos existe a possibilidade de você aprender a fazer alguma coisa, basta ter força de vontade. Ás vezes as pessoas querem tudo de mão beijada e isso eu não concordo, se eu posso gastar meu tempo pesquisando para aprender, acho que todo mundo pode. Minhas peças não são perfeitas, mas procuro fazer sempre melhor, acho que o que torna minhas peças bonitas é a simplicidade.”

 

 

Desde muito jovem, aos 14 anos, Mara começou a trabalhar. De infância simples, Mara acostumou-se a muito trabalho na vida. Mesmo com tanta experiência, sabe que um profissional precisa sempre aprender. Talvez passe mesmo por aí o sucesso de seu trabalho, pela humildade de quem sempre está disposto a aprender, e pela garra de quem não mede esforços para isso…

Você tem um blog onde mostra peças suas, mas não mostra PAPs, o que é diferente do que se vê em outros blogs do gênero. Mesmo assim, seu espaço virtual é muito bem frequentado e comentado. Qual o segredo?

“Bem, pra começar nem todos os blogs que mostram artesanatos dão PAPs. Segundo, criei o blog pra falar de decoração, e não de artesanato. Claro que, mostrando minha casa e sendo artesã, é natural que meu trabalho apareça, então ás vezes há esta confusão sobre o blog. É bom esta entrevista para eu explicar que já é bem difícil ter tempo para me dedicar ao blog, a fotografar os ambientes aqui em casa. Para dar PAPs precisaria de ajuda para fotografar e tempo para criar a peça, moldes e tudo mais, e não tenho este tempo. Como falei antes, este não é o propósito do meu blog. Adoro decoração e adoro decorar minha casa, mostrar e incentivar as pessoas a criarem seus próprios espaços, talvez esse seja o segredo, não sei, rsrsrs…”

Você já tratou em seu blog sobre a cobrança por respostas de comentários e e-mails de algumas leitoras. Como blogueira, como você lida com essa pressão?

“É bem difícil! No começo eu me culpava e queria justificar, mas depois vi que o blog tem que ser um lugar pra me sentir bem e não ficar estressada, e também, ou eu fico horas comentando e vendo blogs, ou eu pego este tempo pra criar e mostrar para as pessoas. Acho que elas querem a segunda opção, porque se demoro a postar elas me escrevem dizendo que querem posts novos.”

Você sente cumplicidade com suas leitoras?

“Sim, com muitas eu me identifico muito, adoro os comentários e fico agradecida por eles.”

Já foi entrevistada em outros blogs antes? Que tal?

“Não, já vi muitas de minhas fotos em blogs, ou falando de meu trabalho, mas nunca uma entrevista assim tão completa. Estou gostando, assim as pessoas me conhecem melhor, ás vezes pelo pouco que escrevo algumas pessoas podem tirar conclusões erradas da minha vida.”

Você é vaidosa? Gosta de Exercícios físicos?

“Sou vaidosa na média, cuido da alimentação, mas tive que parar com a academia pela falta de tempo.”

Você mostra muito de sua casa, o que revela gosto por ela e por cuidar dela. Como é sua rotina de dona de casa e artesã?

“Gosto muito de minha casa e agora, pela casa que estamos construindo, acho que vai ser mais a minha cara do que esta. Não tenho uma rotina, gostaria de ter, mas vou fazendo as coisas conforme os compromissos do dia. Pela manhã procuro cuidar da casa, primeiro limpar porque tenho 3 cães dentro de casa, meu neto passa o dia aqui e tenho que cuidar dele. Ele estuda a tarde, meus filhos estudam pela manhã, então ao meio dia em ponto tenho que estar com a comida na mesa. Ás Terças á tarde tenho dentista, e ás Sextas, médico do meu filho. Então é isso todas as semanas. Me sobra Segunda, Quarta e Quinta á tarde para fazer compras de materiais, costurar, fotografar, entrar na net, postar, comentar, ir na obra. Á noite, depois do jantar, me sento pra ver a novela, e ai que faço crochê. Sábado é dia de levar os filhos ao cinema, e supermercado. Domingo, se não saiu, fico organizando meu atelier e vendo o que farei na semana.”

Já bateu alguma crise por causa da idade?

“Ainda não, espero que demore, rsrsrs…”

Como você equilibra profissão+casamento+maternidade+casa?

“Tem vezes que quero ficar no meu canto porque tenho algum projeto na cabeça, mas ai tem algum filho que precisa de mim, de ir na escola, comprar alguma coisa, ou preciso fazer uma pesquisa de materiais pra obra, ou falar com os pedreiros, ou o marido quer sair pra almoçar fora, então acabo sempre dando prioridade para o que a família quer. Ai vem as cobranças, tipo, do blog, algum e-mail, sei lá… mas sou só uma e, pra mim, minha família e casa estão em primeiro lugar.”

Como você se enxerga como mãe?

“Acho que tive sorte porque meus filhos não me dão muitos problemas, são bem caseiros, gostam de sair comigo. Sou bem liberal e procuro deixar eles terem liberdade para fazerem o que gostam.”

 

 

Como artesã, participar de feiras e afins demanda trabalho extra. A experiência vale a pena?

“Por um lado vale a pena pela experiência e reconhecimento, mas pelo trabalho e dinheiro investido, acho que não. Na época que estava trabalhando pra feira quebrei o dedo, e pra mim foi bem difícil, e ainda as pessoas não valorizam o trabalho, acham tudo caro, mas não vêem o trabalho que dá.”

Olhando para sua trajetória como artesã, faria algo diferente?

“Não, acho que as coisas vão acontecendo como têm que ser.”

Alguma novidade á vista no mundo craft?

“Estou mais voltada neste momento para a construção de minha casa, mudança, e com mil coisas na cabeça, e isso aos poucos vai aparecendo no blog. Mas a mais nova novidade foi que criei um blog lojinha, e aos poucos vou colocando peças novas á venda. Bem, espero que tenham gostado da entrevista, obrigada pelo convite.”

Quer ler mais entrevistas no Bicha Fêmea?

Uma Bicha Fêmea por Outra: Ruby Fernandes

Uma Bicha Fêmea por Outra: Ana Medeiros

 

22 comentários sobre “Uma Bicha Fêmea por Outra: Mara Porto”

  1. Mara Porto comentou:

    Lidi, primeiro quero agradecer a oportunidade de falar como sou, adorei a entrevista, ficou muito bom como vc colocou as perguntas e espero que as pessoas gostem de me conhecer melhor, obrigada também pelas suas palavras tão gentis, grande beijo.

  2. Luci Cardinelli comentou:

    Não conhecia o blog da Mara, mas já fui lá e gostei muito!
    Parabéns por mais essa entrevista.

  3. Luciana Casado comentou:

    Oi Lidi! Ótima escolha para a entrevista!
    A Mara é uma pessoa maravilhosa, tive a oportunidade de conhecê-la num evento aqui no Sul e ficou super fã. Uma pessoa querida e super atenciosa.
    Amei conhecer um pouco mais dela na sua entrevista!
    Bjus, Lu

  4. Marcia Rocha comentou:

    Oi Lidi! Amei a entrevista, que grande e iluminada escolha. Eu conheci o blog da Mara enquanto fazia a reforma da casa que comprei, me apaixonei tanto por ela que me tornei blogueira, em meu blog eu a homenageio por isto, aliás foi meu 1º post. A Mara é uma gracinha, ela passa tanta coisa boa para mim, experiência, tranquilidade, sinceridade, bom gosto e um estilo maravilhoso. Eu falo que ela é minha parte européia e eu sou toda mineira com descendentes europeus. Por isto que adoro as coisas que ela faz.. Inclusive irei começar a postar uma sequencia do TE DEDICO, são pessoas famosas ou não que realmente fazem diferença em minha vida e com certeza na vida de muitos outros, e lá estará a Mara Porto, com seu porte petit, mas uma gigante no que faz.
    Parabéns pela escolha. Parabéns Mara querida e amada. Você merece que suas atitudes e ações sejam divulgadas.
    Bjim.
    Marcia Rocha.
    http://emporiobalaidagata.blogspot.com/

  5. Fernanda comentou:

    Não conhecia a Mara, mas pareceu-me uma pessoa sincera e de grande valor, parabéns pela escolha!

    Já fui ao blogue dela, gostei imenso.

    Bjosss

  6. ruby fernandes comentou:

    Oie Lidi querida! Não poderia ter escolhido melhor pessoa que a Mara Porto para a entrevista! Sou fã incondicional dela, me inspiro demais na delicadeza e acabamento promoroso das peças que ela cria!
    Admiro o quanto ela gosta de animais também e o valor que dá para família.
    Resumindo: identificação total com ela!
    Parabéns para vocês duas, são umas fofas ^-^

  7. Marilia Alves comentou:

    Adorei a entrevista e a sinceridade dela, agora eu ainda não sei como ela administra isso tudo, tem que ter muita organização e me parece que ela tem. Vou visitar o blog com certeza.

  8. Rosangela comentou:

    Oii, adorei a intrevista a mara é uma pessoa incrivel, sou fanzoca e adimiro tudo que ela faz sempre com tanto capricho ,parabens pela escolha beijos.

  9. Rita comentou:

    Bicha!
    Que saudade!
    Desculpa, amiga, tá meio difícil vir sempre aqui, mas não esqueço esse cantinho, onde o papo sempre me conquista. Já tiva “ouvido” falar da Mara Porto por aí, mas não a conhecia, acredita?!

    Pela entrevista parece ser uma pessoa muito legal e pelo que disse, me identifiquei muito com ela, tô indo conhecê-la!

    Amiga, obrigada por mais essa entrevista interessante, me acrescentou muito como blogueira, pode acreditar.

    Beijo, beijo!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Rita!
      Foi muito bom receber tua visita e teu comentário, e mais ainda saber que a entrevista com a Mara Porto foi legal para você e te acrescentou algo enquanto blogueira. Sabe que esse é dos feedbacks que eu amo de paixão receber? É que minha proposta com o Bicha Fêmea é justamente essa: levar informação útil a quem lê o blog, sabe? Penso assim, antes de escrever ou publicar algo: será que isso vai ser útil para a vida de alguém?! E quando uma bicha fêmea navegante manifesta que, sim, o conteúdo do Bicha Fêmea serviu para alguma coisa, pronto! Eu ganho o dia! 🙂

      Beijos, bonita!!!

  10. Ana Regina comentou:

    Oi Lidi!
    Adorei a entrevista é muito bacana essa valorização do profissional, ou mesmo de que faz artesanato só por prazer e amor, que pra mim é tudo.
    O blog da Mara eu visito sempre e tiro ideias maravilhosas de lá.
    Ela é uma artista e coloca amor e carinho em tudo que faz.
    Bjks no coração

  11. Simone Scharamm comentou:

    Oi, Lidi,
    Achei a entrevista com a Mara, fascinante! Eu não conhecia o blog dela até hoje(vou lá, já, já!), mas histórias assim de mulheres que vão à luta, mesmo com poucos recursos, que investem na arte e fazem dela seu ganha-pão…são muito lindas e funcionam pra mim(pra todas nós) como grande incentivo e exemplo a seguir!
    Adorei a entrevista! Parabéns!
    Beijo no coração!

  12. Joana Campos comentou:

    Oi, tudiobom?
    Passei por aqui, pq amanhã dia 28, tem post falando do Bicha Fêmea e outros mais (passe por lá pra conferir!) então vim ver o que tava rolando pra postar….mas ainda é o mesmo post de ontem rsrsrsrs problema não! Vc vai estar la assim mesmo.

    Beijos FikacomDeus!
    Joana

  13. Edna comentou:

    Gstei da entrevista da Mara…ela é bem verdadeira.
    Fiquei curiosa e agora vou lá conhecer o Blog dela…
    Parabéns!

  14. Ana Carla comentou:

    Lidi, tá me saindo uma repórter de primeira ! Amei a entrevista e tô indo lá visitar a Mara.

    Bju

  15. Leticia comentou:

    Olá Lidi
    Fiz um post em resposta a nossa “discussão” pelo twitter… rs. Passa lá!
    Beijos
    lelê
    PS> continuidade do trololó… era para ter saído antes, mas me desorganizei!

  16. Bia Silvestre comentou:

    Muito bom!! adoro os trabalhos da Mara são lindos e delicados ….Adorei a entrevista…..

  17. Susi comentou:

    Bela escolha ,adorei conhecer um pouco mais da Mara.,acho bacana essas entrevistas a gente sempre tem curiosodade de saber sobre as pessoas..

  18. Pingback: Entrevista com Cláudia Ramalho no Bicha Fêmea | Bicha Fêmea
  19. Trackback: Entrevista com Cláudia Ramalho no Bicha Fêmea | Bicha Fêmea
  20. Pingback: Margaret no Bicha Fêmea
  21. Trackback: Margaret no Bicha Fêmea
  22. Pingback: Uma bicha fêmea por outra: Larissa Lieders
  23. Trackback: Uma bicha fêmea por outra: Larissa Lieders
  24. Pingback: Estilos de vida e de blogar: cada bicha fêmea com o seu!
  25. Trackback: Estilos de vida e de blogar: cada bicha fêmea com o seu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *