Pitacos de Bicha Fêmea: como decorar a parede da escada?

Você tem escada em casa? A parede dela está decorada? Você tem ideia de como decorar esse espaço de modo que fique bonito, harmonioso e faça muito bem aos olhos?

Essas são dúvidas que a Vania Santos tem, e por isso pediu nossa opinião. Como somos mulheres que gostam de dar pitacos em tudo… cof cof cof… sobretudo em decoração, não vamos deixá-la sem nossas ideias, não é?

Por aqui, em meus domínios, optei por colocar quadros nas paredes. É verdade que a parede não está toda revestida, mas eu tenho a intenção de colocar mais. Quando imagino o que faria na minha parede, penso que escolheria quadros com molduras similares, mas não iguais. Também penso que não misturaria telas com gravuras, por exemplo. Ou seja, escolheria o tipo de quadro, e então definiria o que enfeitaria aquele espaço obedecendo o tipo de quadro escolhido.

quadros parede escada

Imagem: do it yourself

Escolhi essa imagem acima como referência porque ela me inspira bastante. Você consegue perceber que ela mostra exatamente o que disse que imagino para minha casa? Note que os quadros são todos diferentes, mas o tipo é o mesmo: gravuras. Além do mais, eles têm tamanhos diferentes e cores de molduras que não se repetem em sua totalidade, mas a espessura e proposta delas são similares, o que dá um ar harmonioso a todo o conjunto. É ou não é?

O que eu mudaria na minha casa seria o seguinte: percebe que a linha de cima acompanha, mais ou menos, o desenho da escada? Percebe que na linha de baixo isso deixou de existir? Pois é, isso eu não gostaria que acontecesse por aqui. Na dúvida, sou sempre a favor da simetria na decoração. E você? O que diria a respeito?

Para facilitar minha vida, não tenho dúvidas que recorreria ás dicas antes publicadas no blog Decoração da Casa sobre como dispor quadros na parede. Você já leu? Recomendo, viu?!

Mas se você imagina que as possibilidades para a decoração da parede da escada terminam aí, você está muito enganada, bonita. A Larissa, que é Arquiteta e comanda o blog “Fui morar numa casinha…” diz que “tem muitas opções para se decorar a parede da escada: pintura, papel de parede, adesivo, porta retratos (de várias maneiras), usá-la como expositor de uma coleção, por exemplo, se a escada for mais larguinha e os objetos da coleção pequenos.”

Viu? Formas de decorar o espaço é que não falta. A seguir, você confere algumas das propostas selecionadas pela Larissa, seguidas dos comentários feitos por ela. Aproveite!

Não deixe de ler:

Dilema de decoração: o que fazer sob a escada? Veja duas soluções.

parede escada papel de parede

Revestidas com papel de parede. 

parede escada pedra canjiquinha

Pedras filetadas assentadas tipo canjiquinha garantem um visual mais sóbrio.” Larissa

 

parede escada com vasos

A decoração fica por conta dos vasos ao invés do guarda-corpo. Também pode ser feita com velas e ambas servem para casa sem crianças, animais e/ou idosos! Também aconselho para escadas largas e que tenham um corrimão do outro lado.” Larissa

 

E o teu pitaco? Qual é?

 

Imagens usadas e comentadas pela Larissa:Google, Casa.com.br e Casa e Jardim.

 

DECORACAO DA CASA

 

Redes Sociais

 

 

 

BICHA FEMEA FACEBOOK

36 comentários sobre “Pitacos de Bicha Fêmea: como decorar a parede da escada?”

  1. Marilia Alves comentou:

    Desculpe linda pela falta aqui no teu blog, é que ando com uma gripe horrorossa. Quanto à escada, não estou tendo muito ânimo com minha casa.

  2. Larissa comentou:

    Uhuuuu!!! Super chique a matéria, Lidi!
    Obrigada pela oportunidade, viu?
    Espero que a Vania fique satisfeita com as ideias também!
    Bj

  3. Priscila comentou:

    Oi Lidi, não tenho escada em casa, mas acho que ficaria muito interessante uma parede de tijolinhos ao longo da escada, parecida com essa imagem da Larissa, mas sendo de tijolinhos, e quem não gostar do estilo rústico pode pintá-los de branco, fica até menos pesado para o ambiente e fica um charme! Eu gosto! rsrs
    Bjs…

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Boa, Priscila!
      A dica dos tijolinhos é massa! :)

  4. Flávia comentou:

    Menina , esses vasinhos nunca poderiam morar na minha casa! primeiro pq não tenho escada…segundo pq tenho filhos e eu mesma sou atrapalhada…
    Mas vou dar meu pitaco:
    Acho que na escada dever algo para ser visto, uma escada branca é sombria.. se eu tivesse escada em casa faria uma galeria de fotos da família e amigos!

    bjkas

    Flávia

  5. Ana Carla comentou:

    Gente, tenho 2 escadas em casa … a que vai pro andar dos quartos e a que vai dos quartos para o terraço. Elas estão “lisas” … apenas com tinta.

    Quero muitas idéias … rsrsrsrs

    Bjo

  6. Fla comentou:

    Lidi, sabe o que eu vi na casa de uma amiga? A parede era de um lilás muito leve, aí ela colocou 4 quadros, tamanho médio, e eles foram colocados em alturas diferentes, seguindo a “subida” da escada. O primeiro era um botão, o segundo a flor desabrochando, o terceiro a flor mais aberta, e o último com a flor linda linda linda, com as pétalas bem abertas em tom de lilás. Se não me engano era um amor perfeito, e ela mesma tirou as fotos. Super legal né?
    =)
    Beijos

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Fla, visualizei a escada da tua amiga e achei de um bom gosto incrível. :)

      Tua dica foi excelente!

  7. Cristiane comentou:

    Oi Lidi,

    Vários retratos da família ao longo da escada seriam interessantes: ficariam bonitos e dariam um ar aconchegante à casa.

    Ah, e escada com corrimão, hein? Pelo menos eu prefiro, tenho medo de altura :D Mas vi uma vez numa revista uma escada que parecia não ter corrimão. Mas, o que tinha ali era um paredão de vidro! Muito bacana (só não faço idéia do preço da bacanisse).

    Bjs!

  8. Katia Bonfadini comentou:

    Lidi, adoro quadros na parede da escada!!!! Aqui em casa não tenho escada, mas adoraria fazer uma composição com quadros, talvez todos contendo fotos em preto e branco. E aquele espaço embaixo da escada? Já vi uma adega super criativa instalada nesse nicho, bem legal!!!! Beijos!

  9. Regiana comentou:

    Escada…tenho uma e quero fazer um barzinho embaixo dela, amei essas dicas que vc tem…Bjssssssss

  10. Simone comentou:

    Escada? que Escada? Eu num tenho escada!!!!!!!!!! Moro em um apto de apenas 1 andar.

    Mas, se tivesse escada gostaria de fazer algo diferente, moderno e criativo, só que num sei o que é….rsrs

    Bjs

  11. carola duarte comentou:

    oi querida
    visite e siga meu blog
    http://www.caroladuarte.com
    beijinho

  12. Leticia comentou:

    Lidi
    Li o seu post a jato no escritório, tive várias idéias, que queria procurar (pra indicar…), mas hoje o dia foi tãooo difícil que não consegui.
    Tem várias questões que cabem aqui: a escada é fechada? Caso sim, como é a maioria dos casos, as opções se restringem, por conta do pequeno ângulo que pode ser explorado. Uma opção bacana é usar papel de parede (para dar um toque especial), uma pintura diferente, e alguns quadros, mas pequenos, porque grandes quadros necessitam de ângulos de visão maiores.
    Caso a escada seja aberta, fica bem mais fácil, ai você pode explorar: quadros, fotografias, até mesmo objetos. colocar algum acabamento mais expressivo…
    São grandes as opções para as escadas, mas sempre pense nas larguras, no conforto, nada que fique no caminho das mãos (segurança). E se for usar algo ao chão, que não atrapalhe a sua principal função, que é de acesso (se for muito estreita, não use objetos no piso).
    Acho que é isso… ia procurar alguma imagem para ilustrar, mas se eu ainda consegui ver algo, te mando!
    Beijos
    lelê

  13. Simone Scharamm comentou:

    Oi, Lidi,
    Eu não tenho escada em casa, mas sonho com o dia em que terei uma bem linda na minha sala e vou decorar a parede com quadros de molduras e tamanhos diferentes(repletos de fotos) mais os espelhos que eu amooo! Ih…acordei!!!
    Beijos!

  14. Raquel Machado comentou:

    Bom Dia flor,
    Depois de muito tempo fora estou tentando retornar aos pouquinhos e adivinha to em aventurando em um lugarzinho novo bem conhecido seu….o wordpress…claro que to bem no comecinho muita coisa a mudar e coisa e tal mas acho que vale a pena a tentativa ne? Bom já estou com o endereço novo e postei uma das minhas histórias por lá se puder dar uma passadinha vou adorar te receber por lá. Bjks

  15. Fernanda Reali comentou:

    Ótimas dicas! Não tenho decoração do lado da escada, só no topo (uma gravura de carlos Bracher que marido ganhou) e no topo temos uma estante sob medida que o marceneiro fez da mesma madeira do corrimão.

    Sinto falta de papel de parede na lateral, mas tenho adiado por conta das duas crianças. Aplicamos tinta branca lavável e temos que lavar mesmo todo mês, porque fica cheio de marcas de mãos. Queria ter pelo menos um adesivo.

    Aqui é tudo básico, vazio, quase descartável, por conta das crianças e das cachorras.

    bjs

  16. Josi comentou:

    Adorei as sugestões, estou comprando uma casa e quase nem durmo direiro só pensando em como ficará depois de decorada rsrsrs quero deixar aqui outra dica: a parede vermelha e os quadros com tamanhos diferentes porém todos brancos ( moldura) fica um ambiente muito alegre e charmoso; até ía deixar uma foto com a sugestão porém estou meio perdidinha rsrsrsr beijuzzzzzzzzz.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Josi!
      Eu achei sua dica para a decoração da parede da escada ótima! :)
      Quanto a foto que você gostaria de deixar como inspiração, pode enviar para o meu e-mail : bichafemea@bichafemea.com que eu verifico a possibilidade de atualizar o post com ela, sim? :)

      Beijos

  17. Michelle Lynn comentou:

    Adoraria decorar a escada da minha casa com alguns arranjos simples e sofisticados, como o da última foto, mas não tenho escada. snifff

    Sendo assim, vou decorar o meu corredor, como as gravuras da primeira imagem. São lindas! E, realmente, nunca pensei na disposição, valeu a dica.

    Também gosto de simetria, na verdade, em quase tudo que faço!

    Bjosss

  18. Alcione AmaranteFernandes comentou:

    OLÁ Lidi tudo bem ! Eu tenho uma escada de entrada na minha casa , 26 degraus ,se colocar pastilhas tipo faixas acompanhando fica bom? e papel parede pode respingar aguá ,quando for lavar á escada,pensei em papel.A escada é coberta e tem uma porta de ferro e vidro no final! está pintada ás paredes com a cor creme , mas netos colocam as mãozinhas ,e suja muito oque faço?De um palpite na cor , menos vermelho,pois os 4 filhos e marido nadinha de gostar fazer o que sou minoria! Beijocas da tua fã,

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Alcione! :)
      Pitaco sobre cor? … hummm… olha a coincidência? Acabei de publicar um post sobre cores nas paredes. Você pode ver minha opinião sobre isso, e mais algumas orientações de uma arquiteta aqui: http://www.bichafemea.com/2010/05/31/cores-para-parede/

      Espero que você goste e te ajude de alguma forma. De qualquer jeito, eu anotei a sugestão de pauta e, se eu conseguir montar mais algum post legal sobre o assunto, eu te aviso, está bem?

      Biejos!!!

  19. Pingback: Como escolher cores para a parede? | Bicha Fêmea
  20. Trackback: Como escolher cores para a parede? | Bicha Fêmea
  21. iolanda comentou:

    minha casa nao e coberta quero cobrir mas nao tenho ideia

  22. Pingback: Inspirações para decorar a casa com flores
  23. Trackback: Inspirações para decorar a casa com flores
  24. Pingback: Dicas de decoração para o hall de entrada.
  25. Trackback: Dicas de decoração para o hall de entrada.
  26. mara comentou:

    Ola, gostei muito dos artigos sobre decoraçao.
    Fiquei um bom tempo navegando neste site.
    Interessante mesmo!!!
    No artigo relativo a decoraçao de paredes e escadas, não achei nenhuma sugestão para escada caracol.
    Tem alguma sugestão de decoração para as duas paredes q ficam em volta de uma escada caracol, tanto em termos de decoraçao quanto em em cores para escada e paredes?
    Se tiveres, agradeço.
    Um abraço
    Mara

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Mara!
      Foi muito bom saber que o Bicha Fêmea agradou bastante. :D
      Quanto a dica para decoração em escada caracol, seu pedido está anotado. Se sair qualquer post com dicas assim, seria úteis para você e mais outras pessoas, não é? Sugestão de pauta anotada. Obrigada! :)

  27. Alice Jacomelli comentou:

    Genteeeeeeeeee! Quanta coisa linda! Meus parabens a todas superdotadas de criatividade e que Deus abençöe e multiplique o dom. Uma perguntinha: como decorar uma parede de uma sala toda na cor branco-neve, sendo que a dita parede ‘e de ‘ tijolinhos'::::
    Bj grd, Alice.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Alice!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea! :)

      Anotei tua pergunta como uma sugestão de pauta, está bem? Obrigada!

      :*
      Lidi

  28. lizeide de fatima bertolini comentou:

    gostaria qual é este material preto material voce utilizou no degrau desta escada branca.ficou leve e muito bonito

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Lizeide!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea!

      A imagem utilizada no post é apenas para referência e comentada pela arquiteta.
      Não tenho a informação que você deseja. Ela é para sua inspiração.

      Beijos,
      Lidi

  29. Hedy Arcenio comentou:

    E como decorar uma escada que divide dois ambientes?

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Olá, Hedy!
      Sua pergunta não deixa de ser uma sugestão de pauta.
      Obrigada!
      Quem sabe não sai um post sobre o assunto? =)

      Abraços,
      Lidi

  30. Pingback: Moldura: coadjuvante ou protagonista na decoração? Você decide…
  31. Trackback: Moldura: coadjuvante ou protagonista na decoração? Você decide…
  32. Pingback: Dilema de decoração: o que fazer sob a escada? Veja 2 soluções.
  33. Trackback: Dilema de decoração: o que fazer sob a escada? Veja 2 soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>