Início » Produtividade » Organização pessoal: você deixa as coisas acontecerem ou faz acontecer?

Organização pessoal: você deixa as coisas acontecerem ou faz acontecer?

Na sua rotina, você sente que há organização pessoal nas suas tarefas ou você vai executando o que aparece na sua frente para ser realizado? Você tem o controle do que precisa ser feito, ou simplesmente as coisas acontecem e você “apaga incêndios” diariamente? Já pensou sobre isso?

Recebi essa pergunta por e-mail, vinda da Simone Cotrufo, moça organizada que cuida do blog Organização Com Estilo, e que tinha por objetivo ser uma sugestão de pauta para o Trololó de Mulher. Achei a proposta interessantíssima, e acredito que vale a pena a gente pensar sobre ela…

Sabe por que gostei da sugestão de pauta? Pensa comigo: as mulheres são criaturas polivalentes e que estão envolvidas em várias coisas ao mesmo tempo todos os dias e o tempo todo, mas se você perguntar se elas são felizes desse jeito, certamente a maioria dirá que sim.

Desconfio que o que aflige uma mulher é o sentimento de que está perdendo o controle da situação no dia a dia. Se esse é o seu problema, talvez esteja faltando organização quanto ao que você precisa cumprir.

Uma das coisas que  não abro mão é de uma agenda. A agenda é minha fiel escudeira há muito tempo, e nela eu planejo minhas atividades diárias com até uma semana de antecedência, sabia? Mas há um detalhe que gostaria de pontuar: eu planejo ações que sei que terei condições de cumprir. Já ouviu falar que objetivos e metas inatingíveis são desmotivadores? Pense nisso, bonita…Eu sou do tipo que faz as coisas acontecerem e se organiza para que nada saia do controle. Lógico, eu encontrei minhas táticas pessoais para gerenciar o meu tempo. Certamente cada mulher tem a sua, mas há quem não tenha qualquer uma, e este post pode servir para ajudar você que sente que as coisas simplesmente acontecem em sua vida.

Ah, sim! Claro! O orçamento. Sabe que não compro tudo que vejo pela frente? Desejar a gente deseja muita coisa, não é verdade? Mas há que se ter controle sobre os gastos, bonitona! E isso nós temos por aqui. Nosso orçamento doméstico é dividido em “contas”, com valores definidos para cada uma delas. Essas contas, e suas respectivas receitas (valor disponível para ser gasto em cada uma delas), estão registradas numa planilha e toda a despesa é contabilizada nela também. Assim nós visualizamos tudo o que gastamos e consumimos de forma consciente.Outra tática pessoal é a montagem de listas. Eu tenho listas para tudo: O que precisa ser executado em casa, o que precisa ser comprado para casa, o que precisa ser comprado para mim, o que será comprado na feira semanal, etc. O que me move a fazer isso é desconfiar sempre de minha memória. Se eu estou vendo uma revista ou blog, e vejo algo bacana que quero adquirir, é para a lista de desejos que aquele objeto vai. Depois, por uma questão de prioridades e de acordo com o orçamento previsto para cada mês, os itens desejados vão sendo adquiridos.

Recomendo a leitura do post onde falei sobre como é o meu dia a dia de tarefas domésticas, como diva do lar, e outras leitorias navegantes “soltaram o verbo” também. Ainda sobre organização doméstica, já escrevi antes 5 dicas para manter tudo em ordem, e isso certamente favorece o nosso controle sobre nossas vidas. Duvida? Até mesmo as tarefas do lar são controladas, sabia? Sim, porque se alguém disser que as coisas que são feitas em casa são uma moleza e que não tomam o tempo da criatura… ahhhhh!!! Sei não, hein?! Não me responsabilizo pelos meus atos… cof cof cof

E você, hein? Pensou sobre sua condição diária? Está tudo “dominado” ou você se perde em meio aos zilhões de coisas para fazer? Qual tua dica? Divide aí, bonita! Conta tudo…

Ah! E tenha um excelente final de semana!!!

Atualização

As leitoras fêmeas falam…

As leitoras falam, perguntando: será que você pode dar uma dica para a Regiana? Ela é mãe de uma adolescente e tem problemas para manter as coisas em ordem. Eu, que não sou mãe (ainda), não lido com esse tipo de situação. E você?

“…minha filha de 13 anos é um horror, por mais que eu organize, ela sempre desorganiza e ai eu só me estresso. Ai tenho duas opções, organizo novamente ou fecho a porta do quarto e deixo lá… o que vc me sugere? rs…” Regiana

As leitoras falam…

…e respondem a dúvida umas das outras. Foi assim que a Kelly explicou como lida com a desorganização dos adolescentes. Quer ver?

“… quanto à organização dos filhos adolescentes (o meu tem 11 anos) aqui em casa resolvi assim: A cada vez que eu entrar no quarto e encontrar coisas fora do lugar (mesmo dentro do armário) é um dia que fica sem ir ao futebol. Pronto! duas faltas resolveram o problema. Tudo em ordem!
Sei que alguns dizem que é conversando que se resolve e que na base da troca as coisas não funcionam. Mas, no meu caso, conversa só entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Foi na hora do castigo mesmo, de perder algo que gosta e que é importante que o bichinho se virou. Pelo menos durante a “aborrecência” acho que vai ser assim…rs…”
Kelly Reis – Por que não pensei nisso antes?

 

ASSINE!

52 comentários sobre “Organização pessoal: você deixa as coisas acontecerem ou faz acontecer?”

  1. Michelle comentou:

    Eu descobri que AMO organização, e demorou muito pra eu descobrir isso viu!!! Minha mãe é super organizada, é pode estar a quilômetros de distância da casa dela, mas se vc perguntar,: – Mâe, tem tal coisa na sua casa? Ela saberá direitinho se tem ou não e mais….falará em qual armário, dentro de qual caixa ou gaveta está…é capaz até de dizer que está embaixo de tal coisa por exemplo!!!! Uma coisa muito engraçada que aconteceu foi quando ela mudou de casa, e na casa nova minha sobrinha foi atrás de uma tesoura!!! E bingo, mesmo na casa nova a danadinha já sabia que tesoura na casa da vovó fica na primeira gaveta da cozinha…rs rs rs E o mais engraçado é que quando ela chega na minha casa tmb busca a tesoura no mesmo lugar…acho que é mal de família guardar uma tesoura na primeira gaveta da cozinha…rs rs

    Mas enfim, até ter a MINHA casa, onde EU arrumo…rs rs Eu era bem desorganizadinha e ainda achava a maior chatice a “mania” de arrumação de mamys, mas hoje vejo o quanto a tal organização é necessária e luto pra por o maridex nos eixos…alías já defini o que farei com o feriadinho de amanhã…convocar o maridão pra arrumar a bagunça que ainda se instala lá em casa, quem sabe assim ele se acostuma a guardar as coisas no local assim que terminar de usá-las!!!

    Bjkinhas

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Michelle, já eu sempre fui “organizadinha” desde criança. Lembro que gostava de manter meus livros e roupas organizados. 🙂

      Mas eu não sou a perfeição em pessoa. Ás vezes as coisas desandam, aí me dá um “faniquito” porque essa não sou eu. Já vou logo organizando e trazendo a máxima de que “casa coisa deve estar em seu lugar e há um lugar para cada coisa” á tona. Ontem mesmo eu dei uma geral na lavanderia, e pensei em mudar a posição das coisas de modo a otimizar minha rotina. Sabe que ela até ganhou mais espaço? De fato, organização é tudo, e eu acho que ela reflete positivamente na vida de uma pessoa. E acredito que o contrário também acontece…

      Tempo é uma preciosidade hoje em dia! E gerenciá-lo através de uma boa orgnização pessoal e em casa faz diferença, sim. 🙂

  2. Roberta Feijo comentou:

    Meu Deus, este post foi feito pra mim???

    Ontem mesmo eu saí de casa e comprei várias coisas que estava precisando, mas quando cheguei em casa percebi que nada daquelas cisas eram prioridades, entrei em pânico…conclusão, gastei o dinheiro todo e não vou conseguir organizar as coisas (que tinha mais urgência) aqui em casa para diminuir meu estresse…
    Meu marido diz que eu preciso de um curso de organização…ou de um psicólogo.

    um abraço

  3. Leticia comentou:

    Lidi,
    Não sei se é o meu perfil metódico, mas sou bem organizada. Isso, depois de criar um “método”, é claro. Até ele ser elaborado, fico super confusa sobre como fazer. Uso o outlook do computador para os compromissos (e marco para me avisar com alguma antecedência), a agenda de contatos também é a minha melhor amiga, tenho os cartões organizados e a minha rotina é super organizada (tanto que se saio da rotina, às vezes me perco… rs). A perfeita chata.
    Gastos são sempre lançados numa planinha, semanalmente ou diariamente, dependendo da necessidade.
    Lembro de ter conversado com vc sobre como organizar os retornos aos blogs… rs. Esta parte, também já organizei pelo google reader. E está funcionando.
    Beijos
    lelê

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Lelê, eu não me esqueci de sua sugestão para a gente conversar aqui no Bicha Fêmea sobre o retorno aos blogs, viu?! 😀

      Está anotadíssimo! 😉

      Mas, pelo que vejo, você já achou um forma pessoal de gerenciar isso com eficiência. Isso é muito bom! O importante é a gente descobrir o que funciona melhor com a gente, e que traga os resultados esperados. 🙂

  4. Priscila comentou:

    Oi amiga, no momento estou perdida,kkkk., como trabalho em casa (com artesanato) sempre que tenho muitas encomendas, as minhas atividades domésticas ficam praticamente em segundo plano, sempre procurei manter uma rotina organizada, detesto uma casa relaxada, tbm tenho uma agenda que me ajuda muito, tento fazer as atividades domésticas durante a manhã e tarde e noite ficam para o trabalho, só que tem dias que não consigo conciliar e a organização da casa fica comprometida, nesse fds vou organizar tudo na agenda e tentar fazer direitinho para que na próxima semana, saia tudo perfeito e consiga dar conta de tudo!
    Bjs…..

  5. Regiana comentou:

    Isso vai me ajudar muito porque até tento me organizar, mas a gelera aqui de casa é fogo, maridão até que ta aprendendo, meu filhote quando quer tb, mas minha filha de 13 anos é um horror, por mais que eu organize, ela sempre desorganiza e ai eu só me estresso ai tenho duas opção, organizo novamente ou fecho a porta do quarto e deixo lá… o que vc me sugere, rs… Não é fácil…
    Ah éssa de organizar visitas aos blogs eu quero!!!! Porque quero ver tudo ao mesmo tempo e fico piradinha, coisas de gente anciosa.
    grande bj.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Vixe, Regiana!
      Lidar com uma adolescente desorganizada não deve ser fácil, não! Adolescentes são complexos por natureza, e ainda bagunceiros? … kkkk…

      Disso minha mãe não sofreu, porque eu era uma adolescente que mantinha as coisas no lugar. 🙂

      E como não sou mãe, não tenho dica para te dar nesse sentido. Mas bicha fêmea navegante é o que não falta. Quem sabe não aparece uma dica para você, hã?

      Vou atualizar o post com seu pedido, tá?! 😉

      Beijos

  6. Privaifalarque comentou:

    Estou com vergonha de escrever aqui pois sou muito desencanada… deixo as coisas acontecerem! Mas adorei o post… vou aprender um pouquinho!
    Beijos

  7. Isadora comentou:

    Eu já fui mais organizada, era muito perfeccionista, neurótica, mas me casei com um homem tão, mas tão bagunceiro que é um desperdício de energia eu ficar lutando para manter uma casa impecável, então hoje sou bem mais relaxada e feliz! Há a organização e limpeza essenciais das quais eu não abro mão, mas há pequenos detalhes que consumiam meu tempo antigamente e que hoje eu deixo passar hehehe Acho que essa história de organizar ou não listas e agendas e tals varia de pessoa para pessoa, tem gente que não consegue mesmo se programar assim. Eu sou “viciada em agenda” mas tenho amigas que nem sabem o que é isso e mesmo assim conseguem honrar seus compromissos. O que achei importantíssimo você mencionar foi a questão da planilha. O brasileiro não tem esse hábito, e acaba desperdiçando muito dinheiro quando podia estar poupando mais para uma viagem ou uma aposentadoria. Meu marido, apesar de desorganizado, controla direitinho nosso orçamento, mesmo porque ele é autônomo então tem que se programar e guardar um dinheiro todo mês para férias, impostos e tals. Todo início de mês ele separa logo o dinheiro programado para essas coisas, porque se a gente for esperar o que sobra no fim do mês para poupar nunca sobra nada!!! Tem que ser assim: entrou o salário na conta, já tira logo o que vai poupar e aplica.
    Bjks Lidi, ótimo post!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Pois é, Isadora. Organização pessoal financeira é mesmo fundamental. Do que adianta ter um excelente salário, se o dinheiro é mal gerenciado? A gente bem sabe que há muita gente assim: quanto mais ganha, mas gasta, e sem controle. O resultado é uma vida mergulhada em dívidas e sem planejamento para tranquilidade no futuro, quando a velhice chegar… tsc tsc tsc…

      Na minha opinião, isso também impacta diretamente na qualidade de vida de uma pessoa. Quem consegue dormir direito sabendo que os compromissos/contas não estão sendo honrados, não é?

      Beijos

  8. carola duarte comentou:

    Adorei seu blog!
    Estou seguindo!
    Visite e siga o meu tb!
    http://www.caroladuarte.com
    Beijo=)

  9. Rosi Costa Caleffi comentou:

    Lidi

    Organização com métodos definidos não é meu forte, mas tenho pequenos “esquemas” que me ajudam. Sou adepta ao caderninho e post it no trabalho.

    Já em casa, mesmo sabendo que há tarefas rotineiras, prefiro deixar fluir, de obrigações diárias já basta no trabalho, em casa quem dá o ritmo sou eu.

    Quanto a organização financeira, essa sim é primordial. Já que eu e maridão temos conta conjunta sempre informamos um ao outro o que pretendemos fazer para evitar surpresas desagradáveis e chegamos ao um consenso juntos. Muitas vezes nos aconselhamos a deixar determinada aquisição para o próximo mês, sempre de olho no vencimento do cartão de crédito, valor do cheque especial e necessidade da compra. Com essa análise evitamos ficar no vermelho e sempre decidimos em postergar a compra.

    Acredito importante ser organizada, mas sem beirar o acesso, não é mesmo?

    Bjs e ótimo final de semana

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Sem dúvidas, Rosi!
      Organização é bacana, mas nada exagerado faz bem. 🙂

      Sobre organização financeira do casal, nós montamos a nossa planilha com as contas e receitas e disponibilizamos ela on line no google docs. Dessa forma, qualquer lançamento que eu fizer de gasto o marido tem acesso, e vice-versa. Assim, controlamos os dois o que gastamos com o olho no orçamento. 🙂

  10. Simone comentou:

    Oi, Lidiane,
    Eu procuro manter a organização, senão eu “enlouqueço”, rsss…tenho listinhas para tudo! Acho que ajudam muito no meu dia-a-dia.
    Beijos!

  11. Beta comentou:

    Lidi, não sou bagunceira, mas tb não sou a perfeição de organização…
    Confesso que me perco às vezes…

    Bj

  12. Janice comentou:

    Eu sempre fui organizada e mantenho até hoje, mesmo com filhos adolescentes, a organização.
    Tenho um marido muito organizado também , e ensinamos aos meninos, desde de pequenos, manterem as coisas nos lugares depois de usarem, para facilitar a todos.
    As coisas ficam mais simples e mais fáceis qdo estão no controle, né?!?
    Adorei o post de hoje.
    Beijo:)

  13. chica comentou:

    Eu sou tri organizada,até na bagunça,rsrsr…beijos,bom feriado!chica

  14. Kelly Reis comentou:

    Hoje, mãe e dona de casa aprendi a ser mais organizada. As vezes dou umas derrapadas…cof..cof…rs mas no geral dá tudo certo.
    Também sou adepta às listas e NÃO POSSO MESMO confiar na minha memória. Anoto todos os compromissos e afazeres na agenda e antes de sair de casa, passo para um post-it que colo no painel do carro e vou seguindo ítem a ítem. Compras? bloquinho de post-it na porta da geladeira, e vou anotando tudo o que precisa, levo a folhinha e colo no corrimão do carrinho do supermercado, senão…
    Agora quanto à organização dos filhos adolescentes (o meu tem 11 anos) aqui em casa resolvi assim: A cada vez que eu entrar no quarto e encontrar coisas fora do lugar (mesmo dentro do armário) é um dia que fica sem ir ao futebol. Pronto! duas faltas resolveram o problema. Tudo em ordem!
    Sei que alguns dizem que é conversando que se resolve e que na base da troca as coisas não funcionam. Mas, no meu caso, conversa só entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Foi na hora do castigo mesmo, de perder algo que gosta e que é importante que o bichinho se virou. Pelo menos durante a “aborrecência” acho que vai ser assim…rs
    Ops, desculpe se me extendi muito.
    bjs até

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Kelly!
      Que comentário rico você deixou no Bicha Fêmea! E de quebra ainda tirou a dúvida lançada sobre como lidar com a desorganização dos adolescentes. Obrigada, viu?! Já atualizei o post no Bicha Fêmea com seu comentário. 🙂

      E, oh! Não tem por que se desculpar. Pode comentar sempre e o quanto quiser no Bicha Fêmea. 😉

      Beijos

  15. Márcia comentou:

    Ah…Lidi, eu sou bem desorganizada… não gosto de listas, não sou pontual, não uso agenda..enfim, se tiver que implantar algum desses itens na minha vida, eu acho que não serei mais eu… então sou bem daquelas…deixa a vida me levar..vida leva eu…kkkkk
    Mas não pense que por ser assim eu não seja uma pessoa responsável…sou sim e muito, só que faço as coisas conforme tenho vontade e faço ao meu tempo e no fim tudo acaba dando certo. Como diz a minha mãe, acho que eu não pertenço a esse mundo…rsrsrsrs
    Bjs carinhosos e lindo final de semana.
    Márcia

  16. Juliana comentou:

    Eu tento de verdade manter o controle, mas confesso que às vezes deixo rolar… Até por que tenho muito receio de virar escrava dos hábitos sabe, acho que um pouco de flexibilidade não faz mal a ninguém.
    Mas desde que casei, cada dia que passa, percebo que organização é imprescindível para se poder DESCANSAR, tb!
    Tem alguns posts no meu blog falando sobre as coisas que me ajudaram bastante depois que minha filhota nasceu: http://cozinhamagali.blogspot.com/2010/04/voce-sabia.html, http://cozinhamagali.blogspot.com/2010/03/cardapio-parte-i.html, http://cozinhamagali.blogspot.com/2010/03/um-simples-cardapio.html

  17. Bird Crafts comentou:

    Lidi adorei o post!

    Tudo a ver comigo, pois sou organisada e sempre fui desde adolescente.

    Realmente como vc tenho sempre agendas, listas, etc

    Ainda tenho que mehorara na organisaçao do orçamento da casa, mas me permito algum break…rsrsrs

    Mas acho que organisaçao é primordial para quem trabalha de casa e quer dar conta do recado. Nao existe outra soluçao pra mim..

    Beijocas e otimo fds

  18. Marilia Alves comentou:

    Eu sempre tento me organizar da seguinte forma: tenho dia pra tudo, e horário pra tudo, e claro sempre uma agenda na mão. Dias de casa, dias de comida, dias de blog, dias de tudo.

  19. Júlia Vieira comentou:

    Oi Lidiane

    Tento ser organizada mas quando estou um pouco baralhada corro aqui para o seu “canto” para me inspirar.
    Obrigada pela forma como está sempre em cima dos assuntos que interessam a todas.
    Bjs.
    Julia Albuquerque Vieira

  20. Neli Rodrigues comentou:

    Sou organizada, meu marido tb é. Procuramos passar isso p/ nossos filhos.
    Este ano não comprei agenda, mas tenho um caderno (bem fofo!) que marco tudo. Por exemplo, filha faz niver em agosto, já faço lista de convidados, vou comprando as coisas prá festa aos poucos e vai prá lista p/ saber que aquele item já está comprado.

    Uma coisa que funciona SUPER bem comigo, no trabalho e ter um calendário de mesa mas c/ os algarismos gdes, não é fácil de achar, aí faz uns 5 ou 6 anos que descobri que a Caixa Economica Federal só faz nesse modelo que gosto, todo ano busco lá. Porque? anoto a maior parte das coisas nele, todo dia é só bater o olho ali e já vejo as gdes prioridades.
    Uso tb Post it ou lembrete removível, cumpri a tarefa, elimino o papelzinho!

    Bjs♥

  21. Cláudia Ramalho comentou:

    Lidi,
    senti saudades.
    Sou do tipo controladora. Tenho (ou acho que tenho) tudo sob controle, o que é um ledo engano. A vida nos rpega peças diariamente. é bom controlar, mas é sempre bom ter um plano B, C ou D, para o caso das coisas não sairem bem. Ou simplesmente, deixar a vida nos levar de vez em quando. Contei minha experiência sobre isso, durante a viagem, lá no blog. O tal vulcão islandês mudou nossos planos completamente.
    Um abração.

  22. Liz comentou:

    Adoro o seu blog por trazer tantas dicas legais. Sabe que nestes últimos dias eu estou tentando me organizar, pois tenho percebido que apagar incêndios é muito desgastante e que muitos dels poderiam ter sido evitados se eu tivasse me organizado melhor. Organização é algo que a gente tem que estar sempre sendo lembrada para que não nos percamos entre extintores e mangueiras..rs.
    Um beijo carinhoso,

  23. isabela Kastrup comentou:

    Oi Lidi, quanto tempo! Tá sumidona e eu tb, né? Adorei esses últimos posts sobre organização. Sabe que eu amoo tudo arrumadíssimo, rs! No meu dia-a-dia para não ficar perdida com as minhas atividades, sempre faço uma listinha no dia anterior com tudo que preciso fazer, com outras que quero fazer e outras que se der tempo farei. Por enquanto tem funcionado bem. Pelo menos não fico tão perdida e dominada, rs!
    Beijos mil,
    Isa

  24. Patrícia Pirota comentou:

    Que ótimo post, Lidi! Principalmente porque preciso organizar minha vida =)
    Acho essencial que planejemos nossas atividades, claro que não de modo a nos engessarmos e não permitindo mudanças; mas um planejamento flexível só nos faz bem…
    Nessa vida corrida de professora, se eu não me organizar, fico louca! É tanta coisa pra fazer, lembrar, executar…
    Antigamente eu era mais paranóica com organização. Tinha 3 agendas (uma de papel, uma no computador e uma no e-mail), listas espalhadas por todos os lados e bloquinhos de post-its pra onde quer que fosse. Mas descobri que isso virou obsessão, e ao invés de me ajudar só me atrapalhava.
    Hoje tenho uma agenda, alguns post-its (porque os amo!) e tento, como você disse, traçar metas atingíveis semanalmente.
    Vez ou outra chuto o balde e não faço planejamento nenhum, mas depois da sensação de liberdade, vem a dor de cabeça…
    Enfim…Agora deixa eu ir fazer minha listinha da semana xD

    Tenha uma semana incrível, Bicha!
    Um beijão!

  25. EU MULHER comentou:

    Oi querida!

    Eu gosto de pessoas organizadas e tento ser o máximo possível, mas as vezes deixo alguma coisa para fazer depois para poder ficar um pouco mais na net ou até mesmo descansar um pouco mais.
    Meu esposo também me ajuda muito, só que as vezes ele fala para eu deixar tal coisa para fazer outra hora e euzinha para não dizer não vou acumulando tarefas que precisam ser concluídas.

    Já peguei umas dicas aqui no seu blog para manter minha vida organizada e vou ver também dicas das queridas que estão comentando no post.

    Adorei a matéria! Parabéns pelo ótimo site!!

    Bjs

  26. Michelle Lynn comentou:

    Oi, Lidiane!

    Certa vez, escutei de um professor, ainda no colegial, uma observação que achei muito oportuna para a matéria:

    “O Brasil iria para frente se mudássemos uma ‘pequenina coisa’ no lema da nossa Bandeira Nacional, se trocássemos o “e” por “é”, o sentido da frase seria completamente diferente, e aí sim iríamos crescer com mais responsabilidade e, principalmente, consciência.”

    O lema original é: “Ordem e Progresso”, trocando, ficaria: “Ordem é Progresso”!!!

    Claro que isso é bem simbólico e não se aplica totalmente as mudanças que devem ser feitas no nosso país. Mas, para a vida corriqueira de seus habitantes deveria ser praticada.

    Trago isso comigo desde então, e sempre procuro me organizar antes de tomar atitudes. Procuro pesquisar, tomar opiniões, sempre uso agendas e listas como você, tenho hora para as atividades do meu dia, estabeleço metas a curto prazo. Mas, caindo um pouco em contradição (rsrs), nem sempre é possível fazer tudo tão certinho e muitas vezes acabo tomando atitudes sem pensar, algumas dão certo, outras não!!!

    Por fim, a vida é assim mesmo, pelo menos, temos que, procurar fazer de maneira organizada, para conseguirmos alcançar os resultados que almejamos!!!!

    Um abraço e parabéns pela matéria.
    Bjoss

  27. Ana Gusmão comentou:

    Oi Lidi!
    Eu sou muito organizada. Minhas amigas dizem até que tenho TOC. MAs é claro que não é uma coisa impecável (ao menos aos meus olhos).
    Isso de listinhas já tentei, mas não funcionou muito. Eu sempre acabava colocando alguma outra coisa na frente.
    Agora minha agenda é minha fiel escudeira. Com afazeres de curso, casa e trabalho se eu não me organizar não ando.
    Procuro achar um meio termo sempre.

    Beijos

  28. vera lucia de souza comentou:

    minha filha e totalmente desorganizada e preguiçosa nao gosta de fazer nada, so quer sentar e ver o sol nascer qua drado quero fazer uma planilha p/ela do dia a dia oque tem que fazer na hora que chega da escola. peço que me ajude a organizar isso.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Vera!
      Vi seu comentário pedindo ajuda sobre como lidar com sua filha, que é totalmente desorganizada. Você viu o comentário da Kelly Reis no mesmo post? Certamente, ele pode te ajudar muito. 😉

      Abraço!

  29. Pingback: Organização para quem está na blogosfera. | Bicha Fêmea
  30. Trackback: Organização para quem está na blogosfera. | Bicha Fêmea
  31. cristina comentou:

    OLA ESTOU PRECISANDO DE VARIAS DICAS PQ ESTOU PERDIDINHA NO ASSUNTO ORGANIZAÇÃO PESSOAL. E PARECE Q ENCONTREI O LUGAR CERTO RSRS.
    BOM MINHA ROTINA DIARIA E A SEGUINTE.
    TENHO UMA FILHA DE 6 MESES E PRETENDO COMPRAR UMA CASA ANO QUE VEM. MAS PARA ISSO PRECISO ORGANIZAR MINHAS FINANÇAS. MAS NAO SEI NEM POR ONDE CMEÇAR POR QUE SAO MUITAS RSRS. ACHO QUE SOU UMA CONSUMISTA. E PRECISO TB ORGANIZAR MEU DIA A DIA POR QUE COMO LI ALI EM CIMA SOU DAQUELAS QUE APAGA INCENDIOS DIARIOS. ME AJUDE POR FAVOR
    BJS CRIS

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Cristina, eu costumo anotar as sugestões de pauta para pesquisar na tentativa de montar posts a partir delas no Bicha Fêmea. Gosto muito quando essas sugestões vêm das leitoras. 🙂

      Eu compreendi que você precisa de dicas para gestão do seu dia a dia, não é? O que não ficou muito claro para mim é quanto as finanças. Você disse assim:

      “TENHO UMA FILHA DE 6 MESES E PRETENDO COMPRAR UMA CASA ANO QUE VEM. MAS PARA ISSO PRECISO ORGANIZAR MINHAS FINANÇAS. MAS NAO SEI NEM POR ONDE CMEÇAR POR QUE SAO MUITAS RSRS. ACHO QUE SOU UMA CONSUMISTA.”

      Pergunto: são muitas o quê?! 😮

      Fico no aguardo, tá?

      Beijos

      1. cristina comentou:

        Oi Lidiane obrigado por me responder.
        Eu quis dizer que eu tenho muitas contas a pagar e nao sei por onde começar. Sao todas contas supéfluo.
        E gostaria que você me ajudasse a organiza-las pra eliminar aos poucos por que tudo de uma vez também nao vou conseguir.

        bjs ate mais

        1. Lidiane Vasconcelos comentou:

          Ah! Agora entendi, Cristina! … ehehehehe…
          Bom, não sou especialista nisso aí, hein? O máximo que eu poderia fazer seria reunir dicas como uma amiga que seja, digamos, mais controlada com as contas. 😉

          Se eu conseguir montar um post bacana, publico e te aviso, tá?

          Beijos!

  32. Pingback: Dicas para facilitar a rotina doméstica
  33. Trackback: Dicas para facilitar a rotina doméstica
  34. Marcia comentou:

    Pois éééé, comigo o buraco é mais embaixo. somos 6 aqui em casa e só eu que tinha que ser extremamente diferente da grande maioria? as vzs acho que vou ter que cair no ritmo deles e ficar bem relaxada tb.sofro pq passo indo de peça em peça fazendo que eles organizem e limpem, (aqui todos ajudam na faxina do fim de semana, mas nao mantem 1 dia sequer)diziam que por não ter muito espaço, que era mto dificil ter td organizado (já morei em casa peq, casa grd e nada parece ter solução) . Eu comprei moveis bem grandes para cada 1, não comprei enfeittes nem nenhum movel que tivesse espaço “horizontal” pq eles adoravam largar por cima. eu mesma vou com eles e “ajudo” (eu q faço a maior parte) na arrumação dos quartos, que hj em dia tem mts gavetas e portas para que não tenham desculpa que não tem espaço pra guardar e dizer que mto complicado ficar brincando de quebra cabeça com as roupas e coisas. NADA FUNCIONOU.. e pior, não tenho como dar castigos pra minha caçula pq ela nem faz questão de sair pra rua, vai pro colégio e dps pra casa. comprei colchas lindas pra estimular, moveis combinando, tudo muito agradável e facil de manter. ela deixa tdas portas do roupeiro abertas, sapatos pelo chao, roupas por cima da cama e empurra tudo pro lado pra sentar, nem aí. perdi a paciencia…

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Ai, Marcia…
      Lendo sua saga, não me admira que você tenha perdidoa paciência… 🙁

      Bom! Seja bem vinda ao Bicha Fêmea! 🙂

      Se quiser acompanhar cada novidade que aparece no Bicha Fêmea, você pode assinar e receber gratuitamente em seu e-mail clicando aqui: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=blogbichafemea&loc=pt_BR
      Beijos
      Lidi

  35. rafael libanio comentou:

    adorei eu tou muito perdido ultimamente obrigado!

    1. rafael libanio comentou:

      em tão édois !

  36. Simone Daniele comentou:

    ola! encontrei vcs,pois estou um caso serio ,me perco no monte de coisas que construir,tem vezes que nao sei por onde começar,e começo uma coisa nao termino e começo outra assim o dia se finda nao fiz tudo e estou um horror de pessoa,trab em casa mercearia ,sou casada,tenho 3 filhos um gato e um cachorro kkkk.me ajudem a ser mais organizada sou muito cobrado por meu marido.isso me faz sentir que sou diferente das outras mulheres.beijocas a todas.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Simone!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea! 🙂

      Trabalhar de casa exige disciplina e organização, caso contrário, tudo desanda… há um post no Bicha Fêmea cheio de dicas para mulheres que trabalham em casa. É este aqui: http://www.bichafemea.com/2010/11/26/home-office-pros-contras/

      Aproveite as dicas que sejam interessantes para você.
      Boa sorte!
      Beijos,
      Lidi

  37. Pingback: Ansiedade bloguística: você sente isso?
  38. Trackback: Ansiedade bloguística: você sente isso?
  39. Pingback: Quer trabalhar sem sair de casa mas não sabe como?
  40. Trackback: Quer trabalhar sem sair de casa mas não sabe como?
  41. Mariana comentou:

    Muito legal esse site. Acho o máximo organização, embora que eu me classifique no hal das pessoas que deixam as coisas acontecerem, quero fazer tudo ao mesmo tempo, resultado… acabo sem fazer nada e tudo fica uma ZONA!!!
    Vou buscar seguir essas dicas.. tomara que consiga melhorar… rs =)

  42. Márcia comentou:

    Identifiquei-me com esse post, mas não porque eu seja o cúmulo da organização, e sim porque eu gostaria muito de ser. Não sou tão desorganizada, mas é que gostaria de ser 1000% organizada… Admiro os organizados… Acho que organização é uma coisa de cérebro, algumas pessoas têm essa capacidade, outras não… Mas eu tento! Tenho duas filhas (13 e 11 anos) e, para minha tristeza, elas são as pessoas mais desorganizadas que eu conheço… Os quartos delas ficam uma zona e elas não ligam… Brigo, grito, volto à calma, castigo e nada… Daí eu tenho que arrumar… Conviver com pessoas desorganizadas é muito difícil… Compromete a harmonia de um lar. Desabafei! Rsrsrs.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Dá aqui um abraço, Márcia.
      Eu te entendo, viu? 😉

      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *