Pitacos de decoração: quarto para mãe e filho.

Isso mesmo que deve ter passado por sua cabeça. Uma mãe divide o quarto com o filho de 4 anos e quer decorar esse espaço que eles dividem sem que haja frufuzices femininas ou “ar infantil”. Nada disso em excesso. Como fazer? Ah, bonita! Aí é que entram os nossos pitacos

Foi a Ana Paula quem entrou em contato comigo, primeiro através de um comentário no post onde demos pitacos sobre a decoração do quarto de casal da Roberta Feijó, e depois por e-mail, querendo nossa opinião a respeito. Ela contou assim no e-mail que me enviou:

Oi, Lidi! É isso mesmo! Faz tempo que tenho vontade de pedir seus pitacos, mas sempre tinha vergonha! Agora, venci a timidez e resolvi pedir ajuda! rs É o seguinte, dividimos o mesmo quarto, e não quero deixar o quarto muito infantil, nem muito “mulherzinha”… e é muito difícil combinar tudo isso num quarto só! Enfim, aguardo as sugestões, e muito obrigada por abrir esse espaço pra nós, leitoras!” – Ana Paula

Essa parece ser uma equação difícil de resolver? Hum… talvez, sim. Como você já sabe, eu não sou decoradora e nem tenho qualquer conhecimento mais apurado sobre o assunto. Na minha condição completamenteleigadeser, pensei que para um ambiente assim uma solução possível seria escolher um bom marceneiro para fazer um quarto planejado, e inserir as diferenças que existem entre mãe e filho nos detalhes.

Pensando nos elementos dessa decoração, lembrei de algo importante para o pequeno, além de extremamente útil para a Ana Paula. Acho legal pensar na possibilidade de colocar um espelho grande em uma das paredes do quarto, porque para o menino a presença do espelho atua positivamente no desenvolvimento dele. Há até um livro que trata sobre o papel do espelho na vida de uma criança.

Ah! Sobre o papel do espelho na vida de uma mulher? ? Precisa argumentar? … cof cof cof…

Continuei pensando sobre o que mais poderia ter nesse quarto que deixasse o ambiente bonito sem que houvesse um linguagem decorativa forçada para um dos lados. Já falei que gosto de papel de parede? Pois, gosto. Sendo assim, acredito que um papel até metade da parede, com barrado, e depois uma cor só para todo o quarto cairia bem. Minha cor preferida nesse quarto? Hum… gosto do verde claro.

Quanto aos móveis, que seriam numa cor só, penso que poderiam ter detalhes no desenho deles que atenderia ás necessidades específicas da criança e da mãe.

cama com gavetas

Se a Ana Paula quiser fazer um guarda-roupa em comum para os dois, sugiro encontrar formas de colocar objetos da criança em locais onde ele possa acessar facilmente e que não fique tudo tão exposto para não infantilizar o ambiente.A sugestão é mandar fazer uma cama com gavetas onde roupas, acessórios e afins, possam ser armazenados. As coisas que são do garoto ficariam ao alcance dele, e não se misturariam com as coisas da mãe no guarda-roupas.

gaveta sob cama

Quanto a Ana Paula, alguns detalhes como uma mesa de cabeceira seriam indispensáveis. Esse espaço também precisa ter elementos pensados na mãe, sem exageros quanto a feminilidade. Escolha uma mesa de cabeceira onde você possa deixar seu livro, algum vaso com flor e uma caixa decorativa de sua preferência. Um quadro que lhe agrade também pode marcar com personalidade o seu ambiente.A sugestão é usar cestas ou caixas de madeira para armazenar pequenos brinquedos ou livros, ou ainda álbuns de figurinhas ou os DVDs preferidos do garoto sob a cama. Tudo fica organizado, de fácil acesso para a criança, sem que tudo fique espalhado e muito a mostra, evitando um ambiente predominantemente infantil.

penteadeira

A sugestão através dessa imagem é que possa ser feita uma penteadeira sob medida para atender um pouco mais de suas necessidades. Isso seria o seu “canto da beleza”. O importante é pensar em detalhes discretos, sem maiores “afetamentos” femininos…

Agora é dada a largada para mais pitacos, todos vindos de você, bonita. Capricha aí que a Ana Paula está ansiosa por mais algumas sugestões, ? Pode falar…

Imagens: Better Homes

As leitoras falam…

“…Mesmo tendo um quarto único é importante cada um criar a sua identificação com o espaço, mesmo que seja com algum tipo de referência visual, objeto, cor. Caso não seja possível, eu apostaria no azul e branco, que rende uma boa composição para ambos, além de ser elegante para a mamãe, é uma cor tranquilizante pela cromoterapia, portanto, fantástica para os dois. Vou te mandar uma foto, com o tom…” Letícia – Casa de Catarina

quarto azul
Imagem: Martha Stewart

ASSINE!

DECORACAO DA CASA

27 comentários sobre “Pitacos de decoração: quarto para mãe e filho.”

  1. Marilia Alves comentou:

    Eu dando pitaco aqui? Impossível, já me deu mil idéias divido o quarto com a Gi tb e vou dar uma reorganizada.
    Passando para dar um recadinho. Tem novo post da nova colaboradora, passa lá: http://coisas-da-gigi.blogspot.com/2010/04/pois-bem-cheguei-quero-ficar-bem.html

  2. Bia Silvestre comentou:

    Que dureza hemmm…Bom na minha opinião de mãe de DOIS meninos …nunca dividi o quarto com eles mas sei bem como são os meninos rsrs….
    Não acho a idéia do espelho legal, brinquedos, bola *sei que não se deve jogar bola dentro de casa* …Mas as vezes acontece e como …Eles nem percebem e já estão fazendo de novo ……..

    O espelho na penteadeira super 10…..
    Caixas organizadoras ótimas e praticas
    No mais a decoração deve ser bem clean *bege por exemplo* um pouco de verde …e pronto

    Bom esse é o meu pitaco!!!
    Beijos

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Bia, será que o menino da Ana Paula gosta de jogar bola dentro de casa, hein? Se for assim, o espelho no quarto realmente ficaria perigoso… humpf! Bem pensado! ;)

  3. Bird Crafts comentou:

    Nossa essa ta dificil mesmo…

    Talvez algo como uma divisoria daquelas transadas e de um lado fique coisasa mais pessoais da mamae e do outro do filho?

    :)

  4. Leticia comentou:

    Oi Lidi
    Cada desafio que vc propõem, heim? rsss. É realmente uma mistura de “estilos” e tanto.
    Acho que ela poderia apostar na suavidade de cores, usar verde, azul por exemplo… em tons pastéis. Caso existam áreas distintas do quarto para cada um (por exemplo cabeceiras de camas diferentes), usar algo que individualize o espaço. Por exemplo, usar algum detalhe elegante e feminino na dela e algo mais infantil e temático no dele. Mesmo tendo um quarto único é importante cada um criar a sua identificação com o espaço, mesmo que seja com algum tipo de referência visual, objeto, cor. Caso não seja possível, eu apostaria no azul e branco, que rende uma boa composição para ambos, além de ser elegante para a mamãe, é uma cor tranquilizante pela cromoterapia, portanto, fantástica para os dois.
    Vou te mandar uma foto, com o tom.
    Beijos
    lelê

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Lelê, essa de dar pitaco num quarto que vai ser dividido por mãe e filho é difícil mesmo, né? Eu sei… imagine que eu sou leiga, e fiquei quebrando minha cabeça por aqui para dar alguma sugestão “que preste” … kkkk…

      Mas, oh! Eu sou inocente! …ehehehe…

      Como sempre, teus “pitacos” são fantásticos. Valeu muito, hein?!

      E, sim! Se quiser mandar imagens, manda aí que tudo é bem vindo e enriquece. :)

      Beijos

  5. Larissa comentou:

    Oi Lidi!
    Com um post desse tamanho, tenho vários pitacos!
    Primeiro: A minha filha AMA espelho, tem um no quarto dela e um no meu (que vão quase até o chão) e todo dia de manhã tem show em frente ao espelho, adoro!
    Segundo: tem uns modelos de beliche na Pottery Barn onde a cama de baixo é de casa, vc já viu?
    Terceiro: faltou a vítima, quer dizer, a Ana Paula falar se o quarto é pequeno ou grande pra ver o que dá pro dentro, né?

    Bj

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Pronto, Larissa!
      Acho que tua resposta chegou agora, hein?! ;)

  6. Ana Paula comentou:

    Estou adorando todas as sugestões, vou tentar colocar tudo em prática de acordo com o meu orçamento…

    Gostei da dica do espelho, em casa nós não jogamos bola, não… rs

    Bom, pra quem perguntou sobre o tamanho do quarto, ele é grande, sim… Não tenho fotos, mas vou tentar dar uma idéia… uma das paredes é ocupada por um guarda roupa bem grande, e na parede do lado oposto, vou colocar um baú e uma mesinha do meu filho…

    Também resolvi deixar o quarto todo branco, combinando com o guarda-roupas que já estava lá… As camas e o criado mudo são todos laqueados em branco, e penso em usar bastante azul na decoração.

    1. Larissa comentou:

      Oi Ana Paula!

      Já que você pensa em usar bastante azul, acho que deveria optar pelo jeans, hoje existem tecidos lindos e composês com listrados maravilhosos!

      Bj

  7. Neli Rodrigues comentou:

    Lidi, sobre decoração de quartos, que bom que vc viu o quarto do meu filho. Qto ao probleminha da nossa amiga, um dia vi uma matéria na tv em que o decorador dava uma dica para “separar” o ambiente: por um varão fixado no teto e por um cortina bem leve, fazia c/ que se criasse 2 ambientes.

    Agora sobre sua dúvida, que tb era minha, sobre cobre-leito: é um edredon mais fino, leve e menos quente.
    Outras amigas tb não sabiam. Que bom que não era só euzinha!

    Bjs♥

  8. Roberta Feijo comentou:

    Oi Lidi…Oi Ana Paula…

    É sempre bom ter ajudinha nessas horas de dúvida!!!!

    Antes da minha casa ficar pronta eu dividia o quarto com meus três filhos, acredita? Pois bem…
    A solução pra mim foi colocar uma treliche com gavetas, duas cômos e uma cama de casal. Abri mão do quarda-roupa e optei por uma estante enorme…a parte onde ficava o video game, dvd e tv ficava fechado quando não estava em uso, assim o quarto poderia ficar mais arrumado. Os móveis eram claros, a cortina branca e a roupa de cama e almofadas sempre bem coloridas…Deu certo! principalmente por causa da estante que abrigava tudinho, desde material escolar, brinquedos, livros meus e tudo mais…

    no seu caso será bem mais fácil, são só duas pessoas. A idéia do espelho foi ótima e ainda vai ampliar o quarto, mas se eu fosse você faria uma estante planejada em uma das paredes, com cada coisa no seu lugar…

    Um Abraço.

  9. Pingback: Destaques em decoração, oragnização e saúde | Bicha Fêmea
  10. Trackback: Destaques em decoração, oragnização e saúde | Bicha Fêmea
  11. Pingback: Dicas de decoração em blogs | Bicha Fêmea
  12. Trackback: Dicas de decoração em blogs | Bicha Fêmea
  13. Pingback: Decoração de Quartos com Detalhes Femininos | Bicha Fêmea
  14. Trackback: Decoração de Quartos com Detalhes Femininos | Bicha Fêmea
  15. Pingback: Decoração para quarto de menino | Bicha Fêmea
  16. Trackback: Decoração para quarto de menino | Bicha Fêmea
  17. maria cristina clemente antonietti comentou:

    gostaria de saber como decorar um quarto de mãe e filha de 8 anos,aceito sujestões, eu mesma quero decorar.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Maria!
      Tenho uma lista de sugestões de pautas e já anotei a sua aqui, viu?
      Obrigada!

      :*
      Lidi

  18. Fernanda glória sardinha comentou:

    Olá,

    Meu nome é Fernanda e tenho 43 anos,tenho uma filha Maria eduarda de 9 anos e nós vamos dividir um quarto e queremos a sua opinião para saber se colocamos cama de casal ou cama de solteiro.Essa é a minha dúvida.
    Quero fazer uma decoração moderna e confortável para os dois tipos de idade.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Fernanda!
      Não sou profissional da área de decoração, sabia?
      Sou totalmente amadora mesmo…

      Sobre qual tipo de cama colocar, imagino que a decisão passa pelo gosto pessoal.
      Pessoalmente, eu colocaria duas camas, tudo a fim de identidade nos cantinhos de cada cama em cada um de seus espaços no quarto.

      Espero que você aproveite as ideias de decoração do Bicha Fêmea.
      Não sei se você sabe, mas edito um outro blog só sobre casa, decoração, etc.
      Se quiser dar espiada e ver mais ideias, é por aqui: http://www.decoracaodacasa.com

      Beijos,
      Lidi

  19. KEYLA comentou:

    Oi, Infelizmente ainda nao tenhocondiçoes de fazer um quarto so para meus filhos. Entao queria uma dica de como decorar o meu quarto aonde dormu com meu marido e meus 2 filhos,uma de 3 e um bebe de 1 ano, sendo que cada qual tem sua cama.Por favor podes me ajudar?

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Keyla!
      Sugiro a leitura deste post – http://www.bichafemea.com/2010/08/16/decoracao-quarto-infantil/ – para ideias.

      Boa sorte,
      Lidi

  20. grasiane da conmceicao pinto comentou:

    oiiiiiiiiiiiiii gostaria de saber como posso decorar um quarto médio que é dividido entre meus dois filho de 6 e 4 anos e eu sua ~mae de 26 anos me mostre algumas fotos. fotos por favor

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Grasiane!
      Estou de licença maternidade, então não estou atendendo ás sugestões de pauta.
      Se quiser acompanhar todas as novidades do Bicha Fêmea após a minha volta, e gratuitamente em seu e-mail, faça seu cadastro aqui: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=blogbichafemea&loc=pt_BR

      Beijos,
      Lidi

  21. Carolina Vieira da Silva comentou:

    Lidi, realmente acho bem comum essa situação de mães dividindo quarto com filho (a). Achei as dicas boas e sutis… Acredito que dá sim para fazer um quarto legal com tons neutros.

    Ameei o tema.

    Beijos :o))

  22. Deizi Alves comentou:

    Bom dia Lili, adorei a Ideia é tudo o maximo, eu passo pela mesma situação mais o meu caso tenho dois meninos um de 3 e outro de 5, o que seria mais acessível a mim??? o meu quarto e bem grande com uma jnela de vidro. Me ajuda please!!! rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>