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Da minha porção diva do lar. Como é a sua??

Cuidar da casa tem sido um peso enorme para você? Para mim não tem sido, mas nem sempre foi assim, sabia? Houve um tempo em que eu elegia o dia da faxina, e ficava lá, num lerê lerê tão grande que me dava até tristeza. Horas jogadas fora numa faxina semanal? Isso não me pertence mais… e a você?

O que é bem sabido é que cada casa tem sua rotina de limpeza estabelecida, não é? Hoje a minha é diária, e eu prefiro que seja assim, um pouco de cada vez e sempre, de modo que a casa fique habitável (se é que você me entende) em qualquer dia e a qualquer hora.

Se é mais fácil comigo que não tenho filhos e não preciso sair para trabalhar fora, de modo que minha jornada não seja dupla? Sim, claro! Eu não tenho dúvidas disso, mas admito que se quando eu trabalhava fora eu pensasse e agisse como hoje, certamente o lerê lerê seria bem menor…

O que mudou? Já disse: eu faço um pouco a cada dia. Eu apliquei alguns novos detalhes nesse tipo de rotina, e eles são os seguintes:

1 – Eu aprendi o hábito de manter cada coisa em seu lugar, e dar um lugar para cada coisa, de modo que a bagunça não fique num nível incontrolável e me dê um desespero somente ao olhar um amontoado de coisas fora do lugar. Aliás, essa história de manter tudo em seu lugar já rendeu outro post com 5 dicas para manter as coisas organizadas, sabia? Eu te recomendo a leitura dele comtodasasforçasdomeuser!!!

2 – Quando eu trabalhava fora eu deixava tudo para fazer de uma vez só no fim de semana, até que eu aprendi, lendo o Unclutterer,  a diluir o trabalho reservando um pouquinho por dia para cada cômodo. Imagine que não haverá bagunça ou coisas espalhadas porque você já adquiriu o hábito de manter tudo no lugar, então esse foco é na limpeza mesmo.

3 – Para me sentir estimulada a dar conta dessas atividades, eu procuro escutar música no rádio ou no MP3. Ou eu penso que aquele é um momento de avaliar tudo o que eu li e chamou minha atenção numa revista, ou livro, ou na internet, e essas horas são as mais criativas para eu ter ideias para o Bicha Fêmea. Ou seja, eu parei de reclamar porque tinha que fazer esse trabalho, e associei esse período a um momento de divertimento (quando escuto música) ou produtivo (quando crio algo para o Bicha Fêmea).

4 –  Vale muito a pena dar uma olhada no post com “18 hábitos da pessoa organizada na arrumação da casa“, publicado no Decoração da Casa. Através dele a gente entende que com atitudes bem simples as coisas podem realmente ficar melhores. Confere!

5 – Por fim, eu cuido para que eu não faça do meu gosto pela limpeza e organização uma paranóia. É legal tudo estar arrumado e limpo? É. Mas ás vezes algo inesperado acontece, o que muda minha rotina antes planejada. Em outros tempos eu até poderia surtar porque queria dar conta de tudo e não me conformava com o que desse para fazer. Bah! Isso já era para mim. Sou muito mais prática. E sabe de uma coisa? Eu só tenho a ganhar com isso. Se eu já não consigo ser impecável agora que não tenho filhos, imagine quando os tiver? A síndrome de mulher maravilha eu perdi faz tempo. Ainda bem!!!

Agora, fala aí… você tem algum truque para dividir por aqui? As divas do lar agradecem. Obrigada!

Imagem: stock.xchng

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3 dicas simples, básicas e úteis para organizar a casa. Confira!

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Siga 10 passos e o canto da bagunça deixará de existir!

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E mais…

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Lista de tarefas diárias via Oh So Jolly!

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69 comentários sobre “Da minha porção diva do lar. Como é a sua??”

  1. Elaine Battistel comentou:

    Oi Lidi, vim aqui conferir este post pq ultimamente minha casa tem ficado de pernas pro ar e eu louca da vida de ver tudo fora do lugar.
    As crianças bagunçam bastante e repiro mil vezes por dia a ordem de recolher os brinquedos. Eles recolherm mas tenho que coordenar para que não dispersem e só isso já me cansa. Ainda que tomei algumas atitudes em relação à isso, já que defini à eles uma área para brincar, que é a sala de tt. Ali eles podem espalhar os brinquedos à vontade, fora dali é proibido. Então consigo meio que manejar a bagunça maior a um cômodo somente.
    Já li em um forum do orkut sobre determinar 10 minutos de limpeza para cada cômodo e 30 minutos em especial para um comodo eleito naquele dia. Isto deve ser feito todos os dias. A repercussão foi grande já que o resultado obtido pelas que fizeram tal procedimento foi ótimo. Dizem que a casa está sempre limpa e vc elimina aquela coisa de “o dia da faxina” em troca de uma hora e meia diária no máximo.
    Confesso que fiquei interessada, mas o fato de ter que fazer aquela rotina todos os dias me deixou um pouco deanimada, mesmo sendo pouco tempo. Esse negocio de fazer sempre a mesma coisa me desanima um pouco.
    Suas dicas aqui são ótimas. Logicamente manter a arrumação é sempre mais fácil do que arrumar tudo toda vez. Na cozinha já faço tb o que vc sugere aqui.
    Analisando bem, preciso de mais disciplina com o restante da casa. Vou tentar sua técnica de um cômodo por dia.

    Bjs, Elaine

  2. Karla Gisele comentou:

    Oi Lidi!
    Que maravilha esse post! O bom é que me identifiquei por completo, pois eu de tanto me desgastsr com os serviços da casa, adotei esse método há tempos. Foi mara! Não me canso tanto e ainda deixo tudo em ordem. Vale a pena adotar essa metodologia.

    Beijosss.

    Ah, tá rolando um sorteio no meu blog. Aparece lá!

    http://www.todamulherprecisa.com

  3. Priscila comentou:

    Olá Lidi, eu tbm não trabalho fora, trabalho em casa com minhas artes, como falei no post lá no blog, quando estou com muita encomenda a sala fica uma bagunça pois não tenho meu cantinho de criação,rs, porém o resto da casa eu organizo todos os dias, tenho metas diárias, é como se fosse um ritual, a minha manhã é dedicada para a limpeza e organização da casa, durante a tarde e noite eu trabalho!
    Tem dias que fica muito corrido e não dou conta, tenho que deixar alguma coisa da casa para fazer no dia seguinte, mas do jeito que vou levando tá dando certo e não fica cansativo, acho que é pior deixar para fazer tudo em um único dia! Agora deixa eu ir que o arroz tá queimando, kkkkkk!!!!

    Bjs….

  4. Luciana Casado comentou:

    Ai ai… eu tenho um bagunceirinho em casa, o maridex!
    Eu chego em casa e já tenho que ir catando as coisas que estão fora do lugar e sim, continuo tendo o dia do lere-lere.
    Pior que durante a semana é duro repartir as tarefas para não ter o tal dia lere-lere, pq eu não nem pensar em limpar, apenas organizo e já é um sufoco! Imagina qdo eu tiver um casa maior…..
    Bjus, lu

  5. Marilia Alves comentou:

    Ai ai o meu lerêrê continua, ainda elejo um dia para a faxina e nesse dia fico morta quando acaba, e pior de mal humor, o marido já falou, faz aos poucos, mas eu não aprendo, e pior no dia a dia, eu não fico varrendo e passando pano mas vivo juntando e juntando, as coisas da Gi e do marido. Eu já fui muito feliz com a rotina da casa, mas agora isso está me incomodando e muito. Vou ler esses posts que vc reomendou, mas sou meio cabeça dura e não sei, vou tentar adotar as dicas.

  6. Leticia comentou:

    Bicha,
    sabe que este é um assunto que está bastante em discussão entre eu e meu futuro… como tudo que deve ser definido pré casamento. Já contei pra você que sou pra lá de workaholic e além disso, adoro tarefas extras (ballet, trabalho voluntário, artesanato, saida com amigas, etccccc). E cada vez mais me convenço que não levo muito jeito para as “atividades domésticas”… aprendi tudo com mamis, mas só o fato de pensar em fazer isso todos os dias, depois de um longo dia de trabalho + trânsito e tudo mais… me desanima. Temos uma ajudante ótima, que está por lá 1 ou 2 x por semana… estamos pensando em aumentar a frequência. Concordo com o seu método de organização, tanto que ela tem um cronograma de atividades (as mais pesadas como limpar as pratas ou organizar os armários da cozinha). Mas ainda não encontrei a minha veia dona de casa… só a diva de casa… rs.
    Beijos
    lelê

  7. Fatima comentou:

    Gosto muito da minha casa!
    Estou sempre organizando tudo, mudando as coisas de lugar.
    Bjs.

  8. Rosi Costa Caleffi comentou:

    Lidi

    Tento diluir ao máximo minhas tarefas domésticas para não sobrecarregar o final de semana.

    Por exemplo: todas as noites pia e fogão dormem limpinhos. Assim como as panelas não vão apra a geladeira com restos de comida (tudo vai para potes e travessas) e o lixo é retirado de casa todos os dias religiosamente. Essas pequenas ações já garantem que a cozinha fique 90% organizada.

    Tento otimizar a lavagem de roupa duas vezes por semana, assim no final de semana quando vou passá-las elas estão prontas.

    Aliás, a única tarefa que não divido é passar roupas, gosto de passá-las de uma só vez. Nada me agrada de ver aquela pilha de roupa me esperando ou ter que passar uma peça quando vou usá-las. Acho isso desperdício de tempo e energia elétrica. Também gosto de ver as gavetas organizadas (na medida do possível)com as roupas dobradas passadinhas.

    Já a limpeza pesada são realmente divididas, não fico na “neura da limpeza” não. Caso fique complicado demais e a casa “inabitável” peço socorro à uma profissional. Sem crise.

    Tento com isso realizar todas as funções dessa vida de maneira a não me estressar, se der para fazer hoje, faço, se não der, faço depois. Esse é o segredo.
    Bjs

  9. Cibele comentou:

    Lidi, que bom que vc falou do menu da limpeza por aqui, eu comecei a colocar em prática desde segunda dia 01/02 e estou com resultados ótimos…

    beijinhos

  10. Tauana comentou:

    Lidi, eu me vi em como vc era… acho que é porque sou novinha de casada?! Eu passo horas dos meus finais de semana fazendo uma mega faxina e acabo o dia acabada kkkk vou seguir seu conselho e ver se consigo fazer um pouco por dia. Bitocas!!!

  11. sonia sousa comentou:

    é a 2ª tentativa para deixar comentário vamos ver se é desta:
    Eu quardava o dia de folga para a slimpezas gerais da casa-e como este dia era ao domingo passava o dia num corre corre e com o stress de ter uma criança em volta d emim a juntar ao facto de nao descansar nem aproveitar o dia de descanso-quando engravidei do João arranjei alguém que me dá uam geral na casa e chegar a casa ao sabado e ve-la toda limpinha é tudo de bom-assim aproveito o domingo para passear , relaxar, fazer bolo-
    Durante a semana vou mantendo a casa dentro do limite do possivel com 2 crianças com menso de 4anso em casa-a cozinha é arrumada sempre depois do jantar-a roupa é tirada da wc sempre a seguir ao banho e coloco a lavar sempre que há suficiente-colocada a secar logo que posisvel e por aí-desta forma é mais facil ir mantendo a casa arrumada e combater o emu lado desorganizado (não é facil ás vezes) beijinhos

  12. Katia Bonfadini comentou:

    Lidi, confesso que adoro decorar a casa e ficar mudando as coisas de lugar, mas arrumar… acho chato pra caramba! Só saio varrendo, tirando o pó e fazendo aquela mega limpeza no banheiro quando recebo visitas em casa. Aí sou bem chatinha e quero tudo perfeito. Eu não deixo roupas espalhadas pela sala e coisas fora do lugar de origem, mas finjo que não vejo uma poeirinha aqui e uma migalhinha ali. Temos uma moça que faz uma super faxina de 15 em 15 dias e nos dois dias que antecedem a arrumação, eu aproveito pra deixar um caos na cozinha… coitada da Rosa!!!! Mas é meu dia de bagunçar à vontade sem pensar na trabalheira que vai dar pra arrumar tudo depois! Beijos!

  13. Nanda comentou:

    Eu concordo com você que só de arrumar um lugar para cada coisa e manter tudo organizado já ajuda muito! Não deixe para guardar o par de sapatos depois, guarde na hora.

    Gostei da idéia de 10 minutos em cada comodo e 30 minutos no comodo escolhido do dia.

    Eu não limpo casa, pois passo 90% do meu dia fora, mas faço de tudo para tornar o dia da minha mãe mais pratico, produtivo e menos trabalhoso.

    Quando chegar em casa vou colocar ela cara-a-cara com esse post hehe

    obrigada pelas dicas valiosissimas!

    beijos

  14. Rita comentou:

    Oi, querida!
    Quando eu trabalhava fora, eu chegava em casa tão cansada que não dava pra fazer nada e ficava tudo pra 1 dia só no findi.

    Mas hoje, que sou DO LAR…rsrs…cada dia eu faço uma coisa, não tem coisa melhor mesmo…está sempre tudo arrumado e limpo.

    Beijoca!

  15. Raquel comentou:

    Lidi eu confesso: ainda deixo para ter aquele dia de faxina, não tenho o hábito de fazer de tudo um pouco todos os dias.

    Mas meu problema está sendo totalmente psicológico mesmo. Sabe o que é…? É que eu DETESTO o lugar onde moro! Pecado, eu sei, afinal de contas eu sei que devo ser grata por ter um teto sobre a minha cabeça enquanto muitas pessoas estão a céu aberto ou debaixo de pontes e morando em caixas de papelão.

    Mas infelizmente, não dá para não se irritar e perder a vontade de cuidar da casa quando não nos sentimos bem no lugar, quando a casa não parece um lar. Dá para entender?

    A coisa é assim: eu moro num puxadinho – o mais mal feito que eu já vi na minha vida – onde era a lavandeira e o quarto da empregada da casa dos meus sogros, agora é minha casa. O espaço se resume em: quarto (um cubículo onde o mofo reina porque a casa é geminada), banheiro (minúsculo: vaso sanitário, chuveiro e lavabo tudo junto num espaço de 1,5m x 3,5m), lavanderia (que é onde fica a caixa de areia dos meus gatos) e a cozinha (onde estão colocar o guarda roupas e a cômoda porque estava perdendo tudo para o bolor, e ainda tem meu micro onde estou agora).

    Infelizmente como meu marido está pagando todas as contas há mais de um ano, desde parei de receber o seguro desemprego e só gasto dinheiro com entrevistas sem sucesso, não podemos sair daqui porque aqui não pagamos aluguel.

    Então, o que acontece: não tenho a menor vontade de cuidar desse lugar, não fico contente em dedicar meu tempo para limpar, enceirar e enfeitar, porque nada deixa isso aqui com cara de “casa”.

    Eu li no blog Desbagunçando ótimas dicas, estou tentando coloca-las em práticas, mas enquanto o problema estiver em mim a coisa não vai andar.

    Mas para quem quiser dicas geniais de organização da casa e do dia a dia esse é um ótimo blog!

    Uma das dicas que eu adotei é: sempre me vestir da cabeça aos pés pela manhã, porque não se sabe quando alguma visita pode aparecer, e começar a limpeza e organização pela cozinha porque sempre parece que a casa está mais arrumada quando a cozinha já está organizada.

    Isso já é algo que consigo aplicar mesmo aqui, nesse cafofo.

    Desculpe o desabafo…

    Bjinhus

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Imagine, Raquel!
      Não tem que pedir desculpas por nada. Gostei da dica da cozinha, e vou atualizar o post com ela. :)
      Obrigada!

    2. isabel comentou:

      Oi Raquel,
      não se aflija. Conheço bem a sua situação, também já vivi num lugar que nem dava vontade de arrumar e, atualmente, vivo uma situação bastante precária tanto do ponto de vista conjugal quanto econômico. Mas olha, se você tem marido fofo, que te dá apoio e batalha para que vocês possam sair do puxadinho, podia ser uma boa tentar dar uma ajeitada para animar também o parceiro. Se você tiver marido traste-imprestável-não-vejo-a-hora-de-conseguir-me-livrar-de-você, vale a pena ajeitar o espaço para dar uma aliviada no astral da Raquel. Olhar para o puxadinho e ver que você o transformou num cafofinho vai aumentar a sua auto-estima e você vai se sentir mais confiante.
      Sugestao para eliminar o mofo: lavar muito bem com água sanitária ou com produto específico. Pintar com tinta de parede. Vai precisar de várias demãos de tinta para cobrir a mancha. Na segunda demão, estenda uma folha de papel alumínio e alise bem, depois pinte por cima quantas vezes forem necessárias para cobrir. Isso impedirá que o bolor retorne. Se houver espaço nas paredes, pregue umas prateleiras ou faça as prateleiras com caixotes de feira e pinte tudo da mesma cor da parede, depois forre a cama ou o sofá e as cadeiras com um pano combinando com a cor das paredes. NÃO COMPRE MÓVEIS, você só tem que dar uma ajeitadinha para levantar o astral. Os móveis você vai comprar quando se mudar (espero logo!) para a casa que você quer. Boa sorte! Isabel

  16. Livia comentou:

    Ah, que ótimo! Era o empurrãozinho que eu precisava, vou começar agora! rsrs
    Na verdade, eu trabalho em casa, tenho a lojinha na Elo7 e faço as costurinhas, tenho 1 filha e não tenho ajudante. Eu terminei o ano passado frustrada e mega cansada, com a impressão que nada saiu direito. Esse ano comecei determinada a me organizar, comecei fazendo uma tabelinha (sabe aquele horário escolar?) com horários bem definidos e o que fazer em cada dia da semana. Não consegui seguir à risca, mas só o fato de montar a tabela, sei o que deixei de fazer e quanto tempo tenho disponível para começar a nova tarefa, me ajudou muito!
    Beijos!

  17. Laély comentou:

    Lidi, olha a cara de pau aqui: ainda tá de pé, aquele convite? Pensei em abordar um assunto, a ver com as “donas de casa”( ainda existe esse termo?!)
    Um abraço!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Laély!
      Claro que está de pé! E pode abordar o assunto que desejar, e se for algo a ver com as divas do lar, será perfeito!

  18. Gislane comentou:

    Olha minha simples listinha listada ai rs! Muito obrigada!

    Hj fiz uma lista de horarios pra minha limpeza de sabado e ficou até engraçada, tudo cronometrado. Mas se nao for assim, acabo sem tempo pra fazer tudo. Nessa parte eu sinto falta morar num apartamento, era tão rapidinho. Agora aqui são 3 andares pra limpar e organizar, dificil! Sorte que o namorido ajuda bem =)

    Bjoca

  19. Rose comentou:

    oiii amiga linda, voltei ai que vontade de fiar mais um poquinho de férias kkkkk mas como tudo o que é bom dura pouco né??? tamos ai de novuuuuu ainda não deu tempo de atualizar o blog, mas não aguentei e vim matar a saudade e dizer que vi seus coments quando estava na praia, mas me proibiram de responder qualquer coisa eu apenas podia ver os e-mails e coments do blog responder jamais hihihihi…

    Essa tal de bagunça organizada é legal não??? eu faço assim antes de dormir deixo tudo organizado na sala, arrumo as almofadas, guardo tudo o que está fora do lugar tudo ajeitadinho, no dia seguinte tá bunitinho. Na cozinha também deixo o fogão e a pia limpinhos a não ser que esteja muito cansada lavo a louça e deixo escorrendo coberta com um pano de prato…mas a pia tem que estar sequinha…e ainda aprendi logo que casei que tudo tem seu lugar e se você colocar no lugar de onde tirou fica bem mais fácil do que ir deixando tudo pra lá e pra cá e imagina o trabalhão na hora de arrumar…

    Agora vou ler os posts anteriores…bjinhus!!!

  20. Ana Medeiros comentou:

    Lidiiii, esse post foi feito pra mim, li de cabo a rabo, do título ao último comentário.
    Por conta do bebê, não consigo fazer todas as tarefeas domesticas de uma forma contínua, tem dias que fico até o final da tarde terminando uma coisinha aqui outra ali, saco!
    Mas gostei das dicas dadas aqui e principalmente da ideia dos 10 minutos pra cada cômodo e 30 pra um comôdo especial. Tentarei o método amanhã e venho te contar aqui se deu certo, rsrs.

    beijocas pernambucanas!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Gostei das beijocas pernambucanas.
      Deu uma saudade arretada…

  21. rafaela comentou:

    Uaw! Sei que sempre passa lá pelo meu cantinho e sabe que estou nessa fase super Diva do Lar…

    Com criança é mais difícil manter as coisas em ordem então tem que ser as vezes meio metódica para não se perder na arrumação.

    Adorei as dicas. Bjokas

  22. Sheila comentou:

    Lidi, eu não tinha como diluir o trabalho durante a semana, eu saía cedo de casa , deixava os filhos ainda dormindo, mas as bolsas ficavam arrumadas, amamentava a Raphaela dormindo , tirava o leite e antes das 7h eu estava enfrentando 1 ônibus, três trens e um metrô, além da van pra chegar no trabalho, claro que chegava atrasada, mas chegava! Depois era o dia todo tirando leite, trabalhando, ia direto pra Faculdade, aí lá ia de novo, van, 1 metrô, 3 trens (lotadaços), eu com a minha super frasqueira cheia de gelo, material da Faculdade e 1 ônibus pra chegar na faculdade, chegava na segunda aula, em pleno período de TCC, saía da Faculdade às 23, passava até onde o marido trabalhava, pegávamos o Gabriel na babá, e seguíamos pra casa da minha mãe, onde o marido levava a Raphaela cedinho, chegava em casa por volta da 1h da madrugada, marido jantava (pasme), eu arrumava as mochilas pro dia seguinte, cuidava apenas da louça e ainda amamentava a Rapha às 3h da madrugada, ou seja, meu sábado era dividido entre encontros pro TCC e as tarefas de casa, marido ajudava no que podia, mas tbm dava aula em três períodos e no sábado também, então eu arrumava tudo no sábado, lavava toda a roupa e rezava pra secar pra passar no domingo.
    Não via a hora de acabar a Faculdade.
    Acabou!
    Hoje ainda sim, prefiro manter tudo no sábado, gosto de chegar em casa, arrumo as camas, deixo a pia limpa, afinal, quando a pia da cozinha está cheia de louça, parece que a casa toda está bagunçada.
    E também adoto a prática de sempre que passar por um cômodo, arrumar alguma coisa de lá, ou levar pro cômodo certo.
    Depois de 7 longos anos de faxinas aos sábados, contratei a Socorro, que vem uma vez por semana e me ajuda muito, ela faz tudo na quinta, e no sábado eu apenas reforço, passo um pano nos cômodos, arrumo camas…
    Olha vou te contar que 10% do que eu ganho vai pra Socorro, mas depois de todo o perrengue, acho que mereço.
    Hoje chego, dou banho nos pequenos, janta, brincamos, e na hora da novela eles vão pra cama, é quando me esparramo no sofá ou venho pra interner, e vou te contar, estas noites são o máximo pra mim, como eu desejei ter isso!!!
    Beijos

    1. Ana Medeiros comentou:

      Sheila,

      Vc é de ferro minha amiga! Cansei so de saber de toda a rotina, te admiro viu? E eu que pensava que tinha uma vida dura. Vc é mulher maravilha!!!

  23. Neli Rodrigues comentou:

    Enquanto não tinha filhos, no meio da semana eu só mantinha a casa organizada e arrumava a cozinha e no sábado eu limpava os 3 quartos e a cozinha e maridão limpava a sala, lavava os 3 banheiros e o quintal . Sou da seguinte opinião e sei que apesar de não ser o certo, na prática funciona: “Vc pode não estar c/ sua casa limpa, mas se ela estiver organizada, parecerá que está limpa e se ao contrário, ela estiver limpíssima, mas sempre bagunçada, parecerá suja.”
    Qdo tive meu 1° filho arrumei uma empregada período integral, inclusive cuidava do bebê, mas eu entrava p/ trabalhar as 11H, até esse horário ela já tinha feito mta coisa. Ela ficou comigo por NOVE anos, até que quis sair. Depois só arrumei pessoas que ficaram 1 mês ou pouco mais. Marido não quis mais empregada, arrumamos uma faxineira. Agora nas férias ela passou a vir todos os dias mas só no período da tarde. Então, pela manhã deixamos tudo arrumado, cama, brinquedos no lugar, eu mesma ponho a roupa na máquina (quase não lavo roupa na mão, ufa!), faço o almoço. E confesso, minhas amigas, eu detesto fazer serviço de casa, gosto de tudo organizado então por onde passo pego o que não está no lugar e guardo no lugar certo. Roupas não ficam espalhadas, vão p/ o cesto ou dobro e já guardo, sapatos, prá dentro do armário, papelada, tenho várias pastas ou envelopes plásticos (chamados pasta em “L”) p/ onde vão contas a pagar, contas pagas, receitas avulsas até serem transcritas num caderno, etc…..Para quem pode fazer um sacrifício e pagar uma empregada (como é o meu caso) eu tb sempre digo “empregada em casa é sinonimo de paz no lar”, rsrsrs.
    Um beijo a todas.

  24. Gislane comentou:

    A sua pergunta rendeu um post novo rs! Leia lá =)

  25. Bird Crafts comentou:

    Menina, eu sou assim também, pois agora com filhos nao da pra ter uma casa impecavel, por isso tenho que fazer “compromissos”.

    Eu limpo o banheiro enquanto estou la dentro tomando banho ou escovando os dentes. Sempre tenho aqueles lencinhos anti-bacteriais por perto pra dar uma ajeitada rapida no banheiro ou cozinha!

    Aprendi isso depois que tive filhos, e carrego lecinhos para todo canto pra limpar dedinhos e carinhas sujas! :)

    Antes eu também dedicava um Sabado inteiro para faxina, mas agora limpeza grande é quando posso…

    Beijos

  26. Lúcia comentou:

    Oi, Lidiane!!
    Flor, que postagem excelente!!
    Sabe que comigo aconteceu o mesmo que você, percebi que essa do ‘dia da faxina’ simplesmente não combina comigo!!
    Além disso desenvolvi uma alergia a produtos químicos que me impede de fazer grandes limpezas, então deixo pra diarista a parte pesada e vou mantendo durante a semana.
    Adorei as dicas!!
    Bjão

  27. Luma comentou:

    Amoreco, serviço de dona de casa é ingrato, no sentido de que, se você deixa tudo brilhando ‘ninguém’ elogia, mas se você resolve não fazer algo, sempre aparece ‘alguém’ reclamando! Por isso, fia, deixei de ser escrava e faço quando quero, até mesmo arrumar a cama e isto aprendi com meu filho – lógico que gosto da cama arrumadinha, mas e se o tempo está curto? Ele falou: “Mãe, pra que você arruma a cama todo dia, se a gente vai deitar e espatifar?” e eu respondi “Faz sentido! Então, daqui pra frente, se você quiser caminha arrumadinha, arruma tá?” e agora escreveu e nao leu, bem… Maridón diz assim “Vontade de comer biscoito de polvilho” – sabe aquela cara pidona? e eu respondo “Quer me ajudar a fazer?” – São situações que se compartilhado o ‘trabalho’, eles aprendem a valorizar. Aprendi que, se não posso fazer algo neste dia, faço no outro, não me cobro mais – sou a ‘dona da casa’ e não a ‘dona de casa’, captou? Mas ainda tenho que me policiar quanto a mania de limpeza 😛 Beijus,

    1. Ezra reder comentou:

      kkkkkkkkkkkk……..Adorei querida,tambem quero me sentir dona da casa….e não dona de casa….aff captei……….rsss

  28. Nathalia comentou:

    Oi Lidi! Esse post veio bem na hora certa! Obrigada!

  29. Carolina comentou:

    Eu confesso que sou uma péssima dona de casa, que odeio fazer qualquer tipo de coisa, e sou do tipo que vou deixando tudo para o dia seguinte, e quando vejo tudo está tão medonho que dá preguiça de começar pq sei que vou demorar horas para terminar, será que tenho salvação???

    Beijos

  30. Fernanda Reali comentou:

    Concordei 100% com Neli. Não adianta limpar, limpar, limpar, se não estiver bem organizada. Organizar dá a sensação de limpeza e refresca o ambiente. Limpar uma casa organizada e com tudo no lugar é muito rápido. Limpar uma caa bagunçada é uma montanha intransponível.
    Mesmo a Raquel que escreveu aí em cima, que está triste pela atual condição da moradia, pode ficar mais feliz se organizar o ambiente atual. Lavar a parede do mofo com água sanitária, pintar essa parede, forrar caixas de papelão com tecidinho para organizar de forma decorativa, ter dois vasos bonitos de plantas, cestinhos para manter a bagunça ajeitadinha… Com criatividade e ideias de amigas blogueiras, Raquel pode ajeitar seu cantinho e se sentir mais feliz. Boa sorte, amiga!
    Bjs

  31. aury comentou:

    norsa !amei as dicas sou solteira ñ tenho familia mas tenho que fazer tudo em casa e como sempre me atrapalho toda gostei vou colocar em pratica

  32. Ana Carla comentou:

    Gente, fui ali e qdo cheguei tava esse trolóló esticado aí em cima !!! rsrsrsrsrsrs

    Eu era assim, paranóica total. Mas mesmo depois q deixei de trabalhar fora eu ainda era meio irritada por conta da casa antiga não ser como eu gostaria e lá tinha uma poeirada sobrenatural … tipo: limpei hj de manhã e depois do almoço dava pra escrever na mesa de vidro ! Desanima qq cristão, minha gente.

    Mas hj as coisas são diferentes, na casa nova eu TIVE q aprender a fazer um pouco de cada vez, pois, a casa tem 3 andares e ainda há cantinhos em reforma. Não DÀ pra entrar na neura!!! Tudo bem que o 3º andar é o terraço com a área da churrasqueira e piscina e só vou até lá nos FDS pq ainda está em reforma. Mas os outros 2 andares estão habitados ! rs
    Limpo uma parte cada dia, nunca deixo nada espalhado e a poeira aqui é bem menor. Ela existe, mas não deixa ninguém desesperado ! Tem dado certo …

    Como diz a propaganda: Sai pra lá Neura ! kkkk

    Bjo

  33. Isadora comentou:

    Ai que post ótimo, que dicas ótimas, que links ótimos!
    Não foi “agrado” nenhum citar o Bicha Fêmea lá no blog, sua boba, este espaço aqui é muito legal, digamos que foi um ato de “utilidade pública”! 😉
    Eu tenho empregada duas vezes por semana para o serviço mais pesado, mas preciso muito me organizar para não ficar enlouquecida nos outros dias pois sou péssima dona de casa, estes conselhos estão show de bola! Bjks

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  36. Júlia Vieira comentou:

    Lidiane,

    Cá estou eu outra vez, sou a Júlia Albuquerque de Portugal, não passo um dia sem vir até ao seu blogue, marido já me critica, mas não faz mal é o meu bocadinho de actualização. Hoje queria pedir-lhe se podia postar algum artigo/s sobre guardo-fato (não sei é assim que se diz no Brasil). As vezes está aquela confusão porque é meu e de meu marido metade dele metade minha. Acontece quando é a mudança de estação tenho um outro armário na zona de arrumos e ponho lá toda a roupa de inverno bem arrumada em sacos proprios para pendurar para não ganharem pó. e problema no gf é que ele tem uma parte “morta logo abaixo dos fatos então eu resolvi pôr umas cxs. onde ponho os pullovers do marido (2) (1 com a roupa para ir para engomadoria) outra con tralhas. agora estou a pensar compar umas cxs. em plástico com tampa . Ah do lado diteito tem daqueles cabides de plástico grosso que montados fazem uma espécie de prateleita onde tenho as malas os sapatos que só uso em ocasiões especiais) o problema é que quando não tenho tempo vou pondo nessa prateleira as coisas dobradas mas sem organização. Agora está uma confusão. Será que me dava umas dicas para me orientar?Este é o meu calcanhar de Aquiles. O resto da casa faço como você diz, vou arrumando conforme vou sujando.

    Ficava muito grata

    Bjs.

    Júlia

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Júlia!!
      Guarda-fato é guarda-roupa e ou closet??
      Bom, quem não precisa de dicas para arrumar as roupas, não é? Ainda mais quando o espaço é dividido. Aqui em casa é assim também. :)

      Já anotei sua sugestão de pauta aqui comigo. Se eu conseguir montar um post legal, publico e te aviso, sim?

      Obrigada pela dica! :)

  37. Kelly comentou:

    Meninas adoreiiiiiii conhecer este blog…
    Enfim, lompar a casa é uma tarefa bastante dificil, em casa tento colocar tudo no lugar, mas….
    Sou casada com uma mulher nada organizada e para completar moramos com minha sogra que também não gosta muito de arrumar a casa, então fico FULA da vida, pois tenho que arrumar tudo sozinha…
    Vou tentar seguir as dicas de deixar tudo organizado durante a semana, assim no dia da FAXINA fica mais facil!!!
    Bjus

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Kelly!
      Que bom receber sua visita com comentário.
      Seja muito bem vinda ao Bicha Fêmea e volte sempre! :)

  38. Kelly comentou:

    Valeu Lidiane!!!!
    Sempre que der, darei uma olhadinha por aqui…
    Bjus

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  43. Andrea Peres comentou:

    Adorei seu site e seus comentarios sobre organização. Eu tenho duas filhas e trabalho fora o dia todo tenho uma mulher que vai em casa aos sabados para passar a roupa, e fazer uma geral em casa mas… Agora que estou de férias quiz mudar TUDO de lugar e vaguncei de mais as coisas em casa. Copie seus comentarios para imprimir e colar na parede como inspiração para terminar e arrumar e manter a ordem!!
    Muito Obrigada!
    Um abraço desde o Estado do Amazonas!!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Andrea!
      Seja muito bem vinda ao Bicha Fêmea!
      Me alegra saber que as dicas e informações que você achou no blog foram úteis para você. Obrigada pelo seu retorno positivo, viu?
      Quando recebi seu abraço, fiquei pensando em como seria bom conhecer o Amazonas. Um dia vou conhecer sua terra, hein?! 😉

      Beijos

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  46. Claudia comentou:

    Meninas… Eu vivi 20 anos num casamento infeliz, onde fazia tudo certinho, casa, comida, roupa lavada e passada, filhos bem lindinhos…. uma casa perfeita. Sabem o que ganhei com isso??? Somente gorduras localizadas… Mais nada. Hoje no segundo casamento é assim… a casa não é um chiqueiro, mas se eu jogar água no chão pra lavar e o marido me chamar pra ir ao cinema… eu largo tudo molhado e saio… Cuido mais de mim, que da casa… cuido mais da minha relação.. Casa é assim… O SERVIÇO NUNCA ACABA… E SE NÃO FIZER HOJE, FAZ AMANHÃ.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Claudia, eu acho que você está certíssima.
      É importante que a casa esteja bem cuidada porque, afinal de contas, é o porto seguro da família. Mas fazer disso uma paranóia é desperdício de energia. Eu hein?!
      Ninguém merece, ‘né? Tudo nessa vida, em excesso, acaba virando paranóia… aff! :(

      Beijos! :)
      Lidi

  47. fatima comentou:

    Eu adorei ler , A nossa casa é o reflexo de nós. por isso deve estar organizada e limpa, mas isso não deve ser uma paranóia para as domesticas.beijos

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Fatima!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea! :)

      Se quiser acompanhar cada novidade que aparece no Bicha Fêmea, você pode assinar e receber gratuitamente em seu e-mail clicando aqui: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=blogbichafemea&loc=pt_BR

      Beijos,
      Lidi

  48. Ezra reder comentou:

    Oi linda, adorei o blog…tem me ajudado muito…sou casada e tenho um casal de filhos 7 e 5 anos…então já dá pra imaginar o estado em que me encontro a essa hora né?…kkk….Não tenho ajudante em casa pois já tive muitas mas acabei desistindo…prefiro eu mesma fazer do meu jeito…mas as vezes me bate um desespero…que só Deus heim…rsss…Estou adorando as dicas…tem dado muito certo aqui em casa…tá eu não sou um exemplo de organização ainda…mas o que vale é a intenção né?( E O ANIMO)…rsss…bjsss

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Ezra!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea!
      Eu fico tããão contente quando uma leitora resolve comentar dizendo que o conteúdo do blog tem sido útil. Obrigada!

      Ah! Mas que é exemplo de organização, né? A gente nem quer, se for assim a gente fica como naquele comercial: com a neura da limpeza (e organização). 😀

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      Em tempo: qual a origem do seu nome? É super diferente. Fiquei curiosa…

      Beijos,
      Lidi

      1. Ezra reder comentou:

        Ah, Obrigada querida…rss
        Então, e quanto ao meu nome…ele tem origem hebraica…e significa “socorro “….kkk…..ironico não??….bjsss

        1. Lidiane Vasconcelos comentou:

          …kkkkk… é verdade, Ezra. No contexto, teve tudo a ver… ehehehehe… 😀

          Beijos,
          Lidi

  49. Edna comentou:

    Parabéns pelas dicas,adorei…. gosto muito de caixas, acho que elas faciltam nossas vidas e tento manter tudo organizado, com essas dicas entao, vai ficar mais fácil!!!

    Gostaria de pedir uma ajudinha,
    tenho muitas receitas e gostaria de organizá-las vc tem alguma dica para me ajudar?Desde já agradeço.
    Bjs !!!!!!!!!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Edna!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea! :)

      Já anotei o seu pedido como uma sugestão de pauta para o blog. Obrigada! 😉

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      Beijos
      Lidi

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  52. Cristiane comentou:

    esta vendo os comentarios , gostei muito eu preciso muito urgente de me organizar, já estou quase paranóica, trabalho fora 12 horas por dias, não tenho tempo pra mim tenho uma loja , eu vou fazer compras quando chego ja quero arrumar tdo na loja, atendo , cadastro organizo tudo sozinha, quando chego em casa ainda vou cuidar da casa , so tenho o dia de domingo que é para fazer faxina lavar roupa, quando termino ja esta na hora de dormir, não aguento mais , nao cuido mais de mim pq nao tenho tempo, e nao gosto de casa suja , deixo tudo organiza ja estou com mania de limpeza , isso acaba com a minha alta estima , sou casada e não tenho filhos tenho 26 anos

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Cristiane!
      Bem vinda! :)
      Fiquei cansada só de ler o seu comentário, tamanho é o seu corre-corre. Cuidado, mulher! Nenhuma de nós é super-heroína, hein? Boa sorte para você. Espero que você encontre um ponto de equilíbrio nisso tudo.

      Beijos,
      Lidi

  53. Raquel comentou:

    Amei tudo que li, obrigada.
    Mas a minha maior dificuldade e fazer comida.
    Acho que não terei muitas dificuldades em seguir um cronograma de tarefas domesticas, mas na hora de ir pro fogão… Não tenho ideias, não gosto de fazer comida.
    Trabalho meio período, como professora (maternal). Já saio da escola desesperada pensando no jantar.
    Socorro!!! me ajude.
    Tenho 21 anos de casada e tenho duas filhas Tainah(19) e Maria Helena(8). Minha família não é muito exigente já que comem a comida que eu faço mas eles não merecem isso.
    Monte um menu com comidas simples. Me ajude.
    Beijos.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Raquel!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea!
      Vou considerar teu pedido de socorro como sugestão de pauta.
      Tenho uma lista de sugestões dadas pelas leitoras e, aos poucos, vou atendendo.
      Já coloquei a sua nela. Obrigada! :)
      Beijos,
      Lidi

  54. emili comentou:

    adorooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo………………….

  55. Rê Becker comentou:

    mt bom o post, mt util mesmo! Eu realmente tinha um dia eleito para a limpeza, geralmente um sabado lindo de sol perdido ou entao sexta durante o futibas do marido…mas as vezes tava empolgada, só q outras…quase empurrava com a barriga! E agora eu to assim, cada dia lavo a loucinha da pia, passo uma vassoura se tem mt pó, guardo as roupas usadas no dia…um basiquinho pra manter ajeitado….o complicado é q marido nao ajuda mt, só depois q obrigo ele hehehehe ele reclama de ter q me ajudar, mas no fim qdo vejo, ele só passou a vassoura e o resto fui eu quem fiz! Fala serio, eu q devia reclamar…hehehehe as vezes acho q sou neurotica sim com a limpeza, mas depende do dia, da semana, do meu humor..tudo depende, tenho prazer em manter limpo mas no meu tempo né, sem sacrificar momentos de alegria :) bjoo Lidi, adoro passar por aqui!!!!

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  58. Fabiana comentou:

    Hoje eu tô naquele dia em que a gente resolve ser aprofundar num assunto, e o assunto escolhido foi arrumação. Amei as dicas, acho que toda mulher deseja ter tudo organizado e ler sobre como fazer é inspirador.Então agora é botar tudo em pratica.

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